Autor |
Mensagem |
Rafaelvnq Veterano |
# jan/09 · Editado por: Rafaelvnq
E já vi gente dizendo que as letras são ruins e as composições fracas, tudo depende do artista, é como o rock, por exemplo, podemos ter musicas complicadas e fáceis de tocar.
Uma letra que ngm vai entender:
"Os gaiteiros que eram buenos davam a mostra do pano O Carlito e o Dezidério o Felicio e o Bibiano Cambiando com o Juvenal num velho estilo pampeano Dona china passou ruge ajeitou bem o cocó Cruzou o jaguapassô lavou os pés no jaguassengó Na bailanta do tibúrcio balanceava o mocotó Lembranças que são relíquias dos meus tempos de guri Os pares todos bailando coisa mais linda eu não vi Um agarrado no outro pra mode de não cair"
"Meu pingo vem estropiado Troteou a semana inteira Vim pruma changa tratar Cá prás bandas da fronteira Vou desencilhar o pingo, hoje é domingo Começo segunda feira."
Bom, ai vai uns vídeos, com o que eu considero os diferentes estilos riograndenses, peço ajuda dos meus conterrâneos pra adicionar mais informações e compartilhar mais vídeos.
Nativistas: Considero a verdadeira música gaúcha, inclui os 2 últimos vídeos com artistas de destaque do rio grande, com exceção do raul barbosa e lucio yanel q são argentinos, mas a música deles é caracteristica daqui também.
De chão batido
Guri
Timbre de Galo (esta é bagual!!)
Batendo água
Yamandu e lucio yanel
Caraí guedes e raul barbosa (o guri é um fenomeno)
Tche Music: Condenado por quem tem bom gosto, pois não expressa a cultura do estado, é uma música mais comercial, digamos que o tche music no rio grande está para o funk no rio de janeiro, alguns grupos de tche music inclusive foram proibidos de tocar em CTGs (centro de tradições gaúchas)
Filhinho do papai (conta a história dum cara q foi na zona e apareceu uma china com um filho que diz que é dele)
Vuco Vuco (a musica começa mesmo ali pelos 33 segs)
Rock gaúcho: Acho que as músicas são bem conhecidas da maioria.
Engenheiros do Hawaii
Cachorro grande
Nenhum de nós
Bide ou balde
Tequila Baby (punk rock gaúcho)
|
Crazy Batera Veterano |
# jan/09 · Editado por: Crazy Batera
· votar
Tirando a Tchê Music
O resto é de muito boa qualidade!!! Sò tirava Bidê e colocava TNT
|
Rafael Walkabout Veterano |
# jan/09
· votar
Rafaelvnq Parabéns pelo tópico.
Tchê Music é algo que eu abomino e acho um lixo completo.]
Quanto aos videos, muito bons.Conheço todas essas canções.Timbre de Galo é fantástica.Destaco também "Um Pito", do Osvaldir e Carllos Magrão.
E a da letra lá no começo é "Bailanta do Tibúrcio". Os Serranos, não é?Pelo menos existe uma versão deles (que por sinal eu ouço muito).
Falou!
|
# jan/09
· votar
E quanto ao Rock, sem dúvidas, está entre minahs preferências.Mas faltou ali TNT:
--> http://www.youtube.com/watch?v=qC26LHhLGaw
A qualidade do vídeo tá ruim, mas enfim...
|
# jan/09
· votar
Um Pito", do Osvaldir e Carllos Magrão.
--> http://www.youtube.com/watch?v=e9kn7gQNrr0
Qualidade ruim também ;/
|
Locohawa Veterano |
# jan/09 · Editado por: Locohawa
· votar
A melhor música gaúcha de todos os tempos é "Veterano".
Um gaúcho já velho canta sobre a velhice e relembra seus tempos de moço. Música original do Leopoldo Rassier e vencedora da Califórnia da Canção Nativa de uns 25 ou 30 anos atrás.
Versão original (há outras melhores com outros artistas)
Está findando meu tempo, A tarde encerra mais cedo, Meu mundo ficou pequeno E eu sou menor do que penso.
O bagual tá mais ligeiro, O braço fraqueja as vezes Demoro mais do que quero Mas alço a perna sem medo.
Encilho o cavalo manso, mas boto o laço nos tentos, Se força falta no braço, Na coragem me sustento.
Refrão: Se lembra o tempo de quebra A vida volta pra traz Sou bagual que não se entrega, Assim no mais
Nas manhãs de primavera Quando vou para rodeio, Sou menino de alma leve Voando sobre o pelego.
Cavalo do meu potreiro Mete a cabeça no freio. Encilho no parapeito, Mas não ato nem maneio.
Se desencilha o pelego Cai o banco onde me sento, Água quente de erva buena, para matear em silêncio.
(Refrão)
Neste fogo onde me aquento, Remôo as coisas que penso, Repasso o que tenho feito, Para ver o que mereço.
Quando chegar meu inverno, Que me vem branqueando o cerro, Vai me encontrar venta-aberta De coração estreleiro.
Mui carregado dos sonhos, Que habitam o meu peito E que irão morar comigo No meu novo paradeiro.
|
Felipe Van Halen2 Veterano |
# jan/09
· votar
Locohawa mto bom musica gauderia rulez
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jan/09
· votar
Legas, só faltou praticamente tudo no tópico:
Gritos de Liberdade
Minuano tironeando a venta dos tauras Relincho de baguais faíscas ao vento O brado terrunho do punho farrapo Num bate cascos medonho ao relento
Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras Marcando fronteira provou lealdade Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta Pranchando adaga gritos de liberdade Vento, cavalo, peão (marca de cascos no chão), Fronteiras em marcação (nosso ideal meu rincão)
Em noites em que o minuano assusta os cavalos Escuto o tropel dos centauros posteiros Almas charruas cavalgam coxilhas Guardando as fronteiras do sul brasileiro
Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tira Marcando fronteira provou lealdade Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta Pranchando adaga a gritos de liberdade Vento, cavalo, peão (marca de cascos no chão) Fronteiras em marcação, (nosso ideal meu rincão)
|
# jan/09
· votar
Lembranças
"Quando as almas perdidas se encontram Machucadas pelo desprazer Um aceno um riso apenas Da vontade da gente viver
São os velhos mistérios da vida Rebenquiados pelo dia-a-dia
Já cansados de tanta tristeza Vão em busca de nova alegria (Bis)
E ao morrer nesta tarde morena Quando o sol despacito se vai As lembranças tranqueiam com as águas Passageiras do rio Uruguai
E as guitarras eternas cigarras Entre as flores dos velhos ipês
Sempre vivas dormidas se acordam Na lembrança da primeira vez (Bis)
E ao morrer nesta tarde morena Quando o sol despacito se vai As lembranças tranqueiam com as águas Passageiras do rio Uruguai
E as guitarras eternas cigarras Entre as flores dos velhos ipês
Sempre vivas dormidas se acordam Na lembrança da primeira vez (Bis)"
Não achei video no Youtube
|
Locohawa Veterano |
# jan/09 · Editado por: Locohawa
· votar
Black Fire Eu ia postar essa música (Gritos de Liberdade) agora mesmo, mas tu foi mais rápido :X
Essa sim é mega foda, muito bonita.. pena que o vídeo que você postou é ao vivo.. geralmente não curto tanto quando é ao vivo, o vocalista fica fazendo muita merda, enquanto na de estúdio é perfeita :D
|
# jan/09
· votar
Querência Amada
Canto Alegretense
Júpiter Maçã ;)
|
# jan/09
· votar
Locohawa Pois é, também não gosto muito de ao vivo, mas fiz uma busca rápida e esse foi o primeiro que apareceu. =)
|
Crazy Batera Veterano |
# jan/09 · Editado por: Crazy Batera
· votar
Locohawa não curto tanto quando é ao vivo, o vocalista fica fazendo muita merda, enquanto na de estúdio é perfeita
realmente, apenas digo q é horrivel ele cantando na aovivo, pqp!
Obs: Vejo Gandalf em Querencia Amada O_o
|
Fran_KC Veterano |
# jan/09 · Editado por: Fran_KC
· votar
mesmo eu sendo gaucha, tenho que admitir que não gosto de tchê music, axo mto ruim... porem o rock eh mto bom !
Crazy Batera
Obs: Vejo Gandalf em Querencia Amada O_o ehsuehsueusueusehsuhes
|
Chespirito Veterano |
# jan/09
· votar
Aqui ñ se fala de outra coisa, no rádio tem até programa especial sobre músicas gaúchas.
Até Canal do Boi e Canal Rural tem programa desse tipo.
|
Rafaelvnq Veterano |
# jan/09
· votar
Obrigado pessoal!!!
Alguém ai achou uns vídeos que mostram o quanto a música gaúcha pode ser complexa e difícil?? Tem mta gente que acha fácil... uma batida de chamamé com aquele feeling campeiro não é pra qlquer um!
|
yanelito Veterano |
# out/09
· votar
O Rafael esqueceu do : lizandro Amaral, Joca Martins, Luis marenco,César Oliveira e Rogério melo, estes sim representam o homem da metade sul, verdadeiros gaúchos e exímios violonistas acompanhando-os, mas valeu!!!!
|
maragato_sem_costeio Veterano |
# jan/10
· votar
O que vocês acham de:
La campana, un palenque, el reservao Y, haciendo un costao, dos cernos apadrinadores
El jinete a montar es de los pagos del Río Grande Con su bombachita corta La boina bien pa'l costao Y en los talones ataos Los trín-trín de las espuelas
El tordillo reservao Ya está atao al palenque También se hacen presentes Apadrinadores pa'l muchacho Que ya aprietó los bastos Y se encuentra enforquillado
Se balanzó en los estribos Está pidiendo campana
¡Ay qué tordillo bellaco! Salió pateando las espuelas Y por sí dándose vuelta. Pero el muchacho baquiano Trabaja bien con las espuelas, Trabaja bien con el ponchito. Y el ponchito siempre al aire Como quien prende un saludo.
Refrega el poncho en la anca La rienda corre en la mano. ¡Oigale indio paisano! Frontero d'al rededor; Gente guapa y haragana. Donde, al sonar la campana, Llegan apadrinadores Con palmas, gritos, rumores. ¡Primera vuelta de honor!
|
leo2505 Veterano |
# jan/10
· votar
Nossa o RS tem muita banda boa como por exemplo: TNT (rockbilly com blues e um feeling gaúcho) Cascavelletes (+rockbilly do que blues e um feeling gaúcho) Egenheiros do Hawaii (Pop Rock de melhor qualidade) Cachorro Grande (Rock n'roll) BidÊ ou Balde (Mais pop rock do que um rock n'roll) Replicantes (Punk Rock das antigas) Garotos da Rua (Bluesero do cão haha muito foda essa banda) Tequila Baby (Punk Rock até os ossos baby) Acústicos & Valvulados (Rock N'Roll, misturam e misturam um blues fodão, ultimanente nos shows estava tocando o baixista da banda Pata de Elefante) Reção em cadeia (Pop Rock meio meloso, não é emo creio eu) Nenhum de Nós (pop rock muito bom) Pata de Elefante ( Bluesrock instrumental) Rosa Tattooada (Hard Rock estilo Skid Row, Guns etc...) Cidadão Quem (Pop Rock)
Bom... tem muitas outras bandas exelentes do RS, mas creio que as mais famosas são essas, a não ser que esqueci alguma, e algumas não estão mais na ativa mas tem muitas musicas boas da época deles gravadas. Além da música nativista que é muito massa pra quem curte o regionalismo.
|
paulinho pc Veterano |
# jan/10
· votar
Ninguém cita o gaitero velho???? Se o Van Lorien tivesse aqui,garanto que tinha citado. Eis o comedor de bergamota...
|
Chuck Bluesbreaker Veterano |
# jan/10
· votar
Locohawa
A melhor música gaúcha de todos os tempos é "Veterano".
entrei nesse tópico pra postar esse video.. essa musica é muito boa, a melhor das gauderias
|
maragato_sem_costeio Veterano |
# jan/10
· votar
Eis o vídeo da música La Campana, cuja letra havia postado antes:
¡Esa es buena!
|
dibass Veterano |
# jan/10
· votar
Salve Salve a música gaúcha! E já que estão falando de música deste segmento, quero apresentar pra vcs algo um pouco diferente:
É o Grupo Tchê Cristão (minha banda) isso mesmo, música gaúcha com um conteúdo totalmente católico!
Segue aí alguns vídeos q o pessoal fez de alguns shows nossos:
Ta aí!!
E se alguém quiser nos conhecer melhor adicione o nosso orkut!
|
Necrophagist Veterano |
# jan/10
· votar
gauchada OWNA pra cacete
borghetti, yamandu costa... esses caras são os virtuoses da musica do sul e sem dúvida nenhuma dao muita porrada em uns virutuoses estrangeiros q andam por ae
|
Chuck Bluesbreaker Veterano |
# out/10
· votar
UP!!
|
Ian Anderson Veterano |
# out/10
· votar
O Borghetti apavora véi.
dibass Resolveu pegar o Music Man?
|
dibass Veterano |
# out/10 · Editado por: dibass
· votar
Ian Anderson Ele é o cara! kkk
|
Ian Anderson Veterano |
# out/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar
dibass =D achei q tu soubesse
|
stefanov Veterano |
# out/10
· votar
Cascavelletes é foda, conheci através daquele cd de covers que o RDP mandou 'O dotadão deve morrer' huahuahaua
|
marcusVinicius Veterano |
# out/10
· votar
Alguém sabe porque o rock gaúcho é tudo igual?
|