Equipamento para tocar em bar

    Autor Mensagem
    Nicegirl
    Veterano
    # dez/08


    Galera, queria saber quais os equipamentos básicos para tocar em bar.
    Pesquisei algumas coisas por aqui, mas como não entendo praticamente NADA de equipamentos de som, se alguém puder me dizer e explicar, eu agradeço, rs.

    O projeto é, provavelmente, um violão, 2 vozes, um cajon.

    Queria saber sobre caixa acústica, PA, etc. Não entendo nada, e não sei do que precisaria exatamente.

    Valeu!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Nicegirl

    Bares grandes já tem seu prórpio equipamento.

    Se for para ter o seu, digamos portátil, Vc vai precisar de 2 caixas uma amplificada e uma monitor, 1 mesa de som com pelo menos 6 canais e efeitos.
    Opções:
    Caixa amplificada com 150 Wats,e 3 vias 1 falante 10, um médio e tweeter. Mesa de som na minha opinião a Behringer tem o melhor custo benefício, já possue os efeitos nela mesmo é bem portátil.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Vc vai gasta em torno de R$1.500,00 num equipo destes novinho, a qualidade é garantida.

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Nicegirl

    tem mtooo tópico disso por ae.. mas vamos a um resumo:

    Fundamentais:

    - Intrumentos e mics
    Imagino que isso vc já tenha... mas caso não tenha, é bom se preocupar em ter um violão para nylon e outro para aço, pra poder variar dependendo da musica ou improvisar caso uma corda arrebente em um deles. (dê preferencia a violões com afinador pra facilitar sua vida, nem sempre é facil afinar de ouvido em um bar barulhento.
    Quanto aos mics.. o melhor custo beneficio que já vi foi o XM8500... não vou passar especificações, tem mto tópico sobre modelo de mic. óbvio. não esqueça os cabos.. e tenha cabos reserva.

    - Mesa de som (seis canais ta bom)
    procura uma mesa de som que possua entradas de mic balanceada e já com pré amplificador de mic. Uma sugestão barata: as mesas da linha FX da Behringer.

    - Amplificador
    Você vai precisar amplificar o som, e pra bar.. um amp de 200W RMS de potência deve dar conta do recado.. claro que se puder ter mais potência é melhor (só saber o quanto usar dependendo do ambiente).

    - Caixa de som (2 caixas/100W ou mais cada)
    O que vai fazer a diferença nas caixas de som são os falantes... procure falantes bons, com boa sensibilidade e resposta (aqui também tem bastante tópico sobre falantes).
    Como vc vai microfonar a percussão em algus casos.. eu recomendo que tenha pelo menos uma das caixas com falante de 15. Prefira caixas que já possuem um BOM cross over (é um divisor de frequências) pq se for comprar externo vai ter que saber regular... e ainda vai ter mais coisa pra carregar.

    Opcionais:

    - equalizador
    equalizador é muito bom ter, de 32 bandas ta mais do que bom.. ele serve pra reduzir as frequencias que podem causar problemas, como microfonia, ou aumentar frequencias em que vc quiser dar mais enfase.. (tem que saber regular também)

    - compressor
    este serve para controlar na marra o nivel, impedindo picos que podem distorcer o som...

    - retorno
    é opcional... mas é MTO RUIM tocar sem retorno... use nem que seja uma caixinha amplificada virada pra numa angulação de 45°

    Ligando todos os fundamentais:
    É meio obvio.. mas vai lá...
    Os mics e instrumentos são ligados na entrada da mesa... a saída principal vc liga no amplificador e do amp vc liga nas caixas.
    Use as saídas auxiliares para retorno... e outra coisa.. APRENDA A USAR OS RECURSOS DA MESA...

    ahhh ... é bom ligar tudo isso aih num ESTABILIZADOR ou até num NO-BREAK.. e não direto na tomada..

    tem outras maneiras? sim...por exemplo... cada instrumento pode ter seu cubo... são melhores? eu não acho

    abs

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jimmy vandrake

    Vc vai gasta em torno de R$1.500,00 num equipo destes novinho,

    dependendo do que vc ainda tem que comprar.. vai gastar muito mais do que isso..

    a qualidade é garantida. [2]

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    http://www.brasilaudio.com.br/store/produtos_descricao.asp?codigo_prod uto=683&codigo_categoria=43&codigo_departamento=1&Name_tabLeft=Caixa%2 0Amplificada

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83376125-mesa-de-som-behringer- xenyx-1202fx-i-m-b-a-t-i-v-e-l-1202-fx-_JM

    Aí estão 2 opções. Se pesquisar acha por menos.

    Nicegirl
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ô, gente, obrigada. =)

    Eu pesquisei nos tópicos, mas não consegui entender muita coisa. Aqui vcs colocaram mais explicadinho, valeu!


    Ah, sim, instrumentos e mics ja tenho, mas obrigada pelas dicas ;)

    Poxa, será q 1.500 dá? Vou dividir com o cara que vai fazer comigo, rs.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Nicegirl

    Dá sim veja nos links acima estão com preço.

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Nicegirl
    jimmy vandrake

    não esqueça de reservar um $$$ pro retorno... e não pense que coisas pequenas como no break e cabos sai muito barato...

    só em cabos eu gastei mais de R$ 150

    Zenogon
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ressuscitando o post, pois foi o que mais respondeu a minhas dúvidas mas não todas:

    Vou começar a tocar em um barzinho que recebe músicos desconhecidos e que já tem sua própria estrutura de palco/som. O projeto prevê que eu me apresente com um baixista e um percussionista (cajon, etc). Vou tocar por 03hs no máximo e meu set list inclui desde The Beatles até Ataulfo Alves (essa a idéia mesmo). Pergunto:
    - Vale a pena eu levar um violão aço, um nylon e uma guitarra OU;
    - Levo apenas uma Variax, que me permite até afinaçoes diferentes?

    Zenogon
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Up

    MenteSuja
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Zenogon
    Acho que devia levar o violão de aço apenas, ou os dois. Guitarra com cajon não fica muito legal pra tocar em bar. Também dou a sugestão para que o percussionista complementasse mais o som com algo bem leve, um meia lua, pandeiro, caxixe, dependendo da música ficar melhor que apenas o cajon, que é mais grave, ainda mais porque o baixo faz essa função de botar uma linha melódica grave. Mas apenas estou sugerindo, acho que ia ficar legal.

    Zenogon
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MenteSuja

    Guitarra com cajon não fica muito legal pra tocar em bar

    Eu não tinha avaliado por esse ângulo. Você tem razão! Até porque uma proposta acústica tem tudo a ver com violão mesmo.
    Valeu pela dica! Obrigado

    MenteSuja
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Zenogon
    Por nada! Tocar em bar é legal, mas tem que selecionar as músicas com os instrumentos utilizados. E se possível ensaie com tudo plugado, porque faz uma diferença enorme!

    walter.guitarra
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: walter.guitarra
    · votar


    Eu vi um cara tocando num bar e era só ele (voz) e seu violão, mas parecia que tinha uma banda tocando com ele. Dei uma olhada de perto e vi que ele tinha um aparelhinho, tipo um rádio de pilha, gravador, sei lá. Era desse aparelho que saia o som de banda. Era como se ele estivesse usando ritmos de um teclado arranjador. Alguém conhece esse aparelho?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    walter.guitarra
    tem trocentos, hoje em dia é até mais facil usar um PC e baixar os playbacks por ai em mp3

    já vi gente até levando aparelho de videoke pra fazer isso (é aterrorizante)
    também dá pra usar arquivo midi
    com uns trecos tipo esse:
    http://roland.com.br/products/details/1161
    ou um desse:
    http://i.korg.com/mp10pro
    esses são os dedicados a isso, e não são muito baratos e cheio dos recursos, dúvido que alguem usa um desse já que gosta da coisa muito mastigada

    também dá pra usar modulo de teclado arranjador como esse:
    http://www.rolandus.com/products/details/1141

    como da boss você as baterias eletronicas onde você pode programar uma linha de baixo pra soar junto
    http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=473&ParentId=2 50
    a zoom também tem coisas desse tipo

    walter.guitarra
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    fernando tecladista Pô cara valeu mesmo. Provavelmente ele estava usando algum desses ai, mas não sei exatamente qual. Vou dar uma pesquisada nesses produtos. Obrigado!

    walter.guitarra
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    fernando tecladista Estou pesquisando. Achei o preço da Boos Dr 880 muito salgado. Tem outros modelos mais em conta como a Boos Dr3. Eu acho que o cara que eu vi tocando estava usando o modelo Dr 110. Esse aqui:
    http://www.polynominal.com/site/studio/gear/sold/Boss_dr110/boss-dr110 .jpg

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    walter.guitarra

    Faça os teus, se vc consegue tirar música de ouvido é barbada escrever um Midi... Para baixar vc acha todos os internacionais em MIDI, e alguns nacionais... os locais/regionais vc encontra sob encomenda... Alguns pagos, outros não...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    walter.guitarra
    a ideia da boss é um pouco diferente dos outros que mostrei
    a boss você deixa rolar um loop e toca e canta por cima
    algumas boss você consegue digitar uma sequencia harmonica então o loop acima também tem uma levada de baixo, você programa um treco desse pareceido como se programa um band-in-a-box
    faz tempo que não vejo mais elas, e das antigas que testei lembro que não tinham grandes memorias pra ter isso salvo para trocentas músicas do repertório
    procure alguns videos pra ver se isso é o que você precisa

    os outros como comentei como o BK-7m rodam arquivos midi
    ai o conceito é outro, é um arquivo que tem começo meio e fim, como tocar com playback, você cria os teus em alguma DAW ou baixa da internet, mas é sempre bom dar uma editada, já que midi não é audio, então cada instrumento soa diferente de acordo com o equipamento usado, e um baixo bonito em um equipamento, soa ridiculo em outro
    ---------------------------------------------------------------------- --------------------
    agora como o mundo o todo mora em um tablet, dá pra fazer coisa mais simples
    como baixar algum áudio de playback, como esses:
    https://www.youtube.com/watch?v=kOrWDSvNBTg

    https://www.youtube.com/watch?v=jK3ONM7ncVo

    https://www.youtube.com/watch?v=FfaY3zhjSr0

    e fazer uma playlist rodando em algo básico como o itunes ou qualquer player e plugar o tablet direto na mesa
    -------------------------------------------------------------

    o uso desse tipo de coisa é questionável
    você precisa saber como funciona o local e que som rola por lá
    uma coisa é você ter sua banda e ela chegar e tocar que entendo que se o repertório funciona agrada e pronto

    outra coisa é você chegar com playback em algum bar cult, rock, mpb.... você apanha do povo lá
    da mesma forma que se você chegar no forró do risca faca com um violão e um cajon com ar intimista, também apanha se não soltar os playbacks

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamento para tocar em bar