Não acredito em autodidatismo: Diz Ulisses Rocha

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


Machine Gun Man

Você esta certo ! Tambem acho isto .

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu entendo "autodidata" como aquele que que consegue, sozinho, assimilar dados/informação e transformá-los em conhecimento. O cara pode, apenas pela observação entender as coisas. Pela observação, o ser humano evoluiu desde os primórdios, passando pela Grécia antiga, ppr astrônomos, que observavam as estrelas tentavam entender o movimentos do cosmos, Einstein precisou disso e até hoje fazemos. O autodidatismo faz parte da vida. Existe sim!!
Abs

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
· votar


MiguiM
Cara, autodidatismo não existe! Se agente for aprender a tocar qualquer instrumento, seja violão, guitarra, baixo, bateria etc, nós precisamos a menos de uma base para aquilo, seja um professor, um curso na internet(igual o daqui do CifraClub), alguma revista que ensine, etc. Na minha opinião não existe autodidatismo.

Isso não é verdade meu, eu aprendi a tocar guitarra de ouvido, toquei até em banda antes de conseguir instalar uma internet aqui em casa e nunca fiz aula com ninguém! O que eu fazia era pegar o cd das bandas que agente tirava e na raça e no ouvido tirar as músicas. Outra coisa que aprendi sozinho é ilustrar, posso dizer que isso é o que mais sei fazer bem e nunca tive aulas, apenas ia na papelaria e comprava todo tipo de tinta, lápis e o escambau! Nunca comprei nenhum material de ensino sobre isso!

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
· votar


E digo mais, acho que estou me arrependendo de ter lido teoria musical nos últimos anos! Se por um lado eu consigo ler e conversar sobre música, por outro se perdeu uma certa magia! Eu explico: antes eu tocava de uma maneira muito própria, tirava músicas e sem saber o que era aquilo achava genial, hj eu entendo a música e penso, puxa, então é isso, entendi o que ele fez, que chato. Antes eu tirava altas inversões de terças e quintas sem nem saber o que é intervalo e achava muito divertido, aliás, até hj toco algumas posições de acordes de maneira não usual. Antes eu chegava para ensaiar e o baixista e o batera estavam tocando algo eu simplesmente ia lá e colocava umas notas que faziam sentido sonoro, mesmo que fossem poucas. Hoje eu chego, reconheço o tom, e frito umas escalas que eu aprendi e é muito chato. Antes era mágico e natural, era algo de dentro de mim de forma não racional o que eu tocava, era sentimento, quando eu solava (claro que tinhas uns licks manjados que eu peguei de ouvido) fazia uma coisas que eram realmente expressões da minha percepção das coisas. Em um tópico ai que alguém perguntou se levitava quando toca, eu disse que eu pescava, exatamente, eu vivo de pescar a sensação que eu tinha antes. era muito rock n roll, música visceral!

Outra coisa qu eme arrependo é ter estudado 4 anos de história da arte, coisa que so me serviu para reconhecer uma obra quando vejo e ficar pagando de conhecedor das coisas!

Kahalmeida
Veterano
# dez/08
· votar


É claro que existe sim. Esse Ulisses Rocha não sabe o significado da palavra autodidata. Autodidata é aquela pessoa que aprende sem instrução de um professor, e não sem a presença de livros, artigos, revistas, observações de modo geral segundo o próprio Ulisses Rocha, o que seria impossível, pois como alguém irá aprender algo sobre determinada matéria sem ter o mínimo de conhecimento sobre ela.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


A coisa é complexa, depende até onde se considera o auto-ditatismo. Eu tenho um conhecido que têm um avô deficiente visual, aprendeu a tocar violão "praticamente sozinho" e se sai muito bem, mas a questão é, de certo modo, ele foi influenciado por algo que ouvia, e foi descobrindo os acordes no braço do violão, já que tais pessoas têm uma audição bem aguçada. Poderiamos definilo como total autodidata? Ao meu ver sim, mas para alguns o cara teria que nunca ter ouvido qualquer tipo de música, se deparar com o instrumento e ir descobrimento primeiramente os tons naturais, seja pela linha do baixo, ou de fato já montando os acordes que seria mais difícil.
Eu me considero parcialmente autoditdata, ou pseudo atudoditada, já que tive poucas aulas, onde aprendi os acordes fundamentais, e alguns ritmos, mas sempre procurei me aprimorar e desobrir novos acordes e ritmos, alguns com auxílio de cifras, outros puramente pelo "ouvido" mesmo.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


Johnny Favorite

Eu estava lendo uma entrevista do John Lennon, e uma das coisas que ele afirmava é que ele não se julgava músico. Ou seja ele considerava músico aqueles caras que eram contratados para fazer os arranjos dos Beatles. Também dizia que ele como guitarista se considerava um cara normal, ou seja apenas compositor, e nao necessariamente músico.
Sou obrigado a conocordar com Lennon. Vc pode compor e cantar, mas sem o conhecimento musical mais aprofundado que aí sim parte para o trabalho dos músicos.
Talvez a emoção da música esteja exatamente nisto, compor e criar livremente, sem estar ou se sentir amarrado a teoria.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
· votar


jimmy vandrake
Exatamente isso ai que você disse, o contrário de ser um músico de orquetra, por exemplo, que, como disse o Zappa: "gostaria mais de estar pescando do que tocando"!

Ken Himura
Veterano
# dez/08
· votar


Isso é irrelevante, o importante é entender o que é música, pra aí sim se tornar musicista.

Locutus
Veterano
# dez/08 · Editado por: Locutus
· votar


Creio que estão confundindo o termo DIDÁTICA.

A palavra didática (didáctica) vem da expressão grega (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.

Os elementos da ação didática são:

o professor,
o aluno,
a disciplina (matéria ou conteúdo)
o contexto da aprendizagem,
as estratégias metodológicas.


Quando se fala, pois, em autodidata, estamos falando que a didática de ensino é escolhida/determinada pelo próprio sujeito do aprendizado (o próprio aluno). Esse sujeito vai escolher, para dizer numa palavra, sua DIDÁTICA de aprendizado.

Minha opinião:
Alguns acham que somente um PROFESSOR saberá escolher a didática de ensino a ser seguida.
Alguns acham que ele próprio é quem deve ditar a didática de ensino a ser seguida
Alguns acham que a didática surge da interação entre aluno e professor (aliás vários professores querem que o método seja debatido entre professor e aluno)
Alguns somente escolhem um orientador (mestrandos e doutorandos)
Enfim, creio que TODOS escolhemos direta ou indiretamente COMO aprenderemos. (Talvez a única exceção sejam as crianças pois seus pais fazem as primeiras escolhas por elas)

Conclusão 2: Tão bonitos e interessantes os violões TAGIMA série ULISSES ROCHA e tão simplista a teoria do endorser...


p.s.: discordo da opinião de alguns colegas que se trata de discussão náo pertinente. Creio ser MUITO pertinente e oportuna esta discussáo. Educação é e sempre deve ser um tema MUITO conversado. Todos temos o que aprender :)

Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não acredito em autodidatismo: Diz Ulisses Rocha