Faz parte da cultura do roqueiro criticar?

Autor Mensagem
edu ROCK
Veterano
# dez/08


Olá pessoal.Tudo bem?
É o seguinte:estava dando uma olhada numa comunidade de rock no orkut, mais especificamente em um tópico que um cara criou para divulgar uma matéria na qual Bruce Dickinson critica o Slipknot.
Bom, o resultado foi bem previsível: em pouco tempo tinha começado a guerra.Tinha gente que amava o Iron e odiava o Slipknot, outros que odiavam Iron e amavam Slip, outros que odiavam os dois...depois apareceu um e começou a falar mal dos Beatles (que nem tinha nada a ver com o tópico.)
Virou aquela bagunça:troca de ofensas, um chamando o outro de emo, xingando suas respectivas mães, esposas e por aí vai.
Sempre achei que a música deveria ser uma fonte de prazer, diversão,mas tem gente que leva isso a sério demais.Não parecem muito diferentes dos torcedores fanáticos de futebol que se agridem uns aos outros.
Então gostaria da opinião de vocês:será que faz parte da própria essência, da própria cultura do rock criticar os outros e seus respectivos gostos?Ou os que fazem isso são uma exceção à regra?
Valeu!

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


edu ROCK
O problema está aqui:

no orkut

edu ROCK
Veterano
# dez/08
· votar


Minow

Hehehe.Pois é.
Mas acho que não precisa generalizar, cara, no orkut tem muitas coisas boas.É só ter o discernimento de saber encontrá-las.
E outra coisa, isso não é exclusividade do orkut não.
Aqui no fórum também tem bastante disso.Quando chega alguém e diz que gosta de Avril Lavigne, Linkin Park, Korn, etc...o pessoal cai matando em cima.
Não que eu goste dessas bandas aí, muito pelo contrário, mas eu nunca ofenderia alguém que gostasse.
Valeu!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


edu ROCK

será que faz parte da própria essência, da própria cultura do rock criticar os outros e seus respectivos gostos?

Independentemente do gosto musical, acho que isso faz parte da essência do ser humano, que não sabe viver em paz. Se não há guerra, ele inventa uma, mesmo que seja pessoal ou no seio da própria família.

E aqueles que fazem parte da exceção à regra, sofrem muito, ficam depressivos, tolhidos em fazer o bem do jeito que queriam, e acabam entrando na dança também. Quando menos esperam, até sem perceber, estão igualzinho aos outros.

Talvez seja uma aberração ou distorção da liberdade de expressão essa coisa de criticar a esmo, sem ética nem responsabilidade e de forma inconsequente.

A Internet também propicia que isto ocorra, já que estamos todos anônimos aqui, mergulhados numa realidade virtual, paralela, bizarra, solitária e imaginária, onde a ética muitas vezes é esquecida.

É possível que, na vida real, muitos de nós jamais falariam ou se expressariam da forma que nos expressamos aqui...

Há outros que, mesmo no mundo real, parece que ainda estão no mundo virtual, dada a forma antiética, estriônica, discriminatória e egoísta com a qual se manifestam e tratam seus semelhantes.

Estas mesmas pessoas dizem que acreditam em Jesus, que Deus está em primeiro lugar, etc., mas são incapazes de respeitar seu semelhante e vê-lo como um irmão, com os mesmos direitos, deveres e capacidades, julgando-o como ser inferior.

Daí eu acho que resultam as mais abjetas discriminações, por exemplo, quanto à condição social e econômica, aparência física, cor, raça, etnia, religião, etc.

Abs.

overdOzzy
Veterano
# dez/08
· votar


supermulti

AMÉM!!!!!!!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


overdOzzy

AMÉM!!!!!!!

Ô lôco, meu!

atari
Veterano
# dez/08
· votar


edu ROCK


o rock se inova com as criticas.

o processo é simples
critica gera mudança que gera inovação.
por isso cada dia as bandas melhoram ou pioram.

atari
Veterano
# dez/08
· votar


beatles é bom demais cara pra ser criticado,
mas qm nasceu com os ouvidos p/ sex pistols e tal... vai criticar qndo ofendido.

edu ROCK
Veterano
# dez/08
· votar


supermulti

Nossa cara, depois dessa sua resposta, eu acho que ninguém precisa falar mais nada, hehe.Valeu!


atari

o rock se inova com as criticas.

o processo é simples
critica gera mudança que gera inovação.
por isso cada dia as bandas melhoram ou pioram.


Sim, claro, mas quando são críticas construtivas, voltadas ao aspecto musical das bandas.
O ruim, na minha opinião, são as críticas gratuitas, agressivas, e desprovidas de qualquer informação musical.
Quando se começa a ofender a pessoa que tem um gosto diferente, e não discutir sobre a música em si.

Abraço.

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08 · Editado por: Renan Vuorinen
· votar


edu ROCK
Sempre achei que a música deveria ser uma fonte de prazer, diversão,mas tem gente que leva isso a sério demais.

A música é algo que deve ser levado extremamente a sério, as crticas destrutivas fazem, na realidade, o processo inverso, criticar destrutivamente é não levar a música a sério, pois essas são criticas que tendem a demonstrar uma grande falta de maturidade musical.

Essa "cultura" da critica não esta presente só no cenario do rock, esta está imersa na sociedade em geral, e a música é algo que tende a mover a sociedade com uma força muito grande,

A critica e o preconceito estam tambem em instituições de ensino de música, quando estas dão enfase ao estudo popular se discrimina o estudo erudito (por exemplo), ja ouvi comentarios em lugares com segmento popular, que se referem aos estudantes de musica erudita, como robozinhos prezos a partitura.

A gurizada que curte pagode tende a dizer que rock e heavy metal é loucura e barulheira, sem sequer perceber que é uma musica riquissima, e vise versa.

o motivo disso é a intolerancia com a diferença, que é o motivo inclusive da maioria das discordias do mundo, o problema não esta na musica e sim nas pessoas.

Abraço

LiamGallagher
Veterano
# dez/08
· votar


edu ROCK
Acho que nesse caso é mais uma questão de respeito pelo gosto alheio, já que uma crítica não precisa ser necessariamente destrutiva.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
· votar


edu ROCK
Minow
O problema está aqui:

no orkut


Não, o problema está em pessoas medíocres que tem uma noção errada da própria capacidade e pq recebem uma carga gigantesca da mídia se comparam aos outros como se os gênios tivessem compartilhado do mesmo quarto desde que nasceram. Quer um exemplo?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/198943/#5638308

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


Johnny Favorite

Bah cara,

Rolou um stress as ganha, e não é a primeira vez que vejo acontecer isso em nosso forum, é uma pena, mas temos te treinar nossa conduta para que não aconteça esse tipo de coisa, afinal aqui é um lugar maravilhoso que todos adoramos frequentar, temos de tentar preservar a amizade e o respeito.

Abraço e valeu a contribuição

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
· votar


Renan Vuorinen
Você tem razão, mas eu tenho uma aversão natural àa críticas mal argumentadas e sem noção. Aliás, eu tenho até minhas dúvidas se a profissão "crítico" deveria ser levada em consideração. Mas isso já dá muito "pano pra manga".

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


Johnny Favorite
mas eu tenho uma aversão natural àa críticas mal argumentadas e sem noção.

Cara, compartilho dessa aversão, estou tão acostumado a ver cada porcaria, cada critica tosca, na maioria das veses essa porcaria toda é movimentada por uma insana guerra de egos e é horrivel, por ser destrutiva ja tem nota Zero, e ainda mal fundamentada por favor....

Abraço

janick
Veterano
# dez/08
· votar


Johnny Favorite
Olha, vai falar alguma coisa minha, fale nas caras.

Esse e o problema, seus Deuses, ninguem pode criticar, ou e um herege e nao tem conhecimento musical nenhum. So demontrei minha opiniao e voces insistem em me julgar por isso de forma erronea.

Se tem algum problema, seja homem e fale comigo. E a mediocriadde, vejo em voce por uma acao tao infantil. E sim, tenho formacao musical e como pessoa e tenho uma visao do mundo. Nao posso expressa-la mais?

E o engracado e que eu falei apenas e fui ofendido de diversas maneiras como fala esse topico. Por pessoas que nao tem maturidade nem mentalidade de saber ouvir e respeitar a opiniao dos outros. Que pensam que sabem suas verdades absolutas e nada diferente do que querem ouvir para agrada-los pode ser a realidade. A realidade e que as pessoas sao diferentes, e por exemplo, nem todas vao gostar ou achar que os caras do Pink Floyd foram genios, alguns vao discordar totalmente disso, e bem, isso e a opiniao deles e ponto final.

Isso vai dar o direito de alguem lhes ofender por acaso?

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
· votar


janick
Meu, uma coisa é você não gostar do som de uma banda, afinal, gosto é gosto, outra é falar que um sujeito que foi frontman de uma das maiores bandas do mundo durante uns 40 anos e é considerado pela maioria dos guitarristas como um dos mais influentes e elegantes solistas não é tecnicamente capaz de fazer um harmônico simples corretamente, ainda mais numa música que tem constantemente uma gama de harmonicos e feedbacks acompanhando. Mas na realidade o problema nem foi esse pq nesse fórum, como em qualquer outro lugar, está repleto de pessoas "cegas". O problema mesmo é que o assunto do tópico era como conseguir executar o tal harmônico e não criticar ninguém. Além do mais você entrou só para debochar, não comentou sobre como se faz o tal hamônico e sim como você por alguma razão não explicada ainda, acha que o "cara" que estava executando a música é menos capaz que você. E outra, eu não fico endeusando ninguém, e também gosto de todos os outros guitarrista que você citou no outro tópico, eu apenas sei reconhecer que não se julga alguém por uma passagem de 2 segundo numa apresentação ao vivo e sim por toda uma carreira de belíssimas composições que tem fundamento e conteúdo. Por outro lado você mandou o do no do tópico, que tinha uma dúvida técnica, "crescer" sendo que você nem tentou ajudá-lo, pelo contrário, avacalhou com o tópico e foi negativado umas 300 vezes por isso. E por fim postei aqui pq o assunto desse tópico é exatamente "crítica".

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


supermulti
acho que isso faz parte da essência do ser humano

Nossa, o dia que acharem a essência do ser humano me avisem por favor

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Dogs2
Nossa, o dia que acharem a essência do ser humano me avisem por favor

Por Hobbes ou por Rousseau?

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


Minha opinião é que pra vc afirmar sua cultura, vc tem que renegar outra, não dá pra viver yin yang nesse mundo globalizado de hoje em dia. É guerra de tribo, só isso

Dogs2
Veterano
# dez/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Johnny Favorite
Pois é hahahahua
É delicado falar as coisas nesses termos, porque a base filosófica é bem estruturada e mesmo assim ainda não chegaram a uma resposta definitiva do que é a essência humana

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


Dogs2

o dia que acharem a essência do ser humano me avisem por favor

Hã!?

Johnny Favorite

Por Hobbes ou por Rousseau?

Por Hobbes, evidentemente. Mas também gosto de Rousseau, em termos.

Abs.

edu ROCK
Veterano
# dez/08
· votar


Renan Vuorinen

A música é algo que deve ser levado extremamente a sério...

Você tem toda a razão...acho que não me expressei bem.
O que quis dizer é o seguinte: por mais maravilhosa que seja a música, nós não deveríamos nos tornar fanáticos por ela a ponto de isso gerar brigas e ofensas entre nós, concorda?

A critica e o preconceito estam tambem em instituições de ensino de música, quando estas dão enfase ao estudo popular se discrimina o estudo erudito (por exemplo), ja ouvi comentarios em lugares com segmento popular, que se referem aos estudantes de musica erudita, como robozinhos prezos a partitura.


O contrário tambem acontece, e muito.O famoso Maestro Julio Medaglia costuma dizer que "o Rock'n Roll é a AIDS da música atual."



o motivo disso é a intolerancia com a diferença, que é o motivo inclusive da maioria das discordias do mundo, o problema não esta na musica e sim nas pessoas.

Disse tudo.
Abraço.

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Faz parte da cultura do roqueiro criticar?

Eu acho que faz parte da cultura HUMANA criticar...

Renan Vuorinen
Veterano
# dez/08
· votar


edu ROCK
Você tem toda a razão...acho que não me expressei bem.
O que quis dizer é o seguinte: por mais maravilhosa que seja a música, nós não deveríamos nos tornar fanáticos por ela a ponto de isso gerar brigas e ofensas entre nós, concorda?


Concordo sim meu velho, as pessoas as vezes interpretam errado o sentido verdadeiro da música, concordo plenamente contigo.

O contrário tambem acontece, e muito.O famoso Maestro Julio Medaglia costuma dizer que "o Rock'n Roll é a AIDS da música atual."

Pois é, não coloquei o contrario como exemplo pois não sabia de nenhum fato nesse sentido, é uma pena que as pessoas tenham esses pre julgamentos muitas vezes equivocados e sem muita fundamentação.

Disse tudo.
Abraço.


Valeu meu velho e parabéns pelo exelente tópico, é sempre bom estar atento para essas coisas.

Abraço

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Acho que a crítica faz parte do ser humano. Toda vez que alguém quer pronunciar sua opinião sobre um assunto, o faz. Lamentavelemente alguns confundem a crítica à necessidade de manifestação do gosto pessoal e acaba por conturbar ou denegrir o trabalho alheio.
Agora quando se trata de Orkut e alguns adolescentes sem noção de estarem diante de um meio de comunicação que atinge milhares de pessoas as coisas se tornam completamente desqualificadas e fora de controle. De qualquer maneira não é previlégio dos roqueiros mas sim de qualquer um que tenha intenção de manifestar sua opinião.

Rafael Walkabout
Veterano
# dez/08
· votar


edu ROCK
Tinha gente que amava o Iron e odiava o Slipknot, outros que odiavam Iron e amavam Slip, outros que odiavam os dois...depois apareceu um e começou a falar mal dos Beatles (que nem tinha nada a ver com o tópico.)
uhauhahua mas é bem assim mesmo :)

gabriel_lecchi
Veterano
# dez/08
· votar


Minow

edu ROCK
O problema está aqui:

no orkut


Não concordo. Aqui mesmo tem muitas confusões desse tipo. O problema não é o orkut, e sim que as pessoas em geral que não aceitam criticas sobre sua banda, ai começa a atacar a outra enfim, vira uma zona. Se não é na internet é pessoalmente que rola esses problemas, não tem jeito. A questão é saber lidar com esse tipo de crítica e tentar sempre conversar na boa, mas não é todos que conseguem.

Abraço.

guitarclub
Veterano
# dez/08
· votar


Não parecem muito diferentes dos torcedores fanáticos de futebol que se agridem uns aos outros.

hoje em dia o povo tá muito louco... tá todo mundo muito fanático pelas coisas... chega até a matar por coisinha besta, meu deus...

ROo
Veterano
# dez/08
· votar


Johnny Favorite
Rousseau comanda!
Muito foda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faz parte da cultura do roqueiro criticar?