Qual o instrumento mais difícil de se tocar?

Autor Mensagem
jion
Veterano
# nov/08


Qual o instrumento mais difícil, na opinião de vocês de se dominar?

Eu sei que vai ter gente dizendo que não existe instrumento difícil ou fácil e sim níveis diferentes em que cada um executa o seu instrumento. Certamente a música é infinita e a sua execução ou criação em um determinado instrumento é constantemente aperfeiçoável, mas a dificuldade em dominar um instrumento varia de um para outro (minha opinião).
Exemplo: o tempo de dedicação que se precisa pra tocar uma gaita oitavada nível básico não é o mesmo que se precisa pra tocar piano nível básico.

Eu acho piano, além de o mais completo, o mais difícil (comecei na música estudando teclado. Fiz durante dois anos e entendi um pouco, só um pouco da dificuldade em se aprender piano), porém não posso confiar muito no meu "achismo", pois conheço basicamente os instrumentos mais populares somente. Não sei das dificuldades em se aprender a tocar harpa, por exemplo.

Então, o que vocês acham?

SikGuitar
Veterano
# nov/08
· votar


não sei amigo!!!

Eu toco guitarra, baixo, bateria, piano, saxofone, trompete, flauta, clarinete, percursão, vários instrumentos de cordas tradicionais, entre outros.... e o meu nivél em cada um depende do tempo e da dedicação que eu dei ao instrumento!!!

Para mim o mais dificil destes, é aquele que eu toco melhor, guitarra.... porque é o que eu quero ir mais longe e é aquele em que eu me aperfeiço mais!!!

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Triângulo.

PQ?
PQ eu não gosto de forró! E qndo vc vai fazer algo q vc não gosta, tudo se torna mais difícil.

É fácil aprender a tocar guitarra?
Nem tanto.
Mas qndo se faz com gosto, com vontade, tudo se torna prazeroso, e vc não encara como dificuldade.

Portanto, esse tipo de comparação, ao meu ver, é completamente sem sentido.

Nerferus
Veterano
# nov/08
· votar


nao existe instrumento mais dificil

essa dificuldade eh vc q impoe

Gabriel Cervi
Veterano
# nov/08
· votar


Complicado pra começar é instrumento de tecla, puta merda, é um sacrilégio pra conseguir sincronizar a mão esquerda com a direita...
Sopro também é complicado...=/
Os mais fáceis mesmo são os de corda =D

Minow
Veterano
# nov/08
· votar


Gabriel Cervi
Mas ao mesmo tempo, as teclas estão na sua frente e você só existe uma tecla pra cada som, é muito mais fácil de armar acordes, e você tem uma variedade harmônica muito maior do que num violão, por exemplo. Mas no violão, você tem mais variação de timbre além da dinâmica, coisa que é impossível de variar no piano.
Por outro lado, no violão são usados "desenhos" pra acordes, arpejos e escalas, mas no piano esse padrão muda a cada acorde ou escala que você estiver. Não tem como definir o instrumento mais difícil, esses exemplos que eu dei foram só com violão e piano...
Mas pense na dificuldade em tocar instrumentos sem trastes, ou fazer um solo rápido numa trompa sinfônica ou trombone. Todo instrumento tem sua dificuldade, o difícil é tocar bem!

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Órgão é fácil.
Qualquer muleque de 12, 13 anos já toca sem problemas.

TG Aoshi
Veterano
# nov/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Minow
você tem mais variação de timbre além da dinâmica, coisa que é impossível de variar no piano.


Eu sei que você não quis dizer isso!
Pelo menos, eu espero... =p

makumbator
Moderador
# nov/08 · Editado por: makumbator
· votar


Minow
Mas no violão, você tem mais variação de timbre além da dinâmica, coisa que é impossível de variar no piano.

Em relação à dinâmica, é justamente o inverso! O piano é o instrumento acústico com a maior variação de dinâmica! E não é achismo, é resultado de medição.

É essa característica a origem de seu nome. Os primeiros modelos que deram origem ao piano eram chamados de forte-piano, pois eram instrumentos de teclas em que se podia explorar melhor os extremos dinâmicos(ao contrário do cravo, por exemplo) indo do muito suave, quase inaudível ao mais agressivo e brutal(e tudo no meio disso). Com o desenvolvimento da construção e mecanismo de martelo, chegou-se ao piano.

Apesar do grande órgão(de igreja), ter mais potência sonora que um piano de cauda inteira, o grande órgão não possui todo o leque dinâmico do piano, principalmente no campo dos sons mais suaves, em suma, apesar de ter mais som, seu espectro dinâmico é mais restrito.

O violão, é um dos instrumentos de cordas com a menor variação dinâmica

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


jion

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/39816/

Tem responder nos 2 tópicos? Ou posso pular esse?

Um abraço

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


awhiuheaeiheiuhe

eu acho que guitarra.
:S

eu toco bateria e guita, guitarra eu toco a um ano e nao consigo tirar dream theater.

bateria, com um ano eu tocava as musicas do dream theater (e eu treinava menos que a guita devido aos vizinhos)

jion
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Já tinha visto aquele tópico antes e foi mais um motivo pra eu criar este, já que aquele se restringia a gitarra, baixo, bateria e violão.

Além disso, sei que pode ser difícil encontrar o instrumento mais difícil, ou mais fácil (se não for impossível), mas acho que comparações são possíveis, sem paixões sabe...

"Ah! porque eu toco violão não vou reconhecer que existem instrumentos mais difíceis que o meu."
"Você já viu o Paco de Lucia tocar? Vai falar que é fácil fazer o que ele faz!"

É claro que é bastante difícil e exige uma dedicação exaustiva. Foi exatamente por isso que antes eu quis comparar somente o domínio básico de um instrumento.

Exemplo: o tempo de dedicação que se precisa pra tocar uma gaita oitavada nível básico não é o mesmo que se precisa pra tocar piano nível básico.

São habilidades diferentes, mecanismos difertentes. Todos produzem música, mas de uma ou outra forma. Acredito que possam existir comparações sim.

Chespirito
Veterano
# nov/08
· votar


Tentei tocar teclado mas ñ tive paciência pra seguir adiante.

Minow
Veterano
# nov/08 · Editado por: Minow
· votar


TG Aoshi
makumbator

Agora que eu vi que me expressei errado, eu tava falando do timbre, não da dinâmica nesse caso.
No violão, fazer o baixo com o dedão tem um som diferente, você pode tocar com a unha ou com a carne, mais perto da ponte ou mais perto do braço, tirando um timbre mais metálico ou mais doce.
No piano a única variação timbrística que é possível fazer é com o uso do pedal da esquerda (ou do meio), que na verdade é mais uma variação dinâmica porque aproxima os martelos das cordas, mas muda o som mesmo assim.
Desculpem pelo texto mal redigido de ontem.

eutoco_frauta
Veterano
# nov/08 · Editado por: eutoco_frauta
· votar


Vc falou das dificuldades da harpa. Te direi algumas:

1) Falta repertório decente;
2) O repertório que existe às vezes tem que ser adaptado para ser tocável;
3) Uma harpa com todas as 47 cordas no modelo mais básico custa mais do que um piano de cauda da Kawai;
4) uma harpa pode ter de 19 até perto de 90 cordas, mas uma coisa que elas tem em comum é desafinar constantemente, os harpistas geralmente afinam a harpa todo dia;
5) A harpa é afinada diatonicamente, para atingir os acidentais vc pode:
5.1. Se a harpa for de chaves, vc muda a posição das chaves para atingir os acidentais enquanto toca ou prepara elas antes de tocar;
5.2. Se for de pedal, vão ter 7 pedais para desempenhar essa função;
5.3. Se for cross-strung a harpa vai ter dois planos de cordas que se cruzam no meio fazendo um X, pra tocar notas naturais com uma mão, vc toca em baixo e as acidentais no plano de cima; na outra mão é o oposto (bem tridimensional);
6) Tem que regular anualmente no caso da de pedal, pq uma harpa tem tantas ou mais peças móveis que um carro;
7) Ninguém fabrica elas aqui, tem que importar e comprar em dólar, boa sorte com isso;
8) Uma harpa de chaves de 34 cordas, num modelo baratinho mas confiável, custa dois mil dolares. Contando impostos, despachante aduaneiro, etc, espere pagar no mínimo 6 mil por uma harpa feita tendo em vista a "baixa renda", mas que de barata não tem nada, rsrsrsrsrs
9) se quase não tem professor, é muito mais dificil achar quem regula a harpa, e determinados problemas tem que mandar para a fábrica, no exterior =P

Considerando tudo isso eu votaria na harpa como mais difícil, pela porção de dificuldades adicionais que vc encontra pra poder toca-la. Na verdade elas são tão caras de comprar e manter que a maioria das pessoas que toca começa na casa dos 40, quando já está com a vida mais estável.

Sem falar que as cordas são caras pra kct e vc tem que importar também, além de ter que trocar os feltros dos pedais de vez em quando ;-P

Apesar de tudo isso, as músicas para harpas são mais fáceis do que para um piano, por exemplo, pq a harpa ressoa durante mais tempo, e por isso as partituras costumam ter menos notas.

Uma melodia, mesmo simples, soa muito bem numa harpa, até por causa dessa ressonância toda.

É fácil tocar músicas em outras "keys" se não tiverem muitos acidentais (geralmente não tem), pq vc prepara os pedais ou as chaves antes de tocar.

As partes orquestrais da harpa geralmente são simples pq na maioria dos casos elas servem só para ornamentar a música.

Blackus
Veterano
# nov/08
· votar


eutoco_frauta
temos um vencedor aqui

Pardal
Veterano
# nov/08
· votar


Blackus
temos um vencedor aqui


Com certeza. Harpa é o mais difícil mesmo. Certas técnicas de harpa, ou o concerto pra flauta e harpa do Mozart, são exigentíssimos. Na harpa há que se abafar o som também.

Mas falando sobre o piano, é possível garantir ao instrumento diferenças timbrísticas. OBS: muito pequenas.

Você pode tocar com diferentes músculos e assim provocar no martelo um golpe diferente, dando resultados no timbre. Golpes de metacarpo, mesocarpo, etc...

gabi.vet
Veterano
# nov/08
· votar


Pra mim o mais dificil pra falar a verdade ''chato'', foi o trompete!
prefiro cordas!

thiaguinhu
Veterano
# nov/08
· votar


dos que eu tentei aprender, bateria é o mais difícil

Minow
Veterano
# nov/08
· votar


thiaguinhu
Você tentou aprender o que? Reco-reco e apito?


(Tem que sacanear os bateristas, é padrão)

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


Trompete barroco clarino (mais agudo que o comum), trompa natural barroca, trompa comum(a atual), oboé...todos esses são instrumentos muito exigentes e "indomáveis"

A harpa, como foi citado, é realmente um grande desafio.

marcus c. f.
Veterano
# nov/08 · Editado por: marcus c. f.
· votar


eutoco_frauta

Parabéns pela mensagem. Muito informativa!

Sempre que eu via um tópico sobre instrumentos, clicava ávido por informações e/ou curiosidades, mas sempre encontrava um monte de opiniões sem embasamento, meio que tudo no chute! A sua mensagem foi diferente.

Eu gostaria de ler mais coisas desse nível :-)

eutoco_frauta
Veterano
# nov/08 · Editado por: eutoco_frauta
· votar


Obrigado ^_^

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


eu queria aprender sitar /o/

has4
Veterano
# nov/08
· votar


eutoco_frauta
Belo texto informativo, realmente! Parabéns! Harpa não deve ser mesmo fácil! Nunca a vi de perto rsrsrs

Sem falar na dificuldade que há para transportá-la, tal qual o contrabaixo por exemplo! Neste quesito trasnportabilidade, o FLAUTIM ganha da geral rsrs

Mas... e na opinião de todos, os mais fáceis então? (já q parece que todos estamos convencidos que em grau de dificuldades a harpa está ganhando rsrsr)

Poxa, eu queria aprender a tocar guitarra... fico fulerando, fulerando, fulerando... e só! rsrsrs

Sedank
Veterano
# jul/09
· votar


SikGuitar

Eu toco guitarra, baixo, bateria, piano, saxofone, trompete, flauta, clarinete, percursão, vários instrumentos de cordas tradicionais, entre outros....

Acabamos de achar uma banda inteira numa só pessoa.

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


eu sou horrível pra tocar instrumentos de sopro, mas amo o som da maioria

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


eu toco bateria e guita, guitarra eu toco a um ano e nao consigo tirar dream theater.

bateria, com um ano eu tocava as musicas do dream theater


Tá bom.
The Silent Man e Vacant, né?

Sedank
Veterano
# jul/09
· votar


The Silent Man e Vacant, né?

será?

JC-LOVE-BASS
Veterano
# jul/09
· votar


CONTRA BAIXO!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o instrumento mais difícil de se tocar?