Rick Bonadio: "Artista que não faz sucesso é ruim"

Autor Mensagem
-GUS-
Veterano
# out/08
· votar


Diino


se o cara quer viver de musica tem que infelizmente se vender ao mercado.

frase ridícula do dia!!!

Diino
Veterano
# out/08
· votar


-GUS-

mas é!
:|

tu tem outra maneira?
me diga, para mudar minha opiniao.

john_joao
Veterano
# out/08
· votar


se o cara quer viver de musica tem que infelizmente se vender ao mercado.

frase ridícula do dia!!!

(2)

Midwayz
Veterano
# out/08
· votar


A frase seria ridicula se fosse nos anos 70 ou 80

hj em dia e a verdade

john_joao
Veterano
# out/08
· votar


Midwayz
você trabalha com música?

-GUS-
Veterano
# out/08 · Editado por: -GUS-
· votar


conheço bastante gente q vive de musica e nao se vendeu ao mercado... aliás, nao conheço, pessoalmente, nenhum q tenha se vendido. só isso.
agora, o metodo pra se conseguir isso eu nao sei. se quiser posso pergunta pra alguem, ms acho q eles tbem nao tem... acho q eh soh estudar mto, q nem um loco msm, e tbem mete a cara nas coisas por aih. hj tem publico pra td. eh soh ter a cabeça aberta, e ver q nao eh soh o q ta na Tv e radio q faz sucesso.
to inspirado hj, hein?? hehehe

e acho q nos anos 70 e 80 era mais dificil ainda, sei lah...

abraço

Diino
Veterano
# out/08
· votar


Midwayz
A frase seria ridicula se fosse nos anos 70 ou 80
hj em dia e a verdade



falo tudo!

99% desse forum vive nesse mundinho "VINTAGE" deles, nao saem da casinha para ver o que há de novo, se nao for antes dos 90's nada eras, nao sabem de nada que acontece hoje em dia, é é a verdade, se tu quer viver de musica das duas uma:

1- te vende ao mercado fonografico (muita grana, mas arriscado)
2- monta uma bandinha de bar (pouca grana, mas quase certo se tiver talento)

-GUS-
acho q eh soh estudar mto

ai que tu te engana, pra fazer sucesso hoje em dia nem precisa saber tocar...

abçs!

john_joao
Veterano
# out/08
· votar


Diino

você trabalha com música?

Diino
Veterano
# out/08
· votar


john_joao

tento

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


john_joao
Eu trabalho, sou luthier a 20 anos (e tive banda por 15), e tenho inúmeros amigos no meio musical, inclusive músicos famosos e que já acompanharam grandes artístas ou tocam erudito ou instrumental. Tirando 1 ou 2, TODOS estão em uma situação financeira pouco confortável, e alguns estão na pior mesmo. Se vc acha que só talento resolve... Lamento mas estás redondamente enganado... Agora, se vc bater na porta do Rick Bonadio e for tocar Emo, Pagode ou Breganejo, te garanto que vc vai faturar um qualquer...
Abç

Bigtransa
Veterano
# out/08
· votar


Concordo com algumas coisas q o Rick disse nesta entrevista..... realmente nestes festivais q ele citou e em diversos outros as bandas q tocam são horríveis e as panelas são fortes..... geralmente os critérios de eleição supostamente democráticos só servem pra tirar uma grana de quem tenta "se inscrever" e se aventura a mandar material..... quero deixar bem claro q não curto o rick, o fresno nem o NX0 e q considero o mau gosto musical do Rick algo fora do comum..... mas tb acho ridiculo esse negócio de se criar um certo "stabilishment alternativo" e todo mundo pagar um pau....

john_joao
Veterano
# out/08 · Editado por: john_joao
· votar


Mauricio Luiz Bertola

olha, nunca disse que só talento resolve. è uma questão de foco, se tu acha que música é apenas uma forma de ganhar dinheiro, então o rick bonadio é um mestre. mas tem gente que acha que quando akguém diz sobre não se "vender" essa pessoa está renegando o mundo capitalista(oras, não como fazer isso), mas existem sim formas de se fazer arte e trabalhar com música sendo remunerado por isso. não disse que alguém vai ser milionário, ou que músico é só aquele cara que aparece na TV. esse sim é um pensamento erronêo de muita gente que sequer viu de perto a situação do músico no país.

abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


john_joao
se tu acha que música é apenas uma forma de ganhar dinheiro
Eu não acho isso, nem acho que que músico é só aquele cara que aparece na TV, não sou bobo nem ingênuo.
Agora eu te garanto que se vc for trabalhar com música nesse país, vais ter que sobreviver com muita dificuldade, em um padrão de vida baixo; essa é a realidade. Não é à toa que 90% dos músicos que conheço, inclusive os que tem formação, fazem ooutros trabalhos para viver com um mínimo de dignidade.
Abç

john_joao
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o que estou querendo dizer é que não é preciso tocar emocore para sobreviver.

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


o que estou querendo dizer é que não é preciso tocar emocore para sobreviver.

Pra sobreviver, realmente não. Tem gente que sobrevive catando latinha na praia.

john_joao
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms
o que estou querendo dizer é que não é preciso tocar emocore para sobreviver.

Pra sobreviver, realmente não. Tem gente que sobrevive catando latinha na praia.


... e outros morreriam de fome como comediantes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


john_joao
Talvez emocore não, mas outro estilo "popularesco" certamente.
Pense bem, músico profissional é uma profissão como outra qualquer, ou vc acha que um cara que tem contas para pagar e filhos para sustentar iria recusar a chance (raríssima) de trabalhar com a banda Calypso, com o Latino, com o Xitãozinho e Xororó, Reginaldo Rossi, etc, etc... E os que conseguem isso, são caras de muita sorte, e bem inserido nas "panelinhas"...
Abç

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


Meu professor de violão nunca se vendeu. Vive bem até, só não sabe administrar o dinheiro... Mas já fez trilha pra Globo, turnê na Europa (é, ele é o cara) e vive de tocar violão erudito e dar uma ou outra aula. E toca muito...

Ele é exceção, mas sempre que alguém com o nível dele pra cima pega no violão, fica patente que tem algo de diferente soando. E é inevitável. Ele já foi contratado pelo Estado pra fazer turnê pelo interior de Minas, agora toca também em São Paulo regularmente.

Johnny Favorite
Veterano
# out/08 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Tenho amigo músico que não ganha abslutamente nada, tenho amigo que toca em banda em bar e tá vivendo só disso, tenho amigo que faz trilha de filme, trabalha com publicidade e tá ganhando grana. Acontece que...tudo depende! Mas no geral Brasil é foda pra músico mesmo.

Bigtransa
Concordo com algumas coisas q o Rick disse nesta entrevista..... realmente nestes festivais q ele citou e em diversos outros as bandas q tocam são horríveis e as panelas são fortes..... geralmente os critérios de eleição supostamente democráticos só servem pra tirar uma grana de quem tenta "se inscrever" e se aventura a mandar material..... quero deixar bem claro q não curto o rick, o fresno nem o NX0 e q considero o mau gosto musical do Rick algo fora do comum..... mas tb acho ridiculo esse negócio de se criar um certo "stabilishment alternativo" e todo mundo pagar um pau....

é verdade, tem uns festivais que são uma panela fechadíssimas, mas acho que não são todos, não dá pra generalizar. Concordo tbém que o gosto do cara é realmente altamente duvidoso.

Amok
Veterano
# out/08
· votar


Eu fico pensando no que eu diria se o R.B. visse minha banda e dissesse: "Cara, teu som é legal e posso fazer tua banda estourar aí no mercado. Vai rolar uma p*ta grana, mas você vai precisar mudar o corte de cabelo, o jeito de se vestir, e trocar teu tecladista (amigão de infância com formação clássica), que o cara toca muito complicado !" Sinceramente, não sei. Acho que estou à venda...

[ ]´s

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


... e outros morreriam de fome como comediantes.

Realmente.

Mas eu não quis ser engraçado

Diino
Veterano
# out/08
· votar


ou tu te fode 20~30 anos aprendendo tecnica, arranjo e harmonia, pra poder ser fodao a ponto de ser reconhecido na europa e eua, dar aula, fazer jingles pra empresas grandes e tocar em festa de rico. e faturar uns 3~4 pila por mês

ou aprende em 3 semanas a fazer 4 powerchords, uma letra descornada, monte uma banda com pessoal conhecido, mande um email pro bonadio e fature 8~16 pila por show individual.

fato.

Clauber guns
Veterano
# out/08
· votar


Só tem uma escolha!

"Run to the Hills"

Bruno Nigro
Veterano
# out/08
· votar


Amok

Dizer que "artista que não faz sucesso é ruim" não é o mesmo que dizer "artista que faz sucesso é bom". Se levarmos em consideração o ponto de vista de um produtor musical , ou empresário, então ele tá 100% certo. Ele se refere à musica como um produto, que gere grana e empregos. Produto que não vende é ruim e pronto.

Cara, você disse tudo. Li todas as matérias, links, aturei o mala do Tico Santa Cruz no seu blog. E já tive minha época de 'revoltado com a mídia', mas não dá pra querer ganhar grana com o showbizz (porra, 'bizz' vem de business que é negócio, é dinheiro e ponto final) e ao mesmo tempo o pica das galáxias de genial. Beatles por exemplo, se você dar uma estudada na história dos caras vai ficar bolado com o quanto eles perderam de grana pq, na época deles, não existia a indústria que existe hoje. Nego não ficava rico com música, mas podia até viver bem ralando muito por isso.

Entramos de novo na discussão sobre a 'profissão músico'. O papel do Rick Bonadio é o de 'patrão' o cara que dentro da empresa (selo, gravadora) diz por onde o seu empregado (banda, artista) tem que seguir para que ambos faturem. Ponto final. O resto é conversa fiada.

E quem diz: 'Não trabalharia com ele nem fudendo' está no seu direito, mas não pense que com qualquer outro produtor/empresário focado no 'produto música', vai pensar diferente. Não tem isso. A Ivete vende milhões e mais milhões, mas não é porque o gosto do povo é raso. Tem muito trabalho de marketing por trás de um grande sucesso.

Começamos por um fato simples: Ivete canta na língua do povo, querendo ou não, bicho, o povo se diverte ouvindo 'Poeira, poeira, levantou poeira'. E o povo rala a semana inteira pra chegar no final de semana, chamar os amigos e bêbado, cantar 'Deixa a vida me levar'... vende, ponto final.

Porém, se você gosta de quem canta 'A princesa no alto da torre espera pelo seu mártir, cavaleiro, que passa pela penumbra das selvas do norte', só que em inglês pq 'em inglês fica mais bonito', parabéns, nasceu no país errado pra cobrar alguma coisa. Mas pode achar quem goste da mesma coisa que vc e falar para esse público. Porque não?! Claro, que ele é beeeeeeem menor que o outro citado... e quantidade é uma variável cruel nos números.

Quem vende mais? Angra ou o Zeca Pagodinho?! O povo é maldito porque escolheu a segunda opção?! Não, não é. Assim como o povo que escolheu Angra não é tão impressionante como imagina só por que ouve aquilo. Desculpem a citação tosca, mas, 'cada um no seu quadrado' cabe perfeitamente para fechar esse texto.

Abração!

P.U.L.S.E
Veterano
# out/08
· votar


foda-se o brasil, eu ouço pink floyd...

...


:P


Tá bom, esse cara é um besta, se ele tivesse falado que bom pra ele é quem faz sucesso (porque dá dinheiro), aí tudo bem, mas pelo que eu li, o cara realmente acredita que o NX Vinte Quatro é uma banda cheia de super talentos músicais... vá a merda, meu amigo. O único talento que eles mostraram até hoje é que sabem vender seu produto (esse som deles se chama produto, porque música de verdade está acima do dinheiro e se chama arte), e a maior prova disso foi que uma dessas bandas toscas, mais precisamente o Fresno, gravou um show tocando com o Chitãozinho e Xororó... quer prova maior de que eles só pensam em vender? Em geral, parece que os pais esqueceram do tamanho do papel que a música tem nas nossas vidas, de como ela constrói nosso caráter, e não ensinaram a esses filhos da truta que música é coisa séria.

Bruno Nigro
Veterano
# out/08
· votar


Em geral, parece que os pais esqueceram do tamanho do papel que a música tem nas nossas vidas, de como ela constrói nosso caráter, e não ensinaram a esses filhos da truta que música é coisa séria.

Some isso a total falta de interesse em aprender a raciocinar presente em qulaquer um com mais de 9 anos de idade. E esse 'defeito' pode durar a vida inteira. Imagina: passar a vida inteira sendo uma pessoa rasa, que vive daquilo que os outros dizem que é bom, que não tem capacidade de formular as próprias idéias (erradas ou não).

Tem gente morrendo pelas causas erradas, enquanto todo mundo tinha mais é que aprender a 'ser' e não a 'ter'. Paciência, eu mesmo aqui falando sobre cometo um erro: tentar vender uma opinião.

Então, questione-se. Essa é a chave.

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


Arte é a capacidade humana de se expressar não-semanticamente.

Música é a capacidade humana de se expressar através de sons, não-semanticamente.

Dinheiro tem o valor que damos a ele. Vide crise mundial das bolsas. Arte tem o valor que a obra consegue passar pros receptores. Assim, uma obra que não passa nada, não tem valor de fato. Agora, mesmo que apresentada a um público pequeno, se aquela obra passa um valor, que não se restringe a sentimentos, ela possui esse exato valor.

É por isso que uma Mona Lisa vale tanto artisticamente, ou que Aleluia de Haendel tenha a importância que tem. O valor que passa pela obra é o valor da obra. Por isso que nem toda obra de um artista vale tanto quanto outro, artisticamente falando.

Assim, o valor artístico permanece, e o dinheiro absurdo que essas bandas patéticas ganham vai passar, não vai ficar nem com eles nem com os CD´s deles, vai evaporar com a inflação e tudo mais.

Levantar esses caras é o mesmo que aclamar um analfabeto como um grande escritor. Bandinhas horríveis, música patética, letras superficiais e tudo, tudo cheio de clichês. É o acumpunturista ganhado mais que o médico formado.

Johnny Favorite
Veterano
# out/08
· votar


Pardal
E eu continuo dizendo que acho deplorável músicos que vendem a "alma" e a própria arte com a qual expressam tudo aquilo que vivenciaram através de suas experiências por dinheiro fácil. Esse quadro não vai mudar nunca e um verdadeiro artista não deveria aceitar o que empresário como o RB diz ser o certo e o errado! Dentro do universo "pop" da música brasileira o artista não tem liberdade nenhuma!

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


E eu continuo dizendo que acho deplorável músicos que vendem a "alma" e a própria arte com a qual expressam tudo aquilo que vivenciaram através de suas experiências por dinheiro fácil

Concordo com você nesse ponto.

Esse quadro não vai mudar nunca e um verdadeiro artista não deveria aceitar o que empresário como o RB diz ser o certo e o errado

O problema é que a maioria dos artistas que o RB produz, dão a ele esse status de "sabe-tudo", quando na verdade ele é um pateta.

Mas pra mim isso não é novidade, a industria musical é assim desde que inventaram o processo de gravação e venda de discos. Tem alguns poucos que mandam e determinam o que a massa vai ouvir, a gente deu sorte, porque existiu uma época em que a industria se deu conta que a música boa, feita com sinceridade e com o coração, por razões políticas, sociais e culturais inerentes àquela época venderia muito disco. Não sei se consegui ser claro!

Mas hoje em dia as razões políticas, sociais e culturais apontam para um esvaziamento total de conteúdo musical e artistico para privilegiar outros aspectos mais rasos. Isso é uma caracteristica do mundo de hoje, tudo é descartavel, prático, fácil. E isso se reflete na música e nas artes.

Bruno Nigro
Veterano
# out/08
· votar


O problema é que a maioria dos artistas que o RB produz, dão a ele esse status de "sabe-tudo", quando na verdade ele é um pateta.

Quem nunca teve raiva daquele aluno sortudo!? Que era até mediano, mas como dava uma cagada na hora certa acabava com o status de 'Pica das Galáxias' no colégio?! Isso é assim em todo e qualquer ambiente, cara?

O Rick Bonadio deve ter, sim, o seu valor como profissional do ramo, mas pra mim ele tá longe de ser um gênio. Pra mim, gênio é o George Martin. O cara 'só' produziu os melhores discos dos Beatles. Numa época em que não tinha a tecnologia de hoje, quero ver ser o Fuderosão com uma mesinha de dois canais e sem plugin, parceiro.

Agora, não dá pra dizer que o Bonadio é ruim também. Se fosse ruim, não tava aí ganhando grana e ditando tendência.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rick Bonadio: "Artista que não faz sucesso é ruim"