Autor |
Mensagem |
wagnerbutterfly Veterano |
# out/08
· votar
banda cover não é valorizada porque NÃO CRIA.
|
Ch4p0L1N Veterano |
# out/08
· votar
banda cover não é valorizada porque NÃO CRIA.
além disso é sempre um bando de cara querendo ser igual a outros, o primeiro passo pra ser valorizado é ter personalidade própria
|
RD_Melo Veterano |
# out/08
· votar
Isso é bastante relativo. Um dos melhores shows da minha vida foi um cover (The Beats), e os caras fazem sucesso pra caramba com os covers deles (perfeitos, diga-se de passagem).
Eu prefiro mil vezes mais assistir a um bom cover do Deep Purple ou do AC/DC do que uma banda com composições próprias e ruins. É questão de confiar no seu taco, ou não.
|
wagnerbutterfly Veterano |
# out/08
· votar
tá... como citado no inicio do tópico... "banda cover blablabla fica a cargo de evantar a galera" pergunto... QUEM levanta a galera? a banda tocando ou as músicas de OUTRA banda, que por acaso são tocadas por eles? a banda original que batalhou, que desenvolveu sua "assinatura musical", ganhou seu lugar ao sol. Não tenho nada contra tocar músicas de outras bandas, pelo contrário. Aliás, no final das contas muito pouco se cria mesmo. Mas acho primordial pra qualquer banda digna desenvolver composições próprias.
É muito facinho isso, né? pega músicas consagradas, pega a cifra e a letra prontinha, treina com seus amiguinhos pra ficar igualzinha e ainda quer ser reconhecido? reconhecido pelo que, meu? É igual contar pros outros que seu vizinho dá seis sem sair de cima e querer que alguém bata nas suas costas te parabenizando pelo seu vizinho.
Se você quer ser banda cover, beleza. Mas assuma seu lugar: NA SOMBRA DE UMA GRANDE BANDA. Acho mais bacana montar um repertório revival pra tocar nas casas, e incluir no meio composições próprias. Que podem até não ser "grandes obras" no final das contas, mas são SUAS. E lembro que a maioria das bandas nacionais que pipocaram na década de 80 eram até bem bobinhas se comparadas com o que rolava na época, Ac/Dc, Iron, Slayer, Metallica soltando discos que ficaram eternos. Mas lutaram e se fizeram. Estrada não é fácil mesmo. Criar então é dificil. Mas me desculpe, músico que não deseja criar, é meio músico.
|
meiaseismeia Veterano |
# out/08
· votar
PQ copiar, qualquer um copia.
concordo.
|
Chespirito Veterano |
# out/08
· votar
Porque bandas cover não são valorizadas?
Eu acho q ñ fazem mto sucesso, ñ tem mta mídia e por aí vai.
|
pumba Stanley Veterano |
# out/08
· votar
Porque bandas cover não são valorizadas?
Porque boneca-inflável não é valorizada? Poque os escribas do século XIV não foram valorizados? Porque os tênis NAYQUE dos camelôs não são valorizados?
Oras, que gosta de cópia é técnico da Xerox. Assim está escrito.
P.S - Pronto..ai ó...lancei a modalidade "reposta cover" :D
|
pumba Stanley Veterano |
# out/08
· votar
continuando...
Se bem que eu acho que se você for fazer uma banda pra tocar modinha tipo essas que nem preciso citar o nome, mas q ganharam o VMB é preferivel que você fique no cover. A função do cover geralmente é chamar a galera pra ouvir as músicas próprias. nenhum músico solo ou banda mesmo sobrevive só tocando cover; se sobreviver vai tocar por uns trocados só e nada mais. (não visando adquirir riqueza com a musica, não eu mesmo tenho banda, e eu não toco porque eu sou bom nisso ou quero ficar milionário com isso, toco pq eu amo tocar. mas a gente caiu na real que só vamo chegar em algum lugar se tivermos nossas musicas_) e caras, vc precisa ver como é do caralho você escrever uma letra e criar uma melodia bacana e ver a coisa progredindo pouco a pouco nos ensaios, num tem sensação melhor isso eu garanto.
|
Christhian Moderador
|
# out/08 · Editado por: Christhian
· votar
erico.ascencao Nao sei que tipo de valorização vc se refere, mas banda cover não tem que ser 'valorizada' (no sentido de reconhecimento) mesmo. A finalidade de banda cover só pode ser diversão ou $$$$$, e nesses dois aspectos não se deve pensar em reconhecimento público. Você toca pra agitar o público e a valorização é instantânea (elogios que acontecem sempre, após o show) e o resultado é a reação (vibração e curtição) que faz com que a casa tenha um público que fique mais tempo consumindo e ponto final. O dono da casa é que tem que reconhecer que um bom trabalho foi feito e chamar a banda novamente.
Mas que fique claro: Quem diz que banda que toca profissionalmente música dos outros é 'cópia' ou 'wannabe' das duas uma: Ou é gente que só toca no quarto e não faz a menor idéia do que é trabalhar com música - e repete a frase que faz com que ele se 'sinta mais autoral' (e a falta de capacidade de tirar um solo de outro músico passa a ter uma desculpa plausível, já que 'eu não toco cover') ou então é frustrado por nunca ter conseguido ganhar dinheiro de maneira consistente com música e se prendeu a vida toda nesse clichê tosco.
|
Soulface Veterano |
# out/08
· votar
james_the_bronson ninguém quer outro iron maiden NÃO MESMO!!! aheuhaeuhauehuahehaeuhauehauheauheuaheuhaeuha!! Caralho! Eu ri muito disso!
|
supermulti Revelação e Virtuose Prêmio FCC violão 2008 |
# out/08
· votar
Soulface
PQ copiar, qualquer um copia.
Quem copia é gravador de CD/DVD. O ser humano interpreta.
Abs.
|
Grunge Girl Veterano |
# out/08
· votar
Porque bandas cover não são valorizadas?
Porque são bandas covers e por melhores que sejam serão sempre cópias de outras bandas!
|
jose mauricio Veterano |
# out/08
· votar
copias são copias e sinceramente não vejo muita graça em tocar cover ficar o resto da vida atras de outrso kras isso e foda...
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
A não valorização, no sentido de criar nome, vender CDs e se tornar popular, eu creio que tem mais relação com o objetivo da banda do que com o fato de tocar covers ou não.
Nunca vi ninguém tentar montar uma banda cover com esse propósito, de fazer uma interpretação própria das músicas de outros artistas e criar uma marca com isso, vender CDs e etc. Inclusive investindo em marketing e com uma produção legal. Não sei se pode dar certo, acho que fazendo a propaganda direito vende sim.
Mas acho que o motivo disso é bem simples, é muito mas barato você compor algo quase igual ao que outra banda já fez e dizer que é uma música sua, não pagando assim direitos autorais, do que regravar músicas existentes, assumir que está apenas interpretando e pagar tudo que deve aos autores.
E sobre as bandas que tem som próprio, tmb não são valorizadas, uma parcela muito pequena é que consegue sucesso. Nessa parcela existem bandas que fazem sucesso sem motivo algum, com um monte de música fraca e músicos meia boca que não conseguem tocar as próprias músicas.
Entre fazer um novo Legião Urbana com influências do Capital Inicial e uma banda cover de Deep Purple, eu não tenho nem dúvidas do que eu prefiro. Se é pra fazer igual, pelo menos assumo que estou copiando.
Antes que alguém pergunte que banda cover que paga direito autoral para alguém, lembre que estou falando da hipótese de se fazer uma banda cover com intuito de ser valorizada. E por valorizada entendo, nesse tópico, que seja uma banda popular: com músicas em rádio, CDs vendendo, etc...
|
fernando tecladista Veterano |
# out/08
· votar
estava eu e um amigo meu da vida real filosofando hoje sobre esse assunto
se for levar ao extremo esse pensamento xiita de que música ao vivo tem que ser do proprio cara, vai se enterrar a obra do compositor junto com ele
se não fosse os covers, tributos, releituras, interpretes... eu hoje não saberia o que é Noel Rosa, no maximo teria ouvido uma remasterizada de um 78 rotações (mas também tem ai os xiitas do vinil que não deixariam remasterizar) carlos gomes chiquinha gonzaga e villa-lobos... então seriam lenda, já que hoje não se pode tocar músicas dos outros
nunca teria mais ouvido aguas de março, chega de saudade, garota de ipanema, já que o tom jobim morreu em 1994 e sem mais ninguem regravando sa músicas a obra cai no esquecimento, no maximo um cds e um vinil bolorento aqui na prateleira de casa
nesse pensamento xiita só teria gravações de voz e violão, piano e voz, a capella, já que outros músicos se negariam a tocar a música de um outro cara, se ele quer gravar, então que ele grave sozinho, ringostar só tocaria bateria nas musicas dele, nas do lennon e paul eles que gravem
e felizes os DJs que podem tocar as "obras originais" sem ser apredejados
--------------------------
eu valorizo a obra se é o zé ou o migué que canta, e os dois fazem direito.... grande bosta se o compositor é outro eu que não vou ficar aclamando um arquivo original de MP3 aqui em casa enquanto posso ir no boteco e ouvir a música com o mesmo punch que só se tem ao vivo, independendo de quem for também já cansei de ouvir o proprio compositor fazendo merda na música dele, então tem cover por ai que toca mais redondo que o original ao vivo
pra resumir faço "um cover" dessa parte de um post Ou é gente que só toca no quarto e não faz a menor idéia do que é trabalhar com música - e repete a frase que faz com que ele se 'sinta mais autoral' (e a falta de capacidade de tirar um solo de outro músico passa a ter uma desculpa plausível, já que 'eu não toco cover') ou então é frustrado por nunca ter conseguido ganhar dinheiro de maneira consistente com música e se prendeu a vida toda nesse clichê tosco.
|
Prof. Grosélio Veterano |
# out/08
· votar
erico.ascencao Sofro de profunda revolta sobre este tema. Tenho uma banda que faz covers de Rock'n Roll em geral, e é muito foda ganhar espaço.
Banda cover tem que ser de alguma que já não existe. Tipo "Mamonas assasinas" entre outras, e tem encontrar o público alvo. Mas se voce faz cover, com certeza pode fazer alguma coisa sua mesmo, apartir daí voce pode criar sua própria personalidade músical, e se tiver sorte ganhar dinheiro. Digo sorte porque no Brasil, ser bom não serve, tem que ter sorte ou falta de sorte, sei lá. Um abraço
|
Kirk_Hammett Veterano |
# out/08
· votar
Dependendo do que é, são bem poucos. Aliás, muitas vezes nem os autores conseguem reproduzir a própria obra.
hauhuah tipo DragonForce, deve ser melhor ir no show cover do que no deles
|
AbayomiF Veterano |
# out/08
· votar
por ser cover, ninguem quer ser imitado! se quer ter uma banda, monte uma sua e não uma cópia. Mas tem gente que curte!!!
|
Will Bejar Veterano |
# abr/09
· votar
UPANDO!!!
shoyoninja Nunca vi ninguém tentar montar uma banda cover com esse propósito, de fazer uma interpretação própria das músicas de outros artistas e criar uma marca com isso, vender CDs e etc. Inclusive investindo em marketing e com uma produção legal. Não sei se pode dar certo, acho que fazendo a propaganda direito vende sim. Emerson Nogueira!!!
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# abr/09
· votar
Pq nao merecem reconhecimento, ueh. Dou mto mais valor pra quem tem coragem de criar suas proprias musicas e dá a cara a bater. Jah estou de saco cheio de bandas cover que "habitam" os bares aki de ctba. Ficam de banda fixa jah por anos, tocando as mesmas coisas, praticamente sem musicas proprias. Quem faz musica propria q merece espaço e reconhecimento! Eu sou a favor de tocar cover pra poder fazer show e dai tocar proprias tb, que é o q faço em minha banda. Ai conforme ganha espaço na cena local, vai tocando mais proprias e menos covers.
|
Will Bejar Veterano |
# abr/09
· votar
Motoboy From Hell-SDMF Podes crer!!! Eu toquei (na verdade ainda toco) com uma banda de pop/rock e cara....a galera do bar que a gente tocava já manjava até as piadinhas, chamadinhas de músicas e praticamente todo o repertório!!! Isso é sacal!!! Enquanto isso, eu tenho umas 600 músicas lá na minha gaveta num caderno que eu acho que dava pra brincar, ou pelo menos me satisfazer pessoalmente!!! Aqui em Sampa é canibalismo total...nem com banda cover tá fácil...tocar música própria é praticamente impossível, já que não há muitos lugares pra fazer isso (se alguém souber, me avisa que eu vou lá correndo!!! rs) e tocar cover, tem cara que toca por cerveja...é foda...
Mas por outro lado, não posso reclamar tanto, já que paguei praticamente toda a minha faculdade tocando cover em botecos... :)
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# abr/09
· votar
Will Bejar
a galera do bar que a gente tocava já manjava até as piadinhas, chamadinhas de músicas e praticamente todo o repertório!!
bah cara, MTO isso. Tem banda num bar aqui(crossroads), que o batera faz as mesmas piadinhas SEMPRE, mas AS MESMAS MESMO. chega a ser irritante, pq ele faz isso há anos. O negocio do reconhecimento eh assim. Reconheço eles como talentos individuais em seus instrumentos, pois sao bons!! Agora, como banda? Jamais!
Eh tenso mesmo. Todo show de rock vai ter akele pessoal gritando "AC/DCCCCCC AC/DCCCCC. tipo..soh querem saber de cover. vc toca tua propria..eles: Legal...AC/DCCCCCC. putz, eh irritante. Cada vez menos há espaço para bandas de musica propria, por isso reconhecimento para eles deve ser maior, jah que sao corajosos por ter bolas de tentar. Melhor velho tocando com os amigos velhos pançudos numa garagem daki ha 40 anos, do que num bar tocando covers que 5 bebados na frente do palco ficarem pedindo.
|
Will Bejar Veterano |
# abr/09
· votar
Melhor velho tocando com os amigos velhos pançudos numa garagem daki ha 40 anos, do que num bar tocando covers que 5 bebados na frente do palco ficarem pedindo. Tô contigo!!! E esses caras que pedem nem sabem mais onde estão!!!
Eu penso assim, quando tô pra tocar cover, toco com prazer...o prazer de tocar e na maioria das músicas até curto mesmo o som!!! Mas fica só nisso só te leva a deixar sua guitarra manchada e fedorenta...hehehehe...dá um troco??? Dá sim!!! Mas eu acho muito mais massa pegar e reler aquelas músicas que eu escrevi durante os dois anos que eu tava desempregado, tocando cover pra pagar aluguel e faculdade, minha ex-mulher sustentando o resto enquanto eu tava em conflito pessoal já que não encontrava mais motivo pra manter o meu casamento...são os meus sentimentos, a minha raiva e imcompreensão, a minha angústia e incerteza e tristeza...acho que sua frase reflete tudo!!!
Melhor velho tocando com os amigos velhos pançudos numa garagem daki ha 40 anos, do que num bar tocando covers que 5 bebados na frente do palco ficarem pedindo.
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# abr/09
· votar
Wil Bejar
são os meus sentimentos, a minha raiva e imcompreensão, a minha angústia e incerteza e tristeza.
Cara, eu e os pias da banda ja conversamos sobre isso. Qndo tocamos um cover, sei lah, tipo while my guitar gently weeps, bah, a gnt pira, entra nakele transe, eh um tzao sim. Mas acaba..e ai "massa, tzao! uhuuu" e fica nisso. Agora, qndo tocamos uma musica nossa, que a gnt se esforçou, botou todo nosso sentimento na letra e na musica, a gnt brigou pra fazer ela, brigou fazendo ela, botou o sangue ali. Ae qndo a gnt toca ela "pronta", nossa, eh uma satisfaçao mil vezes maior do q tocar qqer cover com perfeiçao. Vc sabe que akilo é um pedaço da tua alma e de cada integrante da banda.
\O/
|
Will Bejar Veterano |
# abr/09
· votar
Motoboy From Hell-SDMF Então, eu nunca achei ninguém que tivesse esse interesse...o meu voltou à pele quando chegou um email hoje sobre um festival lá em BH...e um site www.quemtocacovertafora.com.br ...aí comecei a buscar aqui no fórum...e me voltou esse sentimento de que eu devo tirar o meu velho caderno debaixo da pilha de Guitar Players e voltar a ler as músicas que eu compus a não sei quanto tempo atrás. Eu lembro de cada uma...há alguns meses atrás um batera camarada meu tava nesse pique...falei com ele agorinha e já estamos nos mexendo sobre esse assunto. Tomara que dê certo dessa vez!!!
|
Hansen Veterano |
# abr/09
· votar
Quer tocar clássicos e ao mesmo tempo ter seu reconhecimento? toque blues ou Jazz.
Cada música não é um cover, é um arranjo que vc pode fazer. Não precisa ser nem no tom que a música foi feita.
Blues é tudo de bom, vc exercita a criatividade pra caramba, e cada vez a música sai mais rica.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/09
· votar
Hansen Só que, para isso tem que ter categoria............ Abç
|
old steel Veterano |
# abr/09 · Editado por: old steel
· votar
Caros sou obrigado a discordar de muitas das opiniões aqui manifestadas.Nunca foi tão facil fazer e divulgar trabalhos próprios como nos dias de hoje.Estudios caseiros,internet,etc... Cover como já citado por outros é cópia,portanto quem acha que seu talento está sendo subestimado,existem inúmeras possibilidades de divulgação do seu trabalho.Falo de cadeira de quem tocou muiro rock na noite e digo,com cover não se chega a lugar nenhum.Para mim sempre foi uma curtição,pois nunca dependi de musica para sobreviver.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/09
· votar
old steel Concordo inteiramente com você. E acrescento: Se quiser fazer algo autoral "em cima" do que outros já fizeram, faça versões, rearranje, etc. Abç
|
MauricioBahia Moderador |
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
[modoPiadaInfameOn] Eu tô pensando em montar um banda "cover do cover" de Emerson Nogueira ou Dani Carlos. Os "Co-Covers"! Será que faz sucesso hein? [/modoPiadaInfameOff] Terrível...
|