Gênero, um limitador necessário?

Autor Mensagem
Rmiguez
Veterano
# set/08


Galera... gostaria de ouvia a opinião de vocês quanto ao gênero.

Eu particularmente entendo que: se eu digo "minha banda é de pop rock" , por exemplo, (além de não dizer muita coisa) acaba limitando as composições.. e não permitindo que se experimente / misture outros estilos no trabalho, afim de enriquecer!

Esse foi um dos motivos do fim das minhas bandas... não conseguimos definir qual gênero musical iriamos tocar.

Será que é assim tão ruim uma banda que mistura gêneros? Ou não tem um gênero específico?

Óbvio que eu tenho o bom senso de que uma banda de rock não vai tocar pagode ou forró... Mas será que por exemplo, eu preciso dizer que minha banda de rock é Nu Metal ou Indie Rock? Sei lá.. eu acho isso uma baita besteira.

Tenho diversas músicas e cada uma delas eu penso de uma maneira.. umas mais pesadas, outras light.. algumas até com uma levada mais reggae ou MPB... Simplesmente não sei definir o "todo", dar uma roupagem específica pro trabalho.. e queria não precisar definir!

Abs

Diino
Veterano
# set/08
· votar


rotulos sao necessarios e sempre irao existir.
a tebdencia é ramificar cada vez mais, a ponto de cada banda ter um genero diferente.
:S

Brown
Veterano
# set/08
· votar


Rmiguez
Cara, isso depende.

Por exemplo, se você tem banda cover, acho legal variar bastante o repertório, pois aí você pode tocar em mais lugares, logo, ganha mais dinheiro.

Se vocês forem seguir na estrada compondo músicas próprias, para tentar uma carreira mais séria, acho que vocês precisam criar seu próprio estilo. Lógico que haverão influências e referências musicais de cada um, mas compor é isso, criar seu próprio estilo.
Mas se vocês forem viver disso não tem como ignorar o mercado.
No Brasil, rock mais pesado não pega, é difícil. Vocês teriam que tocar o que o povo gosta de ouvir. É meio complicado isso.

Blackus
Veterano
# set/08
· votar


rotulos sao necessarios
pra organizar os cds em prateleiras nas lojas.

Blackus
Veterano
# set/08
· votar


É só olhar pras bandas clássicas pra tu ver ninguém precisa de rótulo nenhum, pega o Queen por exemplo, eles faziam música influenciada por ópera, música de cabaret, rock and roll, vaudeville, blues, inventavam um monte de coisa, mas tinham personalidade. Mesmo em músicas tão variadas, ainda existia uma ligação, que pode ser os coros do Freddie, as guitarras dobradas do May etc.. O mesmo acontece com o Led Zeppelin, The Who, Jeff Beck...

Penta_Blues
Moderador
# set/08
· votar


Boa tarde!!!

Rmiguez
Discordo do nosso camarada Diino.
Rótulos são desnecessário simplesmente porque a música está no seu conteúdo e não no nome que inventam para vende-la.
Outro motivo é que a música não se expressa apenas por palavras e quem as faz geralmente mistura uma série de "gêneros" que acabam descaracterizando uma possível definição dada.
Defina seu estilo e sua banda com apenas um nome:
Música
Valeu!!!

Bog
Veterano
# set/08 · Editado por: Bog
· votar


Diino
rotulos sao necessarios
pra organizar os cds em prateleiras nas lojas.(2)


Rmiguez

Eu faço músicas de estilos diversos, que no final acabo sendo meio inclassificável. Não tenho a menor vontade de me restringir, mas existem pessoas que acham que essa coisa de "definir um estilo" é suuuuper necessária. Já me falaram que eu "atiro para todo lado", e que devia escolher só um estilo - o que eu acho uma enorme bobeira.

Claro que você no fim acaba pendendo mais para um ou outro lado, mas não vejo muito motivo para ficar se restringindo, a não ser por razões puramente comerciais. Imagina se de repente o Iron Maiden resolve fazer um disco só com sanfona e pandeiro furado, hehehe...

Dogs2
Veterano
# set/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Cada um é cada um, se alguém quiser seguir algum estilo azar o dele. Eu particularmente tenho minha forma única de trabalhar com o som, mas quem não quiser o que eu posso fazer, forçar com uma metralhadora? Música é arte... Outra coisa, todo mundo hoje em dia diz "meu som é inclassificável" e quando vai ver é uma mistura mal feita de uma ou duas bandas ou estilos. Querendo ou não gêneros musicais existem e nós temos que saber trabalhar com eles pra desenvolvermos nossa própria personalidade musical QUE NÃO É ALHEIA a nenhum estilo, nunca será.

Bog
Veterano
# set/08 · Editado por: Bog
· votar


Dogs2

Er... mas o meu som É um pouco inclassificável. =P Eu chamo de "pop rock", por generalidade. Isso não quer dizer que é bom ou ruim. Se você conhece muitos gêneros e afins, até te peço para me ajudar, já que eu tenho algumas músicas classificáveis, mas não tenho um gênero definido para a minha 'banda':

www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

PS - Se você começar ouvindo por Lanternas Flutuantes ou Pregos, provavelmente não vai ver muito "Pop Rock", enquanto outras são obviamente classificáveis como tal.

PPS - Já compararam a gente com Pato Fu, pelo timbre da voz, mas quem conhece um pouco esta banda sabe que eles não têm nada parecido com a maior parte das coisas que eu faço.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Pessoal

Obrigado, concordo com a maioria de vcs!

Bog

Cara.. não é o que você ta pensando... do tipo: "ahhh sou sinistrão faço um som completamente original"

Óbvio que o som é carregado de influências... O que digo é.. como quero usar diversas influências nas diferentes músicas... acaba que não tenho como pegar o trabalho como um todo e dizer: "blz, meu cd é de pop reggae" ou "manero, tenho um álbum de rock".

Entendeu?

Cada música penso de uma maneira... as vezes se vc ouve só uma pensa: "bacana, esse cara faz um rock"... mas aí vc ouve outra e diz: "ih.. que nada esse cara curte mesmo é MPB"

Enfim... valeu mesmo assim...

Diino
Veterano
# set/08
· votar


acha justo uma banda que toca emo ser classificada como hardcore?

no caso de vcs que ja curtem um som que nao existe mta critica, ai sim tanto faz, é musica de todo o jeito.
mas para os canceres musicais creio que haja uma necessidade de por "cada um no seu quadrado", separar o joio do trigo etc etc...

Dogs2
Veterano
# set/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Bog
Tô ouvindo aqui as suas músicas, tem MUITA influência de MUITA coisa (desde pop rock, eletrônica, samba, até batidas que lembram Nação Zumbi), e isso é muito legal. No fundo é um emaranhado de estilos que mostram muito do seu ecletismo pra ouvir música, antes do que pra compor. Digo isso porque o problema de se atirar pra todos os lados é não ser bom em nenhum lado assim como vc não domina o samba embora tenha se atirado nele. Mas no pop rock suas músicas tão muito acima da média, tá ótimo. Isso de fazer um trabalho variado pode ser um defeito ou uma qualidade, depende do ponto de vista... e não concordo quando falam de atirar pra todo lado, porque é o um jeito que tem de se tratar o seu trabalho artístico, cada música com uma concepção própria. Eu também tenho essa "característica" heheheh, e busco sempre um estilo próprio e coeso, que apesar de transitar entre vários gêneros tem um toque da minha personalidade que caracteriza a obra-total.

Dogs2
Veterano
# set/08
· votar


up!

Psychfolker
Veterano
# set/08 · Editado por: Psychfolker
· votar


Eu adoro subgêneros. Com eles você sabe mais detalhadamente o que tal banda toca.
Quando alguém mistura gêneros, já há um rótulo para isso. O que eu acho legal.

Exemplos:
Drone-Folk
Psychfolk
Electroacoustic
Folk Punk
Neoclassical
Martial Industrial
Electronic Dub
Techno Trance
Ambient Jungle
Drum 'n Noise
Technoid

Psychfolker
Veterano
# set/08
· votar


Diino
acha justo uma banda que toca emo ser classificada como hardcore?

SIM! Pois emo = emotional hardcore.

Rafael do Baixo
Veterano
# set/08
· votar


Psychfolker

SIM! Pois emo = emotional hardcore.


Errou aí cara,emo não é emotional hardcore,e sim o emocore que é emotional hardcore.

nicida
Veterano
# set/08
· votar


cara, você bagunçou tudo!

os gêneros vêm para classificar e dar uma nomenclatura para o tipo de som que determinada banda faz, e não a banda que segue os moldes definidos pelo genero...

faça o som que você quiser, e deixe para os outros a tarefa de classificá-lo!

Rafael do Baixo
Veterano
# set/08
· votar


Eu não gosto de trabalhar sob um rótulo,pois acho que isso me cria sérias limitações na hora de tocar e compor o que eu quero e gosto,pra minha banda principal (que está parada) eu componho e toco de tudo como jazz,metal,progressivo,erudito,música eletrônica,música tradicional árabe e japonesa,pop,funk,disco,soul,rock,blues,samba,forró entre outros estilos,misturados uns aos outros ou não.

Porém acho que em alguns casos é necessário usar rótulos (pra colocar o disco em uma loja ou pra vender um show por exemplo),pois isso ajuda na organização das coisas,mas sou contra esses trilhões de sub-gêneros que criam e colocam em bandas.

Prefiro apenas usar o rótulo "mãe" pra nomear alguns estilos,rótulos tipo metal,rock,eletrônico,ao invés de death/math/melodico/technical/black/white metal,hard/tech/psy trance,folk/classic/hard rock,isso eu acho desnecessário.

erico.ascencao
Veterano
# set/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


É claro que gênero é um fator limitador necessário. Se não fosse, seríamos todos bissexuais...

Psychfolker
Veterano
# set/08
· votar


Errou aí cara,emo não é emotional hardcore,e sim o emocore que é emotional hardcore.

Emo = Abreviatura de emocore = Emotional hardcore

Rafael do Baixo
Veterano
# set/08
· votar


Psychfolker

Emo = Abreviatura de emocore= Emotional hardcore

Nem toda banda emo toca emocore cara.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


nicida

Se esse "cara" foi pra mim... e acho que sim.. rs

concordo... mas aí que tá.. nego sempre pergunta: mas e aí, qual estilo vc toca?

Dai o que dizer? "Ouve e define você"?

E até mesmo as banda pra "so organizarem" querem saber qual é a linha que vão tocar...

esse lance de gênero é mais complicado do que fazer qualquer coisa e deixar pros outros definirem depois... O fim de minhas bandas foi (também) pq não conseguimos chegar a um consenso de qual estilo / genero seguir!

Abs

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Galera do emo

Povo.. não é uma questão de discutir qual é ou qual não é tal estilo... se merece ou não merece se encaixar...

É mais uma questão de: será que o gênero não amarra um pouco o que se pretende na música...

Nas minhas composições eu já me peguei 'eliminando' idéias que poderiam enriquecer porque fugiam do estilo que a banda pretendia tocar...

Bog
Veterano
# set/08
· votar


Rmiguez

Er... eu acho que você não entendeu o meu post.

Eu mesmo disse que não se restringir a um gênero determinado não é uma coisa boa ou ruim. Sei também que a gente sempre tem influências (em muitos casos, inconscientes).

E, mais importante, sou exatamente igual a você na hora de compor: cada música é uma música, e embora seja possível classificar uma ou outra, não acho que dá para dizer algo do tipo "ó, o Bog toca pós-emo-punk-hardcore".

nicida
faça o som que você quiser, e deixe para os outros a tarefa de classificá-lo!

Pois é, assim é como as coisas deveriam ser, mas acho que muita gente mais eclética aqui já deve ter ouvido algo como "você precisa definir melhor o seu estilo".

Dogs2
Veterano
# set/08
· votar


Bog
nem leu meu post né fiderapariga :D

Machine Gun Man
Veterano
# set/08
· votar


É legal pra "localizar" algo. Mas não deve ser considerado regra. =)

Bog
Veterano
# set/08 · Editado por: Bog
· votar


Dogs2
tem MUITA influência de MUITA coisa

Mas eu não disse que não tinha influência. Tanto que no site do Palco MP3, colocamos montes de influências. O que eu disse é que a banda não é classificável dentro de um gênero, um rótulo desses que a gente vê. Não é uma banda "emo", "power pop" ou "samba-rock". Muitas das músicas também não se encaixam num rótulo desses, apesar das influências existirem - e às vezes serem explícitas (eu faço citações em algumas músicas).

E para ver como podemos enxergar pêlo em ovo às vezes, eu não gosto de música eletrônica, e não conheço Nação Zumbi.

No fundo é um emaranhado de estilos que mostram muito do seu ecletismo pra ouvir música, antes do que pra compor.

Pois é, mas eu pelo menos prefiro pensar que é bem diferente de uma mistura mal feita de uma ou duas bandas ou estilos, como você disse anteriormente.

o problema de se atirar pra todos os lados é não ser bom em nenhum lado assim como vc não domina o samba embora tenha se atirado nele.

Mas este é o ponto. Eu não me lembro de ter dito que queria fazer um samba. Por mais que a influência exista, o que eu queria era fazer aquelas músicas, não "um samba". Por isso discordo dessa idéia de que a banda precisa tocar músicas de um gênero específico, se especializar neste ou naquele estilo. Claro, se o desejo da banda *É* tocar "metal melódico" ou "samba de raíz", ótimo, que assim o faça. Mas uma banda que resolve simplesmente tocar o que dá na telha não pode ser automaticamente criticada por "atirar para todo lado". Vão dizer: "olha, é um samba mal-feito", mas até onde eu me lembro, não tem em lugar nenhum escrito que é para ser um samba.

busco sempre um estilo próprio e coeso, que apesar de transitar entre vários gêneros tem um toque da minha personalidade que caracteriza a obra-total.

Eu nem isso busco. Acho que a única coisa que busco é a diversão.

Rmiguez

Pode parecer que estou falando só de "mim", mas estou tentando defender aqui a idéia de que uma banda pode sim fazer músicas variadas e sem seguir um estilo muito definido.

O maior problema é o público e a crítica, que sempre esperam algo específico de uma banda. Existem casos bem conhecidos. Por exemplo, sempre esperavam que os Mutantes tivessem músicas com brincadeirinhas, piadinhas, e misturebas. Mesmo isso acaba se tornando uma expectativa, e quando eles resolveram fazer rock progressivo sisudo, muita gente torceu o nariz. Os Los Hermanos também, mudaram completamente de estilo depois do primeiro disco, e a gravadora ficou doida da vida, já que esperava outra Anna Júlia. Por isso que eu digo... imagina o Iron Maiden indo na TV dizendo: "a partir de agora, vamos tocar somente com sanfona e pandeiro", hahaha. Do ponto de vista da banda, isso pode parecer ótimo. Do ponto de vista do mercado, é suicídio comercial. Do ponto de vista dos fãs, é algo que poderia levar a um homicídio, hohoho.

Dogs2
Veterano
# set/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Bog
Mas eu não disse que não tinha influência.

E eu não disse que vc disse. O.o

E para ver como podemos enxergar pêlo em ovo às vezes, eu não gosto de música eletrônica, e não conheço Nação Zumbi.

Isso não significa que vc não faz um som que demonstre traços de música eletrônica e Nação Zumbi. Influenciado vc pode não ser (e se eu disse isso volto atrás pra me corrigir), mas o seu som TEM a ver quando se ouve cruamente... um dia desses fiz uma música e me falaram que é parecido com Mombonjó, uma banda que eu nunca tinha ouvido até então, e realmente tinha a ver. Tem muita gente que faz certo estilo que nunca nem deve ter ouvido de terceiros, é normal isso, faz parte da música (ainda mais com esses artistas de Fruity Loops de hoje em dia). É como dois caminhos diferentes que acabaram dando no mesmo destino. No entanto nada é 100% igual a nada
Pra pegar o exemplo contrário, Sonic Youth diz ter como influência fortíssima o John Cage no entanto quando se ouve cruamente o som da banda é difícil de notar algo. O Pink Floyd diz ter Stockhausen como influência! O.o

Mas este é o ponto. Eu não me lembro de ter dito que queria fazer um samba. Por mais que a influência exista, o que eu queria era fazer aquelas músicas, não "um samba".

Vendo por esse lado faz sentido, contanto que vc tenha conseguido se expressar 100% com a música que fez.

Claro, se o desejo da banda *É* tocar "metal melódico" ou "samba de raíz", ótimo, que assim o faça. Mas uma banda que resolve simplesmente tocar o que dá na telha não pode ser automaticamente criticada por "atirar para todo lado". Vão dizer: "olha, é um samba mal-feito", mas até onde eu me lembro, não tem em lugar nenhum escrito que é para ser um samba.

Poder pode, mas eu discordo também assim como falei antes.
E cada estilo tem suas "regrinhas", umas criadas pelo senso-comum e outras percebidas pelos camaradas acadêmicos (existem progressões de samba, células rítmicas de samba que caracterizam o estilo), o que não significa que PRECISA ser seguido, mas digamos que quanto mais aprofundado seu conhecimento é, mais domínio vc tem e por isso melhor consegue fazer qualquer coisa com lucidez, inclusive fugir do padrão. O que tem de muleque falando que faz um som "absolutamente livre de padrões" e só faz música tonal, rotulável e 4/4 não tá no gibi. Eu tô fugindo um pouco do assunto mas "vale salientar" haiahiua

Eu nem isso busco. Acho que a única coisa que busco é a diversão.

Qualquer coisa que eu faço na música me diverte, nem preciso buscar :D

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Bog

é.... vc tem razão...

o problema é que esse tópico ta com tanta informação que me confundi mais ainda.. ahuahuahuahu

mas vlw cara... que bom saber que não sou o único que pensa em cada músicas 'individualmente'.

Abs

Dogs2
Veterano
# set/08
· votar


Bog
Pois é, mas eu pelo menos prefiro pensar que é bem diferente de uma mistura mal feita de uma ou duas bandas ou estilos, como você disse anteriormente.

Só pra esclarecer, eu não tava falando de vc ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gênero, um limitador necessário?