Marchas Militares e Revolucionárias.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# ago/08


A música sempre desempenhou um papel importante na guerra, fosse os tambores que davam ritmo às tropas, fosse a música de propaganda pra atrair soldados para as frentes de batalha. Esse papel foi ainda mais visível no século XX, onde ouve proliferação de marchas, cada corrente política revolucionária tinha seu próprio som, pra animar as tropas ou propagandear a causa.
Se estiver com preguiça comece a ler daqui
Sem mais delongas, quais marchas vocês conhecem?

As que eu lembro agora são:

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/08
· votar


Facceta Nera - Hino Fascista Italiano


A Las Barricadas - Hino da CNT(Anarquistas - Guerra Civil Espanhola)


Cara Al Sol - Hino da Falange(Fascitas - Guerra Civil Espanhola)


L'internationale - Hino Socialista traduzido e gravado em várias línguas, usado por diversos movimentos diferentes.



james_the_bronson
Veterano
# ago/08
· votar


Sem mais delongas, quais marchas vocês conhecem?

Marcha Soldado

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode acode acode
A bandeira nacional

Espero ter ajudado :] ...

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Eu conheço mesmo só a "Blood on the Risers", que é a marcha dos paraquedistas americanos na segunda guerra mundial. Ela aparece na serie da HBO chamada "Band Of Brothers", e é muito legal!

Aki tem a letra!

Esse é um assunto muito legal...

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/08
· votar


BaNdAiD
Não conhecia essa, achei no Youtube agora.


Devil Boy
Veterano
# ago/08
· votar


Horst Wessel Lied - Hino oficial do Partido Nazista.

Wenn alle untreu werden - Hino da Schutzstaffel(tropa de choque nazista).

Sieg Heil Viktoria - Marcha da Waffen-SS(tropa de elite do exército alemão na II Guerra).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Delenda est fascismus!
Esses hinos evocam o que de pior e espécie humana já fez.
É bom conhecer o mal para poder combatê-lo.
Abç

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Black Fire

Esse assunto é bastante fascinante, pois nos remete à própria História da Humanidade, à luta de classes e à luta do proletariado por melhores condições de trabalho e pelo reconhecimento de seus direitos trabalhistas!

São graças a esses movimentos e revoluções que os países do 1º mundo, por exemplo, chegaram onde estão hoje. Eles já passaram por guerras civis, levantes armados e principalmente por movimentos organizados pelo próprio POVO. Não é à toa que esses países estão onde estão hoje...

Nós também já tivemos vários movimentos e revoluções (principalmente no Período Regencial). Porém, os mais conhecidos e lembrados acho que são a Revolução Constitucionalista de 1.932 e a Inconfidência Mineira, não é isso?

Muitas pessoas se esquecem que hoje vivemos num estado democrático de direito, com liberdade de expressão, etc devido, em parte, a esses movimentos, onde muito sangue foi derramado e muitas pessoas morreram em prol de uma causa, daquilo que acreditavam...

Gostei muito do L'internationale. É muito legal. A marcha dos paraquedistas americanos é muito massa, hein!

Devil Boy
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esses hinos evocam o que de pior e espécie humana já fez.
É bom conhecer o mal para poder combatê-lo.


É verdade. Mas infelizmente não são só os hinos nazistas que evocam o genocídio e o totalitarismo.

Se é para falar em hinos, basta dizer que os maiores genocidas da história cantavam e batiam continência para o L'internationale.

Hitler foi fichinha perto de "gente graúda" como Lênin, Stálin e Mao Tsé-Tung, todos socialistas-marxistas de carteirinha. Só na União Soviética, morreram quase tantas pessoas em campos de trabalho forçado quanto em toda a II Guerra Mundial. Na China, mais do que isso. Faça as contas e verá que Hitler foi peixe pequeno perto dos vermelhões.

No Camboja, os "socialistas científicos" do Khmer vermelho também fizeram a festa: devastaram sua própria população em nome do bem social(não deixa de ser um contra-senso). Na Coréia do Norte, milhões morreram e continuam morrendo até hoje em nome da "causa".

Che Guevara, apesar de "só" ter matado algumas centenas, foi outro socialista tão cruel quanto os mencionados: era conhecido por ele mesmo fuzilar paredões inteiros de prisioneiros que não tinham direito sequer a julgamento. Apesar de ter morrido jovem, seu exemplo ainda serve de inspiração prática para muitos de nossos "revolucionários"... notadamente, os terroristas das Farc.

É preciso conhecer o mal para poder combatê-lo. Nunca estaremos seguros enquanto houver quem ache que vermes como esses são dignos de admiração apenas por ostentar uma bandeira ingênua de esquerda, bem como enquanto houver quem ache que o nazismo foi um caso único de demência e barbárie.

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Duplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Tirando o Khmer Vermelho (cêrca de 1 milhão de vítimas), nenhuma das políticas das ditaduras de Stalin e Mao ou de qualquer outra nação onde o socialismo estatal autoritário tenha se instalado, tinham por objetivo precípuo, documentado e justificado ideologicamente, a eliminação sistemática de parcelas específicas da população, inclusive de áreas conquistadas, baseadas em um conceito ideológico-biológico (a noção de que certas "raças" eram "per-se" inferiores à outras e por isso deveríam ser eliminadas ou escravizadas). Nas ditaduras acima citadas, a barbárie foi consequencia de políticas econômico-sociais equivocadas ou da ação dos mecanismos de "defesa" do Estado Autoritário. Portanto há aqui uma diferença qualitativa, o Estado Nazista tinha por OBJETIVO matar em massa (e o fez com eficiência), a diferença é sensível.
De fato o nazismo não foi o único caso de "demência e barbárie", mas foi o único caso em que essas duas coisas se juntaram, por isso é a ideologia mais anti-humana que existe.
Abçs

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy

"no canto direito, Devil Boy!!"

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Ouçam o bertola, afinal ele é prof universitário de história.

Mauricio Luiz Bertola

Mestre, correndo o risco de desvirtuar, coloco uma questão:
- Sempre que analizamos o nazismo, priorizamos a visão de "demência e barbárie". Porém, pra mim essa visão é muito limitada e se torna um impecílio para o entendimento da questão.
Resumindo: O nazismo não teria sido muito mais uma política voltada a levar a Alemanha ao auge do poder mundial, do que somente uma politica de purificação racial?

Nessa perspectiva, podemos fazer uma analogia com as políticas americanas e soviéticas durante a guerra fria, buscando influenciar diversos países para obter a hegemonia mundial?

Devil Boy

Amigo, bom mesmo foi o apoio americano ao golpe militar no Brasil, já que esse não fez nenhuma vítima, né? Pense nisso...

Atum Bluesman
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Todas as Ditaduras da América latina foram de Direita, e veja quantas pessoas morreram.

Independente do lado (Direita ou Esquerda), qualquer política que se mostre extremista deve ser vista mal vista.

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
nenhuma das políticas das ditaduras de Stalin e Mao ou de qualquer outra nação onde o socialismo estatal autoritário tenha se instalado, tinham por objetivo precípuo, documentado e justificado ideologicamente

E os gulags foram o quê, senão campos de concentração para degredados e dissidentes/adversários políticos do regime socialista? Milhões de pessoas que discordavam ou simplesmente não se encaixavam na agenda ideológica do "Partidão" eram mandadas para realizar trabalhos forçados debaixo do inverno mortal da Sibéria. Morriam de frio ou morriam de fome. Essa era uma das muitas tentativas do governo de "reeducar" os dissidentes e criminosos para a vida em sociedade(lembrando só que na URSS, até chegar atrasado no trabalho era crime).

E os que sobreviviam ao trabalho escravo dos gulags e ainda assim precisavam de "reeducação socialista", eram levados para a execução sumária. Simples.

Será mesmo que essa matança foi apenas uma "política econômica equivocada" e não um ato deliberado e intencional? Realmente, deve ter sido muito inocência da parte dos dirigentes soviéticos achar que escravidão, frio, fome e violência não provocariam uma matança daquele porte... Que ingênuos!

O mesmo vale para o Socialismo Chinês. Quase tudo que se falou aqui se aplica à Revolução Cultural promovida por Mao e cia. Mas com um agravante: os chineses tentaram(e tentam) sim aniquilar outro povo de forma explícita, tendo em vista expandir sua ideologia. Os tibetanos que o digam.

(a noção de que certas "raças" eram "per-se" inferiores à outras e por isso deveríam ser eliminadas ou escravizadas)

E o Socialismo "científico" se baseia na mesma noção. É só substituir "raça" por "classe" e não muda uma vírgula do discurso nocivo de ambas as ideologias... Não é à toa que a coisa lá na Alemanha se chamava Nacional-Socialismo: porque era um socialismo de nação e de raça, não de classe.

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


BaNdAiD
Ouçam o bertola, afinal ele é prof universitário de história.

Apelos à autoridade valem em um debate desse tipo?

Nesse caso, jovens advogados com teses de pós-graduação sobre Economia e Relações Internacionais recém-aceitas na Ludwig Maximilliams Universität(Munique, Alemanha) também estariam capacitados a dar seus "pitacos" no assunto?

O nazismo não teria sido muito mais uma política voltada a levar a Alemanha ao auge do poder mundial, do que somente uma politica de purificação racial?

Não. A lógica econômica do Nazismo era a de saquear outros países justamente para realizar a purificação racial, tendo em vista implantar o Nacional-Socialismo a qualquer custo. Em outras palavras: somente através da guerra, poderiam expropriar a riqueza das raças inferiores e usá-la para transformar o mundo em um paraíso para os arianos, a raça superior.

Por essa razão, começaram tal projeto dentro da própria Alemanha, confiscando as propriedades e bens dos judeus, sempre com o objetivo da superioridade racial: para ajudar a financiar os gastos do governo nazista em seus planos de conquistar e eliminar o restante das raças inferiores.

"no canto direito, Devil Boy!!"

Amigo, bom mesmo foi o apoio americano ao golpe militar no Brasil, já que esse não fez nenhuma vítima, né? Pense nisso...

Não disse em momento nenhum que simpatizo com a política externa dos EUA ou com a ditadura militar que houve no Brasil. Muito pelo contrário: acho que ambos são exemplos da mais pura escrotice.

Mas acho estranho que você tenha se doído tanto por eu descer a lenha em pilantras do naipe de Mao, Stálin e Che Guevara. Você por acaso é militante do PC do B? ;)

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Atum Bluesman
Todas as Ditaduras da América latina foram de Direita, e veja quantas pessoas morreram.

O que você chama de "direita"? Para mim, ser de direita é ser contra a intervenção do Estado na Economia. Não acho que exista outra concepção válida de direita, já que os outros conceitos são cheios de falhas. Por esse critério, a única ditadura realmente de "direita" da AL teria sido a de Augusto Pinochét. Uma ditadura militar e conservadora não é necessariamente uma ditadura "de direita".

Mas concordo: todo tipo de autoritarismo e desrespeito à liberdade é abominável(inclusive os da direita). Por isso fiz questão de enfatizar o quanto esses "revolucionários comunistas" foram tão canalhas quanto os nazistas.

james_the_bronson
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
conservadora

Qual é essa definição de "conservadora"???

Por esse critério, a única ditadura realmente de "direita" da AL teria sido a de Augusto Pinochét.

Por quê???

Ah, e não dá para usar um critério mais simples? Perseguiram gente que eles mesmos apontavam como sendo de esquerda ou comunista, ou o que seja, logo não são de esquerda. Também estavam longe de serem moderados, e foram claramente extremistas, não lembro de já ter visto "extremo-centro". E mantiveram a propriedade privada dos meios de produção, mesmo com intervencionismo e bla bla bla...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Devil Boy


Na Coréia do Norte, milhões morreram e continuam morrendo até hoje em nome da "causa".

Que causa? Em prol do povo? Em prol da democracia? Em prol de dignidade? Em prol de melhores condições de trabalho? Por direito ao voto? Pela igualdade entre homens e mulheres? Por melhorias substanciais nas áreas da Educação, Saúde e Segurança Pública? Pela redução da maioridade penal? Por uma reforma do Código Penal, que é de 1.940 e tem penas ridículas? Por penas mais duras para crimes hediondos? Por uma lei específica e dura para a pedofilia?

Por causas tão nobres como essas? Não?

Vivemos atualmente numa sociedade de cidadãos hipócritas, acovardados e acomodados, que ainda verão a morte de muitos de seus pares até que tenham a coragem de ir para as ruas ou de pegar em armas como nossos antepassados fizeram para mudar alguma coisa...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Devil Boy
Nos "gulags" havia de tudo, até comunistas!
Mas as políticas de extermínio dos nazistas eram isso mesmo, explicitamente, extermínio sem contemplação, e era clara e documentada, desde "Main Kampf" (leia este livro, para mim é a melhor peça de propaganda anti-nazista já escrita!).
A sua argumentação visa a "colocar no mesmo saco" ideologias diferentes (e igualmente totalitárias), realidades sócio-econômicas e culturais distintas,( a esse respeito é bom ler os livros de Proudhom e Marx) com o explícito interesse de atacar a idéia de Socialismo (que é muito mais antiga e complexa que o stalinismo ou o maoísmo); se essa é a sua opção, ótimo, democracia é isso, e eu respeito o seu direito de exprimí-la (embora discorde dela).
BaNdAiD
Ouçam o Bertola, afinal ele é prof universitário de história.
Discordo. Isso não me transforma em "dono-da-verdade" ou autoridade do que quer que seja.
Tanto a política de "purificação racial" quanto o objetivo de dominação mundial são complementares e indissociáveis na ideologia nazista. Já a questão da Guerra-Fria é uma disputa entre sistemas econômico-sociais distintos (embora de certa forma eu concorde com a "visão" teórico-metodológica que vê o sistema soviético - e o chinês - como um Capitalismo de Estado, controlado por uma ditadura de uma "nomenklatura" partidária), por hegemonia.
Abçs
P.S: Recomendo a leitura atenta dos seguintes textos:
Felice, Renzo. "Explicar o Fascismo"
Reich, Wilhem. "A psicologia de massas do Fascismo"
Rosenbaum, Ron. "Para entender Hitler"
Fest, Joachim. "Hitler"
Volkogonov, Dmitri, Gen. "Stalin"
Bronstein, Lev "Trotsky". "Stalin"
__________________. "História da Revolução Russa"
Harendt, Hanna"As origens do Totalitarismo"
Chomsky, Noam. "Novas evelhas ordens mundiais"
Luckas, John. " O Duelo: Churchill X Hitler"
Teixeira da Silva, Francisco Carlos. " Dicionário crítico do pensamento de direita"
__________________________(org.) "O século sombrio"
Marx, Karl. "introdução à crítica da economia política"
Deutscher, Isaac. "A Revolução Inacabada"
Whee, Francis. "Como a picaretagem conquistou o mundo"

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nos "gulags" havia de tudo, até comunistas!

Comunistas que não eram comunistas o "suficiente", segundo quem os mandou para lá...

Tem um livro que fala especificamente de como os campos funcionavam: Gulag, de Anne Applebaum.

A sua argumentação visa a "colocar no mesmo saco" ideologias diferentes (e igualmente totalitárias), realidades sócio-econômicas e culturais distintas, a esse respeito é bom ler os livros de Proudhom e Marx)com o explícito interesse de atacar a idéia de Socialismo

Eu não estou simplesmente atacando o Socialismo em particular - não é essa minha intenção. Eu apenas sou contra qualquer ideologia que pregue a primazia do coletivo sobre o indivíduo, isto é, que defenda que o indivíduo deve abrir mão de seus direitos fundamentais em nome de uma promessa fajuta de "bem comum", "bem social" ou "bem nacional". A meu ver, esse tipo de mentalidade é o que descamba inevitavelmente em todo tipo de totalitarismo.

Nesse "coletivismo" aí você pode classificar várias correntes: nazismo, fascismo, integralismo, mercantilismo, falangismo, salazarismo, comunismo, "anarquismo pela força" e claro, o tão famigerado socialismo científico.

Se eu fiz questão de enfatizar nele foi porque realmente fico pasmo de como alguns demonizam tanto os atos nazistas, mas aplaudem quando gente como Fidel Castro e Che fazem coisa semelhante "em nome da Revolução". Eu realmente acho bizarra tamanha falta de coerência dessas pessoas. Chega a parecer uma religião.
(não estou dizendo que é o seu caso)

Quanto aos livros de Hitler, Proudhon e Marx, tenho-os em casa mesmo e conheço as velhas teorias de cor - apesar de nunca ter concordado com nada. Se tem algo que evito ao máximo é criticar o que desconheço.

P.S: Recomendo a leitura atenta dos seguintes textos:

Só uma ressalva: na minha opinião, o "Dicionário Crítico do Pensamento de Direita" está longe de ser fonte confiável para qualquer estudo. Tenho a impressão de que quem o escreveu só leu orelhas dos livros de gente como Hobbes e Strauss.

ZXC
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
democracia é isso, e eu respeito o seu direito de exprimí-la

Acho que fica melhor assim..."Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim" (Millôr Fernandes) ahaha

Devil Boy
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Que causa?

Manter o Partidão funcionando.

que ainda verão a morte de muitos de seus pares até que tenham a coragem de ir para as ruas ou de pegar em armas como nossos antepassados fizeram para mudar alguma coisa...

Por que você não tenta mudar a sua própria vida dentro de suas próprias possibilidades, antes de sair por aí armado tentando impôr a "Revolução" para todo mundo? Aliás... por que você não pergunta às outras pessoas o que elas pensam de você sair armado por aí?

Discursos revolucionários são só retórica vazia que nunca mudaram nada na prática. Só substituem um "tirano" por outro. PT e PSDB que o digam. Quer mudar alguma coisa? Começa na tua casa.

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


james_the_bronson
Qual é essa definição de "conservadora"???

De uma forma bem simplificada, "conservador" é quem acha que a sociedade deve mudar a passos curtos. E nos casos extremistas, é quem acha que ela não deve mudar de jeito nenhum.

Não é preciso ser de direita para ser conservador. Vide o caso da linha-dura dos generais soviéticos quando a URSS estava se esfacelando: eles fizeram de tudo para evitar a abertura política e quaisquer mudanças na sociedade comunista(para eles estava tudo perfeito). Isso é conservadorismo.

Ah, e não dá para usar um critério mais simples?

Claro que dá. Você usa o critério que quiser. Apenas disse que, para mim, está longe de ser o mais exato. Logo, não tente me convencer de que a ditadura militar brasileira foi um exemplo de governo de "direita".

Perseguiram gente que eles mesmos apontavam como sendo de esquerda ou comunista, ou o que seja, logo não são de esquerda.

Não por isso. Na União Soviética, não era preciso ser de direita para ser perseguido pela esquerda. Trotski e Stalin, por exemplo, só viviam aos tapas e se acusando mutuamente de "inimigo do socialismo". Isso seria suficiente para caracterizar qualquer um deles como sendo de direita? E vice-versa.

No Brasil o que houve foi que um bando de generais chatólicos e carolas (extremamente conservadores) tentou impedir que os "comunistas ateus que comiam criancinhas" tomassem o poder e virassem a sociedade de pernas para o ar. Mesmo assim, o que fizeram depois do golpe, na área da Economia, não foi nada diferente do que governos esquerdistas fazem por aí a torto e direito.

e foram claramente extremistas, não lembro de já ter visto "extremo-centro".

Autoritários, conservadores extremistas, chame do que quiser. Mas economicamente, foram qualquer coisa menos "de direita".

Faz esse teste aqui para entender melhor o critério que eu uso:
http://www.politicalcompass.org/test

E mantiveram a propriedade privada dos meios de produção

Aí é que está: quando o governo intervém pesado, isto é, quando ele planeja a Economia, a propriedade privada vira só "fachada". Se é o governo quem controla a atividade da sua empresa nos mínimos detalhes, então ela não é sua empresa de fato e nem os lucros são seus. Afinal, o seu direito de propriedade privada está sendo constantemente violado pelo governo...

Com certeza, não existe nada mais anticapitalista do que violar o direito de propriedade e a liberdade econômica. Daí se conclui que a ditadura brasileira, ao contrário do que se pensa por aí, tinha mentalidade anticapitalista (apesar de ter combatido ferozmente o comunismo).

Na ditadura de Pinochét foi justo o contrário: apesar de ter acabado com a liberdade de expressão, fez várias reformas a favor do sistema capitalista. Ou seja: ela respeitou ao máximo o direito de propriedade e a liberdade econômica.

Na minha opinião, é isso que diferencia esquerda e direita: o grau de respeito ao direito de propriedade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Eu apenas sou contra qualquer ideologia que pregue a primazia do coletivo sobre o indivíduo
Essa é uma questão interessante, e até concordo com ela, mas eu me pergunto (sem ter resposta alguma), se essa ênfase no individualismo não pode produzir alguns "fenômenos" sociais como: A "ideologia" do "farinha pouca meu pirão primeiro", ou do "F...-se os outros, eu quero é me dar bem", ou do "Isso não é problema meu". O que fatalmente leva à uma exacerbação dos aspectos negativos do ser humano.
Outra questão é que, face à crise ambiental e ao esgotamento dos recursos naturais do planeta ( e isto nada tem de ideológico)
, não seria o individualismo contrapruducente, suicida mesmo?
Se eu fiz questão de enfatizar nele foi porque realmente fico pasmo de como alguns demonizam tanto os atos nazistas, mas aplaudem quando gente como Fidel Castro e Che fazem coisa semelhante "em nome da Revolução". Eu realmente acho bizarra tamanha falta de coerência dessas pessoas. Chega a parecer uma religião.
Concordo.
Só uma ressalva: na minha opinião, o "Dicionário Crítico do Pensamento de Direita" está longe de ser fonte confiável para qualquer estudo. Em grande parte, porque a primeira coisa que se percebe é que não se deram ao trabalho nem de ler sobre o pensamento liberal e conservador que estão resenhando. Tenho a impressão de que só leram orelhas dos livros de gente como Hobbes e Strauss.
Ah,ah,ah.... Essa foi ótima, uma crítica mordaz.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Mais uma coisa. Não concordo com a expressão "...velhas teorias..."
Aristóteles está óbviamente ultrapassado, mas quem criou as regras do pensamento lógico, e que perduram até hoje, foi ele.
Alguns autores podem ter parte de suas idéias ultrapassadas, mas o cerne de seu pensamento não. Daí é que devem partir as formulações para novos conceitos.
Abç

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A "ideologia" do "farinha pouca meu pirão primeiro", ou do "F...-se os outros, eu quero é me dar bem"

Não é bem por aí. O individualismo não parte da premissa de que o homem deve ser egoísta, mas sim de que ele não pode dar conta do que mais de uma parcela das necessidades da humanidade. Isso seria simplesmente impossível, daí a se ser contra a ação do Estado além de certos limites.

Ah,ah,ah.... Essa foi ótima, uma crítica mordaz.

Apenas não me delonguei no assunto.

O que dizer de um livro produzido por Emir Sader, que já foi condenado até por calúnia? Que distorce e desconhece os princípios básicas do individualismo? Só um exemplo: esse princípio que citei acima você pode ler logo nas primeiras páginas de qualquer autor liberal. Mas você não o lê no suposto "Dicionário" em lugar nenhum. Mais tendencioso impossível.

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aristóteles está óbviamente ultrapassado, mas quem criou as regras do pensamento lógico, e que perduram até hoje, foi ele.

Foi nesse sentido que quis dizer mesmo. Velhas teorias porque não só estão ultrapassadas, mas também se apóiam em princípios defasados.

Quer um exemplo? Marx usou a "teoria econômica do valor objetivo" de Smith para criar o conceito de mais-valia, em O Capital, sendo que essa teoria já foi refutada até pelos próprios liberais que a criaram. Mas o pessoal da esquerda continua usando essa teoria ultrapassada até hoje, para tentar "provar" que o capitalismo é explorador por natureza(essa é a idéia em que todo o socialismo se apóia). Simplesmente tosco.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08 · Editado por: supermulti
· votar


Devil Boy

Por que você não tenta mudar a sua própria vida dentro de suas próprias possibilidades, antes de sair por aí armado tentando impôr a "Revolução" para todo mundo?

Chegamos a um ponto em que logo isso será necessário...aliás, o conformismo e o egoísmo é que estão afundando este país...é a idéia de que "Se não está acontecendo comigo, na minha casa ou com a minha família, está tudo bem, os outros que se danem...". Isso é terrível...

Outra coisa: uma pessoa sozinha, isolada, não faz nada; agora, centenas, milhares...

Discursos revolucionários são só retórica vazia que nunca mudaram nada na prática.

Opiniões conformistas, egoístas que só jogam conversa fora e que levam nada a lugar nenhum mudam menos ainda (prá isso, não precisa de democracia). Um povo que vai prá rua e exige seus direitos é mais que legítimo e não tem nada de revolucionário, e sim, é democrático, em prol do bem comum.

Quer mudar alguma coisa? Começa na tua casa.

Eu vou muito além: quer mudar alguma coisa? Começa na tua calçada, na tua rua, no teu bairro, na tua esquina, na tua cidade.

Outra coisa: o conformismo e o egoísmo estão afastando cada vez mais as pessoas...

Hoje em dia, milhões reúnem-se na Av. Paulista, todos os anos, na parada gay...se apenas alguns milhares se reunissem na Av. Paulista, numa segunda-feira, por uma causa de interesse comum e urgente, garanto que muita coisa iria mudar neste país...sem a necessidade de nenhuma arma e nem de discursos revolucionários...(mas parece que tudo está uma maravilha, não é mesmo?)

O problema está no egoísmo e no conformismo, que tá atravancando tudo...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Devil Boy

Por que você não tenta mudar a sua própria vida dentro de suas próprias possibilidades, antes de sair por aí armado tentando impôr a "Revolução" para todo mundo?

Você me interpretou com extrema maldade e erroneamente. Não foi nada disso que eu disse! Acho que nem leu o que eu escrevi...

Aliás... por que você não pergunta às outras pessoas o que elas pensam de você sair armado por aí?

Quem é você prá me repreender?

É...

Conformismo e egoísmo...os males deste século...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Marchas Militares e Revolucionárias.