Enquete: Tocar idêntica à original ou Modificar?

Autor Mensagem
A. Bissacot
Veterano
# jul/08


Salve galera tudo bem?
Tenho uma banda e ultimamente estamos num impasse! Trocamos de vocalista e o cara acha que todas as músicas tem que ficar iguais às ouvidas no CD. Eu acho que o cara é louco! As vezes o solo que o cara gravou nunca mais vai ser tocado igual, pode ter sido um momento de feeling que ele nem sabe o que fez, etc, etc, etc... Bom claro cada um tem uma opinião! Eu acho muito mais interessante quando o cara consegue colocar uma criação dele por cima da criação do outro! Criatividade! O vocal já acha mais bonito o cara ter a "capacidade" de fazer igual à original. Pra mim fácil é copiar, dificil é criar! Na banda só o vocal tem essa idéia, tanto que estamos até procurando outro já!

Agora queria saber de vocês. Quando vão ouvir alguma banda, prestam atenção em detalhes ou querem ouvir a música? Querem ouvir igual? Gostaria que respondessem Idêntica ou Modificada se fosse possível e também a opinião!

[]'s

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


Jamais igual, tem que fazer sua versão, claro que atendendo a qualidade da musica, sem avacalhações.
Quem quiser ouvir igual ao CD, ouve em casa.

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


Legal! Eu sou dessa opinião! Vamos lá pessoal! Mais opiniões ae?

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


A banda em que toco fazendo Gimme Schelter dos stones.
Nossa visão, ou versão. enfim é isso aí.

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/08
· votar


Eu só toco igual se se a banda for Cover mesmo,nesse caso o ideal é tocar como está no cd (ou o mais próximo disso),já que esse é o objetivo de uma banda cover.

Mas caso vocês toquem músicas de várias bandas,além das suas músicas próprias,não vejo por que tocar as músicas iguais a versão original,o ideal é colocar a "cara" da banda nessas músicas.

Cadarn
Veterano
# jul/08 · Editado por: Cadarn
· votar


Eu acho que se for pra fazer um cover tem que fazer direito. Pode ser igual ou modificado, mas tem que ser direito. E eu também acho que tem coisas na música que não se pode mudar.

Isso ae ;D

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


jimmt vandrake
Fico bem legal a gravação hein cara! Quem fez? Gostei!

Rafael do Baixo
É cara, banda cover tipo Jota Quest Cover, tem que até se vestir parecido... daí num tem jeito!

Bom por enquanto tá rolando uma unanimidade! Eu resolvi fazer essa barato só pra ver qual a porcentagem de gente que vai ouvir uma banda pra ver o cara fazer igual saca! E até agora tá dando 0! hehe! Valeu pra quem já opinou!
Alguém mais?

Cadarn
Veterano
# jul/08
· votar


A. Bissacot

Eu prefiro quando é igual. :X

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


Cadarn
Fala cara tudo bem?
Então véio, explica pra gente ae o porquê você prefere igual? Pra gente ir trocando uma idéia!

Abraços

Cadarn
Veterano
# jul/08
· votar


Ah cara, sei lá, eu curto ouvir os detalhes. Tipo aquele sonzinho no final do refrão, aquela nota perdida no meio do verso, eu curto isso, as coisas que quase passam em branco, como o baixo, por exemplo, tem musicas que é muito dificil de escutar, mas se você prestar bastante atenção ele tá lá, fazendo a diferença.

É isso ae ;D

kohler1000
Veterano
# jul/08
· votar


A. Bissacot

Se eu gostar muito do solo da música original eu prefiro 100000000x que toquem do jeito que ele é no estúdio.

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


Cadarn
Legal cara, então você é detalhista que nem o vocal da minha banda! Ele quer exatamente as mesmas coisas que você!

kohler1000
Sim sim, concordo! Tem solos que são, como EU custumo dizer, talvez nem seja esse o termo correto, muito melódicos, que se mudar uma nota se percebe! Mas tem solo que é muito feeling. Num da pra mudar por exemplo o solo de The Wall do Pink Floyd, mas dá pra mudar o segundo solo de Bete Balanço do Cazuza saca? Enfim, o lance mesmo é esse do Cadarn aí acima. Sobre os detalhezinhos que são quase imperceptíveis e o cara fica querendo que faça igual. Mas é isso opiniões surgindo.

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


Olha cara, quando eu ouço a regravação do disco Texas Flood do SRV, tem uma música bônus que se chama SRV Speaks, e, nessa música, ele fala sobre isso... ele disse que nunca conseguiu entender tablaturas e muito menos partituras, e por isso, tinha muita dificuldade para tocar as músicas de maneira idêntica, por isso ele começou a simplesmente ouvir a música, quando ia tocá-la, ele a tocava da maneira que ele entendendia ela.... eu tenho certeza, que isso foi o que fez com que estilo dele ganhasse tanta personalidade, porque ele deixava sua marca em toda música que ele tocava!

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
Pô legal cara! Interessante esse barato aí! Eu sou da mesma opinião! Show de bola! Vou baixar o disco depois pra ver esse barato ae!
Abraço e valeu pela opinião!

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/08
· votar


Toque de qualquer jeito, as pessoas da platéia geralmente tão bêbadas e nem ouvem nada.

Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


depende de muita coisa...

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


Black Fire
É nada... a gente teve um vocalista que desafinou pra caralho num show, a faculdade que contratou pra festa num queria pagar!!!!

Dogs2
Gostaria que respondessem Idêntica ou Modificada se fosse possível e também a opinião!

Cadarn
Veterano
# jul/08
· votar


Black Fire

Toca você o_o

Cadarn
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E

mas po, o cara conseguia fazer isso. e para nós, pobres mortais? ^^

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


Black Fire
Toca você o_o


Primeiro round!

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


Eu acho ridículo quem fica tirando nota por nota do solo que o cara faz.
Nem ele lembra como fez o solo no estúdio, vou perder meu tempo tirando igual? Claro que não vou sair improvisando de qualquer maneira, tem frases características, respeito as escalas que o cara usa, tipos de arpejos, mas fora isso...

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


Minow
Concordo plenamente! Solo tem muito feeling! Às vezes criamos alguma coisa e se não escrever no minuto seguinte já não conseguimos mais fazer! Foda!

Sab_Ian
Veterano
# jul/08
· votar


A. Bissacot

E ae cara, beleza? Acho que deve existir liberdade para a criação em cima das músicas originais, tendo consciência de como é realmente a música. Há muito cara que acaba colocando notas aonde não existe na versão original, quando a idéia do autor poderia ser justamente a de "menos é mais". Imagine colocar umas viradas em fusa a cada fim de compasso na bateria de Back in Black do AC/DC. Não ficaria legal. Desde que a música não perca o sentido e tenda a melhorar, com certeza sou adepto da modificação da original.

A. Bissacot
Veterano
# jul/08
· votar


Sab_Ian
Com certeza! Tem que ser uma criação pensada e não uma coisa de louco! Tem que encaixar!
Você é baterista né?? O batera da minha banda que vira e mexe vem, num sei o que lá de fusa hahahaha!

Mas galera... e quanto aos detalhezinhos que ficam escondidos????

Diino
Veterano
# jul/08
· votar


propria versao, bem mais interessante.

abç!

Gabriel Cervi
Veterano
# jul/08
· votar


Uma coisa que eu acho interessante, é tentar pegar o que o cara quis passar na música!

Tipo, eu tava tirando a Ice #9 do Satriani, e dá pra ver claramente que aquele solo que tem no meio da música é improvisado, então, nessa parte, eu improviso também! Tento fazer uns ligatos parecidos e coisa e tal, mas faço do meu jeito!

Sab_Ian
Veterano
# jul/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar


A. Bissacot

Você é baterista né?? O batera da minha banda que vira e mexe vem, num sei o que lá de fusa hahahaha!

Sou baterista sim. No começo, quando eu estava aprendendo a tocar, eu ficava fazendo umas viradas rápidas, que não tinham nada a ver com as músicas. Eu queria mesmo era aparecer. Aí, começei a perceber que não é tocando rápido que a música se torna melhor. Digamos que eu comecei a tocar para a música e não apenas para me satisfazer.

Mas galera... e quanto aos detalhezinhos que ficam escondidos????


Esses detalhes são os que podem diferenciar uma boa música de uma música ruim. Por exemplo, no álbum do Dr. Sin, 10 anos ao vivo, praticamente todas as músicas do álbum são acompanhadas com o som do teclado. Ouvia várias vezes as músicas do álbum e adorava a sonoridade, que era cheia, agradável. Depois de ouvir várias vezes esse mesmo álbum, percebi que eram as linhas de teclado bem sutis e ao fundo que deixavam a música daquela maneira.

Cadarn
Veterano
# jul/08
· votar


A. Bissacot

Não to querendo brigar não, mas olha oque o cara fala, pqp.

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Existem "níveis" diferentes de cover.

Se você for cover da banda X, é bom ser bem parecido e convincente. Os fãs mais ortodoxos podem te axincalhar se você estiver com a guitarra diferente da guitarra do original.

Se você for de uma banda que toca covers em geral, depende. Tem bandas que se especializam em tocar bem parecido, e eu acho uma proposta interessante, afinal isso exige uma grande sensibilidade na escolha dos timbres que você vai usar. Mas tem também aquelas que fazem versões. Estão aí: Russo, Émerson Nogueira (esse cara eu curto pra caramba), Edinho Santa Cruz & Banda, Cídia & Dan... Aqui já se começa a mexer com arranjos, produção musical, enfim.

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Outro exemplo de famosos que não lembram de suas músicas é o Jimmy Page. Vi uma entrevista dele em que ele afirma que durante uma turnê as músicas mudavam muito. Basta você caçar um vídeo de Stairway to Heaven, é bem diferente da versão de estúdio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Enquete: Tocar idêntica à original ou Modificar?