Guitarra x Baixo. O que escolho?

Autor Mensagem
felipe_mattos
Veterano
# jul/08


Fala galeraa

Estou em duvida entre Baixo e Guitarra.
Fiz 4 meses de aula de guitarra, Mas o professor não me ensinou muito bem.
Estou fazendo aulas de baixo a 1 mes.
Gosto igualmente dos dois instrumentos e não sei qual dos dois eu aprendo. Pois vou ter que me mudar e vou trocar de lugar onde faço aula mas só vou me mudar daqui a dois meses, até la vo continuar nas aulas de baixo.

É melhor eu continuar no baixo? Ou é melhor eu começar do zero na guitarra?

Gostaria que voces dessem a suas opinioes.

Abração ae galera!

TWT ICE
Veterano
# jul/08
· votar


Cara, isso só você pode responder.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/08
· votar


Se vc gosta igualmente dos 2, tanto faz...
Eu tocaria os 2 se pudesse....

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


felipe_mattos
se vc gosta igual dos 2... vai de baixo...

Dogs2
Veterano
# jul/08 · Editado por: Dogs2
· votar


toca os dois uai
eu sou guitarrista e baixista também
o problema é se você tiver com pouca grana e decidir comprar apenas um dos dois instrumentos, aí eu preferiria a guitarra por questões de formação de acordes, harmonia, etc. Eu considero mais didático pra um iniciante do que o baixo, que também tem sua técnica e seu valor.

felipe_mattos
Veterano
# jul/08
· votar


Tocar os dois ja fica complicado pra mim :\

Por mim eu aprenderia todos instrumentos :D

Adrianodevil
Veterano
# jul/08
· votar


Escolha teclado...

DarkMakerX
Veterano
# jul/08
· votar


felipe_mattos

olha... eu sinceramente nao vejo muita graca no baixo ( minha opniao) pq na guitarra voce pode solar, nao que no baixo nao possa mas eh mais raro, e quando eu vejo as bandas eu presto atencao na guitarra e na voz. a guitarra possui varios efeitos e tal

mas vc tem q ver o q vc realmente se ve tocando
XD

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


DarkMakerX
só se for essas bandas de rock... aqueles funk anos 70.. vc não presta atenção na guitarra.. é só no baixo... que é mto loco... mas alem disso.. não é pq sola q é mais daora...

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


Ô loco! <o>
Como se baixo fosse um instrumento privado de melodias e solos...

Fazendo um comentario beeeem grosseiro, acho que está muito mais pra guitarra ser um instrumento desprovido de groove, do que o baixo de solos e melodias...

felipe_mattos
Bom, velho, a escolha tem que partir de você!

Mais ou menos como disseram aí, se vc já tem os dois instrumentos, pq não aprender os dois? Da pra tentar ser autodidata em um, e fazer aulas com o outro.
Partindo desse ponto de vista, a teoria é a mesma, só muda um pouco o jeito de aplicá-la nos dois instrumentos. Quanto as técnicas, o que vc aprende em um pode muito bem tentar passar, ou adaptar um pouco, pro outro.

DarkMakerX
Veterano
# jul/08
· votar


pacificpoker
TG Aoshi

nao acho q o baixo nao seja importante, ao contrario, acho que ele eh muito necessario numa musica, mas a MINHA opniao eh q guitarra eh mais divertido para tocar e EU nao presto atencao no baixo na primeira vez q escuto uma musica
a guitarra tem mais efeitos pra mim mas eu curto tocar, nao muito bem XD, baixo de vez em quando

aconselho a tocar guitarra e baixo
da pra aprender sim os dois instrumentos

TaylorBass
Veterano
# jul/08
· votar


baixo

Gui
Veterano
# jul/08
· votar


você será mais um dos ZILHÕES de guitarristas do mundo..ou fará a diferença tocando os graves??

espero que tu seja um futuro participante do forum 2!=DDD

JH Mayer
Veterano
# jul/08 · Editado por: JH Mayer
· votar


É difícil te falar, mas eu vou tentar te ajudar

na minha humilde opnião, Toque Guitarra (não só porque sou guitarrista)

Motivos:

-Conhecendo bem o instrumento (guitarra), você saberá tocar baixo também, obviamente não com as técnicas como "Slap", mas já terá uma boa noção de como tocar e tocará algumas músicas, é só se acostumar. Falo por experiência própria.

-Já guitarra é um instrumento mais complicadoque EXIGE de você técnica e velocidade (não que baixo não exija, mas exige menos), ou seja, se começar no baixo vai ser um pouco mais difícil pegar a guitarra para "brincar" (mas não impossível)

-Deve ser (não estou falando que é, apenas que deve ser) tedioso estudar baixo ( eu toco só pra brincar, nunca peguei pra estudar), imagina, você bota a música pra tocar e fica fazendo o baixo dela (pom pom pom, pom pom pom).

-É muito melhor você pegar um violão numa rodinha de amigos e tocar músicas que todo mundo reconhece, não ficar fazendo só "pom pom pom" (mas muitos baixistas sabem tocar violão).

-São poucas as músicas que o baixo tem um reconhecimento, a maior parte do crédito infelizmente, para os baixistas, vai todo pro guitarrista e vocalista, e alguma parte considerável pro baterista, infelizmente quase nada para os baixistas (pouca gente, como eu, reconhece a função do baixo e "prestigia" essa função) e "leigos" na área musical acham que o baixo não é necessário, ou pior, é uma guitarra de 4 cordas.
Mas, obviamente existem músicas que o baixo é bem destacado (raras exceções, mas existem ex: Sweet Child o' mine [apesar de o riff magnífico de guitarra esconder o baixo mais uma vez])

- Acessórios e tudo mais de baixo são bem mais caros (como pedaleiras, encordoamento e etc...)

Agora, tem a questão boa do baixista também:

-Ninguém gosta de sentir a música ondulando no próprio ouvido, ou seja, querendo ou não, é essencial um baixo na música.

-Existem Zilhões de guitarristas no mundo.

-Existe gente, como uma parte de mim, apaixonados por graves, que saberão te dar o devido e merecido valor.

-O baixo faz a diferença (o problema é que nem todos reconhecem).


Essa é a minha opnião, não é a correta nem a melhor, é a minha, mas tem alguns pontos positivos e negativos (os positivos estão nas exceções colocadas entre parênteses e na última parte do tópico).

Rafael Walkabout
Veterano
# jul/08
· votar


Toque baixo.

(Sou baixista.Sem mais.)

Gui
Veterano
# jul/08
· votar


JH Mayer
-Conhecendo bem o instrumento (guitarra), você saberá tocar baixo também, obviamente não com as técnicas como "Slap", mas já terá uma boa noção de como tocar e tocará algumas músicas, é só se acostumar. Falo por experiência própria.
mas não conseguirá criar nada..porque pensará como guitarrista..e não como baixista!


-Já guitarra é um instrumento mais complicadoque EXIGE de você técnica e velocidade (não que baixo não exija, mas exige menos), ou seja, se começar no baixo vai ser um pouco mais difícil pegar a guitarra para "brincar" (mas não impossível)
só lendo isso já mostra que tu num é baixista mesmo! tu pensa só no rock pra falar isso..


-Deve ser (não estou falando que é, apenas que deve ser) tedioso estudar baixo ( eu toco só pra brincar, nunca peguei pra estudar), imagina, você bota a música pra tocar e fica fazendo o baixo dela (pom pom pom, pom pom pom).
ainda bem que tu só acha..porque o dia que começar a pegar pra estudar..vai ver como é bom!! (e é mesmo)


-É muito melhor você pegar um violão numa rodinha de amigos e tocar músicas que todo mundo reconhece, não ficar fazendo só "pom pom pom" (mas muitos baixistas sabem tocar violão).
você vai aprender pra tocar só nas rodinhas com amigos?


-São poucas as músicas que o baixo tem um reconhecimento, a maior parte do crédito infelizmente, para os baixistas, vai todo pro guitarrista e vocalista, e alguma parte considerável pro baterista, infelizmente quase nada para os baixistas (pouca gente, como eu, reconhece a função do baixo e "prestigia" essa função) e "leigos" na área musical acham que o baixo não é necessário, ou pior, é uma guitarra de 4 cordas.
Mas, obviamente existem músicas que o baixo é bem destacado (raras exceções, mas existem ex: Sweet Child o' mine [apesar de o riff magnífico de guitarra esconder o baixo mais uma vez])

mais uma vez, você só pensa no rock mesmo.

- Acessórios e tudo mais de baixo são bem mais caros (como pedaleiras, encordoamento e etc...)

pouca coisa mais cara a pedaleira..e quase nenhum usa..temos as mãos, não precisamos de efeitos (ok..não que não seria legal..mas não há necessidade..temos criatividade suficiente pra não precisar de muita coisa...logo..nosso set é mais enxuto..mais facil de montar e "mais barato")
e cordas..bem..as nossas costumam durar mais do as de vocês..então acaba valendo..



se tu fosse músico..e não só guitarrista...saberia isso que corrigi no seu post!

pacificpoker
Veterano
# jul/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


JH Mayer
DarkMakerX
vc só pensam no rock... para mim guitarra é bem mais limitado do q baixo... mas claro... se for pensar somente em rock.. é logico q guitarra tem mais reconhecimento.. mas se vc pensar no jazz, e principalmente no funk... o baixo tem uma importancia fundamental para a musica, muito mais que a guitarra... e lá sim.. vc vai ver a função do baixo.. que não vai ser apenas pum pum pum...

ps: sou guitarrista..

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


Poxa vida, quanta besteira, dá até tristeza... =/

Um dos melhores comentário aqui foi: vc só pensam no rock...

Antes de tudo, digo, que se eu tivesse que escolher apenas um dentre esses dois instrumentos, HOJE, eu ficaria com o baixo. De uns tempos pra cá, tive um interesse crescente por estilos com um baixo bem marcado ou com grooves dançantes, como jazz, fusion, funk, soul, etc...
Nesse curto espaço de tempo, aprendi o que realmente é ritmo - coisa (infelizmente) tão desprezada no mundo guitarrístico - mas não no sentido teórico, nem no prático, e sim no sentido de sentir, de se contagiar por um groove. Agora enxergo ritmo (seja na guitarra, no baixo, na batera, etc.) de outro modo!

Poxa, baixo não é só um instrumento de sons graves que serve pra ficar sustentando a harmonia, ou pra dar peso a música!
O baixo dá ritmo, dá energia; um bom solo de baixo é uma das coisas mais legais e agradáveis de se escutar!

-Conhecendo bem o instrumento (guitarra), você saberá tocar baixo também, obviamente não com as técnicas como "Slap", mas já terá uma boa noção de como tocar e tocará algumas músicas, é só se acostumar. Falo por experiência própria.

-Já guitarra é um instrumento mais complicadoque EXIGE de você técnica e velocidade (não que baixo não exija, mas exige menos), ou seja, se começar no baixo vai ser um pouco mais difícil pegar a guitarra para "brincar" (mas não impossível)


O que vc aprende no baixo, pode muito bem ser passado pra guitarra e vice-versa. São poucos que o fazem, mas slap pode mto bem ser usado na guitarra sim, e com resultados interessantíssimos! Generalizando um pouco, com o que se aprende no baixo, diria até que um bom baixista consegue se virar melhor no violão do que um guitarrista.

mas não conseguirá criar nada..porque pensará como guitarrista..e não como baixista!
A partir de um certo ponto, muito errado... Porque vc acha q o meio guitarrístico é tão saturado com mesmices, e raramente se ve coisas "novas"?

Guigster
Veterano
# jul/08
· votar


felipe_mattos
Vá de baixo, se você gosta dos 2, e pode se aplicar, você tem mais espaço para se destacar tocando baixo do que guitarra!
principalmente tocando bem, pois baixista ruim também tem muito!
Então se aplique no contra-baixo, e nada te impede de tocar guitarra também!

Guigster
Veterano
# jul/08
· votar


TG Aoshi
Mando muito bem na resposta!

-GUS-
Veterano
# jul/08
· votar


tbem recomendo o baixo, jah q vc gosta dos dois. o "mercado" pros guitarristas ta mais saturado...

e vc nao vai perder nd em relaçao à musica, como alguns disseram aih, por tocar baixo, ao inves de guitarra...

boa sorte pra vc!

JH Mayer
Veterano
# jul/08 · Editado por: JH Mayer
· votar


Bom, como eu falei, é só a minha opnião, siga se quiser!

Gui
Eu sou músico sim, não toco apenas guitarra, toco trompete também, e sei que quase nenhum baixista usa pedaleira, apenas citei que é mais cara, não é questão de criatividade, ou você acha que pedaleira vai te dar mais criatividade ou esconder a falta da mesma?
Duram bem mais as cordas, mas isso não esconde o fato de serem mais caras.

Bom, realmente, eu estava pensando na parte do rock, esqueci de perguntar o estilo musical do cara, mas nossa... queria ajudar, agora quero só Sumir!

felipe_mattos
Veterano
# jul/08
· votar


O estilo de música que toco é Rock.

Valeu a todos que estão opinando :D

wagnerbutterfly
Veterano
# jul/08
· votar


eu estou passando uma situação que talvez te ajude...

tenho 2 filhos de 16 e 14 anos. Os dois querendo aprender a tocar alguma coisa. A menina quis a guitarra, o menino o baixo.
Eu como tenho um assunto mal resolvido com a música faz 25 anos, comprei uma guitarra também, a minha atual esposa entrou na brincadeira, comprou um baixo.
Uma palhaçada, ninguém sabia tocar nem apito e de repente tem 4 instrumentos na família.

Eu notei que guitarra é pau, complicada pra quem nunca tocou nada. Minha filha está apanhando igual, pois qualquer musiquinha tem solos e etcéteras.
Eu estabeleci que em 2 anos eu vou ter que estar tocando de maneira razoável. Uma estimativa bem realista pela minha capacidade. Até lá, só vou tocar na sala de casa mesmo.

Pra dar uma mão pra minha esposa, acabei pegando no baixo umas vezes. E além de ser um instrumento que admiro, ele dá uma sensação de aprendizado mais rápida mesmo.

Não sei se me expliquei bem... meus filhos pegaram a mesma música pra tocar. O moleque já faz a parte dele no baixo inteira, e a menina está levando uma surra pra fazer a intro da musica. Sacou o lance?

Talvez por essa peculiaridade do baixo (no rock é praticamente só acompanhamento) você ache que está indo melhor com o baixo do que com a guitarra. Quando chegar nos solos, o pau come.
tem muita coisa linda pra se fazer, mas é dificil.
olha aí...
http://br.youtube.com/watch?v=hcSYVEqVyVc

e talvez o baixo seja uma boa oportunidade de ouvir um pouco de jazz, onde o baixo geralmente se destaca mais.

mas não pense que é mais fácil um instrumento ou outro. vai mais pelo gosto mesmo. E como o colega comentou aí em cima, de baixista mediocre o mundo tá cheio.

DarkMakerX
Veterano
# jul/08
· votar


Mais uma vez vou dizer

a MINHA opniao eh q guitarra eh mais legal por causa da gama de efeitos que voce pode colocar
realmente se voce for ver em outros estilos musicais o baixo tem mais representacao, mas o cara gosta de rock entao vai ser encobrido pela guitarra em varias ocasioes ( nao sempre )

mas eh minha opniao de guitarrista
tem gente que acha que baixo e guitarra sao porcarias e preferem tocar flauta ou ate mesmo pandero xD
vem de cada um mesmo

-É muito melhor você pegar um violão numa rodinha de amigos e tocar músicas que todo mundo reconhece, não ficar fazendo só "pom pom pom" (mas muitos baixistas sabem tocar violão).

realmente... nao vai ter graca voce chegar pra tocar pra alguem um rock e ficar tocando o baixo da musica

mas escolha o que voce achar melhor pra voce
ou aprenda os dois
(comecando pela guitarra XD)

Dogs2
Veterano
# jul/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Velho, pega guitarra
As noções de harmonia e melodia surgem mais claras na guitarra, e é mais animador pra um iniciante. Enfim, seu aprendizado musical vai ser mais intenso.
Se a guitarra não fosse tão versátil e capaz, não teria tantos guitarristas.
E ponto final, parem de escrever trezentos parágrafos que não dizem nada.

Renan Chaos Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Escolha a guitarra...

JH Mayer
Veterano
# jul/08
· votar



Valeu a todos que estão opinando :D



Malz aew cara... queria poder ajudar +...

Falei uma pá de coisa e a galera só aloprou! huehueuhe
Creio que não tenha sido nada útil...

Burp após Duff
Veterano
# jul/08
· votar


Cara, sou guitarrista mas te aconselho a tocar baixo.
Já tem muito guitarrista, e baixista é um pouco difícil de encontrar.

Falam tanto, "baixo é encoberto e etc...", mas o baixo sempre faz falta, principalmente quando a melodia é bem trabalhada.

Como o JH Mayer falou "leigos" na área musical acham que o baixo não é necessário, ou pior, é uma guitarra de 4 cordas.
Isso dificulta o reconhecimento do baixista, mas no meio musical, vc acaba sendo reconhecido se for um bom baixista.

Pra ser um bom guitarrista, vc precisa de muito mais tempo.

Kyrinus
Veterano
# jul/08
· votar


olha... sou baixista porque:
adoro graves.
e a pegada, o groove, o feeling do baixo são simplesmente fantásticos.

quanto ao baixo o que eu posso dizer de negativo é que:
AS PIADINHAS DE BAIXISTA ENCHEM O SACO!!

ahuauhahuahuahhauhuahu

mas falando serio, tenta aprender guita primeiro, é melhor mesmo.

mas pra compor tens que aprender baixo, pois compor com uma noção boa de baixo tu tem um diferencial incomum: NUNCA irá compor melodias medíocres.

e é isso ae ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra x Baixo. O que escolho?