Pq a musica "Revolution" dos Beatles está desafinada?

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# jul/08


Pelo conteúdo da idéia ou simples "desleixo"??

Invalid User
Veterano
# jul/08
· votar


pq eles não sabiam tocar...

Johnny Favorite
Veterano
# jul/08
· votar


Invalid User
pq eles não sabiam tocar...

ctz, achei que era isso mesmo rsrs

mum
Veterano
# jul/08
· votar


Johnny Favorite
Posso estar falando bobagem (nunca ouvi a musica), mas naquela época as bandas costumavam usar outra frequencia para afinar os instrumentos.
Hoje o padrão é 44hz, já ouvi falar que existiam bandas que afinavam em 42, 43 hz.
Essa frequência se trata da quantidade de vibração que a corda irá produzir, entao pode causar uma noção de afinação diferente.

E que alguem me corrija se eu falar abobrinha!

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


óia... nem sabia q estava desafinada... na verdade acho q não tá não.... e outra, esse tipo de comentário:

pq eles não sabiam tocar...

só reforça a tese q vcs nunca serão nada

Machine Gun Man
Veterano
# jul/08
· votar


Grow
só reforça a tese q vcs nunca serão nada

Hahaha... realmente.

Na verdade, ela não está "desafinada". Ela tá afinada em outra freqüência, o que era bem comum na época. Tente tocar junto com Exile On Main Street, dos Stones. Tem que afinar pro "tom" certo a cada música.

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/08
· votar


nossa, q rox

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


mum
Isso é verdade, até um tempo atrás, o lá era 444 ou 442 Hz... hoje em dia é 440Hz, agora eu não sei se essa pequena mudança dá tanta diferença.

No século 17 o lá era bem menos, algo em torno dos 400Hz

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


pq eles não sabiam tocar...


com certeza vc deve tocar melhor que os beatles né ! acho até que foi voce quem compos imagine e mandou pro lennon !

"invalid user" e "invalid musician" tambem !
saudaçoes.

Insinity
Veterano
# jul/08
· votar


pq eles não sabiam tocar...

só reforça a tese q vcs nunca serão nada


auehuaheua

marcio_zav
Veterano
# jul/08
· votar


Tentem acompanhar Bohemian Rhapsody na afinação padrao a 44hz

Fode! haha

mum
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
Ufa!

Será que no cenozóico o Lá chegava a 20hz? auhauha

[]s

mum
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
E diferença da sim!
Uma vez experimentei afinar meu baixo em 42hz pra ver qual era, e fui ensaiar.

Resultado: meu guitarrista teve que afinar toda a guitarra dele pra me acompanhar (pq ele nao usa afinador, entao nao sabia que a guitarra dele tava "afinada" hahahah)

Johnny Favorite
Veterano
# jul/08
· votar


Calma..o cara só estava brincando.

Ctz...agora que me toquei que poderia ser a frequencia. Aliás tem uma banda (que agora não consigo lembrar qual é) que um guitarrista afina o lá em 440 e o outro em 444...ficava mais cheio o som.

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


mum
Mas isso não caracterizaria a música como "desafinada", se todos os instrumentos usarem a mesma afinação você ouve normal...


P.U.L.S.E
O lá "padrão" hoje em orquestras é o 442Hz.

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


Minow
Sim, estilos musicais mais conservadores e mais antigos utilizam padrões antigos.

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


Minow
O lá "padrão" hoje em orquestras é o 442Hz.

Não é bem assim, depende da orquestra...

Invalid User
huahuahauhau! \m/
E tem gente que acredita! =p

P.U.L.S.E
Se minha memória anda bem, 442Hz é uma "tendência" mais nova.

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


TG Aoshi
Depende... se formos voltar ao passado mesmo teremos o lá em 373Hz \o/

Rafael Walkabout
Veterano
# jul/08
· votar


Invalid User
pq eles não sabiam tocar...
ahahha que VERME!!!!!!!!!!!

Negativado.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/08
· votar


Invalid User
pq eles não sabiam tocar...

Só o Harrison tocava mais de 20 instrumentos... alias, faz algo tão bom quanto Strawberry Fields Forever ai sim vc fala uma besteira dessa ok

RickBridges
Veterano
# jul/08
· votar


Beatles e uma banda histórica mas n gosto deles como istrumentistas... posso tah flando besteira mas e pq desconheço muito os beatles pois gosto mais dos Stones :p

kiki
Moderador
# jul/08 · Editado por: kiki
· votar


Johnny Favorite
outras hipoteses:
voce ouviu em disco ou fita? sistemas analogicos podem sofrer um leve desafinamento, conforme a qualidade da midia ou do reprodutor.
as vezes ate na hora de passar da fita master pro digital pode ter perdido um pouco.

mum
Hoje o padrão é 44hz
440 ne?
mas ta certo o que voce quis dizer...

Minow
Mas isso não caracterizaria a música como "desafinada", se todos os instrumentos usarem a mesma afinação você ouve normal...
sim, a não ser que voce tenha ouvido absoluto.

P.U.L.S.E
Sim, estilos musicais mais conservadores e mais antigos utilizam padrões antigos.
uma amiga minha toca numa orquestra barroca, é tudo 1/2 tom abaixo.

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


kiki
Cara, há muita diferença entre 44Hz e 440Hz, MUITA mesmo :P

44Hz imagino eu que seja um som bem mais grave (de acordo com as leis da física).

kiki
Moderador
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
eu sei. extremamente mais grave.
é só dividir pela metade que desce uma oitava.
440 Hz
220 Hz
110 Hz
55 Hz

44Hz é mais de 4 oitavas a baixo do 440Hz

é que o mum disse que o padrao era 44hz, mas deve ter sido erro de digitação ou esquecimento mesmo.

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


kiki
Nussa, 4 oitavas? Realmente é bastante!!

George Harrison era um grande músico, só não era um guitarrista que solava muito, aliás, os melhores solos de guitarra nos álbuns dos Beatles foram do Clapton.

Johnny Favorite
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
George Harrison era um grande músico, só não era um guitarrista que solava muito, aliás, os melhores solos de guitarra nos álbuns dos Beatles foram do Clapton.

Li em algum lugar que o Paul e o John podavam mo Harrison. Eles não curtiam notas "a toa".

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Johnny Favorite
Pq a musica "Revolution" dos Beatles está desafinada?
pq a bateria estava desafinada e as cordas das guitarras estavam frouxas!

Igor Martins
Veterano
# jul/08 · Editado por: Igor Martins
· votar


Johnny Favorite
Não conheço nenhuma história específica sobre a afinação dessa música, mas no passado os produtores mudavam a velocidade final da música.

Nessa época, qdo. isso acontecia, a afinação alterava também.

Li uma vez que a música, Papa's Got a Brand New Bag pt1. do James Brown foi assim, originalmente os instrumentos estavam afinados meio-tom abaixo, mas como foi acelerado, voltou para afinação padrão.

Então é possível que seja um caso similar.

edit:
Se bem que é possível esse esquema de frequência. O primeiro disco do Van Halen tem músicas assim (Ain´t Talkin´ ´Bout Love é bem notável), e o Dimebag Darrel do Pantera afinava 1/4 de tom abaixo.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
George Harrison era um grande músico, só não era um guitarrista que solava muito, aliás, os melhores solos de guitarra nos álbuns dos Beatles foram do Clapton.

Olha cara, o unico solo que o Clapton fez nos Beatles foi o de "While My Guitar Gently Weeps"... outros como "Something", "And Your Bird Can Sing", Everybody Trying To Be My Baby" são deles, acontece que os Beatles nao era uma banda de muito solo, seja de qualquer instrumento... isso junto com o experimentalismo que o Harrison começou a fazer principalmente com musica indiana fez com que ele nao fosse conhecido por ser um guitarrista que solava muito, alias, acredito que depois do album Revolver, Harrison deixou um pouco a guitarra de lado, só voltando a dar um destaque maior a ela nos albuns "The Beatles" (Album Branco) e Abbey Road... porém a carreira solo do Harrison possui sim uma série de interessantes solos... sua musicas possuem uma caracteristica de nao possuerem solos longos, mas sim de 1 a 3 solos curtos (de no máximo 10 segundo, nao sei se pode ser considerado solo), com normalmente um solinho no inicio da musica... é um estilo que eu particularmente gosto. Eu fiz esse tópico em homenagem a ele, espero que goste:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/190480/

fernando tecladista
Veterano
# jul/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Mas isso não caracterizaria a música como "desafinada", se todos os instrumentos usarem a mesma afinação você ouve normal... (2)
O lá "padrão" hoje em orquestras é o 442Hz.

Não é bem assim, depende da orquestra...
(2) e da frescura do maestro

toco com banda de classic rock e essa coisa de afinação da sempre na trave, na hora de ouvir as músicas aqui em casa sempre uma ou outra não está nem em um tom ou em outro

antigamente era tudo em fita e devia ser comum acharem que no final da produção que a música ficou "pau mole" ou que a voz ficou muito só na frequencia grave, então era só dar uma aumentada na rotação da fita que ficava com cara nova
ou o inverso, achar que a música ficou muito rápida e baixar um pouco na rotação

----------------------------

isso de afinação para o povo mais novo digitalizado daqui parece a coisa mais estranha, mas no meu caso que vivi a época do vinil e da fita K7 era normal
um toca discos aqui de casa tocava tudo meio tom acima do que o outro daqui
fita k7 era outra desgraça, como em banda um montava a fita e depois saia fazendo 5, 6 copias pra passar pro resto da banda, tinha que sempre anotar o tom em que ia tirar
sempre dava diferença da "copia da copia" mais o toca fitas de um que era mais lento do que o do outro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq a musica "Revolution" dos Beatles está desafinada?