ajuda com teoria:campo harmonico

Autor Mensagem
Naka-man
Veterano
# jul/08
· votar


Minow
Não vale a pena discutir com esse cara. Acha que sabe tudo , mas não sabe nada. E ainda complica tudo para quem não conhece postando um monte de baboseira totalmente errada.

- - - -

O sétimo grau em harmonia tradicional é tratada como dominante com baixo na terça. Ou seja ele não é tratado como um acorde menor.

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


Naka-man
Pois é, daí a pouco ele vem te "corrigir". Hehehehe
O importante é que o dono do tópico entendeu o que devia entender!

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow
Uma tríade não tem quarta, então é a quinta que é diminuta.

cara, QUARTA SUSTENIDA = QUINTA BEMOL
ou seja, é a mesma coisa!

nunca falei que você tava errado cara, falei que quarta sustenida é igual a quinta bemol!
para de ser ignorante e aprende a ler!

O que você não entendeu é:
A quinta diminuta de B é F. Pra transformar um B° em Bm, ele teria que ter um F#. Esse F# é a quarta aumentada da fundamental da escala, C, logo, é um emprestimo do modo lídio.

Então, o sétimo grau do campo harmônico maior, é meio diminuto, certo? Se estivermos falando de tríades, ele é diminuto (sem a sétima diminuta), apenas fundamental, terça e quinta.
Se você disser que um acorde é diminuto, já está implícito que a terça é menor, assim como se disser que ele é aumentado, sua terça é maior. Eu já tinha dito isso lá em cima, mas você ignorou.
Assim como minha explicação sobre o que é um acorde dominante, espero que você tenha lido e entendido também.


pra começar, Bº? agente ta falando de campo harmonico maior cara, para de tentar se achar culto falando sobre coisas que ninguem falou estar errado!

se você voltar e ler o que eu escrevi, você vai perceber que eu não falei que estava certo ou errado, falei que QUARTA# = bQUINTA
e que um acorde MEIO DIMINUTO ou DIMINUTO é MENOR, e você me vem agora e fala, um ACORDE MEIO DIMINUTO é MENOR e você tava errado...

meu deus

santa ignorancia!

Porque realmente não preciso ressaltar todos os erros que você cometeu nesse tópico, erros simples de grafia de cifra como CM7, constante insistência em mostrar tudo o que (não) sabe, além de não saber o que é um acorde dominante.

Espero ter saneado alguma dúvida. =)



hahaha, você diz que isso é um errado de grafia de cifra? Santa ignorancia de novo, procure se informar um pouco que você verá que esse modo de escrita está certo e que você procura erro aonde não tem, para de tentar se achar o sabichão cara, você ja falo tanta asneira aqui que sinceramente ja cansou!

a pior de todas, foi vir querer discutir comigo sobre coisas que nem falei... e falar coisas que disse, você disse estar errado e agora fala exatamente o que eu disse... rir pra não chorar!

e sim, você saneou uma otima duvida...

Você é muito ignorante! :)

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Naka-man

eu me acho todo certo?

claro claro, o cara fala exatamente o que eu falei, diz que eu estou errado e eu que me acho certo? claro :)

e cara, APRENDE A LER, EU FALEI QUE É UM ACORDE MENOR, SÓ ISSO, POIS O SABICHAO DO MINOW FALOU ASSIM:

"Ele não é menor, e sim meio diminuto"

o que é uma puta ignorancia, pois todo acorde meio diminuto é menor :)

espero que agora vocês LEIAM antes de falar :D

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow

claro que eu venho corrigir, pra você vir e falar mais asneiras ou falar exatamente o que eu falei, :D

ignorante :D

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
cara, QUARTA SUSTENIDA = QUINTA BEMOL
ou seja, é a mesma coisa!


Não é. É o mesmo intervalo, tem o mesmo som, mas um é uma quarta e o outro é uma quinta. Isso muda, harmônicamente falando.

pra começar, Bº? agente ta falando de campo harmonico maior cara, para de tentar se achar culto falando sobre coisas que ninguem falou estar errado!

Sim, pela 542875487 vez, estou falando de tríades, sem a sétima, eu escrevi isso, mas você não leu ou não entendeu.

e que um acorde MEIO DIMINUTO ou DIMINUTO é MENOR, e você me vem agora e fala, um ACORDE MEIO DIMINUTO é MENOR e você tava errado...

meu deus

santa ignorancia!


Um acorde menor é menor, diminuto é diminuto.

Vou repetir o que já falei umas três vezes.
Tríade menor = T, b3, 5j
Tríade diminuta = T, b3, b5
Tríade aumentada = T, 3, 5a

hahaha, você diz que isso é um errado de grafia de cifra? Santa ignorancia de novo, procure se informar um pouco que você verá que esse modo de escrita está certo e que você procura erro aonde não tem, para de tentar se achar o sabichão cara, você ja falo tanta asneira aqui que sinceramente ja cansou!


Hehehehe
Você é muito ignorante! :)


Eu não ia falar não, mas você pediu.

Ignorância 1:
pelo oque eu sei, funcao dominante quem tem é o 5 grau... acorde maior com setima menor!

Você não sabe o que é um acorde dominante, apenas decorou o que algum professor te falou.

Ignorância 2:
Você disse que o sétimo grau do CH maior é MENOR, e não é. É meio diminuto, NÃO INTERESSA A PORRA DA TERÇA, o nome do acorde é MEIO DIMINUTO.

Ignorância 3:
bem aonde eu aprendi, em varias cifras e lugares eu vi escrito desse jeito...
também ja vi CMaj7 e C7+
ja C7M nunca vi cara


Bom, meio que sem comentários, porque obviamente você nunca viu uma cifra na vida.

Outra: você ignorou minha explicação sobre os acordes dominantes, talvez por não ter entendido uma palavra. Ignorou o lance da quarta aumentada que transforma o si em menor...
Provavelmente não deve saber por que o quinto grau do CH menor pode ser maior com sétima também...

Enfim, você fala muito e sabe pouco.
Aposto que vai responder as mesmas asneiras tentando fazer eu "entender" que uma quarta aumentada é o mesmo intervalo que uma quinta diminuta, coisa que eu já sabia provavelmente antes de você começar a estudar música...
Experimente ser um pouco mais humilde, você está fazendo papel de idiota. =)

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow

1pra comecar, eu não to nem ai, sobre se você estava falando sobre triades ou não, aprende a ler, nunca falei que estava errado o ignorante, eu falei que todo acorde MEIO DIMINUTO é MENOR
apenas issso :)

aprende a ler sabichão :D

2 nao vou tentar te convencer que 4# = b5, você ja entendeu o seu erro só não tem humildade suficiente para assumir :D

3 eu volto a dizer, DOMINANTE é ACORDE MAIOR COM SETIMA MENOR, isso não foi uma idiotice diga por um professor, se tu quiser posso te passar a teoria para ver se você aprende um pouco sobre o que não sabe :) mas nao vou perder meu tempo com isso, e te passo esse link, le e aprende e dpois assuma seu erro ok?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/135143/

4 o inteligente(isso foi ironico) aprende a ler, nunca falei que o NOME nao era meio-diminuto e sim que o acorde é MENOR

5 claro que eu nunca vi uma cifra na vida, toco guitarra a mais de 4 anos e nunca vi uma cifra na vida, não, bem discutir com um burro ignorante que não sabe o que fala e acha que está sempre certo, que nem você, é perda de tempo mesmo!


coisa que eu já sabia provavelmente antes de você começar a estudar música...

ja estudo faz 4 anos e você ainda não sabe o certo ^^



Experimente ser um pouco mais humilde, você está fazendo papel de idiota. =)


acho que você falou isso pra si mesmo né :D

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
você ja entendeu o seu erro

Acontece que eu não errei.

eu volto a dizer, DOMINANTE é ACORDE MAIOR COM SETIMA MENOR, isso não foi uma idiotice diga por um professor, se tu quiser posso te passar a teoria para ver se você aprende um pouco sobre o que não sabe :) mas nao vou perder meu tempo com isso, e te passo esse link, le e aprende e dpois assuma seu erro ok?

Ahuahuaehuae
Eu sei que um acorde maior com sétima é dominante, mas você pode usar um Bm7(b5) como dominante de C7M, e inclusive um Em7, ou também um C#7. Mas isso você não sabia, porque não sabe o que é um acorde dominante. =)

ja estudo faz 4 anos e você ainda não sabe o certo ^^

Nossa, quanto tempo! :O
Então realmente, provavelmente todos os meus professores estavam errados, de solfejo, percepção, violão, guitarra, flauta transversa, inclusive os da faculdade... vou processar meu professor de harmonia funcional por ter me ensinado tudo errado. =/


O seu problema é que você ACHA que sabe. =)
Daqui a uns anos você vai ler seus posts aqui no fórum e vai sentir vergonha.
Quer apostar?;}

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow

opaaa, sinti uma mudança de opinião, volte um pouco e leia, VOCÊ DISSE: O QUINTO GRAU NÃO É DOMINANTE!

2- foi mal brother, mas isso nao é dominancia e sim MODULAÇÃO,

erro outra vez:)

3- é bom você processar mesmo viu, o que adianta ter tantos cursos e faculdade e falar tantas asneiras =)




O seu problema é que você ACHA que sabe. =)
Daqui a uns anos você vai ler seus posts aqui no fórum e vai sentir vergonha.
Quer apostar?;}


estamos falando de você ainda ? ahhaha

bem você fala isso, mas se voltar a ler o que disse, vai sentir vergonha na hora +)

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


G Canivel
VOCÊ DISSE: O QUINTO GRAU NÃO É DOMINANTE!

Me mostra aonde que eu disse isso.

2- foi mal brother, mas isso nao é dominancia e sim MODULAÇÃO,

Ahm.
Não, não é.
Se você tiver falando do Bm7(b5), você sabe menos ainda do que eu pensava. E ainda fica querendo cagar regra... hehehehe
Sobre o C#7, ele possui o mesmo trítono que o G7 e logo, resolve no mesmo acorde, é chamado de dominante substituto. Vivendo e aprendendo né? =)

Que bom que você aprendeu alguma coisa agora.

Bizet
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
Você já nasceu assim ou bateram demais na sua cabeça?

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow

vo procurar e colar relaxa!

2- ja deu pra ver que voce manja muito em!

voce nem ao menos sabe o que é modulacao...

estuda mais 1 pouco ae ou quer que eu procure outro topico que te faça provar que está errado denovo?



claro, aprendi que você é mais ignorante do que eu pensava :)


Bizet


prefiro não responder, pra não perder a linha ;)

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
2- ja deu pra ver que voce manja muito em!

voce nem ao menos sabe o que é modulacao...


Auaehuaehuhu
Cara, quanto mais você fala, mais você faz papel de ridículo!
Você ignora tudo o que eu digo, porque simplesmente não entende nada do que eu tou falando!
E ainda cisma em dizer que eu estou errado...
Se eu fosse você já teria parado de postar nesse tópico há muito tempo!

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow

cara o que você disse foi isso:

Voce toca o Bm7(b5) que "chama" um acorde, e que qualquer acorde maior com setima menor, faz a mesma coisa...


uma coisa eu ainda nao entendo, eu li la encima, e não foi nem de você que eu discordei... queria saber o motivo de você estar me enxendo tanto o saco :D

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Estão desvirtuando o tópico, usem o MSN.......

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


Voce toca o Bm7(b5) que "chama" um acorde, e que qualquer acorde maior com setima menor, faz a mesma coisa...

Eu não disse isso, eu disse que os dois acordes tem função dominante, é um pouco diferente.

e não foi nem de você que eu discordei... queria saber o motivo de você estar me enxendo tanto o saco :D

Você foi arrogante e prepotente. =)

Quer ver uma coisa?

No tom de lá menor, quem é o dominante do primeiro grau?
Você vai responder. Ele não faz parte do CH de lá menor, por quê?
Eu sei a resposta, se você quiser aprender, seja humilde e reconheça que não sabe, aí eu te falo.
Senão, pode passar o resto da vida achando que "dominanteéoacordedoquintograu", essa afirmação simplista e sem explicação, sem entender o porquê.

Se você quiser ser humilde e aprender alguma coisa, eu terei todo o prazer em te explicar.




Obs: agora o tópico cai! Hahaha

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida
Ainda estamos falando do assunto do tópico, é bom ficar aí no caso de alguém ter dúvida e achar na busca...

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Eu não disse isso, eu disse que os dois acordes tem função dominante, é um pouco diferente.


fução dominante é exatamente Voce toca o Bm7(b5) que "chama" um acorde, e que qualquer acorde maior com setima menor, faz a mesma coisa...

=/

Você foi arrogante e prepotente. =)


bem voce quer saber quem seria o DOMINANTE DO I grau no CH de Am?

respondo para você: E7 ou ainda sendo mais ousado B7, caso você queira saber o por que eu te explico :)




se eu fui assim, é porque você provocou :)


Se você quiser ser humilde e aprender alguma coisa, eu terei todo o prazer em te explicar.(2)

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


algo distorceu meu post... esse é o certo

Eu não disse isso, eu disse que os dois acordes tem função dominante, é um pouco diferente.


fução dominante é exatamente Voce toca o Bm7(b5) que "chama" um acorde, e que qualquer acorde maior com setima menor, faz a mesma coisa...

=/

Você foi arrogante e prepotente. =)


se eu fui assim, é porque você provocou :)


bem voce quer saber quem seria o DOMINANTE DO I grau no CH de Am?

respondo para você: E7 ou ainda sendo mais ousado B7, caso você queira saber o por que eu te explico :)




Se você quiser ser humilde e aprender alguma coisa, eu terei todo o prazer em te explicar.(2)

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
Eu sei qual é. Mas você não sabe o porquê. =)
E7 não faz parte do CH de lá menor, você sabe por quê? Eu sei.


ainda sendo mais ousado B7, caso você queira saber o por que eu te explico :)

Na verdade é Bb7 que é o dominante substituto. Hehehehe

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Eu sei qual é. Mas você não sabe o porquê. =)
E7 não faz parte do CH de lá menor, você sabe por quê? Eu sei.


eu te explico, devido duas notas D e G#

no caso de Bb7 - D(Ré) é a terça do acorde e G#(sol#) é enarmônico de lá bemol - sétima de si bemol.
no caso de E7 - Temos o D(Ré) e o G# que seria um G# sensivel :)


Na verdade é Bb7 que é o dominante substituto. Hehehehe

eu falei, meu post foi distorcido

Naka-man
Veterano
# jul/08
· votar


Calma ai me explica como B7 resolve em Am.

- - - -

O cara acha "ousado" usar subV ? Pelo amor de deus. Descobriu o tritono e acha que entende de harmonia.

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Naka-man

é mais ousado do que usar E7 :)

ou seja, é mais ousado

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Naka-man

é Bb7 =/

Naka-man
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
Ou seja voce , mais uma vez voce falou merda.

E mostrou que não entende merda nenhuma , pois o próprio Minow ja havia postado sobre subV quando falou em C#7 substituindo G7.

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Naka-man

cara você acabou de chegar, não sabe sobre o que agente ta falando, e quer vir botar moralzinha?

na moral, não enche o saco vai :)

a conversa seria entre eu e o minow

se você quer ser descolado e introsar com a gente, primeiro se informa, le todos os post e depois venha encher o saco :)


=) abraco!

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


eu falei, meu post foi distorcido

Ah, é?

algo distorceu meu post... esse é o certo

respondo para você: E7 ou ainda sendo mais ousado B7


Agora vamos ao outro erro:


eu te explico, devido duas notas D e G#

no caso de Bb7 - D(Ré) é a terça do acorde e G#(sol#) é enarmônico de lá bemol - sétima de si bemol.
no caso de E7 - Temos o D(Ré) e o G# que seria um G# sensivel :)


Isso tá certo mas não explica nada. =)
O que tem a ver G# ser enarmônico? Você sabe o que é um trítono? Você sabe a definição de acorde dominante? Acho que não.
Sobre o E7, sim, o G# é a sensível, mas ele não faz parte do campo harmônico de lá menor, e você não sabe porquê. =)

Deixa eu te explicar:
O Bb7 possui o mesmo trítono que o E7, então dá pra substituir o E7 por ele sem mudar a função.

Sobre o G#, ele é um empréstimo da menor harmônica. O quinto grau de lá menor seria Em7, correto? Mas esse acorde não tem função dominante, então pega-se o G# que é a sétima da menor harmônica, que transforma o quinto grau em um X7.

Tá vendo como você acha que sabe as coisas, mas só fala besteira?
Tou falando na boa agora, você não sabe, cara. Não precisa ficar a todo custo tentando provar que sabe, cada vez que você faz isso se enrola mais.
Isso pode atrapalhar alguém que venha a ler o tópico depois com dúvidas, sacou?

Naka-man
Veterano
# jul/08
· votar


se você quer ser descolado e introsar com a gente


HAHAHAHAHA MEU DEUS QUE COISA PATÉTICA HAHAHAHAHA

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
cara você acabou de chegar, não sabe sobre o que agente ta falando, e quer vir botar moralzinha?

na moral, não enche o saco vai :)


Tsc.
Precisa apelar pra ignorância sempre que te corrigem?

G Canivel
16 anos, São Bernardo do Campo / SP



Hehehehehehe.

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow

bem pela pressa que você quis explicar, ja vi que estava com um medo enorme deu responder e mesmo assim vou responder :)

aé... alem de mestre na guitarra você ainda e professor de português? caramba! imagino que com tantos dotes, você deve ser um extraordinário guitarrista e compositor (ironico)

vamos la:

O que tem a ver G# ser enarmônico? Você sabe o que é um trítono? Você sabe a definição de acorde dominante? Acho que não.


1- O trítono é o mesmo que a quinta diminuta ou a QUARTA AUMENTADA. Ele divide a oitava em duas partes iguais e a sua inversão possui a mesma distância intervalar.(capaz de você não entender)

2- O acorde de dominante com sétima é aquele que melhor define a tonalidade. Auditivamente, ele cria a tensão tão característica do sistema tonal, "chamando" um acorde, exemplo G7 se resolve em C maior ou C menor :) saca?

3 - Sobre o G#, você falou tudo

4- Sobre o E7, sim, o G# é a sensível, mas ele não faz parte do campo harmônico de lá menor, e você não sabe porquê. =)
Resposta: O trítono D-G#. D é quarto grau. G# é a sensivel.
No E7 - G# é a terça e D a sétima


sacou?


acho que respondi todas as suas perguntas

se faltou uma, é só pedir :)

sobre sua ultima observação, você ja sabe minha resposta

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a ajuda com teoria:campo harmonico