Qual seria a função de acordes dominantes, subdominates ?

    Autor Mensagem
    YYuRii
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: YYuRii


    Esta é uma dúvida bem básica, mas quem poder ajudar agradeço.

    Eu sei que os acordes dominantes são o I, IV e V grau da escala, certo né ?

    E os acordes dominantes tambem possuem o trítono.

    Mas qual seria a função dos acordes dominantes e subdominantes numa música, como que eu ponho eles em prática ?

    luis7777
    Veterano
    # jun/06
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    Eu sei que os acordes dominantes são o I, IV e V grau da escala, certo né ?

    errado

    I é TONICA

    IV é SUBDOMINANTE

    V é DOMINANTE

    simples, olha, existem varias cadencias como autentica, de engano, etc.

    uma boa cadencia para se perceber a funçao do dominante e sub é a cadencia completa. ela é assim:

    I-IV-V-I

    tente fazer isso usando o campo harmonico de C:

    C-F-G-C

    toque e perceba a sonoridade ;)

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    luis7777

    Outro exemplo poderia ser:

    GFCG

    I - G
    IV - F
    V - C
    I - G

    Certo?

    Fabianorenno
    Veterano
    # jun/06
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    Nick_Oliveri_Guitar
    errado... no tom de G:
    G - Am - Bm - C - D - Em - F#m - G
    I II III IV V VI VII

    logo....
    I - IV - V - I
    ficaria....
    G - C - D - G

    luis7777
    Veterano
    # jun/06
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    Nick_Oliveri_Guitar

    Outro exemplo poderia ser:

    GFCG

    I - G
    IV - F
    V - C
    I - G

    Certo?



    nao nao nao

    se voce esta pensando no campo harmonico de G, o certo seria:

    I- G
    IV- C
    V- D
    I- G

    cuidado com os graus!

    fora isso a cadencia esta correta.

    Twinsen
    Veterano
    # jun/06
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    Segundo meu ex-professor, o acorde dominante meio que chamaria a tônica e o acorde sub-dominante se afastaria dela. Mas acho que isso varia de acordo com a percepção de cada um, o mais importante é ir aplicando essas cadências que o pessoal tá mostrando e perceber as suas sonoridades, outro exemplo seria II, V, I.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    Consegui a tabela e estou entendendo melhor.

    Um exemplo:

    F Gm C F

    Correto?

    ou

    Eb Fm Bb Eb

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    Up

    Rafael Ferraço
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Rafael Ferraço
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    Nick_Oliveri_Guitar
    olha o tópico de harmonia funcional
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/134717/

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    Rafael Ferraço

    O problema não é olhar no tópico e sim entender como funciona... isso é que tá pegando pra mim.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/06
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    Twinsen
    Segundo meu ex-professor, o acorde dominante meio que chamaria a tônica e o acorde sub-dominante se afastaria dela.

    Pra mim isso faz sentido.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    De novo: CERTO OU ERRADO?

    Um exemplo:

    F Gm C F

    Correto?

    ou

    Eb Fm Bb Eb

    YYuRii
    Veterano
    # jun/06
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    Toquei a cadencia I-IV-V-I e percebi que o acorde sub-dominante é como se pedisse o dominante, para dar uma continuidade na música.

    Estou certo disso ?

    Nick_Oliveri_Guitar
    E esta certo ali o "F Gm C F" aquilo ali está em F com a seguinte cadencia I II V I né ?

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    YYuRii

    I V IIm I

    fgr
    Veterano
    # jun/06
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    a função da dominante e da sub é de voltar a tonica!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/06
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    Um recebe, o outro levanta e o outro corta.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    LeandroPanucci

    Tá foda... vou procurar um professor... hehehehehehe...

    GAMMOTH
    Veterano
    # jun/06
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    Ahhh!!! Tem gente aqui que ainda não entendeu?!!?!? Cara, vou tentar explicar o mais prático possível a seqüência I-IV-V-I que servirá para qualquer tom.

    Pensa apenas nas tônicas dos acordes: Você tá numa casa "X" da tua guitarra, depois desce pra corda de baixo na mesma casa (esse é o IV grau), daí você vai nessa mesma corda e vai duas casas, um tom, pra frente (V grau), daí volta para onde tudo começou na corda de cima (I grau denovo).

    Depois de tudo isso feito, leia as notas que você tocou e tem a seqüência feita! Método Tabajara de tocar guitarra, mas todo mundo decora e niguém esquece, eheeh!

    E-A-B-E / F-Bb-Cb-F / A#-Eb-F-A#... Tá vendo? Nem precisei pensar muito, é só lembrar da porra da escala da guitarra!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    GAMMOTH

    Vamo ver então...

    Escolho B, a seqüência seria:

    B E F# B

    Correto?

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/06
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    Up

    Extrapolation
    Veterano
    # jun/06
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    LeandroPanucci
    KKKKKKKKK
    essa foi a melhor cara

    pra quem nao joga volei:
    um roba a bola, outro cruza, o ultimo cabeceia e gol

    YYuRii
    E esta certo ali o "F Gm C F" aquilo ali está em F com a seguinte cadencia I II V I né ?
    tá certo

    Nick_Oliveri_Guitar
    I IV V I?? ta certo, agora poe as setimas nos acordes

    serta_nejo
    Veterano
    # dez/08
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    gostaria de saber na sequenci do Tom A: A Bm D E, qual seria o dominate para que eu possa iniciar o meu solo da musica? ou posso usar a escala de A mesmo? É preciso ou não fazer o solo pelo dominante?

    serta_nejo
    Veterano
    # dez/08
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    Começo a fazer o solo da musica na Tônica, exemplo: A C#m D E a tônica vai ser C#m, então começo a fazer o solo a partir da escala de C#m ou tenho que fazer o solo a partir da dominate ou posso fazer atráves da escala do Tom mesmo?

    obrigado.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # dez/08
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    errado

    I é TONICA

    IV é SUBDOMINANTE

    V é DOMINANTE

    simples, olha, existem varias cadencias como autentica, de engano, etc.

    uma boa cadencia para se perceber a funçao do dominante e sub é a cadencia completa. ela é assim:

    I-IV-V-I

    tente fazer isso usando o campo harmonico de C:

    C-F-G-C


    INCOMPLETO!

    I III VI = tônica = estável - ponto de repouso da música

    II IV = subdominante = meio estável - prepara pro dominante

    V VII = dominante = instável - resolve na tônica

    sendo que o vii grau na tonalidade maior possui dois trítonos em sua formação.

    Nunca ouviram falar de reharmozinação?

    Abraço

    serta_nejo
    Veterano
    # dez/08
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    posso usar a sequencia de A C#m D E se o tom da musica for A?

    PianoGlauco
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: PianoGlauco
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    O quarto grau também é dominante...
    Provando:
    Se formarmos o acorde de V grau saindo de sua sétima, adivinha quem temos? Isso mesmo... O acorde de IV grau com função de dominante... E como está dentro do campo, sua formação seria de sétima maior...
    LOGO, Um acorde de quarto grau também é dominante.... Eita!
    Como diria o poeta, "E agora, José??" Rsrsrs...

    eduardodff
    Veterano
    # fev/14
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    PianoGlauco
    A essas alturas - 6 anos depois -o cara já é doutor em harmonia...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/14
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    Tópico que fiz sobre o assunto. Talvez ajude:

    Cadência Harmônica - Pra entender!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262880/

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