ajuda com teoria:campo harmonico

Autor Mensagem
G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow


pelo oque eu sei, funcao dominante quem tem é o 5 grau... acorde maior com setima menor!

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida
Ah, foi mal.

G Canivel
Pô velho, não complica mais a cabeça do cara! Hehehehe

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


G Canivel
O sétimo grau é o que se chama de função dominante meio-forte, e em casos raros até o terceiro grau (IIIm7) pode ser usado como dominante (dominante fraco), apesar de não ter o trítono na sua formação básica.

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow
é nao foi oq eu aprendi auhuhahua

pelo oq sei dominante eh um acorde maior de setima menor

vo procura tirar essa duvida pra ver qual de nos esta certo uhauhhua

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


opa valeu ai pessoal ! ja entendi o que eu fiz errado, agora vou praticar aqui construir escalas maiores e menores e os campos harmonicos e depois tentar compor alguma coisa so pra ver como que fica!!!

esse negocio dos modos gregos eu ja dei uma estudada meio por cima mas primeiro vou tentar captar bem essa parada toda de campo harmonico e formacao das escalas maiores, menores e tambem pentatonicas hehe ! depois vou tenta entende esses grego ai !
valeu pela ajuda vou estudar bem estas postagens e praticar pra nao esquecer, mas acho que pra ter isso tudo na cabeca vai demorar hehe !

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


GiulianoB

nada cara, isso é tão simples, o problema é que só depois de entender fica simples :P huahuahuahua

mas com pouquinho de treino você ja domina!


esacala grega é ridicula... apenas toque as 7 notas do campo harmonico, isso é a escala grega!

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


G Canivel
Sim, acordes maiores com sétima menor tem função dominante porque possuem o trítono na sua formação (entre a terça e a sétima).
Você sabe o que é um acorde dominante? Todo acorde com trítono precisa resolver em outro acorde, por exemplo, o G7 pode resolver em C7M (função tônica forte), Em7 (função meio forte) ou Am7 (função fraca), que é chamado de cadência interrompida...

O acorde meio diminuto também tem o trítono, entre a fundamental e a quinta, logo também precisa de resolução. Você inclusive pode fazer um dominante, que resolve no dominante, que por sua vez resolve na tônica.
Por exemplo: D7 __ G7 --> C7M

Penta_Blues
Moderador
# jul/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

GiulianoB
Minha sugestão é bastante simples: Vai com calma, meu camarada...
Vc está querendo saber muita coisa ao mesmo tempo, vários assuntos complexos sem aparentemente saber saber o básico da teoria.
O que acontece é que, apesar de toda a boa vontade do pessoal, as explicações são muito superficiais e acabam confundindo quem não tem uma certa bagagem pra preencher as lacunas que ficam nas explicações postadas. E isso nem é intencional, já que seria necessário um livro e não um post pra explicar direitinho tudo que vc tá querendo saber apenas num tópico.
Comece estudando Escalas, sua Formação e seus Intervalos.
Quando esses assuntos forem bem entendidos e dominados, passe para Harmonia, formação de Campos Harmônicos e características dos Acordes e suas Funções.
Novamente, só depois de assimilados os assuntos acima vc pode partir para Progressões Harmônicas, Cadências, Modulações, etc.
Finalmente, estude como tudo isso se aplica dentro dos vários gêneros musicais que existem para que vc veja e perceba a aplicação prática de toda essa teoria que mencionei acima.
Como vc pode ver, mesmo não tendo escrito uma só linha explicando suas dúvidas sobre Teoria, meu post ficou bem grande.
Imagina tentar escrever tudo que vc precisa saber para compreender como fazer suas músicas...
Ah, e use a ferramenta de BUSCA, pois muito do que eu falei já existe postado em outros tópicos do Fórum.
Valeu!!!

GiulianoB
Veterano
# jul/08 · Editado por: GiulianoB
· votar


galera so pra ver se eu saquei um pouco, vou pegar de exemplo uma musica e tentar analizar
o campo harmonico dela

blitzkrieg bop do ramones, o tom dela eh A , e tem mais e acordes : D E e B

o escala de A seria :

A
B
C#
D
E
F#
G#
A

certo?

a harmonica de A seria :

A
Bm
C#m
D
E
F#m
G#m

bem analizando entao a musica eh basicamente toca ADE ADE ADE entao seria

T 4 5 eh isso? so que tem um B perdido la e ele nao ta no campo harmonico de A pelo que vi,
como pode isso? ou eu fiz alguma coisa errada hehe?

mais uma ajudinha so, por exemplo a musica que pais eh esse do legiao(to pegando so musicas faceis pra nao complica)
o tom dela eh Em certo?
me expliquem uma coisa, a escala de Em como eu monto ela? sei que tem que comecar apartir do sexto grau da escala maior relativa, preciso saber as 12 escalas maiores pra poder formas as menores ou tem algum macete pra formar somente uma menor?
a menor harmonica sei como montar ja conforme os exemplos acima!

desculpa tanta pergunta hehe!

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_blues


valeu pelas dicas brother vo estuda mais um pouco de teoria, eiu ja saco alguma coisa de formacao de escalas e acordes, queria aprnede um pouco de campo harmonico pra tentar compor algo simples por questao de aprendizado e estimula a criatividade hehe !
tipo eu to ligado que para cada estilo tem um esquema diferente nos campos e tal ja tive dando uma sondada nisso, vo dar mais uma lida por ai e praticar exercicios ! valeu pela ajuda

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


GiulianoB
A escala de A tá certa.

a harmonica de A seria :

A
Bm
C#m
D
E
F#m
G#m


Não! Nem perto...
Esquece isso de menor harmônica e melódica por enquanto, fica só no campo harmônico maior/menor, isso só vai te confundir a cabeça...

T 4 5 eh isso?

Pode ser isso...
Pode ser no tom de Em também...
Mas os acordes são todos power-chords, ou seja, não são nem maiores nem menores... você só toca um intervalo (de quinta), entendeu?
E outra, os Ramones não pensavam nisso na hora de compôr, pode ter certeza disso. Hehehe
O negócio é mais roquenrôu, é por uma questão mais político-social do que musical.

o campo harmonico menor eu entendi
como eh, tudo igual ao maior so a primeira nota la eh menor eh claro!


Isso está ERRADO.

a escala de Em como eu monto ela?

Basta saber o campo harmônico maior e começar ele do sexto grau, é a mesma coisa!
No caso, é o mesmo CH de G. Pra saber o relativo menor, uma dica: ele fica sempre uma terça menor (um tom e meio) abaixo do maior.
Ou seja, pega Em, sobe uma terça menor e tá em G.

Entendeu?

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


Minow



a sim esqueci dos powerchords hehe ! agora caiu a ficha , vou dar mais uma estudada tem muita coisa que confunde o cara, essa parada.

entendi a parada da escala menor , tipo a relativa maior de Am eh C pq um tom e meio a frente eh o C!

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


GiulianoB
Isso.
Entendeu como monta escala e CH menor? Basta pensar no maior... entendeu isso?

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


so uma coisa aquela que citei acima como harmonica de A, eu quiz dizer que eh o campo harmonico de A, esta certo??? fiz como nos exemplos aqui do topico

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


saquei a parada da menor, acho que sim hehe! dei um exemplo ali de Am e C seria isso entao? ou por exemplo a relativa maior de Fm seria G# ne?

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa noite!!!

GiulianoB
T 4 5 eh isso? so que tem um B perdido la e ele nao ta no campo harmonico de A pelo que vi,
como pode isso? ou eu fiz alguma coisa errada hehe?

Vou insistir. Não adianta vc querer compreender Equação de Segundo Grau quando vc ainda não sabe somar ou dividir...
Primeiro: T 4 e 5 são representações para Notas numa Escala e sua dúvida se refere a Acordes, portanto, a representação deve ser em numerais romanos, ou seja, I IV e V.
Estes Acordes são chamados de Primários e se vc souber o que é Progressão Harmônica saberá que esta é a mais básica das Progressões, pois são os Acordes de Tônica, Subdominante e Dominante.
O Acorde de B é um Acorde Secundário, de II Grau, chamado de Sobretônica, que geralmente é Menor mas pode ser tocado como Maior ou como Sétima, dependendo de como ele se relaciona com os outros Acordes.
Estou certo de que vc não entenderá muito a explicação que tentei dar, mas isso se deve à necessidade de um maior conhecimento teórico sobre Progressões ou muito mais linhas digitadas...rs
Valeu!!!

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_blues


valeu cara entendi mais ou menos pq ja li de tudo um pouco pq eh muita coisa putz, formacao de escalas e acordes eu ja to pegando bem agora essas paradas de campo harmonico, melodico e sei la o que mais ainda nao saquei bem mas vou estudar mais!

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


GiulianoB
Ahhh, achei que estivesse falando do campo harmônico da escala chamada menor harmônica!

A
Bm
C#m
D
E
F#m
G#m


Tá certinho! Mas considere que o sétimo grau é meio-diminuto, ele não é menor...
Se você considerar ele como menor, vai estar usando uma nota que faz parte de outro campo harmônico, que é uma quarta aumentada, do modo lídio... é outro lance. =P

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa noite!!!

GiulianoB
e sei la o que mais ainda nao saquei bem mas vou estudar mais!
Pode ter certeza que estamos no mesmo barco!...rs
Valeu!!!

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


Pode ter certeza que estamos no mesmo barco! (2)

GiulianoB
Veterano
# jul/08 · Editado por: GiulianoB
· votar


Minow

ufa, me sinto aliviado que ao menos consegui acertar uma coisa (tirando fora o setimo graum mas ainda nao saquei essas coisas de diminuto vo da uma pesquisada)huaha ! eu ainda nao sei expressar bem as coisas tipo os graus em numerais romanos estas coisas ai fica confuso, mas ja peguei muita coisa do hoje com esse topico, ta sendo de grande ajuda pra mim ! obrigado pela mao mesmo, nao manjo de musica mas sou fera em informatica se precisa qualquer coisa nessa area pode pedir que eu dou uma ajuda tbem :)

Penta

hehe valeu cara, vo me dedicar mais ao estudo e ja de quebra vou compor umas coisas simples e tentar entender bem isso tudo ! abracos!

se alguem mais quiser comentar algo ou me dar umas dicas, links de posts bons pra estudar teoria, sites, sei la hehe eu aceito !

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


GiulianoB
Então, você sabe alguma coisa sobre formação de acordes?
Um acorde de tríade é formado por três notas, a fundamental, terça e quinta, certo?
A terça é quem define se o acorde é maior ou menor, até aí tudo certo? Pois bem, só que pode mexer na quinta também... ela pode ser aumentada ou diminuta.
Uma tríade diminuta fica: tônica, terça menor, quinta diminuta (que é a quinta justa diminuída de um semi-tom).
Espero não ter confundido mais sua cabeça. Se não entendeu, não se preocupa, continua estudando formação de acordes, escalas e campo harmônico que você chega lá!

nao manjo de musica mas sou fera em informatica se precisa qualquer coisa nessa area pode pedir que eu dou uma ajuda tbem :)


Valeu! Hehehe
Boa sorte.

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


Opa ta valendo cara ! essa parada de formacao de acordes eu sei ja o basico e to estudando tambem ! agora vou fazer um puta exercicios, por no papel as 12 escalas maiores e suas relativas menores e criar tambem os campos harmonicos com o que aprendi, vai da um trabalhao e acho que vai me ajuda a entender melhor hehe, ai vo leva pro meu professor de guitarra da uma olhada e dar umas idéias tambem !
flw brother ! obrigado pela força.

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


Minow

Na boa!
Tá certinho!

Não, não está certinho.
A
Bm
C#m
D
E 7
F#m
G#m

Isso é fundamental, pra mim.

Mas considere que o sétimo grau é meio-diminuto, ele não é menor...
que é uma quarta aumentada, do modo lídio... é outro lance. =P
Por isso pedi para ele considerar por enquanto como sendo menor.
Valeu.

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


Luiz Almeida
Pô cara, você não aceita o quinto grau como tríade, mas acha normal botar uma nota que não existe no sétimo grau?
O quinto grau não precisa necessariamente ter a sétima, claro que é o "grande lance" dele, mas até ele aprender as tétrades tá valendo, por mim.

[Piadinha]
Isso é fundamental, pra mim.

Não, é a sétima!

[Piadinha]

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


Minow

Beleza cara, não vou opinar mais a esse respeito, para respeitar a todos.

[Piadinha]
Isso é fundamental, pra mim.

Não, é a sétima!

[Piadinha]


Vou contar a do papagaio:
[piada]
Isso é fundamental, pra mim.
Não, é afundamental.
[/piada]
Abraços.

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


galera para com isso!


NAO EH OBRIGADO COLOCAR SETIMAS EM ACORDES...
mas claro, que se colocar da um certo "XANTE"

exemplos... acordes de musicas são assim:

B, C, D, E
porem chega uma hora que a musica pede uma setima!

entao coloca-se a setima

B, C, D, E E7

pronto!!

isso é só um exemplo galera!


só digo que nao é obrigado colocar setima em NENHUM dos 7 graus... =)

Luiz Almeida

desculpa, mas o setimo grau do campo harmonico maior EH MENOR...

e ele tem uma quarta aumentada? sim... mas é conhecida como b5 ou quinta bemol...

mas isso nao muda a terça do acorde...
e ele continua sendo menor!

abracos!

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


desculpa, mas o setimo grau do campo harmonico maior EH MENOR...

Nem é.
É meio diminuto. Por "menor" está implícito que a quinta é justa.

e ele tem uma quarta aumentada? sim... mas é conhecida como b5 ou quinta bemol...

...
A quarta aumentada é da fundamental da escala, emprestada do modo lídio, pra deixar o sétimo grau com uma quinta justa e virar um acorde menor com sétima.
Entendeu?

G Canivel
Veterano
# jul/08
· votar


Minow

cara você viaja =D

o que torna um acorde maior ou menor, não é a quinta, e sim a terça... se o acorde é menor, tem sua terça menor, porem se ele for meio-diminuto, ele tem sua quinta bemol ou quarta aumentada :)

mas tendo uma quarta aumentada nao deixa de ser um acorde menor

entendeu agora?



e cara, seu segundo comentario foi inutil, eu falei que a quarta aumentada é uma quinta bemol
e você nao respondeu nada haver com o que eu disse :D

Minow
Veterano
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar


G Canivel
o que torna um acorde maior ou menor, não é a quinta

Eu nunca disse isso...

se o acorde é menor, tem sua terça menor, porem se ele for meio-diminuto, ele tem sua quinta bemol ou quarta aumentada :)

Uma tríade não tem quarta, então é a quinta que é diminuta.

O que você não entendeu é:
A quinta diminuta de B é F. Pra transformar um B° em Bm, ele teria que ter um F#. Esse F# é a quarta aumentada da fundamental da escala, C, logo, é um emprestimo do modo lídio.

Então, o sétimo grau do campo harmônico maior, é meio diminuto, certo? Se estivermos falando de tríades, ele é diminuto (sem a sétima diminuta), apenas fundamental, terça e quinta.
Se você disser que um acorde é diminuto, já está implícito que a terça é menor, assim como se disser que ele é aumentado, sua terça é maior. Eu já tinha dito isso lá em cima, mas você ignorou.
Assim como minha explicação sobre o que é um acorde dominante, espero que você tenha lido e entendido também.

Entendeu agora?

Vou fingir que não li seu comentário:
cara você viaja =D

Porque realmente não preciso ressaltar todos os erros que você cometeu nesse tópico, erros simples de grafia de cifra como CM7, constante insistência em mostrar tudo o que (não) sabe, além de não saber o que é um acorde dominante.

Espero ter saneado alguma dúvida. =)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a ajuda com teoria:campo harmonico