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GiulianoB Veterano |
# jul/08
pessoal tudo certo? to com um problema de entendimento, procurei muita coisa na net sobre campo harmonico e outras coisas sobre teoria pois to afim de exercitar um pouco isso, e quem sabe compor algumas sequencias de acordes que fiquem "logicos" , melhor dizendo criar umas musiquinhas minhas mas que tenham uma harmonia, nao um monte de acorde embaralhado como eu venho fazendo.. uma coisa que nao entendi , o campo harmonico tudo que achei fala em formar as escalas, se entendi direito, por exemplo, usando uma tonalidade de C, tenho a escala de dó C D E F G A B C , posso entao usar livremente estes acordes? mas e se por acordes menores ai como q fica? tipo todo o material que achei sobre isso ta meio confuso e to embaralhando as coisas, alguem poderia me recomendar um link de um post aqui do forum ou externo com explicacoes objetivas sobre isso? agradeco desde ja ! so noob demais em teoria :( sei faze umas coisas legais ja mas nao manjo da teoria ai fica fodis
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Eric Clapton Veterano |
# jul/08
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GiulianoB
Qual instrumento você toca??
Tenta neste site aqui:
http://tatooine.fortunecity.com/bester/119/dicas/aplicacao.htm
Abç!
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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nao carinha, quando você tem um campo harmonico MAIOR de C... você tem seguintes notas, C D E F G A B... mas os seguintes acordes... CM7, Dm7, Em7, FM7, G7, Am7, Bm7(b5)
Cm7= dó maior com setima maior Dm7 = Ré menor com setima menor Em7 = Mí menor com setima menor FM7 = Fá maior com setima maior G7 = Sol maior com setima MENOR Am7 = Lá menor com setima menor Bm7(b5) = Sí menor com setima menor e quinta bemol
esses sao os acordes que você pode por na musica... claro que voce pode colocar sem as setimas, ou adicionar 9/11/13...
para colocar os acordes na musica, você faz o que a melodia pede...
cante a musica, e passe ela pra guitarra... esse é o jeito mais facil de compor
espero ter ajudado
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GiulianoB Veterano |
# jul/08
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Murillo Wendel
eu toco violão e guitarra!
e valeu pelo site pelo jeito tem muita coisa ali hem, vou dar uma estudada ! abraços!
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GiulianoB Veterano |
# jul/08 · Editado por: GiulianoB
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G Canivel
valeu pela explicacao brother entendi mais ou menos, entao o campo harmonico tem sempre que ter acordes maiores e menores entao, seguindo uma sequencia logica certo? ja tinha lido isso, tipo esse campo de C que a gente usou como exemplo, se eu quisesse usar sem as sétimas , seria assim ? Do máior Ré menor Mi menor Fa maior Sol maior La menor Si menor eh asim que ficaria ou tem coisa errada hehe? e tipo, pode usar aleatoriamente os acords deste campo em uma musica ou teria que ter uma sequencia tambem? quero tentar entender pra criar sons em varios tons e poder praticar tambem, e tentar buscar algum lugar que me explique o porque de cada acorde ali pra poder usar em varias escalas, por exemplo se fosse a escala de Am, qual seriam os acordes do campo harmonico dela? isso que to tentando sacar ainda e nao me cai a ficha sei q eh coisa simples mas pra quem estudou pouca teoria complica hehee
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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entao, ta certinho, mas isso é o campo harmonico MAIOR
temos os:
Campo harmonico MAIOR campo harmonico MENOR campo menor HARMONICO campo menor MELODICO
não, você colocaria os acordes que a musica pede
normalmente seria, T. 2. 3. 5
normalmente sao usados esses acordes nas musicas, mas sempre há exceções.
se fosse campo harmonico de Am, seria campo harmonico MENOR de Am(devido o A ser MENOR)
por Am, ser a relativa menor de C... o campo seria IGUAL mas comecando pelo Am
La menor Si menor Do máior Ré menor Mi menor Fa maior Sol maior
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GiulianoB Veterano |
# jul/08 · Editado por: GiulianoB
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G Canivel
valeu cara to entendendo mais ou menos agora hehe ! tipo assim esse negocio de T 2 3 e 5 seria isso : por exemplo, quero tocar um som em C, eu poderia usar os acordes:
C Dm Em G
eh isso? e tipo posso usar eles em qualquer sequencia ne? e se quiser adicionar outros acordes como por exemplo um Fá , iria estar cometendo um erro, ou um acorde com setima? tipo so nao entendi o que e esses outros campos que voce citou de campo menor harmonico/melodico, nunca tinha nem ouvido falar pra ver como tem coisa que o cara nao sabe !
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Minow Veterano |
# jul/08
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GiulianoB Si menor
Na verdade é diminuto.
eh isso? e tipo posso usar eles em qualquer sequencia ne? e se quiser adicionar outros acordes como por exemplo um Fá , iria estar cometendo um erro
Não! O fá é o quarto grau, mas ponha na cabeça que não existe erro. Você pode botar qualquer acorde na música, de qualquer campo harmônico.
ou um acorde com setima?
Acordes maiores com sétima (menor) são um pouco diferentes, os diminutos/meio diminutos também, você tem que ter um pouco de cuidado com eles. No caso, use só o quinto grau (sol) com sétima. Os menores, pode botar a sétima à vontade. Claro que você pode botar sétima aonde quiser, é só uma dica pra ficar mais simples por enquanto.
campo menor harmonico/melodico, nunca tinha nem ouvido falar
Relaxa e não se preocupa com isso agora não.. heheheh
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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GiulianoB
não, você pode usar qualquer um dos 7 acordes, só falei os mais comuns usados em musicas!
T 4 T T 2 5 T T 3 5 T T 5 3 T
isso sao apenas montagens comuns, você pode usar qualquer um dos 7!!
mas tipo, você monta pelo que a melodia pede, se a melodia pede um G voce bota um G e assim vai, nao tem regra!
voce faz o que a melodia pede!
ixi esses campos harmonicos ja sao mais complicados! nem tem como explicar assim só lendo e parendendo!
o menor harmonico é muito usado em musicas estiilo ANGRA sabe?
bem espero ter ajudadO!
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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Minow
Si diminuto?
calma cara, tamo falando do campo harmonico MAIOR só!! hauhua vai confundi o cara!
o Si é um Si menor com setima menor e quinta bemol!
nao é um Si diminuto nao!
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alexdiffer Veterano |
# jul/08
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G Canivel Cm7= dó maior com setima maior ???????? corrige ae rsrs
GiulianoB
alguem poderia me recomendar um link de um post aqui do forum ou externo com explicacoes objetivas sobre isso?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
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Minow Veterano |
# jul/08
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G Canivel Eu quis dizer sem a sétima, só com a quinta diminuta!
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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alexdiffer
ixi falta de shift!
mas olha encima, eu coloquei CM7
Minow
ata
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Minow Veterano |
# jul/08
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G Canivel Cuidado só que pode confundir com essa escrita... C7M = dó sétima maior CM7 já é meio estranho, você pode escrever CMaj7, é meio americanizado, mas rola. É bem chato esse negócio de não ter um padrão na cifragem, pode atrapalhar!
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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nao, minow, porque caso o acorde for maior, você nao coloca M, apenas se for menor
ja se a setima for menor, vc nao coloca M ou seja
Cm7 = Do MENOR com setima menor C7 = Do MAIOR com setima MENOR CM7 = Do MAIOR com setima MAIOR
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Minow Veterano |
# jul/08
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G Canivel Não tou falando de C7, tou falando que dó com sétima maior = C7M Não se escreve CM7, no máximo CMaj7. Há quem escreva C7+ também, apesar de ser "errado", porque pelo + entende-se aumentado, e não maior.
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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Minow
bem aonde eu aprendi, em varias cifras e lugares eu vi escrito desse jeito...
também ja vi CMaj7 e C7+
ja C7M nunca vi cara
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GiulianoB Veterano |
# jul/08
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G Canivel
Minow
Alexdiffer
valeu ai galera, ja deu pra eu pegar um pouco ! Tipo, existem estes padroes entao :
T 4 T T 2 5 T T 3 5 T T 5 3 T
mas nada me impede de usar outros padroes como por exemplo
T 3 T T 2 4 T
? vou comecar a criar sequencias de acordes em tons diferentes e ir tocando pra ver o que sai , se fica legal e tal, pq to loco pra compor umas bobagens por questoes de aprendizado mesmo, acho que o cara nao pode ficar so tocando musica pronta ja tem meio que inventar algo pra estimular a criatividade hehe ! mais uma duvidazinha, tocando uma musica no tom de C por exemplo, se eu quiser criar um riff ou solo, eu poderia utilizar quais escalas? me corrigam, mas poso usar a maior de C e a pentatonica? e ta errado por no solo uma penta de E por exemplo ou teria que ser a relativa de C que se nao me engano eh a d Am? desculpe a enchecao de saco mas eh que nao manjo muito ainda hehe ! abraços e obrigado ai pessoal!
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Minow Veterano |
# jul/08 · Editado por: Minow
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GiulianoB vou comecar a criar sequencias de acordes em tons diferentes e ir tocando pra ver o que sai
Boa, faz isso, mas vale salientar que você tem que saber as escalas dos tons que você vai fazer, não adianta começar do G por exemplo, tem que saber a escala qual é. Por exemplo: G maior = G A B C D E F#. A maior = A B C# D E F# G#
e ta errado por no solo uma penta de E por exemplo
Penta menor, porque no campo harmônico de C, o mi é menor. ;)
G Canivel É o jeito mais comum, acho que você se confundiu. Dá uma pesquisada aí.
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GiulianoB Veterano |
# jul/08
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Minow
Ha sim cara quanto a escala do tom eu to ligado ! e agora comecei a sacar essa parada as escalas, entao eu poderia usar em uma musica em G todas as escalas do seu campo harmonico ? por exemplo G, A, E , etc...?
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Minow Veterano |
# jul/08
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GiulianoB por exemplo G, A, E , etc...
É por aí, mas lembre-se que nesse caso o lá e o mi são menores.
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Luiz Almeida Veterano |
# jul/08 · Editado por: Luiz Almeida
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GiulianoB
Deixa eu "bagunçar" um pouco as coisas:
-Intervalo: Precisa saber para montar as escalas e depois os campos harmonicos.
Notas da escala de Dó (não são acordes): C-D-E-F-G-A-B-C De C para D tem 1 Tom, de D para E tem 1 Tom, mas de E para F tem apenas meio Tom. De F para G tem 1 Tom, de G para A tem 1 Tom, de A para B tem 1 Tom, e de B para C tem apenas meio Tom. Note: de C para C# tem meio Tom, e de C para D tem 1 Tom. Entendeu?
Notas da escala de Sol: G-A-B-C-D-E-F#-G G para A 1 Tom, A para B 1 Tom, B para C meio Tom, C para D 1 Tom, D para E 1 Tom, E para F# 1 Tom, e F# para G meio Tom.
Perceba: 1Tom, 1Tom, meio Tom, 1Tom, 1Tom, 1Tom, meio Tom. Eu costumo dizer assim: Tom, Tom, meio, Tom, Tom, Tom, meio. Isso para as maiores.
Será que voce consegue montar a escala de Ré?
Agora para montar o Campo Harmonico de uma escala com os seus acordes voce usa o mesmo sistema acima, mais a regra de maiores e menores.
Campo Harmonico de Dó maior: C - Dm - Em - F - G7 - Am - Bm (vamos considerar o B menor, por enquanto). Campo Harmonico de Sol maior: G - Am - Bm - C - D7 - Em - F#m.
Notou? I maior - II menor - III menor - IV maior - V com 7 - VI menor - VII (menor) I, II, III, IV, V, VI, VII são os graus.
Voce consegue montar o Campo Harmonico de Ré maior?
Se não ajudei, desculpa.
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GiulianoB Veterano |
# jul/08 · Editado por: GiulianoB
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Minow
ha sim bem lembrado o segundo e sexto grau sao menores em escalas maiores entao
vou dar uma estudada mais com tempo e começar a produzir algo pratico, to achando muito monotono tocar musicas prontas ja hehe!
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GiulianoB Veterano |
# jul/08 · Editado por: GiulianoB
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Luiz Almeida
a escala maior de ré seria :
D E F G A B C D
certo?
agora vou tentar montar o campo harmonico de ré maior :
D Em Fm G A7 Bm Cm
seria isso hehe? tipo so noob se tive certo ja eh uma grande "evolucao" pra mim :P tipo, esse quinto grau tem q ser um com setima nao pode ser somente o acorde maior normal? e valeu pela ajuda cara to pegando mais aqui com esse post do que lendo por ai ! tem muita coisa confusa na net heehh!
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alexdiffer Veterano |
# jul/08
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http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/188956/
Leiam meu Book
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Minow Veterano |
# jul/08
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GiulianoB Não... A escala de ré é D E F# G A B C#
Agora corrija o campo harmônico... E o último acorde dele não é menor, tem a quinta diminuta e a sétima menor, ou seja é meio-diminuto. Mas no caso de tríades (acordes sem a sétima) você pode chamar de diminuto mesmo.
esse quinto grau tem q ser um com setima nao pode ser somente o acorde maior normal?
Pode.
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Luiz Almeida Veterano |
# jul/08
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GiulianoB a escala maior de ré seria : D E F G A B C D certo?
Não
agora vou tentar montar o campo harmonico de ré maior : D Em Fm G A7 Bm Cm
Errado
Voce tem que aplicar a regra do tom, tom, meio, tom, tom, tom, meio A escala maior de ré seria : D E F# G A B C# D
Se voce aplicasse a regra, o campo ficaria assim: agora vou tentar montar o campo harmonico de ré maior : D Em F#m G A7 Bm C#m
Leia de novo.
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Minow Veterano |
# jul/08
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Pelo amor de santo cristo, sétimo grau do campo harmônico maior é MEIO-DIMINUTO, tem FUNÇÃO DOMINANTE.
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Luiz Almeida Veterano |
# jul/08
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Minow
o último acorde dele não é menor, tem a quinta diminuta e a sétima menor, ou seja é meio-diminuto. Mas no caso de tríades (acordes sem a sétima) você pode chamar de diminuto mesmo.
Foi eu que citei para "deixar" o 7º grau MENOR, por enquanto, depois sim complicamos. Valeu.
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G Canivel Veterano |
# jul/08
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GiulianoB
ta errado escala de D =
D E F# G A B C#
lembre, é TOM TOM SEMITOM TOM TOM TOM SEMITOM(o ultimo SEMITOM seria D)
e cara, voce pode usar qualquer escala que tenha essas notas, voce ja tem uma escala
voce tem as notas
C D E F G A B
agora, toca essas notas em sequencia comecando pela casa 8 corda 6... 3 notas por corda
ficaria assim
8 10 12 6 corda 8 10 12 5 corda 9 10 12 4 corda 9 10 12 3 corda 10 12 13 2 corda 10 12 13 1 corda
esse seria o modo grego JONIO
toque agora apartir da casa 10 ou seja pelo D, voce ira tocar D E F G A B C... esse seria o DORICO e assim vai, ateh voltar o C a ser a primeira nota
os modos gregos sao 7 = JONIO, DORICO, FRIGIO, LIDIO, MIXOLIDIO, EOLIO, LOCRIO
boa sorte!
voce pode usar qual pentatonica no tom de C pentatonica como o nome ja diz sao 5, mas 5 oq?
sao 5 notas... no penta seria T 2 3 5 6 essas sao as notas da pentatonica penta em C seria assim
C D E G A...
no braco da guitarra
e 8- 10 B 8- 10 G 7- 9 D 7- 10 A 7 - 10 E 8- 10 faca a mesma coisa que fez com o modo GREGO... e comece pela 2 nota ou seja pelo D... casa 10 e siga o braco até voltar ao C...
acho que deu pra entender né?
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