Tópico Oficial Sobre Rock Progressivo - Guia Completo!

Autor Mensagem
marcio_smdo
Veterano
# jul/08
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Murillo Wendel,

Seguem alguns do Kansas:

Song For America



Journey Form MariaBronn



Carry On Wayward Son



Miracles Out Of Nowhere



Espero que a galera goste.

Abraço

Ricnach
Veterano
# jul/08
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Não entendi o conceito de Rock sinfonico, talvez por não conhecer bandas como Camel, Atoll, Mirthrandir, Änglagård.

Porém conheço profundamente Yes e Genesis, e não me lembro do Genesis utilizar de arranjos orquestrais em suas musicas, apenas a inclusão de alguns instrumentos de uma sinfonia. O Yes possui um álbum, Time and a Word, que é recheado por arranjos orquestrais, mas não que isto seja um traço tipico desta banda ou do rock progressivo pois esta foi uma "moda" criada no final dos anos sessente, inclusive The Doors possui musicas orquestradas, entre varias outras bandas que inclusive não possuiam qualquer relação com o Rock progressivo, vou uma moda como é atualmente o "acustico MTV" e não foi exclusividade do Prog Rock, inclusive o Yes foi criticado por adotar este modelo em seu disco pois já estavam em 1969, 70 onde esta moda já estava acabando.

PHRN
Veterano
# jul/08
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Sorry. This video is no longe avaiable
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Eric Clapton
Veterano
# jul/08 · Editado por: Eric Clapton
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Ricnach

Concordo plenamente com você! Mas se você jogar no goole "progrssivo sinfônico, os primeiros nomes serão concerteza "Yes" e "Genesis" e acredito que isso se dá ao fato de não por ser música orquestrada, mas por possuírem características que se assemelham a uma sinfonia, tipo suítes, madrigais, fugas,tocatas..etc... além do que o Genesis e o Yes, tanto na fase progressiva quanto na fase pop, raramente utilizavam de improvisações em seus shows, mesmo nas nmúsicas mais longas, eles tocavam "nota por nota".

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
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P.U.L.S.E


Caralho!!!Que timbre esse Andrew Latimer tira daquela fender!!!!

\o/

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
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Murillo Wendel
\o/

Eh verdade... eu tava pensando agora pouco: Como seria uma jam do Andrew Latimer com o David Gilmour??

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
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marcio_smdo

Muito bom esses videos do Kansas!!!

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
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P.U.L.S.E

Eu também imaginei isso!!

=O

Devil Boy
Veterano
# jul/08
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Porra, tava ouvindo o Out There, do Wakeman, com que fui presenteado por aqui.

Rick Wakeman - The Mission


Universe Of Sound


Music Of Love


Devil Boy
Veterano
# jul/08 · Editado por: Devil Boy
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Alguém ai conhece os trabalhos da Mahavishnu Orchestra???

Muito foda mesmo. McLaughlin, Cobham e Jan Hammer na mesma banda é algo por si só memorável.

One Word


Dance Of Maya


Esse aqui já é hour-concour: Meeting Of The Spirits(You Know You Know)


Eric Clapton
Veterano
# jul/08
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Devil Boy

Muito bom esses vídeos!!!!

Curti muito o "One Word"

Tks

Ricnach
Veterano
# jul/08
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Murillo Wendel

Pois é, mas no inicio do Yes? Close to the edge, Tales from topographic oceans e Relayer possuem um "pensamento" orquestral, são arranjos elétricos que tentam cobrir toda a extensão e riqueza timbristica de uma orquestra, mas este não é o começo do Yes, é o seu auge.

Já o Genesis não possui tal pensamento, ele tem uma inspiração na musica renascentista, musica de câmera e não de orquestra, e mesmo em seus grandes "épicos" musicais seus arranjos não possuem inspiração orquestral, inclusive eles trabalham muito com canções, quer dizer, é uma instrumentação ou ambientação para um conteúdo poético que deve se sobressair.

Estes exemplos que você deu, suítes, madrigais, fugas, tocatas são formas renascentistas, muito poucos usuais em uma orquestra, eram tocados por grupos de câmera, por isto acho realmente equivocado o termo orquestral, a não ser para aqueles 3 discos do Yes, porém não em todas as musicas destes discos, no sentido de uma pensamento orquestral no arranjo musical.

Eric Clapton
Veterano
# jul/08 · Editado por: Eric Clapton
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Ricnach

Sim concordo novamente com você, mas eu friso novamente que a conotação da palavra "sinfonia", acredito eu, não se dá ao fato de serem músicas orquestradas, mas sim pela grandiosidade e complexidade de suas composições.

No caso do Genesis, a questão é como você disse, eles utilizavam estes termos que eu citei e desculpe, eu me equivoquei de fato ao mencionar como sinfonia, diria mais voltado a musica clássica, principalmente pelos arranjos de Tony Banks e Steve Hackett e você acertou mais uma vez no estilo do Genesis referente ao renascentismo, música de câmera e principalmente na forma literaria, pois as letras do Genesis eram praticamente estória/fantasias contadas e narradas por Peter Gabriel nos shows, que inclusive era muito teatral e criava personagens e encenava e se caracterizava de acordo com cada estória e no ínicio não tinham aquelas letras melosas ou de amor, eram poesias, estórias do cotidiano da vida urbana e ás vezes letras sem sentido nenhum e que chegavam a lugar algum também, o que na minha opinião, não só é o ponto alto do Genesis, mas como é o ponto alto do Progressivo! =D

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
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Murillo Wendel
Kra excelente tópico, eu sou fãzaço de prog, me amarrei mesmo, e akilo q tu falou do Hackett é isso mesmo, e engraçado q o Van Halen nunca cita ele como influência(pq sérá? rsrsrs), aliás tem um album solo dele q é genial, o Voyage to the Accolyte, otimo topico, parabéns.

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
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brunoepronto

Obriagado cara!!! Eu já escutei esse álbum, que inclusive tem parcerias do prório Genesis e se o Van Halen nunca mencionou Hackett como inflência, Yngwie Malmsteen já disse isso publicamente e na opinião dele Hackett, Blackmore e Alex Lifeson eram os melhores guitarristas dos anos 70!

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
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P.U.L.S.E

Imagina a Jam com com o Gilmour e o Latimer tocando "Ice" e "Marooned"

\o/

marcio_smdo
Veterano
# jul/08
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Baixei o álbum do Gentle Giant.

Essa Nothing at All é viciante. Vai demorar a sair do MP3.

Abraço

Eric Clapton
Veterano
# jul/08 · Editado por: Eric Clapton
· votar


marcio_smdo

Baixei o álbum do Gentle Giant.

Essa Nothing at All é viciante. Vai demorar a sair do MP3.



Eu também curti muito!!! Também curti bastante o som do Supertramp.

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
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Murillo Wendel
O_O

O cérebro dos espectadores explodiriam pelo feeling extremo

Conhecem Gentle Giant? Não é famoso que nem o Pink Floyd, mas a maioria dos grupos de rock progressivo (com exceção de metal progressivo) da atualidade são altamente influenciados por esses caras.

Dogs2
Veterano
# jul/08
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pô nem curto muito Gentle Giant pelo que eu ouvi (só ouvi o disco Pride & Glory)
A que mais me agradou, e agradou MUITO, foi So Sincere
ela me deu umas noções legais de harmonização

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08 · Editado por: P.U.L.S.E
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Dogs2
Eu também não ouvi muita música deles (é difícil de achar), mas eu achei no mínimo alternativo o modo deles se vestirem xD.

Alguns vídeos:










Eric Clapton
Veterano
# jul/08
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Dogs2
Maluco!! Fui pesquisar sobre Mike Oldfiled..e caralho!!! Tem uma música chamada "Tubular bells" (trilha do clássico "O Exorcista")...fiquei de cara no chão!!! Muita disciplina e técnica!!! Muito foda!!!

-Dan
Veterano
# jul/08
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http://www.youtube.com/watch?v=16xjRmTXZGs&feature=related

rock progressivo brasileiro de qualidade,

porem, esse video está longe de mostrar toda a qualidade da banda e os uqe tem no youtube não estã bons não.
Estão na estrada ha anos, e este video eh do primeiro album ainda.

www.bandacartoon.com.br

Ratamero
Veterano
# dez/08
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Luuuuuuuuuuuuuuzzzzzzzzzzzzzzz !
Finalmente achei uma galera do Progressivo - e que texto, hein !
Alguem já viu Echoes (Pink Floyd) executado no Royal Albert Hall pelo Gilmour e cia ?
http://br.youtube.com/watch?v=vBux_3OmyAg
Para mim um Clássico !!!
Um abração...

Bia on the wing
Veterano
# dez/08
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Ratamero
Legal mesmo esse tópico. Também adoro Progressivo!!! E esse vídeo do Gilmour q vc falou é muito bom mesmo!

SERGIAO
Veterano
# fev/09
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O rock progressivo é um estílo que teve imensa contribuiçao e divulgação, motivados por Rick Wakeman tocando com a banda The Strawbs nos meados dos anos 70, bastante famoso por sua virtuosidade e composições, sendo um dos pioneiros a introduzir ao rock, teclados eletrônicos, cercando-se por uma vasta gama de equipamentos do gênero.

Sephiro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Sephiro
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A um tempo atrás, descobri uma banda de prog rock muito interessante chamada Transatlantic, com a formação:

* Neal Morse - lead vocals, keyboard, guitar (Spock's Beard)
* Mike Portnoy - drums, backing vocals (Dream Theater)
* Roine Stolt - guitar, backing vocals (Flower Kings)
* Pete Trewavas - bass guitar, backing vocals (Marillion)

Gostei muito da sonoridade da banda...




Eric Clapton
Veterano
# jun/09
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Esse site aqui é muito bom: http://lazer.hsw.uol.com.br/rock-progressivo3.htm

Julia Hardy
Veterano
# jun/09
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Entrevista do Mike Portnoy que ele fala sobre o rock progressivo.

http://whiplash.net/materias/news_908/043585-dreamtheater.html

"O que é Progressivo?

MP: Eu acho que a música progressiva é geralmente definida pela ênfase dada ao músico, músicas longas, arranjos não tradicionais, longas partes instrumentais e também a exploração de vários estilos musicais. Acho que essas são as características gerais.

Você considera o que faz como sendo Progressivo?

MP: Oh, com certeza, Dream Theater é uma banda de Progressivo! Eu não diria que nós somos Prog Rock necessariamente. Acho que somos mais uma banda Prog Metal tanto quanto uma banda que combina as duas coisas, mas sim, nós não temos medo do rótulo Progressivo.

Por que existem tantas bandas que se sentem embaraçadas em serem chamadas assim?

MP: Acho que elas se sentiam embaraçadas principalmente durante um período nos anos 80 quando a palavra Progressivo era considerada suja. O estilo teve seu apogeu nos anos 70 e depois morreu com o surgimento da era Disco e do Punk. Então nos anos oitenta era comum se afastar da palavra Progressivo. Foi daí que bandas clássicas do genero como Genesis e Yes meio que reinventaram seu som pra fugir dos elementos progressivos e das comparações. Mas eu acho que dos anos 90 até hoje, a palavra não é mais um tabu como costumava ser. Na verdade, muitas bandas a adotam hoje em dia. Ocasionalmente você vê bandas de Progressivo como Tool, Mars Volta ou Coheed And Cambria que tem medo de ter essa palavra vinculada a elas porque isso pode "machucar" seu perfil na imprensa especializada. Mas para a maior parte, toda essa nova geração de bandas Progressivas – e existem literalmente centenas delas por aí – adotam essa descrição.

Por que bandas como Yes e Genesis mudaram tanto sua sonoridade nos anos 80?

MP: Eu acho que a palavra Progressivo se tornou tão negativa que eles tiveram que mudar se quisessem ter uma carreira. Do começo ao meio dos anos 80 essas bandas mudaram e se tornaram populares, mais do que seriam se tivessem continuado no verdadeiro estilo Progressivo. Eles precisaram mudar para sobreviver e aquele também foi um período de resfriamento. Existiam também algumas bandas que saíam pela tangente, como Marillion, IQ, Pendragon e Twelfth Night, que existiram durante aquele tempo no qual Prog era uma palavra suja. Então o estilo começou a aparecer de novo, como por exemplo no começo dos anos 90 quando nosso álbum "Images and Words" estourou, isso abriu uma grande aceitação para o gênero.

Progressivo é um tipo de som ou um estilo próprio? Ou seja, as bandas que soam como Pink Floyd, Yes, Genesis, etc, são por definição Progressivas?

MP: Eu não acho que seja apenas um som atualmente, assim como um estilo. Existem tantos sub-gêneros progressivos hoje em dia. Você tem bandas como The Flower Kings que soam como o Prog tradicional, mas também existem bandas como Mastodon ou Opeth que obviamente são bandas de Heavy Metal mas com sérios toques progressivos. Então não existe um som único progressivo e sim um estilo que se apresenta em vários formatos e tamanhos.

O Prog Eletrônico é um caminho inevitável para o Progressivo?

MP: Eu acho que certamente por um lado sim. Tangerine Dream e Ozric Tentacles são bons exemplos, mas soam mais como Progressivo Psicodélico. Isis também adota esse tipo de estilo, e de uma certa maneira, até O.S.I meio que criaram esse ambiente eletrônico progressivo. Eu não diria que é um destino inevitável, mas com certeza é um sub-gênero.

Algumas bandas do gênero são 'regressivas', ou seja, imitam sons e estilos de grupos como Pink Floyd, Yes, Genesis, Rush, etc. Elas podem ainda assim ser consideradas 'progressivas'?

MP: Bem, elas são bandas de Progressivo. É assim que a palavra Progressivo é vista em termos de som e estilo, e não necessariamente em termos de direcionamento musical. Bandas como The Flower Kings, Echolyn e Spock's Beard (no começo) soam como Yes, Genesis, ou Gentle Giant e esses são exemplos perfeitos. Eles fazem um Prog moderno mesmo usando sons mais regressivos em termos de instrumentação e produção mas com certeza carregam a tocha dos sons dos anos 70 para dentro do novo milênio.

O que você acha da seguinte frase: "nos anos 70 o rock Progressivo se tornou indulgente, com vários solos de guitarra e músicas de 20 minutos, então veio o Punk e trouxe isso tudo de volta ao básico, acabando com o Prog e sendo fiel ao espírito do Rock'n'Roll"?

MP: Bem, eu concordo com tudo isso, até chegar na parte sobre se manter fiel ao espírito do Rock'n'Roll. Isso eu não concordo. Rock'n'Roll representa coisas diferentes para pessoas diferentes. Eu poderia dizer como fã que eu gostava muito de Sex Pistols, Ramones e The Clash assim como eu gostava de Pink Floyd, Yes e Genesis. Eram coisas diferentes que me encantavam de diferentes maneiras como um ouvinte e fã de música. Um é cru e simples, o outro mais complexo e elaborado, mas o que é o verdadeiro Rock'n'Roll? Quem pode definir isso?

O Progressivo poderia ter existido se não houvessem as escolas públicas? Era (ainda é) música feita por "garotos bem vestidos"? (Nota: a pergunta faz alusão ao fato de geralmente os músicos do gênero serem oriundos de famílias com boa situação financeira, e por tabela estudaram e se conhecerem em escolas particulares)

MP: Sim, era e ainda é. Mesmo no caso do Dream Theater, éramos formados em uma escola de música. Parece que todos os músicos do gênero, e também os fãs, são aqueles estudiosos que querem ser intelectuais. Então bem ou mau, esse parece ser o caso, começando de Pink Floyd até os dias de hoje.

O Progressivo era originalmente algo britânico? Ainda é?

MP: Era com certeza. Se você observar bem, os cinco maiores, Pink Floyd, King Crimson, Genesis, Yes e ELP, todos são britânicos. Rush era uma banda progressiva essencial nos anos 70 e eles são canadenses. Daí bandas americanas começaram a adotar o estilo e surgiu o Kansas e Styx. Durante os anos 80 e 90 o gênero foi adotado por bandas americanas como Metallica, Fates Warning, Queensrche e Dream Theater. E agora existe uma grande cena Prog européia vindo da Escandinávia, Alemanha e Itália onde incontáveis bandas estão se espalhando. Mas sim, tudo começou na Inglaterra.

Por que as garotas não gostam de Progressivo?

MP: Boa pergunta! Viemos nos perguntando isso por vinte anos (risos). Quero dizer, se você olhar em um show do Dream Theater, você vê 95% de homens e os outros 5 % são suas esposas e namoradas. Eu não sei por qual motivo. Talvez seja o fato da música Progressiva encantar os músicos e devem existir mais músicos homens do que mulheres. E isso não tem nada com ser um cara bonito, com a imagem. Sempre tem sido sobre música. Então talvez essa seja a razão.

Quando o Progressivo começou a se mesclar com o Jazz e originou o Fusion?

MP: Não sei como responder. Existe outro lado no Progressivo que é toda essa fusão, o lado instrumental. Prá mim começou com Frank Zappa. Ele foi o primeiro a combinar Jazz, músicos instrumentais com elementos progressivos. Depois disso teve a Mahavishnu Orchestra, Return to Forever e Dixie Dregs. Essas bandas são geralmente instrumentais, com os músicos considerados os melhores em seu instrumento. E essa tradição continua até hoje, com bandas como Niacin ou Planet X que fazem esse tipo de música.

Existe mais de um tipo de Progr Rock? Tool é parte do mesmo gênero que o Dream Theater?

MP: Não existe apenas um tipo de Prog Rock, existem literalmente dúzias. Sim, eu consideraria Tool uma banda Progressiva e Dream Theater uma banda Progressiva, mas nós com certeza somos dois lados diferentes do estilo. Nós adotamos alguns dos mais tradicionais elementos de Rock Progressivo, enquanto o Tool está misturando tudo e conduzindo para uma direção mais Gótica. Você vê uma banda como Coheed And Cambria que são considerados Progressivo, mas soam mais como uma banda de Pop Punk. Mastodon e Opeth estão indo para uma direção mais Prog Death Metal, e Mars Volta para um lado mais Ambiente, Psicodélico.

Quando foi a primeira vez que você ouviu o termo "Progressivo" relacionado à música?

MP: Eu acho que começou com "Sgt. Peppers". Os Beatles não eram uma banda progressiva mas de alguma maneira esse pode ser considerado o primeiro álbum do gênero por ter sido o primeiro disco conceitual, e não apenas um apanhado de músicas. Era um grande álbum experimental em relação a técnicas de produção e gravação, e eles quebraram todas as regras com aquele trablaho. Logo depois veio o primeiro álbum do Pink Floyd, embora na época do Syd Barrett a banda soasse mais Psicodélica e experimental. Pouco depois, o álbum do King Crimson "In the Court of The Crimson King" foi lançado, e esse pode ser considerado precisamente o começo de tudo.

Muitas músicas dance/eletrônica são experimentais/ viajantes/ conceituais (The Orb, Aphex Twin etc, etc). Por quê elas são consideradas mais acessíveis enquanto o Progressivo não é?

MP: Eu diria que porque pessoas que escutam dance musica estão extasiadas (risos). Mas eu imagino o motivo: se você pegar uma pessoa comum nas ruas de Londres, ela com certeza dirá que acha o Tool muito legal e o Dream Theater não. Sabe, nós estamos produzindo músicas como "I Walk Beside You" ou mesmo algo como "Never Enough", que são muito mais acessíveis do que qualquer coisa que o Tool jamais escreveu, e eles ainda são considerados muito mais dentro do padrão do que a gente. Então essa é uma questão interessante e eu não sei responder. Talvez seja a imagem deles contra a nossa, porque a gente nunca pensou sobre isso, ao contrário deles, que tem uma imagem muito moderna.

É possível fazer Progressivo acessível novamente?

MP: Bem, Tool e Mars Volta fazem. Eu acho que eles são os dois melhores exemplos de bandas de Progressivo consideradas acessíveis.

Sempre foi acessível?

MP: Nos anos 70 sim. Se você observar o período entre 1971 e 1973, Yes lançou "Close to the Edge" e "Fragile", Genesis lançou "Selling England by the Pound", "Foxtrot" e "The lamb Lies Down on Broadway". ELP tinha "Brain Salad Surgery" e cada uma dessas bandas estava lançando álbuns clássicos que foram totalmente bem aceitos. Eles tocavam em estádios e tinham grande exposição em rádios para essas músicas de 8 ou 10 minutos. Então acredite ou não, houve um tempo no qual o Progressivo era acessível. Mas não podemos esquecer que naquela época o que mais tocava naquela época era coisas como Mungo Jerry ou algo assim. Mesmo na metade dos anos 70 você tinha Linda Ronstadt e The Eagles, então ver Keith Emerson no ELP destruindo um teclado com facas era infinitamente mais legal do que ver The Eagles.

Agora que o rock já foi explorado por todos os seus extremos, ainda existe necessidade de fazer Progressivo?

MP: Mais do que nunca. Se você olhar o lixo quando abre a Rolling Stone Magazine ou liga na MTV, onde tudo consiste em Reality Shows, uma merda de Dance Music ou Boy Bands. Incorporar o rock é envelhecido, trabalhado e chato. Então se você é um músico e quer tocar sua guitarra, não existem muitos caminhos que você pode tomar que vão ser empolgantes. Então mesmo que o Prog tenha morrido nos anos 80 e renascido nos 90, eu acho que agora está bem maior, mais forte e mais variado do que nunca."

Eric Clapton
Veterano
# ago/09
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A publicação britânica Classic Rock Magazine listou os 50 maiores discos da história do rock progressivo. A eleição foi baseada em uma votação com os leitores da revista. Destaque para GENESIS e YES com seis álbuns cada entre os 50 primeiros. Depois deles aparecem RUSH e Pink Floyd com quatro álbuns.

A lista completa da Classic Rock Magazine:

01. "Selling England by the Pound"(1973) – Genesis
02. "Close to the Edge"(1972) – Yes
03. "Dark Side of the Moon" (1973) – Pink Floyd
04. "The Lamb Lies Down on Broadway"(1974) – Genesis
05. "Wish You Were Here" (1975) – Pink Floyd
06. "In the Court of the Crimson King" (1969) – King Crimson
07. "Foxtrot" (1972) – Genesis
08. "Relayer" (1974) – Yes
09. "The Wall" (1979) – Pink Floyd
10. "In Absentia" (2002) – Porcupine Tree
11. "Going for the One" (1977) – Yes
12. "Red" (1974) – King Crimson
13."Brain Salad Surgery"(1973) – Emerson, Lake & Palmer
14. "Brave" (1994) – Marillion
15. "Pawn Hearts" (1971) – Van Der Graaf Generator
16. "A Trick of the Tail" (1976) – Genesis
17. "Misplaced Childhood (1985) – Marillion
18. "Watershed" (2008) – Opeth
19. "Music Inspired by the Snow Goose" (1975) – Camel
20. "Systematic Chaos" (2007) – Dream Theater
21. "In the Land of Grey and Pink" (1971) – Caravan
22. "The Yes Album" (1971) – Yes
23. "Tubular Bells" (1973) – Mike Oldfield
24. "Tales from Topographic Oceans" (1973) – Yes
25. "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory" (1999) – Dream Theater
26. "Thick as a Brick" (1972) – Jethro Tull
27. "2112" (1976) – Rush
28. "The Wake" (1985) – IQ
29. "Moving Pictures" (1981) – Rush
30. "Fear of a Blank Planet" (2007) – Porcupine Tree
31. "Operation: Mindcrime" (1988) – Queensryche
32. "Snow" (2002) – Spock's Beard
33. "Subterranea" (1997) – IQ
34. "Snakes & Arrows" (2007) – Rush
35. "Moonmadness" (1976) – Camel
36. "Deadwing" (2005) – Porcupine Tree
37. "Fugazi"(1984) – Marillion
38. "Meddle" (1971) – Pink Floyd
39. "A Farewell to Kings" (1977) – Rush
40. "Lateralus" (2001) – Tool
41. "Fragile" (1971) – Yes
42. "UK" (1978) – UK
43. "Duke" (1980) – Genesis
44. "Rock Bottom" (1974) – Robert Wyatt
45. "Trilogy" (1972) – Emerson, Lake & Palmer
46. "Seven" (2004) – Magenta
47. "Nursery Cryme" (1971) – Genesis
48. "Radio Gnome Invisible Pt 2: Angel's Egg" (1973) – Gong
49. "Afraid of Sunlight"(1995) – Marillion
50. "Space Ritual" (1973) – Hawkwind

Fonte: http://whiplash.net/materias/melhores/093224-genesis.html

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