Tópico Oficial Sobre Rock Progressivo - Guia Completo!

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# jul/08 · Editado por: Eric Clapton


Eae pessoal!!

Bom...após escutar vários álbuns de rock progressivo e ao mesmo tempo observar que existem tópicos excelentes e bem informativos sobre blues, jazz, metal... aqui no FCC e analisar a cena da musica atual, um leve desespero ocorreu em minha mente. Sou fanático por música (boa) e sei que o Rock Progressivo continua vivo (apenas nos mais puristas ou saudosistas), resolvi fazer uma ampla pesquisa sobre esse gênero tão fantástico e polêmico na música e postar muitas informações (talvez até desconhecidas pela maior parte dos fãs de progressivo), curiosidades e claro: MÚSICAS!!!

Sintam-se à vontade para comentar, criticar e acrescentar!!! De fato eu demorei um pouco para fazer essa edição toda (rsrs), mas valeu o esforço! Aprendi muito pesquisando! Espero que todos possam contribuir com mais informações 8P



PS. Muitas informações contidas foram retiradas de fontes como Wikipedia, o site rockprogressivo.com.br e algumas informações adicionais que tinha e que pesquisei em livros, revistas, discos, CD's e nesse mundo que é a Internet e alguns trechos foram copiados do tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/107668/ e atualizados.

Definição de Rock Progressivo

Existem diversas definições para o RP, e todas elas obviamente relacionam-se aos conceitos envolvidos. A palavra "progressivo" vem sendo definida como "ir em frente", por exemplo. Baseado nas características apontadas pelo jornalista Leonardo Nahoum, em sua Enciclopédia de Rock Progressivo, definiu assim o Rock Progressivo:

"Músicas de longa duração, desde os seus quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita (incluindo aí o clássico, o barroco, o medieval...). o blues, etc; uma maior complexidade das composições, tanto em termos de melodia quanto de arranjos e ritmo, em comparação ao que normalmente se entende por Rock. Uma busca pela experimentação e por sons exóticos, daí a importância dos teclados e sintetizadores para o estilo; uma variedade de ritmos e tonalidades dentro de uma mesma composição, gerando a tal impressão de música "difícil e/ou pretensiosa" e o rompimento com o caráter dançante do rock."

Rock progressivo (também abreviado por prog rock ou prog) é um ambicioso, eclético e muitas vezes grandioso estilo de música de rock que apareceu no fim da década de 1960, principalmente na Inglaterra, atingindo o pico da sua popularidade no princípio da década de 1970, porém ainda hoje conquista inúmeros novos ouvintes. O rock progressivo foi um movimento principalmente europeu que bebeu as suas principais influências na música clássica e no jazz fusion, em contraste com o rock estadunidense historicamente influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-géneros deste estilo tais como o rock sinfônico, o space rock, o krautrock, o R.I.O e o metal progressivo. Praticamente todos os países desenvolveram músicos ou agrupamentos musicais voltados a esse gênero e uma boa dose de músicas típicas regionalmente também se inseriu no estilo.

Seus fãs admiram o estilo pela sua complexidade, que requer um alto grau de virtuosismo e entendimento musical teórico por parte dos intérpretes. A crítica muitas vezes (amplamente após o surgimento do punk rock) troça do género por ser demasiado pomposo e complacente. Isto deve-se ao fato de que ao contrário de outros estilos musicais consistentes como a música country ou o hip hop, o rock progressivo é difícil de definir de um modo conclusivo. Robert Fripp líder da banda King Crimson chegou a mostrar de viva voz o seu desdém pelo termo.

CARACTERÍSTICAS

As principais características do rock progressivo incluem:

Elementos essenciais

Composições longas, por vezes atingindo os 20 minutos (ou até mesmo durando o tempo de um álbum inteiro, como é o caso do Thick as a Brick, da banda Jethro Tull), com melodias complexas e harmonias que requerem uma audição aguçada para que se possa compreendê-las. Estas são muitas vezes chamadas de épicos e são a melhor aproximação do género à música clássica. Um bom exemplo dos primeiros foi a peça de 23 minutos "Echoes" dos Pink Floyd, ou "Atom Heart Mother". Outros exemplos famosos são: "Close to the Edge" dos Yes com 18 minutos, "2112" e "Hemispheres" do Rush com 20 e 18 minutos, respectivamente. "A Change Of Seasons", com 23 minutos e "Six Degrees of Inner Turbulence", com 42 minutos (dividida em 8 sessões, tambem chamados "Atos"), "Octavarium", com 23 minutos, todas do Dream Theater e "Supper's Ready" dos Genesis com 23 minutos, além do álbum de uma só música, do Jethro Tull, Thick as a brick, "Eruption" Focus com 23 minutos e Emerson, Lake & Palmer, com as peças "Tarkus" e "Karn Evil 9". No Brasil temos "1974" do e "Amanhecer Total" do O Terço com 13 minutos e 19 minutos respectivamente, "Eyes of time" do Arion com 14 minutos, "Luares" do Palma com 15 minutos e "Hey Joe" dos Mutantes com 12 minutos.
Mais recentemente encontram-se exemplos extremos: "Light of Day, Day of Darkness" dos Green Carnation com 60 minutos e "Garden of Dreams" dos The Flower Kings com 64 minutos, embora dividido em 18 secções.

Letras complexas e que expressam por narrativas impenetráveis tocando temas como a ficção científica, a fantasia, a religião, a guerra, o amor, a loucura e a história. Para além disso e reportando aos anos 1970 muitas bandas progressivas (principalmente alemãs) usavam letras com cariz político (de esquerda) e preocupações sociais. Apesar de estas características poderem ser bastante comuns em muitas bandas deste estilo, o factor "letras" não pode ser utilizado para definir o rock progressivo. Muitas das grandes músicas no rock progressivo são instrumentais.

Álbuns conceptuais, nos quais o tema ou história é explorado ao longo de todo o álbum, tornando-se um conceptual do estilo ópera rock se seguir uma história. Na época dos discos de vinil, normalmente eram usados álbuns duplos com capas com gráficos bastante sugestivos e muito completas. Exemplos famosos disso incluem: The Lamb Lies Down on Broadway dos Genesis, 2112 e Hemispheres do Rush,Tales From Topographic Oceans dos Yes, Dark side of the Moon e The wall dos Pink Floyd, e mais recentemente Metropolis, Pt. 2: Scenes From A Memory dos Dream Theater, Bigorna do Cartoon (banda) ou Snow dos Spock's Beard.
Vocalizações pouco usuais e uso de harmonias vocais múltiplas: Magma, Robert Wyatt e Gentle Giant.

Uso proeminente de instrumentos eletrônicos, particularmente de teclados como órgão Hammond, piano, mellotron, sintetizadores Moog (moog modular e minimoog) e sintetizadores ARP, em adição à combinação usual do rock de guitarra, baixo e bateria. Além disso, instrumentos pouco ligados à estética rock, como a flauta (o mais utilizado destes), o violoncelo, bandolim, trompete e corne inglês. A busca de novos timbres e novos padrões sonoros, conseguidos naturalmente através desses instrumentos ou tratados em estúdios, também sempre foi uma obsessão de seus músicos e admiradores, ávidos por atingirem (e arrombarem) as portas da percepção sonora.

O uso de síncope, compasso composto, escalas musicais e modos complexos. Algumas peças usam múltiplos andamentos e tempos muitas vezes sobrepostos. O início de Close To The Edge dos YES é um exemplo claro de polirritmia. A banda King Crimson combina muitas vezes muitos deste elementos na mesma música. Muitas das músicas do Rush são em parte ou completamente na métrica de 7/8. "Dance of eternity" do Dream Theater, tem mudanças de compasso numa sequência de 5/8-5/8-7/8-5/8-7/8-5/8-5/8-7/8.

Enormes solos de praticamente todos os instrumentos, expressamente para demonstrar o virtuosismo e feeling dos músicos, sendo esta o tipo de actuação que contribuiu para a fama de intérpretes como os tecladistas Rick Wakeman e Keith Emerson, os bateristas Neil Peart, Mike Portnoy e Carl Palmer, guitarristas como David Gilmour, John Petrucci e Steve Howe e baixistas como Geddy Lee.

Inclusão de peças clássicas nos álbuns. O Yes, por exemplo, começavam os seus concertos com um sampler de "Firebird suite" de Igor Stravinsky e o Emerson Lake & Palmer tocava arranjos de peças de Aaron Copland, Bela Bartok, Modest Mussorgsky, Sergei Prokofiev, Leoš Janáček e Alberto Ginastera, e muitas vezes misturavam partes extensas de peças de Johann Sebastian Bach. A bandaMarillion começou concertos com "La Gazza Ladra" de Gioacchino Rossini e deram esse nome ao seu terceiro álbum ao vivo. Symphony X inspirou-se em e incluíram peças de Ludwig van Beethoven, Gustav Holst e Wolfgang Amadeus Mozart.

Emerson Lake & Palmer chegaram ao ponto de tocar apenas clássicos. Pictures at an exibition, do grupo Emerson, Lake & Palmer é o melhor exemplo disso, sendo uma peça de Mussorgsky à qual foi dada um arranjo rock, e acrescentadas letras e músicas compostas pelos intérpretes.
Outros exemplos são "The Barbarian" (um arranjo para piano da peça "Allegro Bárbaro" de Bela Bartok e "Knife edge" (um arranjo com letra da "Sinfonietta" de Leos Janacek em conjunto com "French suite em Ré menor de Bach. Os grupos Renaissance, OMEGA e diversas outras bandas costumavam inserir trechos de peças barrocas como a "Toccata e Fuga em Ré menor BWV 565" de Bach.

Modelos de composição

As composições do rock progressivo muitas vezes seguem estes modelos de "suite":

A forma de uma peça que é sub-dividida em várias à maneira da música erudita. Um bom exemplo disso é "Close to the edge" e "And You And I" do Yes no álbum Close to the Edge, que são divididas em quatro partes, ou "Shine on You Crazy Diamond" do Pink Floyd dividida em nove partes,"2112" do Rush dividida em oito partes,ou até mesmo a instrumental "La villa Strangiato" dividida em onze partes. Outros exemplos mais recentes do metal progressivo são "A Change of Seasons" (do álbum homônimo) e "Octavarium" (do álbum homônimo) do Dream Theater, que é dividida em sete e cinco partes respectivamente e "Through the Looking Glass" (três partes), "The Divine Wings of Tragedy" (sete partes) e "The Odyssey" (sete partes) do Symphony X.

Composição feita de várias peças, estilo "manta de retalhos". Bons exemplo são: "Supper's ready" do Genesis no álbum Foxtrot e o álbum Thick as a Brick do Jethro Tull.
Uma peça que permite o desenvolvimento musical em progressões ou variações à maneira de um bolero. "Abbadon's Bolero" do trio Emerson, Lake & Palmer, "King Kong" do álbum Uncle meat de Frank Zappa é um bom exemplo.

CATEGORIAS

Ambient

Um estilo que as bandas de música eletrônica (contudo nem sempre eletrônica) que tentaram este formato de música eram normalmente muito experimentais. Talvez uma formas simples e mais enganosa de rock progressivo
Exemplos: Eno, Laraaji, música new age.

Art

Um nome usado para referir-se aos trabalhos iniciais que tem as suas raízes no pop. Freqüentemente é mais uma atitude do que um aspecto musical propriamente dito.
Exemplos: Be Bop Deluxe, Brian Eno (no início), Roxy Music

Canterbury

Uma região na Inglaterra, onde se originou um estilo único e próprio. O nome desta região tornou-se o nome deste estilo. Uma das formas mais antigas reconhecidas como progressivo, a música de Canterbury enfatiza uma sucinta complexidade e soa extremamente Inglês. As idéias resultantes desta forma de música são bastante originais. Freqüentemente quase um jazz de uma forma suave e leve, integrando estas influências jazzísticas de forma única..
Exemplos: Caravan, Soft Machine, Hatfield & The North, National Health

Rock Clássico

Mais acessíveis, bandas como The Nice empenharam-se em fundir a música clássica com as estruturas do rock. Pomposas mas frequëntemente bem sucedidas em sua época. Normalmente uma formação em trio.
Exemplos: The Nice, ELP, Le Orme, Ekseption, Trace, The Trip

Progressivo Eletrônico

Erradamente categorizada como sendo new age, a maioria desta música já existia antes deste termo ser criado. Muito exploradora, este é um campo aberto e é representado pelo uso de equipamentos eletrônicos, como já diz o nome. Há uma concentração na sonoridade e na "textura" sobre e acima dos outros atributos musicais. Freqüentemente muito espacial e etérea.
Exemplos: 70's Tangerine Dream, Klaus Schulze, Steve Roach, Popol Vuh, Kit Watkins, Jean-Michel Jarre e Neuronium

Experimental/Industrial

Freqüentemente é uma música hard core experiemental, onde pode-se acontecer de tudo. Muito difícil para o recém-chegado. O uso de "barulhos", objetos, música concreta e às vezes power tools. Geralmente focalizada na textura e na sonoridade à custa do resto, tornando-se uma área fascinante para os aventureiros.
Exemplos: Einstürzende Neubauten, Nurse With Wound, Hafler Trio, Main, Coil

Fusion

Jazz-rock explorador: uma fusão como sugere o nome. Talvez um pouco mais jazz do que a maioria do rock progressivo, mas mais rock do que a maioria do jazz. Freqüentemente composto por músicos virtuosos.
Exemplos: Mahavishnu Orchestra, Brand X, Iceberg, Arti+Mestieri

Krautrock

Um leve termo usado de forma politicamente incorreta erradamente utilizada pra referir-se à forma de rock bastante estranho originado na Alemanha nos anos 70. Tipificado com um estilo bastante improvisador, solto com largas proporções de experimentação e com um "tempero" leve e caprichoso. Freqüentemente difícil de se escutar, quase sinistro e secretamente intelectual. Muito influente em diversas áreas até nos dias de hoje.
Exemplos: Can, Amon Düül II, Faust, Xhol, Agitation Free, Tangerine Dream (inicial), Ash Ra Tempel

Progressivo Neo-Clássico

Música que mistura a música clássica do século 20 com as novas estruturas do rock. Às vezes referenciado como "rock de câmara", pode ser de difícil apreciação já que primeiramente os artistas desta espécie estavam direcionados e eram muito diferentes. Além disto, tende a ser muito complexo, exigindo muitas audições para formar uma opinião.
Exemplos: Univers Zero, Art Zoyd, ZNR

Neo-Progressivo

Rock sinfônico feito em um formato simplificado muito utilizado pelas bandas surgidas nos anos 80 do século XX na Inglaterra. Freqüentemente rico e melódico e por vezes contendo a complexidade do tradicional rock progressivo, o termo neo-prog é erroneamente utilizado pelo mercado para caracterizar qualquer banda que faça um som mais acessível.
Exemplos: Marillion, iQ, Pendragon, Twelfth Night, Aragon, Jadis, Grey Lady Down

Folk Progressivo

Variação de uma música que pega simples canções folk e faz algo bastante novo com ela. Ha várias formas de se fazer isto.
Exemplos: Emtidi, Witthüser & Westrupp, Malicorne, Mellow Candle

Metal Progressivo

Heavy metal influenciado pelo rock sinfônico ou fusion. Normalmente é bem mais complexo do que os metais comuns, enfatizando a virtuosidade dos músicos.
Exemplos: Dream Theater, Fates Warning, Watchtower, Siege's Even, Cynic, Atheist

Rock In Opposition (RIO) - Rock Em Oposição

Um nome cunhado pelo ex-baterista da banda Henry Cow, Chris Cutler. Este tipo de música consistentemente oposiciona-se à categorização (com exceção para o "RIO") e é extremamente desafiador e freqüentemente de difícil audição. Contudo, é bastante recompensador no decorrer do tempo; sendo que as letras estão propensas à política. Tecnicamente, bandas como Art Zoyd e Univers Zero são RIO já que elas foram subscritas para o Cutlers (ampla música étnica em sua concepção original.
Exemplos: Henry Cow, Art Bears, Samla Mammas Manna, News From Babel, Thinking Plague, Etron Fou Leloublan etc.

Fusion Espacial (Space Fusion)

Um termo grosseiro para especificar a banda Gong pelo seu estilo único de jazz fusion e ambientação.Bastante enérgico e concentrado em longas improvisações com solos de matizes psicodélicos.
Exemplos: Gong, Ozric Tentacles, Neo, Carpe Diem, alguns trabalhos do Djam Karet

Rock Espacial (Space Rock)

Como o anterior mas sem a abordagem jazz, mais direcionado a um tipo avançado de rock espacial.
Exemplos: Hawkwind, Amon Düll (inglês)

Progressivo Sinfônico

Caracterizado pela riqueza de teclados/sintetizadores, vocais bastante melódicos e estruturada sobre trechos de música clássica, com arranjos direcionados para o rock instrumental, ultrapassando os limites do formato comum do rock. Se alguém ridicularizar o rock progressivo, este é quase sempre o estilo que eles estarão se referindo. Você poderá ouvir com freqüência este gênero sendo erradamente usado como sinônimo para todo o rock progressivo e chamado de "pretensioso" ou "excessivo".
Exemplos: Yes (início), Genesis (início), Camel, Atoll, Mirthrandir, Änglagård

Zeuhl

Termo utilizado para referir-se a uma forma particular de jazz fusion, às vezes com grande influência de Coltrane mas adotando a linguagem grandiosa e harmônica de certos trabalhos clássicos.
Exemplos: Magma, Weidorje, Zao, Shub-Niggurath, Honeyelk, Musique.

Eric Clapton
Veterano
# jul/08 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Fiz uma lista das principais músicas progressivas (na minha opinião e são músicas que caracterizam bem o estilo). A lista contém a banda, a música, a duração, o album, o ano, os integrantes e seus respectivos instrumentos.

Segue:

Genesis - "Supper's Ready"

Duração: "23:00" (estúdio)
Album: "Foxtrot"
Ano: "1972"
Integrantes:
"Peter Gabriel" – flauta, percussão, oboé, bumbo, vocais
"Steve Hackett" – guitarra, violão, violão 12 cordas
"Tony Banks" – orgão, violão, piano, piano elétrico, mellotron, teclados, Hammond, vocais
"Mike Rutherford" – baixo, guitarra, violão, cello, vocais
"Phil Collins" – bateria, percussão, vocais

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=xtHClRu1DrE

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=mTQBr9bIzJU

Parte 3


http://www.youtube.com/watch?v=upi6wpANBh4

Yes - "Close To The Edge"

Duração: "18:43" (estúdio)
Album: "Close To The Edge"
Ano: "1972"
Integrantes:
"Jon Anderson" - vocais
"Chris Squire" - baixo, vocais
"Steve Howe" - guitarra, vocais
"Rick Wakeman" - teclados, vocais
"Bill Bruford" - bateria, vocais

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=KNJJPEN-bp0

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=49IH0kl-Nxo

Pink Floyd - "Echoes"

Duração: "23:29" (estúdio)
Album: "Meddle"
Ano: "1971"
Integrantes:
"Roger Waters" – baixo, vocais
"David Gilmour" – guitarra, vocais
"Richard Wright" – piano, orgão hammond, orgão farfisa, teclados, vocais
"Nick Mason" – bateria, percussão

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=uLJ_QVfT_wM

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=jvYH7KyiwSI&feature=related

Parte 3


http://www.youtube.com/watch?v=4-zl0dw0LNg&feature=related

Jethro Tull - "Thick As A Brick"

Duração: "43:50" (estúdio)
Album: "Thick As A Brick"
Ano:"1972"
Integrantes:
"Ian Anderson" - vocais, violão, flauta, violino, trumpete
"Martin Barre" - guitarra
"John Evan" - piano, orgão, teclados
"Jeffrey Hammond" (as "Jeffrey Hammond-Hammond") - baixo, vocais
"Barriemore Barlow" - bateria, percussão

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=8-vXEJrU9i0&feature=related

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=a7UuXL0qOzE&feature=related

Parte 3


http://www.youtube.com/watch?v=ck9ISgOZw78&feature=related

Parte 4


http://www.youtube.com/watch?v=9ASj8UQSAyw&feature=related

Parte 5


http://www.youtube.com/watch?v=5ZcaWN2N-Uk&feature=related

Emerson, Lake and Palmer - "Tarkus"

Duração: "20:35" (estúdio)
Album: "Tarkus"
Ano: "1971"
Integrantes:
"Keith Emerson" - orgão, sintetizador, piano, teclados, hammond, Moog sintetizador
"Greg Lake" - violão, baixo, guitarra, vocais
"Carl Palmer" - bateria, percussão

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=fljl_-uQZXQ

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=_S8bLgLLtq4&feature=related

Parte 3


http://www.youtube.com/watch?v=VqKyiPkMjVY&feature=related

King Crimson - "Lizard"

Duração: "23:15" (estúdio)
Album: "Lizard"
Ano: "1970"
Integrantes:
"Robert Fripp" - guitarra, mellotron, teclados
"Gordon Haskell" - baixo, vocais
"Mel Collins" - saxofone, flaute
"Andy McCulloch" - bateria
"Peter Sinfield" - VCS3, imagens

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=MubrQt7e5C4

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=dXZDE55-M1U&feature=related

Parte 3


http://www.youtube.com/watch?v=eVWmnHPMFm4&feature=related

Rush - "2112"

Duração: "20:37" (estúdio)
Album: "2112"
Ano: 1976
Integrantes:
"Geddy Lee" - baixo, teclados, vocais
"Alex Lifeson" - guitarra
"Neil Peart" - bateira, percussão

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=YYSW73GWRUw

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=iY9Xy9nuP-8&feature=related

Parte 3


http://www.youtube.com/watch?v=dkSbncZyiGc&feature=related

Focus - "Eruption"

Duração: "23:04" (estúdio)
Album: "Moving Waves
Ano: "1971"
Integrantes:
"Thijs Van Leer" - piano, hammond, sintetizador, mellotron, , flautas, acordeon, vocais
"Jan Akkerman" - guitarra, baixo, percussão
"Cyril Havermans" - baixo, vocais
"Pierre Van Der Linden" - bateria, percussão.

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=O0ykQb5bebk&feature=related

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=TZhVl5yYbNM&feature=related

Supertramp – "Fool's Overture"

Duração: "10:52" (estúdio)
Album: "Even in the Quietest Moments..."
Ano: "1977"
Integrantes:
"Roger Hodgson" - piano, elka rhapsody sintetizador, vocais
"Dougie Thomson" - baixo, guitarra, vocais
"Bob Siebenberg" - bateria
"Rick Davies" - sintetizador, piano, vocais
"John Helliwell" - oberheim sintetizador, tenor saxofone, clarinete, vocais



http://www.youtube.com/watch?v=TLbYL10c1zo&feature=related

Gentle Giant - " Nothing At All"

Duração: "09:08" (estúdio)
Album: "Gentle Giant"
Ano: "1970"
Integrantes:
"Gary Green" - guitarra, guitarra 12 cordas, violão
"Kerry Minnear" - teclados, fretless, cello, sintetizador, percussion, percussão
"Derek Shulman" - baixo, vocais
"Phil Shulman" - sax, trumpete, vocais
"Ray Shulman" - baixo, violino, guitarra, percussão, vocais
"Martin Smith" - bateria, percussão



http://www.youtube.com/watch?v=XIlG0TmxzTs

Camel - "Lady Fantasy Suíte"

Duração: "12:59" (estúdio)
Album: "Mirage"
Ano: "1974"
Integrantes:
"Andrew Latimer" - guitarra, flauta, vocais
"Peter Bardens" - teclados
"Doug Ferguson" - baixo, vocais
"Andy Ward" - bateria

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=uUk1hFSbEmg

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=99K2xCVZa78&feature=related

Parte 3


http://www.youtube.com/watch?v=ZEsLGa9iUys&feature=related

Caravan - " Nine Feet Underground"

Duração: "22:43" (estúdio)
Album: "In the Land of Grey and Pink"
Ano: "1971"
Integrantes:
"Pye Hastings" - guitarra, vocais
"Dave Sinclair" - hammond organ, piano, mellotron
"Richard Sinclair" - baixo, violão, vocais
"Richard Coughlan" - bateria

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=Z2Qw8YxOg28&feature=related

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=P1k9WYgngqc&feature=related

Renaissance - " Ashes Are Burning "

Duração: "11:20" (estúdio)
Album: "Ashes Are Burning"
Ano: "1973"
Integrantes:
"Annie Haslam" - vocais
"Jon Camp" (listed as "John Camp") - baixo, vocais
"John Tout" - teclados, vocais
"Terence Sullivan" - bateria, percussão, vocais
"Michael Dunford" - violão, guitarra

Parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=83rsZTERspc&feature=related

Parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=I29moZJvm90&feature=related

TWT ICE
Veterano
# jul/08
· votar


Nossa cara!
Ótimo tópico, parabéns!

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


TWT ICE

Valeu!!!

=D

eusebio
Veterano
# jul/08
· votar


Roxy Music progressivo? Eles são glam/pop, mas não progressivo.

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


eusebio
Eles são glam/pop, mas não progressivo.

Segundo a fonte, é considerado como Progressive Art, mas vai saber...
=S

eusebio
Veterano
# jul/08
· votar


Murillo Wendel

Pode ATÉ ser Art Rock, mas progressivo eles não são. ouve e vê se eles têm alguma coisa de progressivo.




E outra coisa, alguém aki também curte Krautrock, tipo Can, Tangerine Dream e tal?

Raissamus
Veterano
# jul/08
· votar


Rock Progressivo é um estilo que eu admiro MUITO, mas conheço pouco, mais por falta de indicação mesmo. Com esse tópico, vou aprender bastante!!!!!

Excelente, cara, muito bom mesmo!

Rodrigues
Veterano
# jul/08
· votar


ótimo topico cara, boa iniciativa.
Abraços...

Eric Clapton
Veterano
# jul/08 · Editado por: Eric Clapton
· votar


eusebio

Mesmo assim eu gosto bastante de Roxy Music, até mesmo a carreira solo do Brian Ferry!!! Eu considero "um pop de qualidade" =)

também curte Krautrock,

Esse estilo é o mais politizado do progressivo, certo?

Eu conheço um grupo alemão, mas mais voltado para o eletrônico. Você conhece Kraftwerk?

Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


Ótimo tópico, aconselho Mike Oldfield.
GRAAAANDE compositor, OUÇAM PELO MENOS OMMADAWN PELO AMOR DE DEUS!!

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


Dogs2
Posta ae pra gente!!!

=D

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


Raissamus
Rodrigues

Obrigado rapaziada!!

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


Progressivo é sensacional, pena que hoje grande parte das bandas antigas se desfizeram (ou morreram).

Hoje em dia até que tem bastante coisa de prog (Porcupine Tree, The Flower Kings, etc), mas os únicos da atualidade, na minha opinião, que fazem um prog de nível bem elevado é o Neal Morse, e o Glass Hammer.

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


Alguém ae percebeu os "tapping's" que o Steve Hackett faz na música do Genesis???

(Isso para que acha que o Eddie Van Hallen foi o primeiro a fazer isso, lembrando que o video do Genesis foi gravado em 1972, época em que o tio Phil Collins ainda tinha cabelo! rssrs)

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Essa aqui é uma das músicas que mais me emociona:




Essa música se chama Ice, e é da banda Camel.

É desse jeito que se usa Lace Sensors!!! lol (muita gente pensa que o Andrew Latimer, guitarrista do Camel, usa EMG SA)

Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


Murillo Wendel
Posta ae pra gente!!!

=D


nem tem no Youtube, eu acho
a música é grande demais e só é perfeita a versão de estúdio


(Isso para que acha que o Eddie Van Hallen foi o primeiro a fazer isso, lembrando que o video do Genesis foi gravado em 1972, época em que o tio Phil Collins ainda tinha cabelo! rssrs)


o Frank Zappa também fazia tapping, no álbum One Size Fits All, que é de 71 ou 72

james_the_bronson
Veterano
# jul/08
· votar


Legal, depois vejo com calma \o/ !!!

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


Dogs2

nem tem no Youtube, eu acho
a música é grande demais e só é perfeita a versão de estúdio


Nossa!! Então tenho que procurar essa!!

o Frank Zappa também fazia tapping, no álbum One Size Fits All, que é de 71 ou 72

Eu to ligado, se eu não me engano eu acho que tinha outro guitarrista menos conhecido que utilizava essa técnica (ainda nos anos 60), vou pesquisar depois posto o nome dele!!!

eusebio
Veterano
# jul/08 · Editado por: eusebio
· votar


Murillo Wendel

Lógico que curto Kraftwerk!!!

Mas gosto da fase menos progressiva, tipo Trans Europe Expres (criação da música eletrônica pop).

E Roxy é bom, mas não curto muito. Sou mais Eno mesmo.

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


eusebio
Lógico que curto Kraftwerk!!!

Mas gosto da fase menos progressiva, tipo Trans Europe Expres (criação da música eletrônica pop).



Kraftwerk é foda!! É tipo um eletrônico viajante e não dançante!! Destaque para "Autobahn" e "Pocket Calculator".

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E

Essa banda é foda!!! Pena que é pouco conhecida aqui no Brasil =(

marcio_smdo
Veterano
# jul/08
· votar


Murillo Wendel
Ótimo tópico, merece um stick!

Parabéns pela inicativa. Pena que o YouTube é bloqueado aqui. Fim de semana vou ver todos em casa.

Vou ver se acho alguma coisa do Kansas pra acrescentar.

Abraço

Eric Clapton
Veterano
# jul/08 · Editado por: Eric Clapton
· votar


marcio_smdo

Valeu mano!!

Posta sim!!!

Acho que ainda faltou um monte de gente, Kansas, Frank Zappa, Brand X, Mahavishnu Orchestra, The Nice, Kraftwerk...

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


Alguém ai conhece os trabalhos da Mahavishnu Orchestra???

adnz
Veterano
# jul/08
· votar


Sensacional brother, meus parabéns!

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


adnz

Tks! =D

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# jul/08
· votar


Murillo Wendel

opa!! vou ter que ler todo esse topico quando tiver tempo... bem informativo, muito bom

Eric Clapton
Veterano
# jul/08
· votar


Chuck Bluesbreaker

Se tiver algum material, posta ae!!!

Thio
Veterano
# jul/08
· votar


Os mais aventureiros talvez se interessem pelo "Manna/Mirage", dos The Muffins.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial Sobre Rock Progressivo - Guia Completo!