Rock Progressivo (Guia)

    Autor Mensagem
    dks
    Veterano
    # set/05


    Como eu vi que os tópicos sobre o Rock Progressivo aqui se resumem a poucas bandas e conceitos muito vagos sobre o assunto, aí está um texto explicativo que "desvenda" o Rock Progressivo, foi retirado do site rockprogressivo.com.br e soundchaser.com.br que são 2 sites excelentes sobre o assunto.

    Definição de Rock Progressivo

    Existem diversas definições para o RP, e todas elas obviamente relacionam-se aos conceitos envolvidos. A palavra "progressivo" vem sendo definida como "ir em frente", por exemplo. Baseado nas características apontadas pelo jornalista Leonardo Nahoum, em sua Enciclopédia de Rock Progressivo, definimos assim o Rock Progressivo:

    "Músicas de longa duração, desde os seus quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita (incluindo aí o clássico, o barroco, o medieval...). o blues, etc; uma maior complexidade das composições, tanto em termos de melodia quanto de arranjos e ritmo, em comparação ao que normalmente se entende por Rock. Uma busca pela experimentação e por sons exóticos, daí a importância dos teclados e sintetizadores para o estilo; uma variedade de ritmos e tonalidades dentro de uma mesma composição, gerando a tal impressão de música "difícil e/ou pretensiosa" e o rompimento com o caráter dançante do rock."

    Existem diferentes categorias de Rock Progressivo?*


    "Convencionalmente, sim. Existem muitos sub-gêneros, e cruzamento entre estes. Abaixo uma breve e necessariamente imcompleta descrição destes gêneros. "


    Ambient
    Um estilo que as bandas de música eletrônica (contudo nem sempre eletrônica) que tentaram este formato de música eram normalmente muito experimentais. Talvez uma formas simples e mais enganosa de rock progressivo
    Examplos: Eno, Laraaji, música new age.


    Art
    Um nome usado para referir-se aos trabalhos iniciais que tem as suas raízes no pop. Freqüentemente é mais uma atitude do que um aspecto musical propriamente dito.
    Examplos: Be Bop Deluxe, Brian Eno (no início), Roxy Music


    Canterbury
    Uma região na Inglaterra, onde originou-se um estilo único e próprio. O nome desta região tornou-se o nome deste estilo. Uma das formas mais antigas reconhecidas como progressivo, a música de Canterbury enfatiza uma sucinta complexidade e soa extremamente Inglês. As idéias resultantes desta forma de música são bastante originais. Freqüentemente quase um jazz de uma forma suave e leve, integrando estas influências jazzísticas de forma única..
    Examplos: Caravan, Soft Machine, Hatfield & The North, National Health


    Rock Clássico
    Mais acessíveis, bandas como The Nice empenharam-se em fundir a música clássica com as estruturas do rock. Pomposas mas frequëntemente bem sucedidas em sua época. Normalmente uma formação em trio.
    Examplos: The Nice, ELP, Le Orme, Ekseption, Trace, The Trip

    Progressivo Eletrônico
    Erradamente categorizada como sendo new age, a maioria desta música já existia antes deste termo ser criado. Muito exploradora, este é um campo aberto e é representado pelo uso de equipamentos eletrônicos, como já diz o nome. Há uma concentração na sonoridade e na "textura" sobre e acima dos outros atributos musicais. Freqüentemente muito espacial e etérea.
    Exemplos: 70's Tangerine Dream, Klaus Schulze, Steve Roach, Popol Vuh, Kit Watkins, Jean-Michel Jarre e Neuronium

    Experimental/Industrial
    Freqüentemente é uma música hard core experiemental, onde pode-se acontecer de tudo. Muito difícil para o recém-chegado. O uso de "barulhos", objetos, música concreta e às vezes power tools. Geralmente focalizada na textura e na sonoridade à custa do resto, tornando-se uma área fascinante para os aventureiros.
    Exemplos: Einstürzende Neubauten, Nurse With Wound, Hafler Trio, Main, Coil

    Fusion
    Jazz-rock explorador: uma fusão como sugere o nome. Talvez um pouco mais jazz do que a maioria do rock progressivo, mas mais rock do que a maioria do jazz. Freqüentemente composto por músicos virtuosos.
    Exemplos: Mahavishnu Orchestra, Brand X, Iceberg, Arti+Mestieri

    Krautrock
    Um leve termo usado de forma politicamente incorreta erradamente utilizado pra referir-se à forma de rock bastante estranha originado na Alemanha nos anos 70. Tipificado com um estilo bastante improvisador, solto com largas proporções de experimentação e com um "tempero" leve e caprichoso. Freqüentemente difícil de se escutar, quase sinistro e secretamente intelectual. Muito influente em diversas áreas até nos dias de hoje. Veja o guia informativo de Krautrock em:
    http://progrock.net/Misc/german
    Exemplos: Can, Amon Düül II, Faust, Xhol, Agitation Free, Tangerine Dream (inicial), Ash Ra Tempel

    Progressivo Neo-Clássico
    Música que mistura a música clássica do século 20 com as novas estruturas do rock. Às vezes referenciado como "rock de câmara", pode ser de difícil apreciação já que primeiramente os artistas desta espécie estavam direcionados e eram muito diferentes. Além disto, tende a ser muito complexo, exigindo muitas audições para formar uma opinião.
    Exemplos: Univers Zero, Art Zoyd, ZNR

    Neo-Progressivo
    Rock sinfônico feito em um formato tipicamente simplificado ou mais comercial. Freqüentemente rico e melódico mas sem a complexidade do tradicional rock progressivo. Um fenômeno dos anos 80 e 90.
    Exemplos: Marillion, iQ, Pendragon, Twelfth Night, Aragon, Jadis, Grey Lady Down

    Folk Progressivo
    Variação de uma música que pega simples canções folk e faz algo bastante novo com ela. Ha várias formas de se fazer isto.
    Exemplos: Emtidi, Witthüser & Westrupp, Malicorne, Mellow Candle

    Metal Progressivo
    Heavy metal influenciado pelo rock sinfônico ou fusion. Normalmente é bem mais complexo do que o metal comum, enfatizando a virtuosidade dos músicos.
    Exemplos: Dream Theater, Fates Warning, Watchtower, Siege's Even, Cynic, Atheist

    Rock In Opposition (RIO) - Rock Em Oposição
    Um nome cunhado pelo ex-baterista da banda Henry Cow, Chris Cutler. Este tipo de música consistentemente oposiciona-se à categorização (com exceção para o "RIO") e é extremamente desafiador e freqüentemente de difícil audição. Contudo, é bastante recompensador no decorrer do tempo; sendo que as letras estão propensas à política. Tecnicamente, bandas como Art Zoyd e Univers Zero são RIO já que elas foram subscritas para o Cutlers (ampla música étnica em sua concepção original. Contudo, o trabalho superou sua conotação política original e agora é usada para referir-se à artistas retratando uma aproximação com o Henry Cow inicial, a banda principal de RIO. Para maiores referências consulte:
    http://www.panix.com/~zampino/rer/ e http://www.universmusic.jor.br
    Exemplos: Henry Cow, Art Bears, Samla Mammas Manna, News From Babel, Thinking Plague, Etron Fou Leloublan etc.

    Fusion Espacial (Space Fusion)
    Um termo grosseiro para especificar a banda Gong pelo seu estilo único de jazz fusion e ambientação.Bastante enérgico e concentrado em logas improvisações com solos de matizes psicodélicas.
    Exemplos: Gong, Ozric Tentacles, Neo, Carpe Diem, alguns trabalhos do Djam Karet

    Rock Espacial (Space Rock)
    Como o anterior mas sem a abordagem jazz, mais direcionado a um tipo avançado de rock espacial.
    Exemplos: Hawkwind, Amon Düll (inglês)


    Progressivo Sinfônico
    Caracterizado pela riqueza de teclados/sintetizadores, vocais bastante melódicos e estruturada sobre trechos de música clássica, com arranjos direcionados para o rock instrumental, ultrapassando os limites do formato comum do rock. Se alguém ridicularizar o rock progressivo, este é quase sempre o estilo que eles estarão se referindo. Você poderá ouvir com freqüência este gênero sendo erradamente usado como sinônimo para todo o rock progressivo e chamado de "pretensioso" ou "excessivo".
    Exemplos: Yes (início), Genesis (início), Camel, Atoll, Mirthrandir, Änglagård

    Zeuhl
    Termo utilizado para referir-se a uma forma particular de jazz fusion, às vezes com grande influência de Coltrane mas adotando a linguagem grandiosa e harmônica de certos trabalhos clássicos.
    Exemplos: Magma, Weidorje, Zao, Shub-Niggurath, Honeyelk, Musique

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    q merda

    dks
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Rock Progressivo Brasileiro

    Por bobblopes (soundchaser.com.br)

    Definição: O rock progressivo Brasileiro, durante seus mais de trinta anos de história, com algumas exceções, tem sua sonoridade ligada ao progressivo Sinfônico Inglês (ELP, Camel, Yes, Jethro Tull, Genesis e Pink Floyd basicamente) e em escala menor o Italiano, com a inclusão de sonoridades Brasileiras, do jazz rock ou basicamente reciclando a sonoridade dos medalhões Ingleses numa versão um pouco mais "Abrasileirada".
    Um certo nicho de músicos ligados ao estilo seguem a uma sonoridade ligada ao progressivo eletrônico ou (em escala menor) ao progressivo de vanguarda.

    -Histórico

    Primórdios (1967/72)

    As raízes do Rock Progressivo Brasileiro surgem entre 1967/68, a partir de dois fenômenos musicais distintos.
    O primeiro viria de músicos ligados a jovem guarda e que influenciados pela nova fase dos beatles e da psicodelia que surgia na Inglaterra e nos EUA, também passariam a explorar temas um tanto mais complexos em suas composições, em detrimento do rock despretensioso de outrora. Grupos como The Beatniks, Os Brazões, Blow Up, Módulo 1000 (considerado por muitos o grande precurssor do progressivo no Brasil) e em artistas como Ronnie Von que iriam abdicar abruptmanete da jovem guarda, seriam uma importante influência para músicos que seguiriam com o rock na década seguinte.
    Por outro lado, a nova geração de músicos ligados a MPB, em especial ligado ao tropicalismo, ao fusion e posteriormente ligados ao movimento "clube da esquina" (grupo de artistas de MPB advindos de Minas Gerais), oriundos dessa mesma época, que utilizavam a mistura de elementos e sonoridades Brasileiras com o rock, Jazz e a psicodelia, formando uma musica inovadora e complexa.
    Grupos como Mutantes, Braziliam Octopus, Novos Baianos, Beat Boys e Liverpool e artistas como Walter Franco, Lula Cortês e Zé Ramalho iriam criar trabalhos de profunda influência para músicos não só de progressivo mas de vários outros estilos (o grande clássico do gênero Paêbiru seria reconhecido até no exterior).

    Anos 70

    No inicio dos anos 70, muitos músicos, que ao beber na fonte oferecida pela "geração psicodélica" da década anterior, iriam iniciar o movimento progressivo no Brasil. Os mesmos tiveram que encarar diversos problemas para sua sobrevivência como a censura reinante na época, a marginalização que os músicos ligados ao Rock sofriam nesse período e a pouca ou quase inexistente distribuição de discos progressivos no Brasil (resumido somente a Pink Floyd, Yes, Genesis e ELP)
    A partir de aproximadamente 1972/73, apesar de toda a precária e dificil situação pela qual muitos músicos que iriam seguir o caminho do prog sofriam devido a todos esses fatores, a primeira geração de bandas progressivas surgia no Brasil. Sua música, apesar de qualidade, sofria pela influência um tanto limitada dos músicos, compensada pela utilização de elementos da música Brasileira em sua sonoridade.
    Os mutantes (durante a fase em que o grupo foi liderado pelo guitarrista Sérgio Dias entre 1973 a 77) e o Terço(grupo do futuro musico de renome Flávio Venturini) podem ser considerdos os grandes precurssores do estilo no Brasil. Outros grupos como Moto Perpetuo (com Guilherme Arantes na sua formação), Som Imaginário (que caía sua sonoriadade para a MPB e o Fusion), A Barca do Sol, A Bolha, Som Nosso de Cada Dia e a Casa das Máquinas (que posteriormente cairia para o pop-rock) seriam também importantes nomes para o gênero na primeira metade dos anos 70.
    No decorrer da década uma boa safra de bandas, algumas ligadas diretamente ao estilo, outras misturando o progressivo com outros Gêneros apareceriam consolidando o cenário no país. Podendo ser destacados grupos como o Vímana, Veludo, Recordando o Vale das Maçãs, Saecula Saeculorum, A Cor do Som e Terreno Baldio.
    Nessa época, a mídia (rádio e TV) não oferecia resistência na promoção do gênero e até algumas rádios (como a lendária rádio Eldorado de São Paulo) ofereciam generoso espaço ao Gênero. Infelizmente, no final da década com o advento do punk rock, o monopólio de rádios ligadas ao pop, o fim de diversos grupos ligados ao progressivo e a fuga de seus músicos a outros estilos, esvaziariam rapidamente o cenário, colocando um ponto de interrogação sobre sua continuação na década seguinte.

    Anos 80

    O rock progressivo iniciaria a década de 80 um tanto enfraquecido, com um cenário reduzido e uma mídia agora hostil ao estilo. Porém novos artistas e bandas iriam surgir e mostrar que progressivo Brasileiro, apesar dos problemas, estava vivo e rendendo bons discos.
    Em relação a músicos, o multi instrumentista Marco Antônio Araújo merece destaque, apesar de uma discografia reduzida devida a sua morte prematura em 1986. O musico mostrou uma qualidade e diversidade sonora em seu trabalho que até hoje impressiona e atrai novos admiradores. Destaca-se também o violinista Marcus Viana que apesar de estar em atividade desde a década anterior, somente com o grupo Sagrado coração da Terra, banda do qual liderava é que o mesmo mostraria suas habilidades como instrumentista.
    Nessa década, outros grupos como Bacamarte e Violeta de Outono, mesmo com uma discografia um tanto limitada, também merecem destaque.

    Anos 90 até hoje

    Ao entrar na década de 90, a cena progressiva Brasileira ainda sofria de uma rejeição por parte da mídia especializada, mas era percebido que a pior fase já havia passado e uma nova geração de músicos estavam surgindo para a renovação do estilo.
    O primeiro bom sinal de que uma nova safra de bandas ligadas ao progressivo surgia, seria com o lançamento do disco Velha Gravura do grupo Quaterna Réquiem no início de 1992. liderada pela virtuosa tecladista Eliana Wiermann o grupo mostrava novas influências sonoras (Camel e King Crimson) e uma nítida evolução musical se comparada com os grupos de outrora.
    Durante essa década e o inicio do novo milênio, uma gama realmente diversificada e surpreendente de bandas e músicos surgem no cenário progressivo Brasileiro, podendo ser citados grupos como Tempus Fugit, Octophera, Poços e Nuvens, Aether,Calix, Cartoon, Soundchaser, Sexteto Blazz, Vesânia, entre vários outros. Apesar de alguns desses grupos ainda sofrerem com uma influência um tanto óbvia das bandas sinfônicas Inglesas e de o movimento ainda não obter um apoio e suporte de crítica e gravadoras, o cenário progressivo Brasileiro continua vivo e, na medida do possível, forte.

    Bandas: Módulo 1000, O Terço, Mutantes, A Barca do Sol, Som nosso de Cada dia, Veludo, Violeta de Outono, Bacamarte, Sagrado Coração da Terra, Quaterna Requiem, Cálix, Cartoon, Tempus Fugit, Octophera

    Discografia Recomendada: (Ordem Alfabética)

    Bacamarte- Depois do Fim
    A Barca do Sol- A Barca do Sol
    Cartoon- Martelo, Bigorna
    Lula Cortês e Zé Ramalho- Paêbiru
    Marco Antônio Araújo- Quando a sorte te lança um cisne na noite, Lucas
    Módulo 1000- Não Fale com paredes
    Mutantes- Os Mutantes (1968), Tudo foi feito pelo Sol
    Quaterna Requiem- Velha Gravura
    Ronnie Von- Ronnie Von (1968)
    Som nosso de Cada Dia- Snegs
    O Terço- Criaturas da Noite, Casa Encantada
    Terreno Baldio- Além das lendas Brasileiras
    Vesânia- Vesânia
    Violeta de Outono- Em Toda Parte

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    essas classificações servem pra alguma coisa, eu me pergunto

    EduArdanuy II
    Veterano
    # set/05 · Editado por: EduArdanuy II
    · votar


    Metal Progressivo
    Heavy metal influenciado pelo rock sinfônico ou fusion. Normalmente é bem mais complexo do que o metal comum, enfatizando a virtuosidade dos músicos.
    Exemplos: Dream Theater, Fates Warning, Watchtower, Siege's Even, Cynic, Atheist

    yeahhh

    jNp
    Veterano
    # set/05
    · votar


    boaaaaaaaaa
    rock progressivo rlz
    vlw ae =)
    fuizz

    dks
    Veterano
    # set/05 · Editado por: dks
    · votar


    JB God
    q merda

    Ainda bem que você entende de música, por isso fiquei preocupado com a sua opnião.

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Rock Progressivo Brasileiro
    Fusion
    Rock Clássico

    é eu gosto disso

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    dks
    Ainda bem que você entende de música, por isso fiquei preocupado com a sua opnião.
    ahiouahioah eu gosto de psicodelias, não se estresse

    dks
    Veterano
    # set/05 · Editado por: dks
    · votar


    Recomendo a banda Gentle Giant pra quem curte músicas sobre gnomos...

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Melhor tu sair daqui e ir curtir teu pagodão... =]
    caralho, adoro pagodão, ainda mais aquele tal de Deep Purple, sabe, aqueles maluco que tocam "i got aa straange kind of womannnnnn"

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    dks
    perdão

    Soldier62
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Não vou ler essa porra. Peguem Focus, ELP e O Terço. São bandas altamente subestimadas hoje em dia. Principalmente a primeira.

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Genesis e Mutantes tb são legais

    dks
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ei Soldier62, vai tomar no cu =]

    Não precisa ler isso também =]

    JB God
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pra quem curte músicas sobre gnomos
    haihaoiuhiaohoiahia que irado musicas sobre gnomos

    M S Garcia
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Rock Progressivo é foda, e quem nao gosta foda-se

    metal hell 2
    Veterano
    # set/05
    · votar


    a banda de rock progressivo qeu + gosto é o kansas, eles c encacham em q tipo de progressivo?

    conte
    Veterano
    # set/05
    · votar


    rock progressivo eh mto BOm

    Thio
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Muito legal, dks. Eu gostaria de citar algumas indicações que faço pra quem não conhece muito sobre progressivo, que sou muito fã, principalmente da Canterbury Scene. Indico aqui alguns discos pra quem quer começar com o pé direito, pela minha visão, claro:

    SOft Machine - Third
    Mr. Sirius - Dirge
    Moving Gelatine Plates - The World Of Genius Hans
    Picchio Dal Pozzo - Picchio Dal Pozzo
    Gong - Flying Teapot
    Egg - The Civil Surface
    Esses de cima são da Canterbury Scene, que eu poderia colocar todos, que são todos ótimos. PRa quem quer começar recomendo os dois primeiros da lista que já valem muito. E o último.


    Sleepytime Gorilla Museum - Sllepytime Gorilla Museum
    Mr. Bungle - Disco Volante
    John Zorn - Naked City (descobri isso aqui esses dias, e é simplesmente sensacional)
    Esses são da linha mais pesada e moderna. O primeiro mistura Metal, Linhas progressivas e ambientes á la Bjork. Mr. Bungle é a insanidade total, o pesadelo revelador. John Zorn é o verdadeiro punk-progressivo, com algumas linhas jazzísticas e composições simplesmente matadoras.

    Bubu - Anabelas
    Area - Crac!
    Mahavishnu Orchestra - Apocalypse
    Tony Williams Lifetime - Believe It!
    Ed Motta - Aystelum
    Alguns discos MUITO bons de Fusion. Eu iria até colocar um do Pink Freud aqui, mas vão pensar que é brincadeira. Esse do Ed Motta é simplesmente sensacional, apesar de não ser tão prog, é bem fusion.

    Henry Cow - Unrest
    Samla Mannas Manna - Maltid.
    Apesar deste último não ser assim tão incompreensível.

    Pra quem não conhece, o The Yes Album, do Yes, é sensacional.

    Sobre o Prog brasileiro, o disco Saecula Saeculorum, de banda homônima, é muito, MUITO bom, além de ter uma história curiosa. O Bando, também com banda homônima, é bem legal, apesar de não ser assim tão prog, as composições e arranjos são bem inovadores.
    Sempre quis ouvir esse do Quaterna Requiem, alguém por aí poderia me passar?!

    Tão aí algumas indicações que acho realmente relevantes.

    Abraços.

    Thio
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    E gostaria de dizer que é bom ouvir tudo que existir, tudo que pudermos conhecer. Sendo assim, que tal trocarmos informações sobre discos... ampliarmos nossos conhecimentos e prazeres auditivos através da comunhão!?

    faço parte do fórum do site http://www.proglife.com.br
    Altas dicas lá.

    squee
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ah, eu era tão mal educado e criança

    Brunorocker
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    é bom valorizar oq é nosso tbem, www.rockprogressivo.com.br

    la tem bastante sobre o rock progressivo nacional\o/

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Quanto rótulo inútil.

    Nilton Will
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Curto muito as bandas Spock's Beard e The Flower Kings... Os caras arrebentam!!!

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Einstürzende Neubauten
    Isso é muito bom....

    Dimmy_townshend
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    p/ mim eh:
    Kansas
    Yes
    Genesis
    Mutantes
    Dream Theater!!!
    eles rules!!!
    o resto eh cultura-marginal...eh mto dificil axa uma lista d musicas boas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rock Progressivo (Guia)