Autor |
Mensagem |
Cassio Veterano |
# jan/04
· votar
Alguém tem aí a harmonia correta de Samba em Prelúdio??
|
Cassio Veterano |
# jan/04
· votar
Alguém tem aí a harmonia correta de Samba em Prelúdio??
|
Basshero Veterano |
# jan/04
· votar
Cassio
flor de liz nao e bossa naum
|
Basshero Veterano |
# jan/04
· votar
GuitarGata
procure pegar musicas como:
wave-tom jobim(riquissima)
desafinado-joao gilberto
sampa-caetano veloso(muito boa p/ quem ta comecando)
vai passar-chico buarque(otima,essa musica e quase um samba enredo)
retrato em branco e preto-tom jobim e elis regina
|
_TavS_ Veterano |
# jan/04
· votar
o cássio, eu tenho a armonia do da música samba em prelúdio, é uma versão q eu tirei de baden powell, é instrumental, se servir..
me manda um email: tales_augusto@hotmail.com
|
Pedro Rodrigues Veterano |
# nov/04 · Editado por: Pedro Rodrigues
· votar
Para quem quer tocar bossa nova é preciso um bom sentido ritmico!! os acordes fazem-se estudando um pouco, mas o ritmo já é algo mais dificil.... tem de se ter um pouco de samba dentro de nós!! vejam este link com muita bossa nova
http://spazioinwind.libero.it/bossanova/indexita.htm
para quem gosta de Baden Powell veja este:
http://www.brazil-on-guitar.de/en/frame/download.html
Oiça Tom Jobim, João Gilberto, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Toquinho e Vinicius de Moraes, Baden Powell... entre muitos outros!!! abraço a todos!
|
edsoncpaulino Veterano |
# mar/07
· votar
Ola pessoal! sera que alguem podia me informar quais artistas seguem hoje em dia a bossa nova da decada de 60 como Jobin , e Gilberto, pois um amigo dos EUA me escreveu e eu nao sei nada a respeito, poderiam me informar alguns cantores que hoje em dia seguem a mesma linha? abraço a todos!
|
Clave Veterano |
# mar/07
· votar
A título de ilustração: quem gosta de bossa nova não deve deixar de ler dois livros escritos por Ruy Castro: "Chega De Saudade - A História e as Histórias da Bossa Nova" (este focado mais na gênese deste gênero, ou seja, no que veio antes de João Gilberto e nele)e "A Onda Que Se Ergueu No Mar", que dá mais ênfase a Tom Jobim e aos grandes autores da bossa nova. (Ambos publicados pela editora Companhia Das Letras)
Quando a gente começa a ler, não dá pra parar mais- são sensacionais.
|
maggie Veterana |
# mar/07
· votar
maggie
# Enviado: 28/out/03 11:09 ·
noffa
|
Progger58 Veterano |
# mar/07
· votar
Não sou músico, mas como o assunto é Bossa Nova vou tomar a liberdade de indicar outros dois nomes que eu particularmente considero extraordinários: EDUARDO GUDIN e EDU LOBO.
Acho as harmonias e arranjos nos discos desses dois músicos simplesmente sensacionais, notadamente o "Notícias dum Brasil" do Gudin e "Corrupião" do Edu Lobo.
|
Clave Veterano |
# mar/07
· votar
Progger58
Mas, Progger, olha, embora também ache os dois caras citados por você grandes compositores, eles não são bossa-novistas não.
|
Progger58 Veterano |
# mar/07
· votar
Clave
Mas, Progger, olha, embora também ache os dois caras citados por você grandes compositores, eles não são bossa-novistas não.
Olha, eu acho que eles têm muito mais de bossa nova do que inúmeros citados anteriormente aqui, tais como Caetano Veloso e Chico Buarque, por exemplo.
Você conhece mesmo o "Notícias dum Brasil", do Gudin? Cara, é muito parecido com Tom Jobim. E Edu Lobo, então? Até disco em parceria com o Tom Jobim ele tem.
|
Clave Veterano |
# mar/07
· votar
Progger58
Concordo com você, pois Caetano e Chico nunca foram bossa novistas, jamais, em tempo algum. Caramba, Caetano é um "tropicalista histórico" e Chico (assim como Edu Lobo), representante maior da chamada MPB, que na década de 60 tinha outra conotação. Hoje a sigla MPB engloba tudo, até a própria bossa nova.
Mas, Progger, Edu Lobo, Milton, Djavan, João Bosco, Chico e o Gudin não são bossa-novistas, embora isso não queira dizer que eles nunca tivessem feito alguma música com sotaque bossa-novista, afinal João Gilberto espalhou seu DNA por todo mundo.
Elis Regina, que nunca foi bossa-novista, aliás, muito pelo contrário, não gostava de bossa nova, acabou gravando, em 1974, um LP só com músicas do Tom Jobim, o antológico álbum "Elis & Tom", que trazia o clássico "Águas de março".
Outra coisa: Tom Jobim foi o compositor de maior sucesso da bossa nova, mas a gente não pode esquecer que sem João Gilberto (que praticamente não compunha), não exisitiria a bossa nova, mesmo existindo Tom, Vinícius, Carlinhos Lyra, Marcos Valle entre outros. Tom, antes de João Gilberto, já compunha, e muito. Mas sua música só se tornou bossa nova depois da invenção da mesma, feita por João Gilberto.
Abraço,
|