Faculdade de Música

Autor Mensagem
Koisa
Veterano
# mai/08


Existe mesmo? Se sim, alguem sabe quais as disponíveis no interior de São Paulo ( moro 500 Km da capital )? E quais as consideradas melhores no Brasil? Pra eu entrar nelas, eu tenho que fazer um vestibular na qual ira cair Português, Geografia, História e tals?


* Ja usei a busca.. Mais não encontrei nada recente na qual me orientasse..

B.Frusciante
Veterano
# mai/08
· votar


Bom tópico..

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Koisa

Existe mesmo?

É claro.

Se sim, alguem sabe quais as disponíveis no interior de São Paulo

Não sei.

E quais as consideradas melhores no Brasil

Unicamp, UFRJ, UFMG, UFRS, USP, mas depende muito do instrumento.

Pra eu entrar nelas, eu tenho que fazer um vestibular na qual ira cair Português, Geografia, História e tals?

Sim.

B.Frusciante
Veterano
# mai/08
· votar


Pra eu entrar nelas, eu tenho que fazer um vestibular na qual ira cair Português, Geografia, História e tals?

Além da prática, que na verdade é prática e teórica musical.

TWT ICE
Veterano
# mai/08
· votar


UFSCar

se nao me engano tem, é qse certeza....
a faculdade costuma ser boa, porem musica nao sei te informar, e fica em sao carlos

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


UFSCar acho que não tem musica.

Cursos de guitarra são poucos no Brasil. De publica só a Unicamp oferece , e é bem concorrido.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Koisa

Tem que falar qual o instrumento, é guitarra? Se for é exatamente o que o Naka-man citou, de pública só a Unicamp. Mas algumas particulares também oferecem(mas sempre fico com o pé atrás em relação a universidade privada no Brasil).

Videomaker
Veterano
# mai/08
· votar


Aqui na cidade onde moro, tem um contra-baixista que faz faculdade de música em Fortaleza. Ele me disse que muita gente pensa que faculdade de música é ficar num estúdio direto, grudado ao instrumento. Ele me falou que usam muito é o metrônomo, função que a maioria dos teclados têm, mas poucos usam...!!!!

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Depende. Até porque a infra de musica nas publicas é simplesmente deploravel.

O que eu vejo que forma musicos extremamente bons é a ULM e o Conservatório de Tatui. Sempre voce se depara com monstrinhos formados nesses lugares.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Naka-man

São exceções. A maioria das particulares não tem nem a estrutura ruim das públicas(algumas não passam de piadas em forma de faculdades). E o conservatório de Tatuí é público, é estadual.

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Faculdade boa é faculdade Pública!!!

Guitarra?!?!?


Você pode ter uma boa educação musical em uma faculdade Federal ou estadual, mas também nos conservatórios regionais, muitas vezes ligados ao estado, procure se informar na sua região!!!

TG Aoshi
Veterano
# mai/08
· votar


a Unesp tem alguma fama?

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Bom não sei. Eu estudei na Faam e transferi pra Fasm. A Faam era muito précaria mesmo , mas a FASM tem uma infra nota 10.

Eu tenho colegas que passaram um tempo na UNICAMP e falaram que la a infra é decadente tambem , na USP é mais lastimavel ainda. Mas em musica não importa muito , voce vai ralar mesmo é em casa.

Naka-man
Veterano
# mai/08 · Editado por: Naka-man
· votar


TG Aoshi
A Unesp é considerada uma das mais respeitadas , tenho um amigo fazendo violão e outro composição la. Mas é so eruda.

Os cursos de musica popular no Brasil estão engatinhando ainda. É um curso ainda com os moldes muito ultrapassados na minha opinião.

Nas escolas americanas esses cursos existe cursos (Berklee) que são voltados para "performance". Ou seja as aulas de percepção , contra-ponto , história da musica erudita e etc... estão em segundo plano para varias matérias praticas de instrumento. Alem do mais não fica só no Jazz , rola estilos variados de musica popular. Desde o Heavy Metal ao Pop.

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


Aqui em São Paulo geralmente tem 4 lugares que depois da escola o cara vai estudar :
ULM ( varios )
FASM ( Fernando Correa )
FAAM ( Marcelo Gomes / Paulo Tiné )
Cantareira ( guitarra nessa é bem nova , mas o professor é ninguem menos que o Djalma Lima )

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


Mais tem faculdade de um instrumento só? Eu não imaginava que teria faculdade de guitarra, pra mim, que seria faculdade de música em um todo, na qual iria se estudar tudo sobre musica.. É necessario uma faculdade de Guitarra? Ha materia pra se estudar durante 4 anos??

CheshireCat
Veterano
# mai/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


Koisa
Mais tem faculdade de um instrumento só? Eu não imaginava que teria faculdade de guitarra, pra mim, que seria faculdade de música em um todo, na qual iria se estudar tudo sobre musica.. É necessario uma faculdade de Guitarra? Ha materia pra se estudar durante 4 anos??
cara, vou falar da unicamp, que é a única que eu conheço os detalhes e pretendo prestar daqui uns boooons anos(sim, é foda pra caramba passar na aptidão)

lá tem várias "modalidades" de música que você pode prestar:
- composição(cara, são 5 vagas pra composição... 5 vagas! O_O)
- regência
- licenciatura
- instrumento(esse seria o curso mais erudito... pretendo fazer piano; os instrumentos que você pode escolher são: Violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trombone, piano, cravo, voz.)
- música popular(se você quiser fazer guitarra, vai prestar esse... os instrumentos não são muito detalhados na página do curso... Cordas, percussão, sopros, teclados e voz )

você não vai ficar estudando só guitarra, obviamente... sei que tem aulas de instrumento complementar(por exemplo), e muita muita muita teoria...

para mais informações:
sobre os cursos de música da Unicamp
lista de disciplinas do currículo pleno de música na unicamp

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


CheshireCat

Vlw por enquanto..

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


Eu teria que pagar pra estudar na Unicamp?

B.Frusciante
Veterano
# mai/08
· votar


CheshireCat
Nossa, MUITO INTERESSANTE!!

Esse catálogo das matérias.


É como se você escolhesse mesmo o que quer fazer!


Pena que é aí em SP.

Vou procurar saber como alguém como eu poderia fazer um vestibular para esta universidade.

Valeu pelas informações!

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


Koisa
Eu teria que pagar pra estudar na Unicamp?
não, a unicamp é pública... você só paga a inscrição pra fazer o vestibular...

e como disseram lá em cima, você tem que fazer o vestibular completo, com matérias como português, matemática etc... mas não se preocupe muito com isso, preocupe-se com a aptidão... ano retrasado eu prestei música, só pra ver como era(acabei nem indo na aptidão por causa do trampo)... eu não sabia que na primeira fase não podia deixar as contas a lápis, passei só a resposta a caneta... resultado: apesar de ter acertado as duas questões de matemática e uma de física, fiquei com zero nelas por causa dos cálculos a lápis... ¬¬ e passei pra segunda fase!

se quiser ver como são as provas específicas de música, clique aqui =)

B.Frusciante
É como se você escolhesse mesmo o que quer fazer!
você escolhe sim... no primeiro semestre eles montam a sua grade de horários, mas a partir do segundo, é você quem distribui os créditos nas matérias que quiser =) tem algumas obrigatórias, mas outras você pode escolher e talz...

Pena que é aí em SP.

Vou procurar saber como alguém como eu poderia fazer um vestibular para esta universidade.

você mora em PB? pra fazer as provas do vestibular, a unicamp oferece locais de prova em vários estados... tem muita gente do nordeste estudando aqui =)

não sei se tem local de prova aí em PB também, mas certamente tem em um lugar perto... só que as provas de aptidão são só aqui em Campinas mesmo... então você teria que vir pra cá pra fazer a aptidão

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Esclarecendo algumas questões:


A universidade é um centro de estudos "avançado" destinado à produção cientifica e cultural.

No caso do curso de musica, a musica erudita é o foco do curso, pois a música erudita é por excelência "científica" e é a musica tradicionalmente Ocidental.. mesmo aqui no Brasil.

O curso de Música compreende o estudo de um instrumento que faz parte do repertório erudito, ou, regência, ou Composição, na modalidade Bacharelado.

E o curso de Licenciatura, voltado para a docência, possibilita que se dê aulas para a rede pública.

Em todas as duas modalidades o aluno deverá estudar teoria musical, análise, história, pesquisa, entre outras matérias, conjuntamente com a práticas em conjunto e individual de seu instrumento ou pratica composicional e de regência.

Caso alguma matéria em musica popular apareça no curso, ela será uma matéria extra, pois a musica popular não é ensinada nas faculdades, será exigido a apresentação de repertório erudito.

Não existe Faculdade de guitarra, de baixo elétrico nem de Dj. Nos EUA as faculdades são voltadas para a produção de trilhas sonoras, musicas populares (Jazz), mas no Brasil as Faculdades de Musica se preocupam com a criação artistica e não com a musica produzida pela e para a indústria cultural.

Portanto, caso não tenha interesse em musica erudita pense duas vezes antes de fazer um vestibular.

O vestibular tem o conteudo comum a todas as materias, é exigido um repertório específico, e também provas que cobram teoria e conhecimentos gerais de musica.

Não existe curso mais ou menos erudito, mas existe uma diferença no cursso de licenciatura, pois são vistos as matérias de teoria, com poucas matérias de instrumento, é um curso que te dá uma visão mais global, diferentemente do Bacharelado.

marcio_zav
Veterano
# mai/08
· votar


TWT ICE
UFSCar

se nao me engano tem



Tem à distância.

To fazendo :D

makumbator
Moderador
# mai/08 · Editado por: makumbator
· votar


Ricnach

Concordo com quase tudo que vc disse. Pois existe o curso da Unicamp para Música popular(que no caso inclui sim a faculdade de guitarra, baixo elétrico, vocal, etc...), que é claro conta também com toda a estrutura complementar de aulas teóricas já presentes nos cursos de música erudita.

Confira os cursos:

http://www.comvest.unicamp.br/cursos/musica_pop.html

Koisa
Veterano
# mai/08 · Editado por: Koisa
· votar


CheshireCat
mas não se preocupe muito com isso, preocupe-se com a aptidão..


Desculpe pela minha burrice, mas como assim, aptidão?

makumbator
Moderador
# mai/08 · Editado por: makumbator
· votar


Koisa

Desculpe pela minha burrise, mais como assim, aptidão?

Vc quer dizer: Burrice... e mas como assim, e não mais como assim...

Prova de aptidão prática, em que vc tem que tocar algumas peças para o instrumento de sua escolha(peças indicadas pelo vestibular e de livre escolha),além de provas de percepção(solfejo, ditado ritmico) e prova teórica escrita de música(intervalos, harmonia básica, etc...).

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


Koisa
Desculpe pela minha burrise, mais como assim, aptidão?
alguns cursos, como música, dança, arquitetura, odontologia(O_o), exigem prova de aptidão...

no caso da música na unicamp, são três dias de prova de aptidão(se não me engano)... sendo que o primeiro dia é a prova prática do instrumento; desde ano passado essa prova é eliminatória, ou seja, se acharem que você não é bom o bastante no instrumento, já era e nem faz o restante das provas

também tem prova teórica e de percepção...

um pouco do que você tem que saber sobre a aptidão do curso de música popular(nem sei se é esse mesmo que você quer, presumindo que você queira mesmo guitarra):

Opção Música Popular
Teoria Musical – Teoria básica – Aspectos rítmicos e melódicos – Tonalidade – Formação de Escalas Maiores e Menores – Modos – Construção de Acordes – Tensões Harmônicas – Campo Harmônico – Funções Harmônicas – Apreciação de obras e estilos.

Percepção Musical
Ditados rítmicos e melódicos. Identificação de Acordes – Identificação de Escalas – Identificação de Intervalos – Identificação de Timbres. Entoação de Intervalos – Leitura Rítmica – Leitura Melódica.

Instrumento
Peça de livre escolha – Exercícios Técnicos – Leitura à primeira vista – Improvisação.


---

II. Opções Instrumento e Música Popular: a nota da prova de Instrumento tem peso 2 (dois) e as demais – Estruturação Musical, Percepção Musical Escrita e Percepção Musical Oral – têm peso 1 (um). Além disso, se o candidato obtiver nota inferior a 16 (dezesseis) pontos na prova de Instrumento, sua nota final será zero e ele será desclassificado da opção.


para ver os detalhes completos, leia aqui sobre as provas para música

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Vc quer dizer: Burrice... e mas como assim, e não mais como assim...


Karai, eu não acredito que escrevi daquele jeito <o>
Acho que não vou passar nem se quer no vestibular..

É que eu entro no forum em horario de serviço escondido do patrão, e de vez em quando a pressa atrapalha e você não ta nem ai pro seu portugues..

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


Instrumentos exigidos
As modalidades do curso Instrumento são: Cordas: Violino, Viola, Violoncelo, Contra-Baixo, Violão; Madeiras: Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote; Metais: Trompete, Trombone; Voz; Teclado: Piano, Cravo. Para este curso não serão aceitos instrumentos que não constem da listagem acima.

Deixa eu ver se sakei, eu tenho que saber tocar pelo menos um pouco de cada um desses instrumentos?

Rafael do Baixo
Veterano
# mai/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Koisa

Deixa eu ver se sakei, eu tenho que saber tocar pelo menos um pouco de cada um desses instrumentos?


Não.

Tem que saber um desses apenas,que é o instrumento que você vai prestar o curso,embora quase sempre exijam algum conhecimento de piano,o mínimo que seja,pois tem faculdades que cobram a execução de tríades e escalas no piano.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de Música