Faculdade de Música

Autor Mensagem
Rafael do Baixo
Veterano
# mai/08
· votar


stenyosullivan


mas pra quem quer ter bastante conhecimento sobre musica, o ideial seria prestar para ser maestro?


O cara que quer fazer regência tem que ser muito bom mesmo em tudo,tem que ler com fluência em todas as claves,saber ler várias partituras de vários instrumentos ao mesmo tempo,fora que ainda precisa saber muito de teoria,harmonia e é bom saber tocar piano (não precisa ser um concertista mas tem que ser bom).

Isso eu ouví da boca de alguns maestros excelentes até.

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


Koisa
E tpo, tratando-se de musica popular, seria uma boa fazer Unicamp ou tem outra considerada melhor??
pelos comentários, nem sei se tem outra que tenha um curso só de música popular hehe

stenyosullivan
mas pra quem quer ter bastante conhecimento sobre musica, o ideial seria prestar para ser maestro?
não entendi O_o
pra prestar pra maestro tem que ter muito conhecimento, como disse o Rafael do Baixo...
mas se o cara tiver todo esse conhecimento, ele não necessariamente deve prestar pra maestro... só se ele quiser reger, não é? (ou ampliar o currículo e talz)

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


CheshireCat

pra prestar pra maestro tem que ter muito conhecimento, como disse o Rafael do Baixo...
mas se o cara tiver todo esse conhecimento, ele não necessariamente deve prestar pra maestro... só se ele quiser reger, não é? (ou ampliar o currículo e talz)


Exato, a questão é da vocação, e não de ter mais ou menos conhecimento. E inclusive há vários instrumentistas com mais conhecimento global de música que diversos maestros por aí. Acho que o termo maestro(mestre) dá a idéia falsa de esse cargo ser necessariamente o do mais entendido, mas na verdade o maestro é "apenas" o regente, e não necessariamente um super guru musical dono da verdade(embora alguns realmente o sejam).

maggie
Veterana
# nov/08
· votar


UP

Candidato à faculdade de música tem que ser 'alfabetizado musicalmente'


Cursos superiores são de aprofundamento e não ensinam o aluno a tocar.

Além dos vestibulares tradicionais, candidatos fazem prova de habilidades específicas.

Estudar música em um curso superior exige domínio da área desejada e bons conhecimentos gerais. Isso porque, na maioria dos casos, para ser aprovado na faculdade o candidato precisa passar pelos exames tradicionais do vestibular e também pela prova de habilidades específicas - consideradas 'filtros' da seleção.

Matéria completa aqui.

.:Anonimato:.
Veterano
# jan/09
· votar


O jeito então é fazer um "cursinho pré-vestibular de música" para aprender as manhas dos testes práticos!

Lúthien Tasardur
Veterano
# jan/09
· votar


.:Anonimato:.
O jeito então é fazer um "cursinho pré-vestibular de música" para aprender as manhas dos testes práticos!

O jeito é estudar teoria, treinar ouvido.

Domingo vou prestar na Ufscar, mas acho que não passo hehe, muitas coisas que caem ainda não aprendi <o>.

.:Anonimato:.
Veterano
# jan/09
· votar


Lúthien Tasardur

Boa sorte aí, companheiro!
Torcemos por você!
Deus te abençoe!

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


E os curso de conservatório? Deve-se então fazer uns 5 anos de conservatório antes de ir para a Universidade?

Koisa
Veterano
# jan/09
· votar


Meu tópico *.*

Koisa
Veterano
# jan/09
· votar


Ja to quase que decidido, ou vai ser Unicamp ou Conservatório Musical de Tatuí

Lúthien Tasardur
Veterano
# jan/09
· votar


.:Anonimato:.
Boa sorte aí, companheiro!
Torcemos por você!
Deus te abençoe!


Brigadão *.*..sou mulher \o ahauahuahuha

Koisa

Ja to quase que decidido, ou vai ser Unicamp ou Conservatório Musical de Tatuí


Vou prestar pro Conservatório tbm ahiauhaiauhaiuahiua
Terça to indo pra lá.

Tente pros dois!, eu to tentando em tudo cara, se não passar nesses vou tentar técnico em música em Ourinhos, daí é só no meio do ano mas não sei se vai ter, senão só em dezembro.

.:Anonimato:.
Veterano
# jan/09
· votar


Brigadão *.*..sou mulher \o ahauahuahuha

Opa, então boa sorte, companheira!
É que ñ deu pra identificar pelo nick!

Koisa
Veterano
# set/09 · Editado por: Koisa
· votar


UNICAMP

Música Popular

1ª Fase

Vagas: 20
Concorrentes*: 250
Vagas por Candidatos*: 12,5

2ª Fase

Aprovados da 1ª Fase: 82 ou 36.3%
Vagas por Candidatos: 4,1

UNESP

Educação Musical

Não estou com os dados exatos aqui, mas na escola eu tinha visto que esta na média de 12 candidatos por vaga

UFSCAR

Música - Licenciatura Plena

Vagas: 24
Candidatos: 110
Candidatos por vaga: 4,58

FUVEST

Vagas: 35
Candidatos: 116
Vagas por Candidatos: 3,31

Ribeirão Preto:

Vagas: 30
Candidatos: 52
Vagas por Candidatos: 1,7
*Média, mais ou menos isso

PS: Não entendi direito esses dados da Fuvest, uma vez que a Fuvest é apenas quem aplica a prova e nos dados ela não da referencia de qual Universidade ela se refere, fonte dos dados da Fuvest:

http://www.fuvest.br/scr/inscar.asp?anofuv=2009&xreg=TT




A minha duvida é:

Esse teste de aptidão é muito foda?? Sera que eu tocando um simples Garotos ou então Índios passarei??

Vlw..

Minow
Veterano
# set/09 · Editado por: Minow
· votar


Koisa
Qual curso você quer?

Sera que eu tocando um simples Garotos ou então Índios passarei??

Pô, é livre mas existe o bom senso... é um pouco demais... toque pelo menos um Tom Jobim.

Koisa
Veterano
# set/09 · Editado por: Koisa
· votar


Minow


Ah não, deixa quieto então, sou mais continuar escutando meu CPM e derivados..
Tpo, eu tento diferenciar trabalho de Hobby, evito deixar que meu trabalho afete meu hobby mudando meu gosto, a ponto de que o meu hobby, deixe de ser hobby, e vire obrigação..

Sakas??

Primúsica
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, Também morro de vontade de fazer música... Tô terminando o 3° colegial agora e pretendo prestar o vestibular... Ouvi dizer que na prova prática, ex: o violão..
Agente tem que tocar uma peça exigida e uma leitura à primeira vista???
Estou com medo dessa surpresinha rsrs, tenho péssima leitura de partitura na maioria das vezes decoro as músicas.. lá não vai ter escapatória....
Alguém aqui sabe como é essa prova direitinho?
Ahh, e eu só vou ter que fazer essa prova prática, se pasar pela Teórica?
No vestibular o que conta mais é a nota das Provas (Fis,mat,port,hist...) ou a prova de aptidão???
Bjos galera o/ me respondam por favor! :)

Blackus
Veterano
# fev/10 · Editado por: Blackus
· votar


Ai ai, cara acha que vai pra faculdade tocar Legião Urbana, faça-me o favor... vou estudar Arquitetura então, sempre adorei Lego e construir casinhas no The Sims.


Primúsica
Eu não fiz a prova de instrumento desse jeito porque prestei composição, toquei o Chôros no. 1 do Villa. Mas pelo que eu lembro do manual, você tem que tocar algumas peças de grupos de compositores que eles indicam; acho que é alguma coisa do Sor, outra de uma listinha de compositores românticos espanhóis em geral, uma peça brasileira, além da leitura, que não deve ser muito difícil se você se preparar minimamente. A prova de instrumento é eliminatória e o resultado sai na mesma noite, e eu tenho a impressão que serve pra cortar logo no primeiro dia os sem-noção que chegam lá pensando que vão tocar legião urbana.

Leia o manual no site da Comvest, tá tudo lá.

Primúsica
Veterano
# mar/10
· votar


Obrigada Blackus :) Você Faz Faculdade de Música?

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Aproveitando o tópico eu tenho algumas dúvidas!

Quais são as universidades públicas aqui no Paraná que tem faculdade de música ?

Como que é o processo?

Eu preciso mesmo saber ler partitura?

Blackus
Veterano
# mar/10 · Editado por: Blackus
· votar


Primúsica
Faço Unicamp.

erick_guitar
http://lmgtfy.com/?q=Artes+UFPR

É óbvio que precisa saber partitura...

Endurance
Veterano
# mar/10
· votar


erick_guitar
Aqui em Curitiba tem a Faculdade de Artes do Paraná, que tem o curso de Música Popular. Vou tentar esse ano =D

Powerslave158
Veterano
# mar/10
· votar


Blackus

como é teu curso? tu faz licenciatura ou bacharel?
em que semestre você está?

eu também curso faculdade de música na UPF (Universidade de Passo Fundo)

eu estou no VII semestre, me formo no fim deste ano se tudo der certo heheh

Powerslave158
Veterano
# mar/10
· votar


Endurance

cara tu sabe se aí em Curitiba tem pós ou mestrado em Musicoterapia??

to afim de me aprofundar nesta área, mas aqui no RS não tem esta pós-graduação, só tem a graduação em Musicoterapia na UFRGS, se puder me informar agradeceria!
abraço!

Primúsica
Veterano
# mar/10
· votar


Blackus

E aí como é a faculdade de música? hehe um sonho se realizando?
Quantos anos você tem?
Toca que instrumento(s)?
Parabéns Cara Unicamp é show de bola né.
Música Popular ou Erudito?

Endurance
Veterano
# mar/10
· votar


Powerslave158
Na propria FAP existe o curso de Musicoterapia, se não me engano...entra no site deles que tem mais coisa a respeito

Blackus
Veterano
# mar/10
· votar


Powerslave158
Eu acabei de entrar, mal tive aula ainda. Minha habilitação é em composição.


De frente com Primúsica


E aí como é a faculdade de música? hehe um sonho se realizando?

Não sou de idealizar as coisas tanto assim, não

Quantos anos você tem?

Tenho 18

Toca que instrumento(s)?

Toco Piano e Violão

Parabéns Cara Unicamp é show de bola né.
Música Popular ou Erudito?

Erudito, composição.

Se quiserem ouvir alguma coisa minha, sei lá, tem aqui oh http://foakeanismo.blogspot.com/2010/01/sinfonia-das-arvores-gigantesc as-santos.html

Powerslave158
Veterano
# mar/10
· votar


Endurance

Poizéh eu vi, mas é a graduação, gostaria de fazer a pós em Musicoterapia, na UFPR tava vendo mas também não tem!

valeu aí abraço!

zodiaco10001
Membro Novato
# jul/18
· votar


Alguém sabe qual a melhor universidade que tem Bacharelado em Musica - Composição, Usp, Uem, Unesp ou Souza Lima?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de Música