Autor |
Mensagem |
Angels Dynasty Veterano |
# abr/08
Oi, gostaria que alguém me explicasse qual a diferença de se escrever uma música em F#Maior ou GbMaior, Cb ou B, Bbmenor ou A#menor, etc... Uma vez que estes tons possuem as mesmas notas.
Agradeço.
|
fsfonseca Veterano |
# abr/08 · Editado por: fsfonseca
· votar
não há diferença entre A# e Bb. Cb ou B correção, não ha Cb, é somente B, assim como não há B#. Acho que era pra postar no forum de violão ou guitarra, mas tá valendo. Abraço
|
james_the_bronson Veterano |
# abr/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar
Angels Dynasty
Facilitar a leitura...
Se você escrever em A# Maior você vai ter: A#, B#, C##, D#, E#, F##, G##...
Se escrever em Bb Maior você vai ter: Bb, C, D, Eb, F, G, A...
Ou seja, troca uma armadura com 4 sustenidos e 3 dobrado sustenidos por uma com 2 bemóis...
fsfonseca correção, não ha Cb, é somente B, assim como não há B#.
Claro que há, não é usual, mas caso surja na sua frente não é que necessariamente está errado...
|
# abr/08
· votar
Ah, acho q entendi, na pratica então tanto faz usar um ou outro? E por que não temos armaduras pra usa da pauta de alguns tons? como o A#Maior, G#Maior, etc...
Obrigado gente.
|
james_the_bronson Veterano |
# abr/08
· votar
Angels Dynasty
Pelo mesmo motivo ué :P !!!
For colocar 4 sustenidos e 3 dobrado-sustenidos come metade da pauta, metade do lápis/tinta e toda a paciência dos músicos \o/ !!!
|
# abr/08
· votar
ahuuhsuahusuh, ta valew =)
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/08
· votar
correção, não ha Cb
tem sim, com sete bemois na clave, mas é muito mais pratico escrever a música em Si, usa-se mas pra transposição a primeira vista - baixar meio tom de uma música em Dó
|
Kamus23 Veterano |
# abr/08
· votar
Angels Dynasty
Existem todos os acordes que você citou, mas existe a nomenclatura...
Tipo ao inves de eu falar Cb eu falo B, no mesmo caso o B# e o C, eu utilizo o C...
Minha professora de guitarra chamava isso de nomenclatura, agora não sei se ta certo...
Mas espero que você tenho entendido...
Abraços
|
LeandroP Moderador |
# abr/08
· votar
Angels Dynasty
A escala de B maior possui 5 acidentes (5 #), enquanto que a escala de Cb possui 7 acidentes (7 b).
Esta nota (Cb) existe sim, mas você só a utiliza quando esta nota corresponder ao grau da escala. Por exemplo, se você toca uma 7a menor (VIIº grau) de Db é, então a 7a é o Cb, e não B - que corresponde ao VIº grau.
Isso é um exemplo de enarmonia - nomes diferentes pro mesmo som. Só pra ter uma idéia, se o acorde for um Db°, a sua formação é Db, Fb, Abb e Cbb... Se Cb é errado, Cbb é uma heresia :o
Quanto a escrever em B ou Cb, eu prefiro escrever em B porque está na mesma altura e tem menos acidentes, que facilita na interpretação... e se for possível, eu subo "meiotonzinho" e toco em C pra alegria dos músicos preguiçosos.
|