Música: finita ou Infinita?

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Curly
E como ninguém deste fórum testemunhará isso, digamos então que seja virtualmente infinito...
Valeu!!!

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues

ao contrário, estaremos todos aqui de novo, como já estivems antes !!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

Curly
ao contrário, estaremos todos aqui de novo, como já estivems antes !!!
Tenho a mesma convicção filosófica que vc, meu camarada.
Vamos refazer então meu último post:
Onde se lê: E como ninguém deste fórum testemunhará isso,...
Leia-se: E como ninguém deste fórum, nesta existência física, testemunhará isso,...

Atum Bluesman
Meu camarada, peço licença a vc para levarmos esta discussão ao nível prático.
Proponho que cada um, de acordo com o seu ponto de vista, analise as três sequências abaixo a fim de justificar se as mesmas são exemplos de composições novas ou se acabam sendo a mesma coisa e tornam-se repetição de algo já feito.
No final, solicito que concluam se a música é finita ou infinita.
Vamos lá. Como não sou bom com Tab aqui no fórum, considerem na representação abaixo, "X/Y" como sendo "X" para a corda e "Y" para o traste:
1ª - 5/0 - 5/3 - 4/0 - 4/3 - 4/0 - 5/3
2ª - 5/0 - 5/3 - 4/0 - 4/0 - 4/3 - 4/0
3ª - 5/0 - 5/0 - 5/3 - 4/0 - 4/3 - 4/0
Valeu!!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Cara não entendi muito bem como você quer que eu analise...


mas vamos lá, TEORICAMENTE(segunido o sistema atual de escrita musical) é limitada sim pois:

Analisando 3 compassos(limite para ser considerado plágio) você pode encaixar os seguintes aspéctos:

64 notas por compasso no máximo = 192 notas/pausas
Tipos de compassos = 84***(acho ahuahuahau) eu li em algum lugar vou ver se acho =p

Ou quer dizer podemos fazer a conta por analise combinatória, vai sair um número extremamente grande, muito grande mesmo, mas ali é o limite da música segundo a teoria atual.

Mas na pratica o limite é outro pois entram outros fatores que possivelmente tornam a música algo infinito(ou não ahauhAUHAUAH)

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

Atum Bluesman
Acho que não me fiz claro mesmo...rs
É o seguinte. No meu post anterior, coloquei três sequências de apenas 06 notas para que sejam analisadas à luz do ponto de vista que cada um tem a fim de que sejam a justificativa para conisderar a música algo finito. Ou não... (putz isso parece Caetano...rsrsrs)
O que eu gostaria é que alguém dissesse: tá vendo Penta, isso mostra como a música é finita. Por causa disso, disso e disso...
Ou então: tá vendo Penta, estas sequências mostram que a música é infinita. Por causa disso, disso e disso...
Independente de plágio, pois aí o limite seria muito maior para não ser considerado como tal, o que eu gostaria que fosse analisado é se as sequências acima são um exemplo de que a música é finita ou um exemplo de que ela é infinita.
Na sua opinião, ou na de quem se dispuser a opinar, as sequências seriam uma indicação de que em música sempre se pode fazer algo novo ou se já são uma mostra de que o momento de repetição a que vc se referiu no primeiro post já começou e, portanto, a música tem fim.
Valeu!!!

Fastturtle
Veterano
# dez/07
· votar


Música: finita ou Infinita?
infinita

chadmoon
Veterano
# dez/07
· votar


só lembrando que a caracteristica ja citada de que as notas musicais são 7 (sem os bemóis e sustenidos ) vale para a música ocidental, se levarmos em conta as outras culturas musicais as possibildades aumentam muito

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


chadmoon
Sim por isso disse que é se levarmos a harmonia tradicional, não levarmos em conta os tibres, diferenças de força na hora de tocar tal nota...

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/07
· votar


Será que essa novas combinações são audíveis? No final do séc. XIX já se falava de um esgotamento de possibilidades. O que sobrou depois do modernismo?

Uma discussão paralela:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/176394/

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Post triplo?!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Post triplo mesmo...
Me desculpem!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

J. S. Coltrane
Será que essa novas combinações são audíveis?
Caso vc se refira à três combinações que eu coloquei acima, certamente que são audíveis!
Valeu!!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


J. S. Coltrane
Já pensei em notas que não ouvimos mas "sentimos", mascomo não entendo disso não posso provar que existam sons distantes da fundamental como dizia Schoenberg que possam passar sentimento mesmo não sendo claros para os ouvidos mas juntos com sons mais proximso da fundamental consigam adicionar algo a mais.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Atum Bluesman
Já pensei em notas que não ouvimos mas "sentimos",...
...mas juntos com sons mais proximso da fundamental consigam adicionar algo a mais.
Acho que isso começa a ficar muito "viajante", até porque imagino que a discussão sobre a existência de limites para a música deve ficar no campo do que se faz intencionalmente e que seja audível pois assim pode-se diferenciar um som de outro e julgar se é cópia ou não, o que não passa na minha opinião por esse acréscimo de sons "subliminares"...
Nem mesmo a sequência de sons audíveis e intencionais que coloquei foram analizadas; imagine entrar nesta onda de inaudíveis...

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Infinita, lógico. Cês num pensam não?
É lógico que a resposta é essa.

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Mickey Mouse IV
Leia meu post lá em cima, teoricamente não é não.

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman
Uai, teoricamente é velho. O fator tempo e duração, e timbre, além das progressões, contam também. As combinações de notas, ritmos, segmentos, progressoes, e dos outros fatores que eu falei, em conjunto, em minha opinião, tornam a música, infinita. E outra. Exploramos apenas um padrão musical lógico, que é herança dos antepassados até hoje. São poucos os que criam "bizarrices musicais", algo não compreendido como música, ainda.
É assim que penso.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Atum Bluesman
Concordo com o nosso camarada Mickey Mouse IV.
Na minha opinião é preciso definir se o que se entende por música é pura e simplesmente a combinação de uma determinada quantidade de notas, o que seria então matematicamente finito, ou então a manifestação da interpretação desta mesma sequência, daí eu ter postado sequencias de mesmas notas com uma enorme diferença entre elas. Basta conferir...
Enfim, música pra mim não é simplesmente a combinação aleatória de notas, mas sim a interpretação e a personalidade impressas por cada artista nestas mesmas notas, o que a deixa então virtualmente infinita.
Só pra ilustrar meu ponto de vista: Dó - Ré tocados com um hammer on não é a mesma coisa que o Dó - Ré tocado num Bend nem o mesmo que tocado através de um slide.
Valeu!!!

pagode nem morto
Veterano
# dez/07
· votar


Matematicamente a música é infinita.

kiki
Moderador
# dez/07 · Editado por: kiki
· votar


Atum Bluesman
Penta_Blues
e outros

acho essa discussão realmente interessante, mas acho que a resposta é simples e direta: infinita

por que, por mais que façam análises matematicas, prove que exista X milhoes de possibilidades de linha melodica, voces estão desconsiderando o arranjo, a dinâmica, os timbres, etc. etc. etc.
fatores que dão a "cara" da musica. e que valorizam um cover por exemplo.

além disso, quem disse que musica tem que ter melodia? a musica erudita mais antiga (classica, barroca) tem muito mais harmonia do que melodia. então voce multiplica essas combinações pelo numero de instrumentos da orquestra.

e quem disse que música tem que ser harmonica? não pode ser só ritmica? que tipos de percursão? voces devem se lembrar de um video que o Soulface postou, com um negão batucando uns baldes... aquilo não é musica?

enfim, enquanto houver alguem batucando ou assobiando, a musica nunca acabará!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Eu acredito que é infinita!!!! mas a partir do momento em que esquecemos as regras estipuladas pela notação musical.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

kiki
voces estão desconsiderando o arranjo, a dinâmica, os timbres, etc. etc. etc. fatores que dão a "cara" da musica.
E não foi exatamente isso que eu quis dizer com isso?! "Enfim, música pra mim não é simplesmente a combinação aleatória de notas, mas sim a interpretação e a personalidade impressas por cada artista nestas mesmas notas, o que a deixa então virtualmente infinita."

Atum Bluesman
mas a partir do momento em que esquecemos as regras estipuladas pela notação musical.
E vc terá música sem isso? Entendo que sim mas ela não será diferente do que é ou foi, ou será...
Aliás, na minha opinião, estas regras só existem pra que todos leiam e escrevam uma determinada composição da mesma maneira, pra que todos se entendam, e não de como se compor uma canção.

Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# dez/07
· votar


Esse papo de que "o ouvido humano ouve de tal a tal frequência, e dentro desse limite há infinitas possibilidades" é furada. Pouquíssimas pessoas conseguem diferenciar 440 Hz de 442 Hz.
Outra coisa: não sei se vcs percebem, mas entre as músicas "tradicionais" (modalismo, tonalismo) e os movimentos de vanguarda (ruptura, extremismo, quebra total) há um imenso buraco a ser preenchido. Músicos como Frank Zappa ou Hermeto Pascoal preenchem esse buraco enorme, mas são poucos músicos como eles.
E acredito que só vá haver uma grande reviravolta musical quando as pessoas se concentrarem mais no ouvido do que no som. Depois eu explico isso melhor, agora tô com um baita sono

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


Iron Maiden: Praticamente todas as músicas tem a MESMA sequência de acordes, no entanto são todas completamente diferentes, logo, música é infinita.

Closed Topic.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

kohler1000
Closed Topic.
Um pouco arrogante de sua parte achar que sua opinião encerra o assunto, não é mesmo?...
Valeu!!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Nós temos uma notação musical limitada a 12 notas, sendo que na musica oriental por exemplo existem divisões de até 42 notas se não me engano.(vou pegar um trecho do Harmonia do Schoenberg e postar o que ele fala sobre isso^^).

kohler1000
Veterano
# dez/07 · Editado por: kohler1000
· votar


Penta_Blues

Não é minha opinião, é fato.

edit: ou vai dizer que vc ouve duas músicas do Iron Maiden e fala que são idênticas?

rafacardias
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

apesar de pessoas falarem mal ou sei la... despresar a tua pergunta. eu creio q faz sentido sim.
mtas vezes ja me peguei pensando nesse assunto

cara, nao sei a resposta mas...
gosto de compor também e, várias vezes compus melodias q ja existiam, embora letras e métrica diferentes

sei la

o importante é q ainda nao chegou no limite

heheheh

kohler1000
Veterano
# dez/07 · Editado por: kohler1000
· votar


Boa noite!!!

Penta_Blues

ah, e você não precisa dar boa noite toda vez, ja que, de fato, fez isso anteriormente nesse mesmo tópico umas 10 vezes.

Valeu!!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


kohler1000
Boa noite!!!

kohler1000

ah, e você não precisa dar boa noite toda vez, ja que, de fato já fez isso anteriormente nesse mesmo tópico umas 10 vezes.

Valeu


Tá falando sozinho é? ahauhauahuahau

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Música: finita ou Infinita?