Ajuda eu plis!Preciso de uma aula de teoria musical

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


vampirinha

Pega uma escala por exemplo de C eh essa é que vai dar nome ao acorde certo?
Vai formar um C so que preciso ver se eh maior menor essas coisas neh?
Ai pego o terceiro grau desta escala, depois pego mais uma terceira partindo da terceira anterior....
eh isso?


Exatamente.... loucura né 3a da 3a, depois 3a da 3a hehehehe

Isso é pra formação básica das tríades.

Tá afim de fazer umas aulas de teoria comigo, pela net? Meu nick arrouba gmail.

vampirinha
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Opa demorou!

Depois te adiciono e peço uma help ok?

MAs tava montando acordes maiores e fiquei com uma duvida...

Eu formo esses acordes a partir de cada escala certo?

Deixa eu explicar melhor....é....
Se eu for formar acordes de D eu pego a escala de D certo?

Mas e se tem algum acidente na escala, e a terça ou a quinta tiver algum acidente....tah certo a formação de acordes?

tipo o acorde de D maior será:

D F# A?

ou é D F A?
Sem acidentes?
Por que na escala de D aparece o F# de acidente....e na hora de montar os acordes maiores eu vejo por essa escala não é?

Ai me explica plis!

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Os acordes fundamentais (maior, menor, diminuto e aumentado) são formados por "empilhamentos de terças". Mas o que são terças??? Terça é a terceira nota de uma determinada escala, é um intervalo. Este intervalo pode ser maior ou menor (3a maior ou 3a menor).

A diferença entre uma e outra está na distância em tons da nota fundamental. Se a distância desta 3a nota for de um tom e meio da nota fundamental, então é uma terça menor. Se a distância for de dois tons, então é uma terça maior.

3m = 1,5 tom
3M = 2,0 tons.

Tendo isso, podemos empilhar terças e formar acordes:

3M + 3m = tríade maior
3m + 3M = tríade menor

3M + 3M = tríade aumentada
3m + 3m = tríade diminuta


puta que pariu, esse resumo é perfeito. Parabéns pelo poder de síntese, cara.
paguei pau hahauaha

pr0view
Veterano
# ago/07
· votar


Deixa eu explicar melhor....é....
Se eu for formar acordes de D eu pego a escala de D certo?


eh soh pegar as triades maiores, menores, e etc nao precisa de escala.
T 3 5 = acorde maior
T 3b 5 = acorde menor
T 3b 5b = acorde diminuto

uma maneira legal de ver esses intervalos é estudar a tabela de intervalos, e tambem aplicar em uma visao no braço do violao, saber que embaixo da tonica tem a 4 e etc.

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


vampirinha
Cata na busca co cifra em apostilas ou teorias...lá tem muito material.
:)

vampirinha
Veterano
# ago/07
· votar


ZXC

Mas vcs nao responderam a pergunta.....
Eh D F# A?

Isso ta certo?
Ou eh so D F A, sem acidentes?

pr0view
Veterano
# ago/07
· votar


vampirinha
Eh D F# A?
Ou eh so D F A

o D maior eh D F# A já o menor que eh D F A, como saber isso?
atraves da tabela de intervalos, sabendo montala tanto no papel, quanto no braço do instrumento

vampirinha
Veterano
# ago/07
· votar


pr0view

brigada!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


vampirinha

Sempre que você for formar acordes, você deve obedecer às notas daquela escala. No exemplo, que vocÊ mesma deu, Na escala de Ré teremos os acordes:

D - ré, fá# e lá
Em - mi, sol e si
F#m - fá#, lá, dó#
G - sol ,si, ré
A - lá, dó#, mi
Bm - Si, ré, fá#
C#m5- - dó#, mi, sol

Aqui, você usou as notas D, E, F#, G, A, B e C#, presentes na escala, para formar o que chamamos de campo harmônico. Não tenha dúvida: é só obedecer a escala. Mais dúvidas, pode perguntar.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


vampirinha

Guarde bem esta observação que você fez sobre os acidentes.

Pra montar essas 4 tríades fundamentais você não precisa de uma escala, mas de uma nota fundamental (Tônica - T), que pode ser qualquer nota. A partir dela você empilha as terças, como você já sabe.

Quando você se baseia em uma escala específica pra montar as tríades, então você está entrando num assunto um pouco mais complexo, chamado "harmonização". Antes de prosseguir com isso, é muito importante que você já tenha entendido bem como são formados os intervalos, e como classificá-los.

Sem formar tríades pelo método de harmonização, o que você precisa é do intervalo característico de cada tríade (3a maior, menor, etc....).

Se D, F, A (sem acidentes) forma uma tríade menor, e você precisa de uma tríade maior, você simplesmente aumenta a terça em um semitom e pronto, fim de conversa. Automaticamente você diminuiu a distância entre a 3a e a 5a.

Por exemplo:

D - F - A (3m + 3M) = fórmula da tríade menor

aumentado a terça em um semitom:

D - F# - A (3M + 3m) = fórmula da tríade maior

Percebeu que, quando você aumentou a terça em um semitom, automaticamente você diminuiu em um semitom a distância entre a terça e a quinta (terça da terça) ?

Então, quando o objetivo é apenas formar tríades, basta deslocar esses intervalos de acordo com a fórmula da tríade desejada.

Vendo agora por intervalos, temos outra fórmula:

T, 3, 5 = tríade maior (3M + 3m)

T, b3, 5 = tríade menor (3m + 3M)

T, 3, #5 = tríade aumentada (3M + 3M)

T, b3, b5 = tríade diminuta (3m + 3m)

Observe os intervalos característicos de cada tríade. Pra facilitar, a tríade aumentada é uma "tríade maior com quinta aumentada", e a tríade diminuta é uma "tríade menor com quinta diminuta".

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Dogs2

Valeu!!!!!

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


Isso tá tudo nas apostilas no busca querida...acho mesmo que tu tá querendo é falar e ser mimada pelos com os meninos...ehehehehehehe
:)

vampirinha
Veterano
# ago/07
· votar


ZXC

que maldade! hahhhahahhaa

é que ele deram uma explicação melhor ahahaha
mas qualquer duvida eu venho aki....ja tive mais duas aulas e ja sei montar os acordes maiores menores com quinta aumentada e diminutos....facinho, nao sei como eu tive duvidas.....mas vai ser bom achar um livro de teoria.....

Queria agora um outro favor dos amigos do fórum....eu tava pesquisando sobre guitarras agora....e como eu nao entendo nada, quase nada de guitarra(nisso eu me refiro a, tipo de madeira da guitarra, de captadores e bla bla...)
E eu queria aprender o maximo assim, dessa parte....
Alguem me indica algum site?
Que ta dificil de char, eu so acho sites de venda, e achei umas explicações legaizinhas no wikipedia.....ate ja tirei umas duvidas de captadores, enfim, vcs conhecem algum site que ensine bastante disso?
Ou revista livro nao sei?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda eu plis!Preciso de uma aula de teoria musical