Autor |
Mensagem |
vampirinha Veterano |
# ago/07 · Editado por: vampirinha
Pelo amor de deus..a pressa é tanta.....alguem pode postar um site.....que fale de teoria musical.....mais especificamente eu preciso fazer varios exercicios pra quinta feira de: se nao me engano, montar todos os acordes maiores, menores, aumentados, diminutos.........
Ai eu nem sei se era isso.......o professor era um lixo, nao explicou porra nenhuma e ainda falou correndo o que queria que nós fizéssemos.....mas eh alguma coisa desse tipo..... Preciso saber o que é tríade tetrade, terça maior menor.sei la.............
Ele nao explicou absolutamente nada e saiu todo mundo perdido dali! Eu nem sei direitto o que eh pra fazer..mas acho que é o que eu falei ali em cima........ Alguem pode me ajudar? (ai e pelo amor......nao tinha um forum especifico pra postar......entao nao vem postar que aqui nao eh lugar disso..eh so pq eu to com pressa e aqui o pessoal eh mais simpatico..e responde mais rapido!) To contando com vcs plis!
|
Expertsoad Veterano |
# ago/07
· votar
vampirinha
Passando pra deixar um abraço bem apertadinho por trás!!! hummmmmmmmmmmmm. Quanto a teoria musical, eu só sei ler partitura de bateria hauhuahua, e olha que acho que não tem nada a ver com a pergunta. Mesmo assim. Espero ter ajudado. Beijão nessa boca danada.
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
Expertsoad
ahhaahahah, saudades de seus abraços........ Bjão em vc tbm.......;D è eu to meio perdida em relação as aulas teoricas...to pesquisando na net, mas ainda nao achei o que eu queria........ mas agradeço a ajuda ;D
|
ESP Veterano |
# ago/07
· votar
Beijão nessa boca danada.
¬¬
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
vampirinha
Os acordes fundamentais (maior, menor, diminuto e aumentado) são formados por "empilhamentos de terças". Mas o que são terças??? Terça é a terceira nota de uma determinada escala, é um intervalo. Este intervalo pode ser maior ou menor (3a maior ou 3a menor).
A diferença entre uma e outra está na distância em tons da nota fundamental. Se a distância desta 3a nota for de um tom e meio da nota fundamental, então é uma terça menor. Se a distância for de dois tons, então é uma terça maior.
3m = 1,5 tom 3M = 2,0 tons.
Tendo isso, podemos empilhar terças e formar acordes:
3M + 3m = tríade maior 3m + 3M = tríade menor
3M + 3M = tríade aumentada 3m + 3m = tríade diminuta
Modo prático:
Pegamos uma nota fundamental (que pode ser qualquer nota, e esta nota que dá o nome à tríade) e pegamos a 3a nota partindo da fundamental e já temos uma terça (se é maior ou menor, não importa agora - o importante é que é uma terça). Depois pegamos uma terça partindo da terça anterior, e temos aí um empilhamento de terças. Agora é só analisar os intervalos e ver o resultado.
Exemplo em C:
C, D, E --> temos a 3a nota: E
E, F, G --> temos a 3a da 3a, um empilhamento.
Análise:
De C pra E temos 2 tons, então temos aí uma 3a maior (3M)
De E pra G temos 1,5 tom, então temos uma terça menor (3m)
Somamos o empilhamento: 3M + 3m = tríade maior = C maior
Se você quiser o contrário, pra conseguir uma tríade menor, você precisa diminuir a primeira terça do empilhamento em um semitom, transformando a nota E em Eb. Desta forma você além de diminuir este intervalo pra 3m, acaba aumentando o outro em um semitom, transformando-o em maior, onde se tem 3m + 3M (C, Eb, G = Cm - dó menor)
Tá entendendo???
|
adnz Veterano |
# ago/07
· votar
Seria interessante você procurar a foto de um piano. Onde cada nota (contando as pretas) contam como meio tom. Então começando do Dó (C), até o Mi (E), existem dois tons, pois C#(0,5), D(1,0), D#(1,5), E(2,0). Daí seguir a explicação do Panucci aí pra montar acorder menores, maiores, diminutos, aumentados, etc..
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
to entendo mais ou menos........mas a explicação ta boa.....
Muito obrigada!
No cifra clu eu achei umas aulas......eu vou ver se imprimo.....ruim que vai acabar com a tinta da impressora........ E depois eu vou imprimir tudo o que vc postou e ler com mais atenção ^^ Muito obrigada!
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
Ja entendi! Li com mais atenção e entendi o que vc falou! Nossa foi umaboa explicação...em menos de 5 minutos vc explicou o que um professor apressado nao conseguiu explicar em uma hora......(uma hora uma ova, ele deu meia hora corrida de aula e ninguem entendeu nada, saiu todo mundo reclamando....)
|
Bog Veterano
|
# ago/07
· votar
Heheheh, engraçado que todo mundo explica tudo bonitinho quando é menina perguntando. Se o nick fosse "vampirão", já iam ter xingado até não poder mais e mandado usar a busca, hehehahah....
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
Bog
Você acha que eu vou dar bola pra vampirão... eu heim :P
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
vampirinha
A intenção é essa... de professor tipo "carretel" eu tô fora... prefiro ler mesmo.
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci pior que o meu eh bem assim mesmo......ele nao explicou o que era uma escalar maior e nem menor e pediu pr montar todas as menores essas coisas...........
fica dificil assim neh?
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
vampirinha
Éh...
É escola particular?
|
cuma Veterano |
# ago/07
· votar
vampirinha
vc conhece ps intervalosd musicais
segunda menor segunta maior terça menor terça maior e etc......estuda isso primeiro, la no forum de guitarra tem altos topicos para vc ver, estudo os acordes depois, primeiro os intervalos
|
asda Veterano |
# ago/07
· votar
Teoria... Nunca fomos apresentados.
Talvez eu goste de saber tocar direito.
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
cuma nao... obrigada pela dica............
vou ler.........Mas outra duvida cruel gente........ Meu professor, numa das coisas...que ele pediu, queria a escala de Bb......
Tava montando e nao consegui...........como que fica?
ah eh maior!
Alguem help plis!
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
Pera ae...........existe maior de Bb?????????
Putz............eu to boiando mais que peixe morto............
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/07
· votar
vampirinha É bem fácil vc montar qualquer escala maior. Todas tem o mesmo "formato". Elas obedecem essa regra: T-T-t-T-T-T-t Onde: T é um tom t é meio tom
Então, no teu exemplo, temos o seguinte:
1º grau: Bb 2º grau: C (Bb + um tom) 3º grau: D (C + um tom) 4º grau: Eb (D + meio tom) 5º grau: F (Eb + 1 tom) 6º grau: G (F + um tom) 7º grau: A (G + 1 tom) 8º grau: Bb (A + meio tom, e recomeça tudo de novo)
Facinho, nem precisa decorar armadura de clave! :)
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/07
· votar
vampirinha E sim, existe maior de Bb.
Assim como existe a menor de Bb também, mas se vc não precisa das escalas menores, não se preocupe com elas no momento.
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
RafaelValeira Putz, obrigada.........nossa eh que eu fiquei meio ano montando e eu tinha chegado nisso.....so que ai eu comecei a pensar.....e em mim, ao contrario das pessoas normais.....quanto mais eu penso mais eu erro ahaahahhahaha
No fim eu montei outra que terminava com A# e depois Bb........putz ai eu vi meu erro ahahahahah
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
RafaelValeira
Ultima pergunta(ou nao...) Existe escala com # e b???
Mas eu digo na mesma.......aparece sustenido e bemol na mesma escala? Ou nao existe?
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
Quais as 12 escalas maiores(se eu for construindo todas a partir do V grau eu vou achar doze certo? Na ordem neh?
Bb esta entre essas 12?
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/07
· votar
vampirinha Dentre as escalas maiores isso não existe.
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
sim..eh particular........
Existe publica de musica(nossa nao me xinga ahahhaha)
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
RafaelValeira
hum...................
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
vampirinha
Existe, mas não sei se podemos chamá-las de "pública", porque são tão restritas...
E aê, pegou as manhas pra formar as tríades básicas?
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
sim....mas preciso de uma big aula completa....deixa eu ler de novo o que postasse ahuauauuaa Eh que nossa......eu esqueci o que eu ia perguntar pra vc me ajudar.=(
Se eu lembrar eu post......quanta duvida meu deus........ Se nao tem algum site com bastante teoria pra me indicar? Eh que o cifra nao tem tudo o que eu queria....=(
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci acho que ja decorei......... Pega(nao liga que eu vou escrever agora pra memorizar tah?) Pega uma escala por exemplo de C eh essa é que vai dar nome ao acorde certo? Vai formar um C so que preciso ver se eh maior menor essas coisas neh?
Ai pego o terceiro grau desta escala, depois pego mais uma terceira partindo da terceira anterior.... eh isso?
o.0
|
vampirinha Veterano |
# ago/07
· votar
Putz....preciso de uma apostila que fale bastante de teoria...=(
Ai vida dificil....
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
Faz a escala na pauta, coloca a armadura de clave ( no caso de Dó Maior não tem nenhuma alteração ), depois arma as tríades ( acordes de 3 sons ) em cima de cada nota. Você vai ter isto aqui:
C - Dó, Mi, Sol Dm - Ré, Fá, Lá Em - Mi, Sol, Si F - Fá, Lá, Dó G - Sol, Si, Ré Am - Lá, Dó, Mi B(b5) - Si, Ré, Fá
|