autodidada sofre com os acordes

Autor Mensagem
patti
Veterano
# jun/07


Olá pessoal,

Que bom poder contar com vcs!!! Sou autodidata no estudo da música e tem momentos em que não entendo certas coisas. Por exemplo, li muito sobre os acordes mas não consigo entender o que são: como não consigo entender os acordes, estou achando difícil passar para campo harmônico.

Alguém poderia me explicar de forma simples o qu~e é um acorde e porque eles aparecem em forma de letras? Eu sei ler partituras mas não conheço aquelas letras que acompanham o estudo dos acordes: C, G, etc.

Valeu gente.
Até...

Rafatyu
Veterano
# jun/07
· votar


patti

assim... vc quer entender os acordes em que sentido ????
acordes não é nada mais do que uam combinação de notas que formam outra... vc quer especificamente a explicação pra algum instrumento... ?

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


patti

A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol

Rafatyu
Veterano
# jun/07
· votar


luiz_sjrp

man.. pelo jeito ela quer saber especificamente como montar os acordes.. pelo menos foi oq eu entendi =P

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


patti

Que instrumento você está aprendendo?

Os acordes são a união de 3 ou mais notas.
Passa mais informações.

Patys
Veterano
# jun/07
· votar


use a busca

bjokas

alias tenho impressao que essa menina quer a prender a tocar tudo quando é instrumento . Oo

CheshireCat
Veterano
# jun/07
· votar


Patys
alias tenho impressao que essa menina quer a prender a tocar tudo quando é instrumento . Oo
lol, eu também tenho essa impressão

patti
Alguém poderia me explicar de forma simples o qu~e é um acorde e porque eles aparecem em forma de letras?
as letras são chamadas de cifras, e funcionam como o luiz_sjrp explicou...
também sou novata em teoria, tô no módulo 2 ainda, mas vou te falar o básico deles: o acorde mais básico de um tom(não sei se estou usando as expressões corretas) começa na nota desse tom e "pula uma nota"(ou seja, pula um grau), você tem a segunda nota e pula outra pra ter a terceira... por exemplo:
acorde de Do: C-E-G
acorde de Re: D-F-A
aí você pode inverter os acordes, que nada mais é do que começar pela segunda nota e terminar na primeira...
acorde de Do 1ª inversão: E-G-C
acorde de Do 2ª inversão: G-C-E

de qualquer forma, dê mais detalhes sobre a sua dúvida e o pessoal te ajuda... e se eu tiver dito algo errado, corrijam-me, por favor

mas você já considerou a idéia de ter aulas com um professor? não seria mais proveitoso? tem escolas que dão aula de instrumento + aula de teoria, por exemplo... O_o

Léo TM
Veterano
# jun/07
· votar


alias tenho impressao que essa menina quer a prender a tocar tudo quando é instrumento (2)

Pelo menos nos topicos que ela ja participou, tem teclado, clarinete, violino...

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


Patys

alias tenho impressao que essa menina quer a prender a tocar tudo quando é instrumento . Oo

CheshireCat

lol, eu também tenho essa impressão

Léo TM

Pelo menos nos topicos que ela ja participou, tem teclado, clarinete, violino...

Por mim, quanto mais melhor..... hehe!!

CheshireCat

acorde de Re: D-F-A

Não é correção, mas no F tem um #, então D-F#-A.

Abraçus.

Patys
Veterano
# jun/07
· votar


CheshireCat
Léo TM

exatamente.....

pior que nao sei como ela vai aprender tudo junto... é complicdo.

mas você já considerou a idéia de ter aulas com um professor? não seria mais proveitoso? tem escolas que dão aula de instrumento + aula de teoria, por exemplo... O_o

exatamente..... tem escolas que dao aula on line tbem. dizem que é boa.

CheshireCat
Veterano
# jun/07
· votar


luiz_sjrp
Não é correção, mas no F tem um #, então D-F#-A.
opa! eu costumo esquecer os acidentes da clave por distração mesmo, valeu o toque, man! o/

Por mim, quanto mais melhor..... hehe!!

sim sim, nada contra, eu também adoraria aprender outros instrumentos... lamento bastante ter parado com as aulas de canto(falta de tempo)... mas o que "preocupa" é o fato dela ser autodidata e querer aprender sozinha tudo ao mesmo tempo <O>(apesar do teclado ser pra filha dela)
por isso a sugestão de procurar um professor, acho que o aproveitamento seria melhor! e talvez se dedicar inicialmente a um instrumento só, como meu professor de piano diz, "não dá pra querer abraçar o mundo de uma só vez" =)

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
· votar


Boa tarde!!!

luiz_sjrp
Não é correção, mas no F tem um #, então D-F#-A.
Se o acorde a que a CheshireCat se referiu está ali porque ela utilizou a Escala Maior em C, o erro não está na nota F mas sim no acorde D, que para este Campo Harmônico é um Dm justamente por conta do F. Agora, se o Ré que ela disse for um D (Ré Maior), aí sim está correta a sua observação.

Por mim, quanto mais melhor..... hehe!!
Pra mim o músico acaba virando um "pato"...
Faz um pouco de tudo, mas tudo pela metade. Já percebeu? Nada mal, anda mal, voa mal, grasna mal.
Sou mais ser um poço de conhecimento (pequeno na sua extensão mas profundo) do que um vasto mar de água pela canela...rs

patti
O Fórum de Guitarra tem excelentes tópicos sobre o assunto. Basta procurar.

Valeu!!!

patti
Veterano
# jun/07
· votar


É gente,

Acho que passei uma impressão errada mesmo, se vcs olharem meu perfil vão me chamar de a indecisa. Mas a verdade é: Estudo teoria musical, toco flauta doce (o básico), aprendi o básico do violino mas estou desistindo do violino por ser um instrumento muito erudito e quero me dedicar a outro instrumento, mas ainda estou sondando cada possibilidade prá não desistir no futuro. Daí os questionamentos sobre clarinete, flauta transversal. etc. Ah, o teclado realmente é prá minha filha que parece ser mais decidida que eu. Enfim, vcs têm me ajudado nesta decisão, pois tem me passado informações valiosas. Para o momento, independentemente do instrumento que eu pegar, estou estudando teoria mas encalhei nos acordes.

Não precisa ser prá nenhum insturmento específico, eu só preciso do conceito. Acho que vou mudar meu apelido para "a indecisa".

Brincadeira gente.
Gratíssima por tudo. Abraços

patti
Veterano
# jun/07
· votar


Aliás, pessoal

Estou estudando por conta por falta de tempo de ter aulas em uma escola, mas assim que eu normalizar minha rotina procurarei um professor. Esqueci de dizer: quero passar para instrumento de sopro, e me dedicar de verdade a ele. Sei que é no mínimo impossível aprender tudo (seria lindo, mas...), tem gente que estuda a vida inteira prá ser bom em um instrumento, não é?

Obrigada pelas dicas e nos vemos por aqui.

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


Penta_Blues

Valeu mestre não tinha pensado no campo harmônico, mas mesmo assim tinha algo estranho.

patti

Clarineta é bastante puxado, tem que se dedicar bastante, como a maioria dos instrumentos, lógico. O sax é mais macio em relação a clarineta. Quanto a flauta transversal eu não sei dizer.

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# jun/07
· votar


patti
eu não sei o que você já sabe
mas procure seguir essa ordem:

primeiro aprenda classificar intervalos: maiores, menores, justos....
depois aprenda a montar escalas
depois a montar acordes
por ultimo campo harmonico

Penta_Blues
Moderador
# jun/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

patti
Para o momento, independentemente do instrumento que eu pegar, estou estudando teoria mas encalhei nos acordes.
Bem, vc não pode raciocinar com "independentemente do instrumento" porque a teoria dos Acordes à qual nos referimos por aqui exige um instrumento "temperado", ou seja, não servirá para todo e qualquer instrumento. É necessário que vc se decida pelo menos por um grupo de instrumentos com as mesmas características.
Ah, deixa eu te adiantar: instrumentos de sopro, por si só, dificilmente usam a teoria de acordes.
Valeu!!!

Me Wise Magic
Veterano
# jun/07
· votar


Patys
alias tenho impressao que essa menina quer a prender a tocar tudo quando é instrumento . Oo

que bom para ela, eu gostaria de tocar vários instrumentos, mas não tenho tempo nem dinheiro para me dedicar a isso.

kevlin
Veterano
# jun/07
· votar


BEm acorde é a junção de 3 ou mais notas, existem acordes diminutos, maiores, menores, com setima, etc

agora o pq q se usam cifras? acho q e pra ficar uma linguagem mundial, tpw os numeros, aqui no brasil é um, la nos eua é one, la no japao é ichi, agora o simbolo 1 todos entemdem

Patys
Veterano
# jun/07
· votar


Me Wise Magic
que bom para ela, eu gostaria de tocar vários instrumentos, mas não tenho tempo nem dinheiro para me dedicar a isso.

Bom mesmo...hehehe

eu mesmo se tivesse tempo e dinheiro... nao tenho paciencia e nem cabeça pr aprender a tocar varioas instrumentos..heheh

só guitarra e violao pr mim ja ta ótimo =)

Eduardo.Santos
Veterano
# jul/07
· votar


Se vc não encalhasse nos acordes ou em outra coisa qualquer vc não seria autodidata e não estaria fazendo perguntas e sim criando novos conhecimentos. não desista pois a compreensão virá de forma repentina.

Eduardo.Santos
Veterano
# jul/07
· votar


a propósito um acorde é uma combinação de sons simultãneos em forma de terças sobrepostas.

Ex: em Dó maior (C)

C E G B D F L

Respectivamente:

Dó Mi Sol Si Ré Fá lá


coloquei todas as sete notas musicais em intervalos de terças

Eduardo.Santos
Veterano
# jul/07
· votar


infelizmente não dá pra ensinar harmonia por aqui então eu sugiro que vc estude teoria, mais precisamente o seguinte tema: Classificar e inverter intervalos.

Quando tiver compreendido isto vc pode estudar harmonia, eu sugiro o tratado de harmonia de João Sepe.


Boa sorte

Penta_Blues
Moderador
# jul/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Eduardo.Santos
Ex: em Dó maior (C)
C E G B D F L
Respectivamente:
Dó Mi Sol Si Ré Fá lá

Cara, a informação está incompleta e incorreta...
Primeiro que o acorde de Dó Maior é uma tríade e, portanto, composto apenas de Dó, Mi e Sol.
Segundo que "L" não representa nota nenhuma, já que Lá é representado pela letra A.
Terceiro que vc jamais tocará no violão ou guitarra um acorde composto por sete notas já que a regra é que estes instrumentos tenham seis cordas, e mesmo naqueles fabricados com sete cordas, vc ainda não tocaria o acorde citado pois temos apenas cinco dedos nas mãos sendo que um deles, o polegar, serve de apoio...
Valeu!!!

Jokerman
Veterano
# jul/07
· votar


Eu toco há uns 5 anos, e até hoje não sei formar um acorde.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa noite!!!

Jokerman
Nunca é tarde pra começar a aprender!
Valeu!!!

Skinwalker
Veterano
# jul/07 · Editado por: Skinwalker
· votar


Cara acordes sao basicamente montados por intervalos de terças
As triades sao 3 notas por intervalos de terças por exemplo Cm
C______Eb_________G
Tonica Terça menor Quinta Justa
e por ai vai, os acordes M e m só muda o fato da terça ser menor ou maior
com isso e um pouco de logica da pra montar todos acordes basicos é só tentar =) por exemplo se for tetrade Cm7 qual será a nota da setima? pega mais um intervalo de terça só que nesse caso menor entao fica C+ Eb+ G + Bb

para entender terças basta pegar a escala por exemplo a escala de C

C D E __F G A _B _C
I II III IV V VI VII VIII
*___*____* = CM
__*____*___* = Dm
_______*___*____* = FM

é só ir tentando cara, nao vais aprender se nao tentar. malz por n ter organizado direito mas pelo menos tentei =x boa sorte cara m/

Edit: ficou horrivel o negocio tentei organizar... espero que de certo m/

Nasch
Veterano
# jul/07
· votar


Jokerman
Eu toco há uns 5 anos, e até hoje não sei formar um acorde.

Tenta então o Berimbau....

Esse naum tem erro..hahuahauhahuhauhauhuhuahahauhauhuhua

carolzinhah
Veterano
# jul/07
· votar


uhum...axo q sim..pq uma coisa eh vc fazer umas bagunças la e dar certo..outra eh vc fazer os acordes certos...

e eu toko guitarra sim...sou auutodidata..e tbm num sei fazer muitos acorde num

carolzinhah
Veterano
# jul/07
· votar


acordes**

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a autodidada sofre com os acordes