Autor |
Mensagem |
Overdoser Veterano |
# set/03
os acordes diminutos têm a setima ou nao?
tipo:
C Eb G# Bb
C Eb G#
e outra:
C7
e---0-----E----------------------------------------------
B---1-----C----------------------------------------------
G---3-----Bb----------------------------------------------
D---2-----E----------------------------------------------
A---3-----C----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
cade o sol?
C7 nao é C E G Bb ???
|
nukebass Veterano |
# set/03
· votar
Acordes diminutos têm a sétima diminuta.
Acordes meio-diminutos têm a sétima menor.
Acordes meio-diminutos são conhecidos também por 7m(5b) ---> menor sete c/ quinta-bemol
|
Overdoser Veterano |
# set/03
· votar
ae... valeu
(nao entendi nada)
|
nukebass Veterano |
# set/03
· votar
Overdoser
Esqueçi de dizer... na Harmonia muitas vezes exclui-se a quinta do acorde sem causar problemas...
Vc NUNCA deve excluir a terça e/ou a tônica!
|
nukebass Veterano |
# set/03
· votar
O q vc naum entendeu?
Sétima-diminuta = Sexta-maior
7º = 6M
|
nukebass Veterano |
# set/03
· votar
Overdoser:
os acordes diminutos têm a setima ou nao?
tipo:
C Eb G# Bb
C Eb G#
C Eb G# Bb = Cm7(5b)
no caso temos a tríade diminuta com a sétima menor
C Eb G# Bbb = Cº
no caso temos a tríade diminuta com a sétima diminuta
|
jrcintra Veterano |
# set/03
· votar
no campo harmonico modal pelo q eu saiba "nao existem" setimas menores , porisso dizemos SETIMA nos refirindo as "setimas menores" que eh diferente no caso das sextas e compania , q dizemos SEXTAS nos refirindo as SEXTAS MAIORES
POrisso no caso do setimo grau do campo harmonico(locrio) qdo fazemos um acorde/arpejo , dizemos q ele eh um arpejo/acorde diminuto(3a e 5a bemois) mas qdo usamos a setima dizemos q ele eh um acorde/arpejo MEIO DIMINUTO , pelo fato de nao existirem "SETIMAS MENORES" nesse campo harmonico.
Tipo , DIMINUTO vem da palavra diminuido , pro acorde ser intero diminuto , ele deve ter todas as notas tocadas diminuidas(menores) c o acorde for MEIO DIMINUTO , eh q algum intervalo nele nao eh menor no caso do exemplo dado , a setima
|
jrcintra Veterano |
# set/03
· votar
em outro campo harmonico onde exista a setima menor , c vc tocah o acorde com a kinta bemol , a terca bemol e a setima bemol , ele eh um acorde DIMINUTO
no campo harmonico modal , vc toca a kinta bemol a terca bemol e a setima , ele entao eh um acorde MEIO DIMINUTO(pelo fato de nao terem setimas menores no campo harmonico modal)
como o nukebass disse , esse negocio de setima menor eh mto relativo , "Sétima-diminuta = Sexta-maior
7º = 6M"
mais pra tu intende axo q assim fica mais facil
|
Overdoser Veterano |
# set/03
· votar
massa, isso sempre me encucou
|
jrcintra Veterano |
# set/03
· votar
setima menor = setima
no caso vc ta kerendo axah a setima diminuto , em alguns casos , nos intervalos , pode ateh incaxah a sexta maior com a setima diminuto
eh mo complicado essa porra
|
nukebass Veterano |
# set/03
· votar
jrcintra: no campo harmonico modal pelo q eu saiba "nao existem" setimas menores , porisso dizemos SETIMA nos refirindo as "setimas menores"
Hmmm... não é errado dizer sétima menor(7m).
POrisso no caso do setimo grau do campo harmonico(locrio) qdo fazemos um acorde/arpejo , dizemos q ele eh um arpejo/acorde diminuto(3a e 5a bemois) mas qdo usamos a setima dizemos q ele eh um acorde/arpejo MEIO DIMINUTO , pelo fato de nao existirem "SETIMAS MENORES" nesse campo harmonico.
Se vc tocar apenas T-3b-5b vc terá apenas uma tríade diminuta... não um acorde diminuto. Para obter um acorde diminuto(ou meio-diminuto) vc tem que formar uma tétrade.
...pro acorde ser intero diminuto , ele deve ter todas as notas tocadas diminuidas(menores)
Hmmm... não é vem assim. Veja só, a melhor definição seria dizer que um acorde diminuto é uma tétrade onde só há intervalos de terças menores, ou seja: T-3b-5b-7bb.
...c o acorde for MEIO DIMINUTO , eh q algum intervalo nele nao eh menor no caso do exemplo dado , a setima
Nesse caso eu prefiro pensar num acorde 7m(5b)
Essa nomenclatura(meio-diminuto) é coisa de brasileiro(preguiçoso)
O mais certo e usual é:
Cm7(5b) = Dó menor c/ sétima e quinta diminuta.
Detalhe: esse acorde só apareçe em campos harmônicos maiores.
em outro campo harmonico onde exista a setima menor , c vc tocah o acorde com a kinta bemol , a terca bemol e a setima bemol , ele eh um acorde DIMINUTO
Cara, sétima bemol não é diminuta... a diminuta é 7bb(sétima dobrado-bemol)...
|
Libu Veterano |
# set/03
· votar
Overdoser
nao entendi nada)
uahauhauhauhau
Eu ia tentar explicar, mas já fizeram praticamente uma apostila aqui pra você.....:)
|
tommy_iommi Veterano |
# set/03
· votar
sao formados por:
tonica
3 menor
5 menor
7 menor
|
Mr Clapton Veterano |
# set/05
· votar
Acordes Diminutos: T - 3m - 5b - 7°
Acordes Meio-Diminutos: T - 3m - 5b - 7m
Não tem mistério... o acorde meio diminuto aparece no sétimo grau dos campos harmônicos maiores, quando se fala em TÉTRADES (quatro notas)... e são representados por uma º riscada... que eu não sei por aki... hehe
|
El_Cabong Veterano |
# set/05
· votar
Acorde sétimo diminuto é só pegar um "acorde maior sétimo" e diminuir meio tom em tudo (menos na tônica)
exemplo: Dó maior sétimo
C, E, G, A#
Dó sétimo diminuto
C, D#, F#, A
Obs: como a sétima já é dimnuida de meio tom no acorde sétimo, ela agora passa a ser diminuida de 1 tom.
o acorde (C, D#, F#, A#) é o acorde Dó menor sétimo com quinta diminuida.
|
aty Veterano |
# abr/08
· votar
Acordes diminutos têm a sétima diminuta. Acordes meio-diminutos têm a sétima menor.
O que me confunde muito é saber a diferença dos termos menor e diminuto::
exemplo: acorde meio-diminuto, é formado por uma tríade diminuta ( T, 3m, 5d ) e por uma sétima menor.= T 3m 5d 7m.......... Se : T 3m 5d 7m = T 3b 5b e 7b porque no 3 e 7 chamamos o bemol de menor, e na quinta de "diminuta"????????
|
TG Aoshi Veterano |
# abr/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar
aty Vamos ver se esse pseudo-diagrama te ajuda em algo:
Os intervalos de 2ª, 3ª, 6ª e 7ª são nomeados assim:
Xª diminuta --s.t.-- Xª menor --s.t.-- Xª maior --s.t.-- Xª aumentada
Os de 4ª e 5ª:
Xª diminuta --s.t.-- Xª justa --s.t.-- Xª aumentada
P.S.: s.t. = semi-tom ----
Bom se o que eu coloquei acima não era bem a sua dúvida, quanto as abreviações, é bom vc ter em mente que elas surgiram (creio eu) mais com um intuito prático do que teórico: não tem um padrão correto de uso, e, portanto, em diferentes lugares são utilizadas diferentes abreviações. Apesar de ser bem lógico, não é muito bom que vc leia esse "7b" (mais ou menos) como "sétima com bemol".
|
superguitarrista Veterano |
# abr/08
· votar
AS NOTAS DE UM ACORDE DIMINUTO SÃO 1º+3º+5º+7º SENDO QUE NA 3º VC DIMINUI MEIO TOM E NA 5º E NA 7º VC DIMINUI UM TOM ACORDES MEIO DIMINUTO POSSUI 1º+3º+5º+7º SENDO QUE NA 3º E NA 5º VC DIMINUI MEIO TOM E NA 7º UM TOM É ISSO
|
aty Veterano |
# abr/08
· votar
Bom se o que eu coloquei acima não era bem a sua dúvida, quanto as abreviações, é bom vc ter em mente que elas surgiram (creio eu) mais com um intuito prático do que teórico: não tem um padrão correto de uso, e, portanto, em diferentes lugares são utilizadas diferentes abreviações. Apesar de ser bem lógico, não é muito bom que vc leia esse "7b" (mais ou menos) como "sétima com bemol".
A minha maior duvida, é pq 2 termos Diferentes, que significam (se eu não estiver enganada) Bemol...."diminuta" e "menor"......
|
Rodrigo_Iron Veterano |
# abr/08 · Editado por: Rodrigo_Iron
· votar
aty A minha maior duvida, é pq 2 termos Diferentes, que significam (se eu não estiver enganada) Bemol...."diminuta" e "menor"......
Menor e Diminuta são coisas diferentes, se pegarmos por exemplo o intervalo de Dó para um La é uma 6ªmaior, se diminuirmos meio tom do La para Lá Bemol teremos um intervalo de 6ªMenor(Dó-Lab), agora se diminuirmos mais meio tom do La Bemol (para La dobrado bemol) teremos uma sexta diminuta(Dó-Labb) ---------------------------------------------------------------------- ----- E quando lemos C7b com o nome de "Dó com sétima bemol" está errado, pois não existe o intervalo de sétima "bemol"... esse "b" colocado do lado do acorde é mais uma convenção na escrita apenas, para representar o "menor".
|
Tomasi Veterano |
# nov/09
· votar
muito bem explicado...
Bø = Bm7(5b) = B D F A --> T 3m 5m 7b
B° = Bm7b(5b) = B D F G# --> T 3m 5m 6 (7bb)
a única e total diferença entre o meio-diminuto e o diminuto é a sétima (menor) que cai meio tom e passa a ser uma sexta
e o mais interessante de tudo (acho que ja foi postado aqui no fórum):
os acordes diminutos sempre são formados de três em três semitons
basta pegar a escala completa, escolher a tônica e montar o acorde
C C# D D# E F F# G G# A A# B C C# D D# E
por exemplo, quero montar Dº...
pego D (T) + 1 tom e meio - F > + 1 tom e meio - G# > + 1 tom e meio - B
pronto Dº = D F G# B
|
Piano ON GRACE Veterano |
# dez/10
· votar
O acorde diminuto (não confundir com meio diminuto) segue:
Fundamental, 3ªmenor, 5ªbemol, 7ª dobrado bemol (6ª).
Cº --- Eb --- Gb --- B bb (A)
Dº --- F ---- Ab ---- Cb (B)
Eº --- G ---- Bb ---- Db
Fº --- Ab -- Cb (B) -- E bb (D)
Gº --- Bb -- Db ---- Fb (E)
Aº --- C ---- Eb ---- Gb
Bº --- D --- F --- Ab
|
Jerry C Veterano |
# jan/11
· votar
Overdoser
Quais as notas dum acorde diminuto?
Cara muito simples: A FORMAÇÃO DO ACORDE DIMINUTO, É A SEGUINTE: T 3b 5º (RESPECTIVAMENTE , TÔNICA , TERÇA MAIOR E QUINTA DIMINUTA)
exemplo: C Eb Gb
ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO!
|
De Ros Veterano
|
# jan/11
· votar
Jerry C
"ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO!"
Foi tu que pediu...
Sim, você está errado ao responder a uma pergunta feita 9 anos atrás e já respondida e debatida ao longo dos anos...
Uhauhauhauhauhauha!!!!
Desculpa, não resisti...
|
Jerry C Veterano |
# jan/11
· votar
SÓ QUERIA DEIXAR MEU RECADO
|
De Ros Veterano
|
# jan/11
· votar
Jerry C
E eu só queria fazer uma piada, hehehe!
Mas só para não deixar passar em branco, tu deu a formação da triade diminuta. O acorde diminuto tem a sétima diminuta, além das notas que tu falou.
Abração e espero que não leve a mal a piada...
|
Jerry C Veterano |
# jan/11
· votar
De Ros
BLZ CARA, VLW AE PELA CORREÇÃO.... MAS EU RESPONDER A UM TÓPICO DE 9 ANOS ATRÁZ FOI BOA EIN?? HAHAH . NEM ME LIGUEI NISSO..
|