Arpejo de Dó diminuto e aumentado.

    Autor Mensagem
    Voz_Violão
    Veterano
    # mar/12


    Pessoal, me ajudem a fazer um arpejo em Dó diminuto e outro em Dó aumentado, dó maior e dó menor consegui fazer tranquilo, mas não estou encontrando uma combinação boa de sons para o diminuto e para o aumentado.

    De Ros
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Voz_Violão

    Diminuto - Empilhamento de terças menores.
    Aumentado - Empilhamento de terças maiores.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    De Ros
    Não existe Xm(#5)? porque?
    Desculpem-me por questionar coisas exóticas, gosto de ter um panorama com todas as possibilidades.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    De Ros
    Não existe Xm(#5)? porque?
    Desculpem-me por questionar coisas exóticas, gosto de ter um panorama com todas as possibilidades.

    soruji
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Darkjazz

    Porque, basicamente, isso quebraria a essência de um acorde menor. Pensemos assim:

    Se fosse Em(#5), seria: E - G - C.

    Percebe que essas são as mesmas notas do acorde C/E? Ou seja, esse acorde se torna maior. Tem a ver com intervalos. Acho que o pessoal vai poder te explicar melhor. A visão que eu tenho é essa. rsrs

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Darkjazz
    Não existe no sistema tonal porque ele é baseado em sobreposição de terças, maiores ou menores. Nesse seu exemplo aí, Dó - Mib - Sol#, o intervalo entre Mib - Sol# (uma terça aumentada) vai polarizar como uma quarta justa (Mib - Láb), aí vai soar como LÁ BEMOL MAIOR, só que na primeira inversão. É aquele lance de enarmonia...

    Agora, fora do sistema tonal, você pode montar um acorde assim numa boa, grafado tanto com Sol# ou Láb, porque se trabalha o conceito de classe de nota (pitch class em inglês). Depois que você manjar bem de teoria (intervalos, principalmente) e harmonia, procure por Allen Forte no google e leia seus livros.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    soruji
    Ken Himura
    Perfeito, obrigado pelo esclarescimento.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Darkjazz
    Não existe Xm(#5)? porque?

    Como pode existir um acorde "menor aumentado"?

    Não pode!

    Como disse o Ken Himura,
    É aquele lance de enarmonia...


    Ken Himura

    Esse lance de inversão é matador. Já vi escrito Am(b6), quando o certo é F7M/A.... Tem que parecer complicado °;°

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Fórmula simples, com base em terças

    A terça pode ser maior ou menor, contando que seja sempre a terceira nota.

    A terça é maior quando tem 2 tons de distância, vamos chamar de 3M.

    A terça é menor quando tem 1,5 tom de distância, vamos chamar de 3m.

    A brincadeira é fácil. Como disse o De Ros, são "empilhamento de terças".

    E como se faz isso?

    Partindo de uma nota qualquer que será considerada a tônica pegamos a terceira nota. Por enquanto não importa se é maior ou menor, o importante é que seja a terceira nota a partir da tônica (primeira).

    Agora partindo da terceira nota, contamos a terceira a partir dela e juntamos as 3 notas, sendo a primeira nota, a terceira, e a terceira partindo da terceira. Em relação a primeira nota, a terceira da terceira será a quinta, ok?! Mas não pense nisso por enquanto. Veja como "terça da terça".

    Então agora podemos chegar às fórmulas contando os tons entre as terças. Ou vai ser 1,5 tom (3a menor - 3m) ou 2 tons (3a maior - 3M). Nem mais, nem menos.

    Acorde maior
    3M + 3m

    Acorde menor
    3m + 3M

    Um é o contrário do outro. Interessante isso!

    Agora se você pegar um acorde maior e aumentar a "terça da terça" em um semitom você terá um acorde aumentado. E se pegar um acorde menor e diminuir a "terça da terça" em um semitom você terá um acorde dimnuto.

    Acorde aumentado
    3M + 3M

    Acorde diminuto
    3m + 3m

    Observe que o acorde aumentado é derivado do maior, e o diminuto é derivado do menor. O aumentado são duas terças maiores, enquanto que o diminuto são duas terças menores. Simples assim!

    Lembrando: Os arpejos são as notas desses acordes tocadas de forma melódica, ou seja, sucessivamente as notas de cada acorde. O arpejo é definido dessa forma, e pode ser executado utilizando-se de diversas técnicas diferentes.

    Voltando à teoria...

    Vejamos as 4 fórmulas acima exemplificadas em Dó:

    Dó maior - C
    C, E, G

    Dó menor - Cm
    C, Eb, G

    Dó aumentado - C(#5) ou Caug
    C, E, G#

    Dó diminuto - C° ou Cdim
    C, Eb, Gb

    Agora você pode ver a terça da terça como quinta.

    A quinta pode ser justa, aumentada ou diminuta.

    Temos a formação de forma genérica como: Tônica, Terça e Quinta.

    Agora podemos empilhar mais uma terça sobre a quinta e teremos obviamente os acordes com sétima (maior, menor ou diminuta)

    Acorde maior com 7a maior
    3M + 3m + 3M

    Acorde maior com 7a menor
    3M + 3m + 3m

    Acorde menor com 7a menor
    3m + 3M + 3m

    Acorde menor com 7a maior
    3m + 3M + 3M

    Acorde meio-diminuto
    3m + 3m + 3M

    Acorde diminuto
    3m + 3m + 3m

    Vejamos todas as fórmulas acima exemplificadas também em Dó:

    Dó maior com 7a maior - C7M ou Cmaj7
    C, E, G, B

    Dó maior com 7a menor - C7
    C, E, G, Bb

    Dó menor com 7a menor - Cm7
    C, Eb, G, Bb

    Dó menor com 7a maior - Cm7M
    C, Eb, G, B

    Dó meio-diminuto - Cm7(b5) ou CØ
    C, Eb, Gb, Bb

    Dó diminuto - Cdim7
    C, Eb, Gb, Bbb (=A)

    Se quiser, você pode arpejar essas notas também. E pode empilhar mais terças, e aí é o território das nonas. Você se atreve?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    Pô, nem fala. Inversão mata qualquer um. Por isso que eu gosto de, quando me passam uma pemba dessas pra resolver, pegar a música ou o trecho todo e analisar pelo contexto...

    Tem umas inversões, principalmente daqueles acordes estendidos, cheios de notas adicionadas, que são muito ambíguas. Inverte um acorde com 9a, 11a... e eles viram outro! Hahaha

    Sem falar em outras formas de criar um acorde sem ser por empilhamento de terças, inversão aí mata qualquer um hehehe.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    Ken Himura
    Hum ai que começa a complicar, por exemplo um Am7/9 confunde com C7M/A. Depois Am7/9/11/13. Agora da pra sacar melhor a inversao, sair por aí fazendo acordes de 5 ou 6 notas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arpejo de Dó diminuto e aumentado.