Recomende um disco aos colegas de forum

Autor Mensagem
Progger58
Veterano
# dez/06 · Editado por: Progger58


Pessoal, quem topa botar pra frente esta idéia de recomendarmos aqui neste espaço discos que consideremos efetivamente dignos de serem checados pelos demais colegas? A idéia é colocarmos pelo menos aquelas informações básicas como nome da banda/artista, título do disco, ano de lançamento, o gênero e, claro, uma breve descrição do tipo de música que o colega irá encontrar no disco. Sempre que possível, também, um link para samples do disco sugerido (evidentemente que downloads legais, né?).

Acho que seria interessante que procurássemos indicar discos pouco conhecidos do grande público, pois bandas conhecidas a midia divulga o tempo todo, não é mesmo? Então, proponho indicarmos aqueles trabalhos que não são suficientemente divulgados mas que valem realmente a pena serem checados.

E então, o que acham da idéia?

Vou começar recomendando estes dois, a título de teste:


BOZZIO LEVIN STEVENS – Black Light Syndrome

Ano: 1997
Origem: USA
Gênero: Fusion, Progressivo

Supergrupo/projeto formado por três virtuoses: Terry Bozzio, baterista com enorme experiência adquirida ao longo de participações em discos e turnês do Frank Zappa, Jeff Beck e do grupo UK, além de sua própria banda, o Missing Persons; Tony Levin, um dos baixistas mais respeitados atualmente, membro do King Crimson e com presenças em discos e inúmeras turnês do Peter Gabriel, California Guitar Trio, etc; e Steve Stevens, talvez o menos conhecido dos três (consta que trabalhou em diversos discos do Billy Idol e Michael Jackson), mas um fantástico guitarrista.

Eles já gravaram juntos dois discos, sendo este Black Light Syndrome o primeiro e Situation Dangerous o segundo. Mesclando um jazz-rock fusion instrumental com bastante pegada, guitarras distorcidas e deliciosas influências da música flamenca, o disco é uma autêntica pérola da primeira à última faixa. A música Duende (faixa 3), por exemplo, é de uma dinâmica e detalhismo impressionantes, podendo ser utilizada (como aliás efetivamente o tem sido por diversos expositores em hi-fi shows pelo mundo afora) como música de referência para demonstração de sistemas. Aliás o disco todo é um primor também sob o aspecto técnico, proporcionando um palco sonoro realmente impressionante.

Informações adicionais e samples disponíveis neste link:

http://www.magnacarta.net/releases/blacklightsyndrome.html


DREDG – Catch Without Arms

Ano: 2005
País: USA
Gênero: Indie Rock, Progressivo

Este grupo norte-americano conta com três discos lançados até agora: Leitmotif (1998), El Cielo (2002) e Catch Without Arms (2005). Eu gosto bem mais destes dois últimos (El Cielo e Catch Without Arms), nos quais a banda faz uma interessantíssima fusão de rock progressivo à la Porcupine Tree / Pineapple Thief com rock alternativo na linha Coldplay / Ours / Radiohead. O primeiro disco, Leitmotif, embora também utilizasse mais ou menos essa mesma fórmula, tinha uma sonoridade bem mais pesada, um pouco mais na linha The Mars Volta, característica esta da qual eu particularmente não gostei muito não (embora conheça quem, por exemplo, prefira o Leitmotif a este último trabalho do grupo, Catch Without Arms).

Comparado com os dois trabalhos anteriores, Catch Without Arms é um disco mais acessível (menos progressivo que o magnífico El Cielo, devo admitir), mas que nem por isso deixa de ser também deveras interessante. As típicas alternâncias de momentos mais viajantes com passagens de explosão mais roqueira, que bem caracterizam o som do Dredg, estão presentes também neste trabalho. Os bonitos riffs de guitarras à la The Edge (U2), o vocal carregado de emoção do Gavin Hayes, as canções bonitas e cativantes, tudo isso está aqui presente neste último trabalho também. Em suma, dentro da avaliação que eu faço de Catch Without Arms, este disco soa indubitavelmente tão bom quanto o magnífico El Cielo, apenas com a peculiaridade de ser um pouco menos complexo e progressivo que aquele. Dentre as faixas prediletas minhas neste trabalho eu destacaria as belíssimas "Bug Eyes", "Catch Without Arms", "Not That Simple", "The Tanbark Is Hot Lava", "Planting Seeds", "Jamais Vu" e "Matroshka".

MySpace da banda:

http://www.myspace.com/dredg

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Progger58
Mas isso deveria ser apenas para bandas "independentes" ou pouco conhecidas no Brasil, não é mesmo? Acho que assim ficaria mais interessante.

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


Sim, fã de mp3, também concordo que não adianta ficarmos aqui indicando discos que todo mundo já conhece, e sim discos de bandas/artistas que são relativamente desconhecidos do grande público, como os dois que mencionei acima.

Dogs2
Veterano
# dez/06 · Editado por: Dogs2
· votar


ah, num precisa colocar detalhes não?
então tá, recomendo Karnak - Universo Umbigo

Ele é uma coisa bem eclética e irrotulável, enfim, inexplicável. Tem desde cover de Dominguinhos até coisas mais complexas, e outras até engraçadas, como Candelara, inclusive essa música lembra algumas do Libera o Badaró:)

Pinguim Grosskopf
Veterano
# dez/06
· votar


Recomendo:
Banda: Sagittarius
Cd: Present Tense

Para quem gosta do Rock Sunshine psicodélico dos anos 60... é uma boa...
Músicas cheias de Cores... Bem legal conferir....

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/06
· votar


Matanza - Música para beber e brigar
Ano: 2006
País Brasil
Gravadora: Deckdisc

Cowntrycore de primeira feito no Brasil e em português, porrada, jogatina e álcool, pra resumir o cd.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/06 · Editado por: Black Fire
· votar


Ludov - O Exercício das Pequenas Coisas
Ano: 2004
Origem: Brasil
Gravadora: Independente(acho)
Gênero: Pop Rock/Indie

Músicas suaves, letras cabeça e uma certa originalidade.

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


É isso aí, turma, vamos divulgar os bons discos que a grande midia não divulga.

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


Mais um excelente disco, pouco conhecido do grande público:

THE SECRET MACHINES – Ten Silver Drops

Ano: 2006
Origem: USA
Gênero: Indie Rock, Progressivo

Segundo trabalho desta excelente banda texana, Ten Silver Drops é na verdade ainda melhor que o primeiro disco do grupo (Now Here is Nowhere, de 2004). Rock Alternativo / Progressivo da melhor estirpe, com interessantes reminiscências de Flaming Lips e Arcade Fire e uma batida meio experimental em algumas faixas, bem na linha Krautrock, que me lembra também o grupo prog finlandês Circle.

Procurem dar uma escutada nas músicas disponíveis para audição neste link:

http://www.thesecretmachines.com

AgSarola
Veterano
# dez/06
· votar


Eu gostei do HURTMOLD.
Nem sei definir, um instrumetal muito doido. Tem no tramavirtual algumas músicas.

UDORA
Rock bem feito por uns mineiros. Também, só procurar no tramavirtual.

CONFRONTO
Pra quem curte metalcore, som pesadíssimo, vocal gutural. Desgracera, já fizeram shows no leste europeu, Colombia, Equador. Porradaria. Catado em Português com Letra críticas. Tem dois cds, o 1º Confronto e o 2º Causa Mortis.

Pra terminar assino embaixo do LUDOV e do MATANZA.

Pinguim Grosskopf
Veterano
# dez/06
· votar




Matanza - Música para beber e brigar

Bom msm..

Douglas Richard
Veterano
# dez/06 · Editado por: Douglas Richard
· votar


Engenheiros do Hawaii - Acústico MTV (2004)
Ira! - Acústico MTV (2004)
Korn - Follow the Lader (1998)
Oasis - Definitely Maybe (1994)
Oasis - (What's the Story) Morning Glory? (1995)

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


Douglas Richard
Engenheiros do Hawaii - Acústico MTV (2004)
Ira! - Acústico MTV (2004)
Korn - Follow the Lader (1998)
Oasis - Definitely Maybe (1994)
Oasis - (What's the Story) Morning Glory? (1995)


Douglas, vamos procurar fornecer algumas informações básicas sobre os discos recomendados, beleza? Também acho que seria bem mais interessante se procurássemos indicar discos que midia não divulga, né? Essas bandas que você sugeriu já são bem conhecidas do grande público.

João Gilberto
Veterano
# dez/06 · Editado por: João Gilberto
· votar


Luiz Gonzaga

Ao Vivo - Pra Curtir

Show gravado em 1973 no Teatro Tereza Raquel onde Luiz Gonzaga demonstra porque é rei. Excelente banda o acompanha.

_________________

Chico e Caetano

Juntos Ao Vivo

Gravado ao vivo em 1972 num teatro da Bahia. Show muito interessante.

_________________

Chico Science & Nação Zumbi

Da Lama Ao Caos

Album excepicioanal, o primeiro do grupo. Sonoridade criativa, letras de qualidade, músicos de nível.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/06
· votar


Júpiter Maçã - A Sétima Efervescência
Ano: 1997
Gênero: Rock Progressivo/Pscicodélico
Gravadora/Selo: Antídoto

Banda brasileira de um homem só, que toca rock progressivo em português, com letras chapadassas, recomendo pra quem curte Pink Floyd e afins e acha que a cena nacional é um saco.

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Black Fire
Júpiter Maçã

caraca! hauahuah \o/\o/\o/

eu pensei que eu era o único a ouvir Júpiter Maçã

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/06
· votar


Dogs2

eu pensei que eu era o único a ouvir Júpiter Maçã

\o/ Júpiter é foda! Pelo menos umas dez pessoas no mundo conhecem.

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Black Fire
hauhauah pod crer

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Minha contribuição:

PATIFE BAND - Corredor Polonês
Brasil
Rock alternativo, Punk Rock, Math Rock
1987 - WEA
(acho que já saiu de catálogo, não sei precisar, mas é possível baixá-lo em http://bethsalgueiro.multiply.com/music - 7ª playlist - a banda não possui site oficial)

Banda surgida nos anos 80, fez parte da chamada "Vanguarda Paulista", que se destacou nas composições de gênero rock e punk rock incorporando métodos mais rebuscados e experimentais na métrica e ritmo das músicas. Bastante influenciada pela composição dodecafônica e mudanças de tempo remanescentes de Frank Zappa e Henry Crow. Influenciou bandas como Titãs, também paulista, apesar de mais "experimental".


Progger58
Para evitar equívocos, acho que seria melhor você editar o tópico (enquanto ainda é tempo : ) deixando explícita a recomendação de discos pouco conhecidos.

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3
Para evitar equívocos, acho que seria melhor você editar o tópico (enquanto ainda é tempo : ) deixando explícita a recomendação de discos pouco conhecidos.

Boa idéia. Dito e feito.

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


Black Fire
Júpiter Maçã - A Sétima Efervescência
Ano: 1997
Gênero: Rock Progressivo/Pscicodélico

Banda brasileira de um homem só, que toca rock progressivo em português, com letras chapadassas, recomendo pra quem curte Pink Floyd e afins e acha que a cena nacional é um saco.


Rapaz, eu preciso conhecer esse disco!!

Valeu então pela excelente dica!!!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


RUSH - 2112
Clássico do rock
1976
Polygram

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE

Tem que ter um analfabeto (apesar desse disco ser muito bom, mas enfim...)!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3

Que? Se me chamo de analfabeto?

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


sIAMESE
Que? Se me chamo de analfabeto? : )

Desculpe, não é nada pessoal, mas no tópico está dizendo para indicar álbuns desconhecidos de bandas desconhecidas. Rush é uma banda bem conhecida (e muito boa, por sinal) por aqui, apesar desse não ser o álbum mais conhecido deles (e, apesar de bom, tem outros que gosto mais). Mas não é nada pessoal.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/06
· votar


Progger58

Rapaz, eu preciso conhecer esse disco!!

Tu não vai te arrepender.

jOe_RaMoNe
Veterano
# dez/06
· votar


VENTANIA - Só Para Loucos

indiscritivél, só ouvindo mesmo.

Alemão Beckhauser
Veterano
# dez/06
· votar


Engenheiros do Hawaii - Acústico MTV (2004
sem dúvida, melhor acústico do projeto Mtv, há muitos discos bons na engenharia havaiana.

Alter Bridge - One Day Remains
Um bom disco, coeso, com um bom vocalista
PR5 - Zum Zum
Projeto pós hiato definitivo do retorno da melhor banda de rock nacional, RPM, um bom disco, variado, e com belas composições.
Scott Stapp - The Great Divide
Como já postei um tópico, aqui vale o review novamente, é um belo disco do debut do vocalista do Creed, traz riffs legais, e obviamente belas composições.
Engenheiros do Hawaii - Dançando no Campo Minado
É a minha banda preferida nacional, este é o último disco de estúdio deles, um excelente disco, composições excelentes, é uma bomba relógio a ponto de explodir. Pra mim é um dos melhores discos nacionais pós ano 2000, vale a compra.

Alemão Beckhauser
Veterano
# dez/06
· votar


Shinedown
Leave A Whisper - 2003
Us And Them - 2005

uma banda desconhecida no Brasil, baixei um mp3 na web, tem peso, equilíbrio, uma boa banda, e os dois discos são legais. In Memory e Save Me são belas músicas.

http://www.shinedown.com/

Progger58
Veterano
# dez/06
· votar


Mais uma recomendação:

DEAD CAN DANCE – Into the Labyrinth

Ano: 1993
Origem: Austrália
Gênero: Pop alternativo

Consistindo essencialmente do duo Lisa Gerrard e Brendan Perry, o Dead Can Dance é o tipo de música difícil de categorizar. Uma deliciosa fusão de música pop, folk, medieval, árabe, ritmos tribais e algumas reminiscências progressivas, criando uma sonoridade única, meio hipnótica, predominantemente soturna e misteriosa. Considerado um de seus melhores trabalhos, Into the Labyrinth é realmente sensacional, contendo algumas das músicas mais representativas desse duo ao longo de sua carreira, tais como "Yulunga (Ghost Dance)", "The Carnival is Over" e "How Fortunate the Man With None".

Como se não bastasse, uma excelente gravação sob o aspecto técnico também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Recomende um disco aos colegas de forum