Escrevi algumas músicas, mas nunca mostrei, quero opiniões de verdade!

Autor Mensagem
fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Bog
É, o título está errado: "escrevi algumas músicas" [sic].
É como diria o filósofo Chaves: a música se divide em 3 partes: MÚ-SI-CA! ;P

castanho
Veterano
# dez/06
· votar


Bog

é... eu vou tentar gravar como ja disse, mas não ficar como tem q ser, eh soh um violaum q eu vo por intaum... mas axo q ja tira uma base.
vo ve se no fim de semana eu gravo.
ah... e eu tenho 17 anos. (a frase qnd eu virar adulto não proposital à minha idade ^^)

Bog
Veterano
# dez/06
· votar


castanho

Sim, mas com o violão a gente já consegue saber como são as rimas, a melodia e a harmonia.

Sabe, mesmo que as letras não fiquem "do agrado" da maior parte das pessoas, continue tentando com o passar dos anos. Eu também tinha o hábito de querer escrever letras, e até achava que conseguia fazer isso razoavelmente bem. Heheheh, 7 anos depois, as únicas que sobreviveram à auto-crítica foram justamente as mais simples e menos pretensiosas.

É uma coisa bem curiosa isso. Quando adolescente, eu queria fazer músicas cheias de carga poética, sentimento, frases sérias. Verdadeiros épicos pessoais em miniatura (hehehe, meio contraditório, mas ok). Com o tempo, esse sentimentalismo adolescente foi dando lugar a um outro jeito de falar, mais leve, mais solto, e mais racional.

Aprendi algumas coisas com esse tempo:

1. A linha que separa o poético do brega é muito fina.
2. A linha que separa a sinceridade do exagero é MUITO fina.
3. A linha que separa o cômico do patético é *** MUITO *** fina.

O pior de tudo é que aparentemente as melhores coisas são exatamente aquelas que ficam próximas a essas linhas. Os Mamonas eram engraçados porque viviam à beira do patético demais. O Djavan volta e meia esbarra no brega. O Cazuza muitas vezes era exagerado (bom, mas disso ele sabia). Claro, como essas linhas são subjetivas, muita gente realmente acha que os Mamonas eram patéticos, o Djavan é brega e o Cazuza exagerado.

Bom, mas enfim, cada letrista tem também seu jeito de escrever, e isso precisa ser respeitado. Na minha banda virtual atual, eu escrevo menos da metade das letras, e a maior parte é escrita (e cantada) por uma amiga minha. Claro, por ser mulher, ela já tem uma tendência a ser bem mais emocional, mas mesmo assim, ela gosta de tentar jogar as coisas perto dessas linhas do brega, do exagero. E ela também gosta de usar um linguajar simples, propositalmente. Ningém que ouça aquilo poderia imaginar que ela faz doutorado em uma das melhores universidades do mundo.

Hehehehe, bom, em resumo, o que eu quero dizer é que acho legal que você tente continuar escrevendo, procurando melhorar tendo noção do que existe ao redor dessa coisa de "fazer músicas". Perguntei a sua idade exatamente porque se você tivesse 30 anos, tudo o que eu falei não faria o menor sentido, hahahahahaha... Pensando bem, talvez não faça sentido de jeito algum...

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Bom dia!!!

castanho
Cara, acho que o que vc fez foi um texto, e isso não é ruim. Mas acho que o que está aí é uma pedra bruta, ou seja, precisa ser lapidado. Aonde aparar ficará por conta da melodia, da harmonia, enfim, de outros elementos que somados tranformarão seu texto em letra de música.
Continue a trabalhar sua criatividade, pois na minha opinião, compor necessita de exercício, e melhora com isso, tanto quanto tocar um instrumento.
Valeu!!!

castanho
Veterano
# dez/06
· votar


Vlw aew pessoal!
Gostei muito das dicas!
A letra da musica esta bruta mesmo, esta do jeito q eu escrevi na primeira vez, eu mal acabei de fazer e ja postei aki rsrs
eu vo termina ela inda. as dicas vaum ajudar bastante.
Mas queria q por ultimo ainda vcs comentassem a outra q eu escrevi ali.
a romantica. Queria Você Aqui. Plz comentem sobre ela!

LuizJu88
Veterano
# dez/06
· votar


a primeira eu nao gostei, muita coisa q nao concordo, algumas frases q nao achei q encaixaram legal...talvez se a ideia for fazer um rap funcione bem...tem algumas frases boas tb

Qto a segunda, bom nao faz meu estilo de letra favorito..mas achei mais bem construida do q a primeira...

A dica eh continuar treinando kra...se vc gosta de escrever isso se torna facil...=D
Eu nao arrisco a escrever as letras das musicas da minha banda pq meu estilo de escrita(mais voltado a romantismo, trovadorismo) nao bate com o estilo musical da mesma(pop rock/classic rock)...=)

PS: Seria bom se vc postasse audio das duas musicas pra poder avaliar melhor!

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Cara, essa segunda eu não gostei MESMO
muito clichê...
Falar de paixão (que alguns ousam chamar de amor) hoje em dia (sem cair no lugar-comum) é uma coisa difícil demais... mas essa letra tá muito óbvia.

Ela tem um lado meio derrotista (Por que não começar tudo de novo o que pra mim nunca acabou? , Como eu queria que você estivesse aqui do meu lado agora...) que eu particularmente não gosto.

Não vou te dar conselhos... tenta melhorar a partir da minha crítica, blz?
Se mesmo assim quiser um conselho, eu te dou, mas acho bom vc não ser orientado, porque o caminho é esse mesmo. Só precisa evoluir, e quem evolui é vc.

castanho
Veterano
# dez/06
· votar


vlw aew pessoal! rsrsr
axo q agora ja da pra mim começa a trabalha!!!!!

Dan08
Veterano
# dez/07
· votar


Escrevo algumas coisas legais que poderiam virar músicas facilmente. Me aconselharam a mostrar para músicos profissionais. oque eu faço? Há algum que aceita letras de desconhecidos? Não tenho nada registrado, mas preciso mostrar meu "trabalho" para alguém. Valeu galera!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escrevi algumas músicas, mas nunca mostrei, quero opiniões de verdade!