Nostalgia: palhaçada, coisa de velho ou um sentimento nobre?

    Autor Mensagem
    pacman jp
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: pacman jp


    pois é...

    sabe qdo vc se lembra de uma música q vc ouvia a muito tempo, quando criança ou mais jovem, ou de te leva a uma outra época, outros pensamentos e modos de agir...

    então...

    pior!
    qdo vc viaja nas lembranças dos outros e pensa: queria nascer em outra época... fico meio confuso com isso...

    me mostrei mais afim desse tema qdo respondi neste tópico a esse comentário:

    (comentário de ilzo fuzaro, em 23/ago/05, comentado por albertoellobo)

    albertoellobo
    Pô, nesse final de semana, rolou uma festa superlegal na casa de uma amiga minha. Festa anos oitenta, com direito a vestimentas da época e etc. Cara superlegal, todo mundo caacterizado, o som rolando alto. Vários Lps (Isso mesmo, LPs) no Simply Minds, The Cure, U2, A-ha, Prince, Iron Maiden, Metallica, Queen, Kiss, Dire Straits, Bon Jovi, Sepultura, Megadeth, The Clash, B52s, Pete Schilling, David Bowie, Paralamas, Legião, Kid Abelha, Barão, Celso Blues Boy, Engenheiros, Capital, e muito dance-house também. Que bom reviver isso!
    Já no final da festa, ao som do disco "The Wall" do Pink Floyd (e depois de alguns copos de vinho), começamos a filosofar sobre nossa geração (Inclusive, relatei a eles as experiências que tinha tido recentemente ao sugerir este tópico sobre os Anos 80). No final, chegamos a seguinte conclusão. 1) - Graças à Deus que nascemos nos anos 80; 2) - Não somos alienados, somos livres; 3) - Não somos saudosistas, pois, não sentimos só saudades, sentimos falta. Falta um do outro, falta de nosso grupo, falta de nossos sonhos, de nossa inocência... E minha própria conclusão: 1) - Os tempos antigos não eram melhores nem piores. Sentimos falta são dos nossos sentimentos. Sentimos falta da verdade que havia entre nós, quando éramos melhores e mais puros.




    (meu comentário)
    pow, cara...
    e eu que tenho só 20 anos, quase chorei lendo isso...
    preciso conhecer esse cara tbm...

    aliás, preciso sair desse exilio na amazônia...
    quero civilização e pessoas pensantes!!!

    DEUS, ME DÁ VIDA!!!!! ME SOPRA DENOVO...
    :(


    então...
    aos mais velhos,digo, vividos...
    isso rola muito???

    aos mais novos e inexperientes, sentem falta disso?
    ou também sofre dessa nostalgia precoce, da qual eu acho q sofro?

    opinem!
    e, de preferência, digam suas idades...

    eu tenho 20.

    eeevee
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    não curto nostalgia. o q passou, passou. se foi legal, bom, se foi ruim, bom tb. O negócio é aprender com o passado pra melhorar no futuro, esse negócio de ficar falando:
    "Ah, antigamente é que era bom!" eu não curto não, acho babaquice.
    MINHA opnião.

    LeandroCZ
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu gosto de sentir saudade de algo, acho um sentimento gostoso

    Cypher
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu imagino como será eu olhando pra trás daqui a 10 anos...

    pacman jp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cypher
    Eu imagino como será eu olhando pra trás daqui a 10 anos...

    é essa a ânsia de fazer algo hj... pra poder, lá na frente, ver q fiz algo legal, talvez importante, e até, quem sabe, q alguem tenha gostado!!!

    hehehe

    John Elf
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pacman jp
    Cara, isso depende muito da situação. Eu queria ter visto o Led Zeppelin ao vivo, mas não queria ter morado na Inglaterra dos anos 70/80 (nem de época nenhuma, diga-se de passagem). Algumas épocas tem certas "vantagens", como a grande produção cultural dos anos 60/70, por exemplo. Hoje temos a tecnologia, que não tinha na época... Tudo varia muito.
    Acho que ficar desejando ter nascido em outra época é meio inútil. O que temos que fazer é melhorar a nossa época.

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    não curto nostalgia. o q passou, passou. se foi legal, bom, se foi ruim, bom tb. O negócio é aprender com o passado pra melhorar no futuro, esse negócio de ficar falando:
    "Ah, antigamente é que era bom!" eu não curto não, acho babaquice.
    MINHA opnião.

    (2)

    lembrar de vez em quando, é bom, mas achar que deveria voltar no passado só dá tristeza e não ajuda em nada.

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    quando se lembra coisas legais, e melhores que as atuais (como por exemplo a musica) eu acho legal

    bassbart
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    a verdadeira pergunta é: um tópico sobre nostalgia não deveria estar no OFF-TOPIC???

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pacman jp

    Grande PAC. Não sei se o termo correto seria "nostalgia", pura e simples. Eu classificaria como "a sede de viver" em constatação com o que foi vivido. Acho que seria completamente inútil termos alguma experiência legal em nossas vidas se não tivessemos o dom de lembrá-la para sempre. Qual valor teria? Como distinguiriámos que foi bom o ruim? Alguém se lembra de como foi o primeiro peido? Mas todos lembram do maior mico pago por causa de um... provavelmente porque foi engraçado. Então, isso não é ser nostálgico: é estar vivo, é reconhecer a a validade do que foi vivido. Todos nós queríamos ter o dom de retroagir à eras anteriores às nossas quando ouvimos ou estudamos aqueles momentos; todos nós queríamos voltar no tempo e ter a mesma sensação de quando tirou-se a primeira vez uma musica completa no violão, da primeira vez que ouvimos "Stairway To Heaven", ou quando beijamos pela primeira vez a primeira namorada, ou a sensação de receber o primeiro salário, ou voltar à qualquer coisa boa que se tenha vivido.. isto é fato. Mas não é saudisismo quando defrontado com os demais conjuntos de valores que nos cercavam, inclusive a pureza da inocência e até mesmo da tosquice, mas que em união com tudo que fazia parte de nosso mundo, hoje o transforma em belo dentro de nossa memória. Memória = história de vida.
    Tenho pena dessa Geração Zero, PAC, pois as coisas estão hoje tão aceleradas que eles não estão tendo tempo de viver com intensidade tudo que poderiam, e isso tem gerado cada vez mais superficialidade, alienação, automatismo e sensação de vazio - de que nada é significativo, de insatisfação eterna. Tudo muito descartável, como um modess, hoje, olhando pelo conjunto de valores que vivi anteriormente.
    Talvez vc sinta essa sensação que citou como nostagia por ter uma abertura mental rara para o momento e a média de idade dos carinhas de 20 anos... algo próximo do que chamamos de "alma de artista", ou "alma-maior-que-o-fisico". Explore isso em vc que daí brotará uma puta criatividade. Acredite: eu sei do que estou falando. Abraços!

    Igor Martins
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    aos mais novos e inexperientes, sentem falta disso?
    ou também sofre dessa nostalgia precoce, da qual eu acho q sofro?
    Eu tenho 21.

    Viver outras épocas q não vivi, tenho vontade não. Não há lembranças minhas dessas épocas, não há do que ter saudade. Minha opinião disso é algo similar com o q John Elf postou.

    Agora, por exemplo, sinto uma falta desgraçada do final de 2002/ início 2003.

    Foi a época mais feliz da minha vida. Tenho emprego melhor hoje, sou melhor profissional do q naquela época, etc. outras coisas da vida, mas o "cenário" mesmo errado era muito bom pra mim.

    É legal lembrar da minha tosquice em certas atitutes, pensamentos q tinha, das pessoas q eu convivia, até da rotina, o "conjunto" todo.

    De cara digo uma música q leva isso : Wasted Years.

    Nessa época eu muito fã de maiden, a letra faz lembrar sobre isso, levando me ainda mais para essa época minhas memórias. Simplesmente me derruba essa música.

    Tem outras músicas q me faz lembrar de outras coisas, como Goodbye Blue Sky do Pink Floyd, q vai direto para minha infância (com 10 anos The Wall era meu CD favorito), e por consequência lembro de outras coisas.

    Acho q não tem nada de errado sentir isso. Ou o povo é hipócrita e não comenta devido a superficialidade da vida atual, ou é frio mesmo (pior ainda).

    Mas simplesmente prefiro pensar em como tornar a época atual igualmente memorável. Não há nada obrigando apenas uma época ser feliz, o negócio é aproveitar cada momento para não lamentar no futuro.

    pacman jp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    bassbart
    a verdadeira pergunta é: um tópico sobre nostalgia não deveria estar no OFF-TOPIC???

    está tudo DIRETAMENTE ligado à MÚSICA!!!

    e eu JAMAIS prosegfuiria um tópico no Off Topic...
    acho aquilo lá o fim do mundo...

    eeevee
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    e eu JAMAIS prosegfuiria um tópico no Off Topic...
    acho aquilo lá o fim do mundo...


    eu dizia isso antigamente, hoje passo meus dias lá no OT. /o/

    joao 5murf
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    tipo eu tenho 15 anos, e meu sonho era ter nascido nos anos 60 ou 50, em londres, pra ter 20 anos e pegar a epoca hippie, do led e talz =].
    isso é mais pq é so uma fantasia, a gente sempre aumenta as coisas q naum podemos ter, pq sabemos que nunka vamos viver de novo, ou chegar a viver uma vez akilo que a gente keria

    pacman jp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    albertoellobo
    Talvez vc sinta essa sensação que citou como nostagia por ter uma abertura mental rara para o momento e a média de idade dos carinhas de 20 anos... algo próximo do que chamamos de "alma de artista", ou "alma-maior-que-o-fisico". Explore isso em vc que daí brotará uma puta criatividade. Acredite: eu sei do que estou falando. Abraços!

    cara, me senti cheio agora...
    de vez em quando, elogios assim fazem tão bem pra gente... hehehehe

    Igor Martins
    Acho q não tem nada de errado sentir isso. Ou o povo é hipócrita e não comenta devido a superficialidade da vida atual, ou é frio mesmo (pior ainda).

    Mas simplesmente prefiro pensar em como tornar a época atual igualmente memorável. Não há nada obrigando apenas uma época ser feliz, o negócio é aproveitar cada momento para não lamentar no futuro.


    só... falou e disse!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Do alto dos meus 25 anos, lembro com grande saudade essa época dos anos 80. Nasci no ano de 1981, e foi nos anos 80 que vivi minha infância. Todas essas músicas me remetem imediatamente à todas as coisas boas (e até algumas ruins) que eu vivi nessa época.

    Também acho que quem vive de passado é museu, mas o que somos hoje nada mais é do que um reflexo materializado do passado. E nossas decisões que traçarão nosso futuro serão decisões baseadas nas nossas experiências passadas.

    Dessa forma, o futuro nada mais é do que uma longa estrada a ser construída com o asfalto feito ontem. (Nossa como isso ficou bonito.)

    Raven_Heart
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    o futuro nada mais é do que uma longa estrada a ser construída com o asfalto feito ontem.
    O.o

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pacman jp
    De vez em quando, elogios assim fazem tão bem pra gente... hehehehe

    Venho monitorando seus "posts" há uns dias, já fiz diversos trabalhos e pesquisas sobre o assunto, tanto aqui quanto em outros fóruns e até mesmo no Orkut, então, sei o que estou falando, rsrsrs.

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    É... Eu estou velha...

    Ainda bem que exite Renew.



    Mas na verdade estou nova também... Ah... velha para algumas coisas e nova para outras... É, não tenho idade pra ser avó.

    Isso é OT, não é?


    Mas nada do que eu fazia antes, que eu tente fazer agora, sai igual, tipo, não tem a mesma graça... Esses dias mesmo eu fui brincar de escorregar no quarto... Ao som de Golpe de Estado... ...Não teve tanta graça quanto quando eu tinha 13 anos. =(

    Agora vou começar a usar Renew 30 anos... Vai saber se não ajuda mais.

    Atomic
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    A unica coisa que me faz sentir nostalgia eh a epoca que eu jogava Ultima Online o.ô
    Como eu queria voltar a jogar do jeito que era, mas hoje ja nao tem mais a mesma graça, o jogo mudou, os jogadores mudaram :(

    pacman jp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Atomic
    epoca que eu jogava Ultima Online

    isso num deve ter mais q 5 anos, cara...
    e isso é ontem...

    o exemplo perfeito é o q foi dado por um amigo, aqui na cidade, conhecido por alguns como "O Dinossauro do Rock", pelo fato dele ter funddo a primeira bandad e rock da cidade, em 87, sem obter sucesso, só subexistiu... poucos o respeitam, mas eu, por ter convivido um bom tempo com ele, o entendo mais q todos, acho...

    ele, após ter tocado com dois amigos, em um bar, onde ele chegou bêbado, só pegou a guiatra das mãos de um e tocou, me parou e disse:

    "cara, essa de música é uma furada... saia dessa enquanto é tempo...
    isso é igual a uma cara q quando criança, queria comprar uma fabrica de chocolates...
    ai qdo ele cresce, monta uma fabrica de chocolates...
    mas ai já é tarde, e num tem a mesma graça..."

    fiquei tocado com aquilo...
    não vou me enganar, achando q vou obter suceso um dia, mas isso é divertido...
    apenos aguardo e espero, como espírito mais preparado já, o dia em q minhas ilusões irão por terra...

    e, parafraseando o "poetinha",
    q esse amor à música não seja imortal, posto q é chama,
    mas que seja infinito enquanto dure...

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bando de idosos...

    Atomic
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    num deve ter mais q 5 anos, cara...
    e isso é ontem...

    Sim, foi em 2000-2002, mas comparando com minha idade (19) eu considero um tempo razoavel e com certeza foi a epoca da minha vida que mais marcou ate hoje. Da epoca de criança eu nao lembro muitos detalhes e nem sinto muita falta.

    Igor Martins
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    (sem querer disvirtuar o tópico)

    A unica coisa que me faz sentir nostalgia eh a epoca que eu jogava Ultima Online o.ô Podiam criar um shard retrô hauhuhauah
    Eu jogava entre 2001 e 2002, shard Mystara

    Depois começa a aperecer novatos, os pks mals somem, e os patches de cores ficam desatualizados, daí perde a graça. Apesar q parei pq. o servidor resetou, perdi meses de serviço.

    Atomic
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Opa, rolava criar um topico sobre UO la no OT :P

    Cypher
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    tenho saudades da época em que tudo era mais barato. (:

    pacman jp
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: pacman jp
    · votar


    Cypher
    tenho saudades da época em que tudo era mais barato.

    quando isso???

    vc não vivel na época do cruzado novo e do cruzeiro, né???
    ta explicado... hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nostalgia: palhaçada, coisa de velho ou um sentimento nobre?