Para a Galera Gospel: O Ouvido e o Louvor em Tempo Real?! Um Verdadeiro Desafio!!

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.

tirar músicas em tempo real ao mesmo tempo em que a pessoa canta, sem ensaio nem nada! Ao vivaço, em meio ao culto!

Aliado à teoria que estudei, essa prática me ajudou bastante a desenvolver meu lado "tocar de ouvido" da música.

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.
ai cara, falei ca velha e ela disse q é isso msm, solfejar, fz ditado melodico mas antes de tudo estudar bem os intervalos (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, setima, oitava maiores e menores)

vai fazendo isso q vc vai consehuir, mas tem q treinar....
flw

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


thor_

Obrigado, rapaz! Se eu não me engano tem uns programinhas aqui em casa que fazem esse ditado melódico pra mim! Vou procurar saber! Vlw!

ECS0786
Veterano
# jul/06
· votar


Apesar do título, essa é para todos os músicos evangélicos ou não, que trabalham ou já trabalharam com esse desafio que é tirar músicas em tempo real ao mesmo tempo em que a pessoa canta, sem ensaio nem nada! Ao vivaço, em meio ao culto!

Como descobrir o tom em que ela está cantando, os acordes que a música vai pedindo ao longo da peça e demais coisas?!


Solução mágica em 1 palavra: Treino!

Não é preciso ser músico pra saber. 8)

Cara, entao como vc me explica um garoto aos 2/3 anos de idade falar a palavra violoncelo, seus pais levarem na loja de instrumentos e ele pegar e tocar, tocar!, nao arranhar, fz melodia msm, simples tvz, mas sem nunca ter visto nem ouvido falar em violoncelo, e seus pais nunca terem lidado com musica???
isso aconteceu la na Inglaterra, passou no Jornal Hoje, nao lembro qd, hj ele ja tem 15 anos, e entrou direto no 3º ano de conservatorio...ja fez mais de 200 peças e detalhe, pensa em 2,3 ao msm tempo, e escreve td como pensou, sem alterar nada...
qse como Mozart.


Devem ter treinado o menino desde que ele nasceu(e terem mentido na hora da entrevista, nada impede).

Ou ele simplesmente nasceu com mais facilidade e adaptabilidade pra isso, ninguém nasce com dom!

PagoderoSatanico
Veterano
# jul/06
· votar


thor_
po, tem neguim q ja é lazarento dsd pequeno, nego q so precisa de treino, e neguinho q nem com anos de aula consegue ter ritmo e finaçao

Esse tópico já deu o que tinha que dar, mas só uma observação: o cara pode fazer trinta anos de aula de música, mas se ele não SE DEDICAR de verdade, não vai aprender pn mesmo. Não é questão de "não ter o dom", é questão de o quanto vc realmente quer aprender. Fazer uma aula de uma hora por semana, sem nem pegar no instrumento no intervalo entre uma aula e outra, é o mesmo que não estudar nada.

Ora, quando eu resolvi aprender a tocar violão, isso lá no século passado, eu dormia com a viola do lado da cama. As únicas 4 horas do dia que eu não passava em cima do violão era de 8h-12h, quando tinha que ir pra escola. Porque minha mãe me obrigava, por mim eu ficava em casa tocando violão. Resultado: com três semanas de estudo eu já tocava violão, mais um mês e já tava tirando músicas simples de ouvido.

Quando resolvi estudar teoria, mesma coisa: dormia com os livros, fitas K7 (já não era mais século passado, eu que era pobre mesmo e não tinha gravadora de CD) e partituras do lado da cama. Resultado: com cerca de dois anos eu já tinha um conhecimento teórico comparável ao de neguinho que fazia faculdade de música.

Isso tudo quer dizer que eu tenho um "dom"? Não, quer dizer que eu sou um obcecado por música, que até hoje faz do estudo da música parte integrante do seu dia-a-dia. Se eu tivesse ficado sentado, esperando que as habilidades de musicista fossem brotando do meu "dom", provavelmente taria por aí tocando punk rock.

E no caso dessas "crianças-prodígio", é fato conhecido da ciência há muito tempo que as crianças aprendem mais e em muito menos tempo do que os adolescentes e adultos. Na verdade, uma criança virar virtuoso depois de estudar entre os 5 e 6 anos de idade é muito menos surpreendente do que um adulto virar virtuoso depois de estudar entre os 20 e 30, por exemplo. Isso tem a ver com a fisiologia do cérebro, tb não se trata de "dom". As pessoas têm que entender que tocar um instrumento, ou compor, ou entender e usar a linguagem musical, é uma habilidade cognitiva como qualquer outra. Assim como qualquer ser humano pode aprender a somar ou a subtrair, qualquer ser humano pode aprender a ser músico. Mas vai botar na cabeça desse povo supersticioso que música não é um dom divino reservado a uns poucos escolhidos..

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


Tem mais alguma coisa que eu posso fazer para ajudar meu ouvido em tempo real?!

anonymous4
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.
treinar :p

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


anonymous4

é verdade... obrigado pelo conselho, man!

God bless you!

Bob Wilson
Veterano
# ago/06
· votar


Não sei se posso responder um tópico já meio antigo, mas creio que possa ajudar:

Cara, eu passo por isso toda terça, quinta e sábado (que são os dias que não tem ensaio), eu vou na onda do baixo (quando ele está tocando) e vou me virando. Agora quando não tem outro músico, só estou eu, e o pastor decide cantar (a divisão rítimica dele nunca é 4/4, é sempre 6/4, 7/4, hehehe), assim que ele dá a primeira nota eu já caço ela no teclado. Assim que eu acho, tento encaixar um acorde e já achar um tom. Mesmo que não fique no tom correto da música original, ele tem que soar bem. Muitas vezes, este rearranjo fica muito melhor do o original.

E mais: tente conhecer as músicas que vc toca. Quando eu vou tocar algo que eu não sei, mas já ouvi, fica mais fácil. Agora quando não sei e nunca ouvi na vida, o bicho pega, hehe

jfguittar
Veterano
# ago/06
· votar


Boa

marciopr10
Veterano
# jul/07
· votar


ninguém nasce sabendo, Deus da o dom, mas temos q aperfeiçoalo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para a Galera Gospel: O Ouvido e o Louvor em Tempo Real?! Um Verdadeiro Desafio!!