Para a Galera Gospel: O Ouvido e o Louvor em Tempo Real?! Um Verdadeiro Desafio!!

Autor Mensagem
.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06 · Editado por: .:Anonimato:.


Apesar do título, essa é para todos os músicos evangélicos ou não, que trabalham ou já trabalharam com esse desafio que é tirar músicas em tempo real ao mesmo tempo em que a pessoa canta, sem ensaio nem nada! Ao vivaço, em meio ao culto!

Como descobrir o tom em que ela está cantando, os acordes que a música vai pedindo ao longo da peça e demais coisas?!

Qualquer instrumentista que queira ajudar é bem-vindo: violonistas, guitarristas, baixistas, tecladistas, bateristas!!! Vamos nos ajudar!

John Elf
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.
Isso vem de estudo árduo, estudo de Harmonia e de Percepção. Não tem como aprender da noite pro dia e Deus NÃO vai te mandar a luz divina pra conseguir fazer isso.

User1
Veterano
# jul/06
· votar


isso eh relativo. uns ja nascem com dom outros nao...

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


John Elf

Por incrível que pareça eu conheço músicos que sabem o mínimo de teoria, às vezes nem o mínimo sabem! Conheço um que só sabe os acordes básicos msm, não tem nem muito conhecimento de dissonâncias mas toca na Igreja e tira louvores em tempo real, o tom, os acordes, a levada... Como explica isso?! Só Deus msm!

John Elf
Veterano
# jul/06
· votar


Thiago Carlisbino
isso eh relativo. uns ja nascem com dom outros nao...
Totalmente errado.

.:Anonimato:.
Como explica isso?!
Simples: treino. O cara pode não manjar de teoria, mas se conhecer os acordes básicos e tiver um bom ouvido (alguns nascem com ouvido absoluto, outros simplesmente melhoram o ouvido com o treino) ele vai conseguir encaixar os acordes nas melodias. Na verdade Harmonizar melodias é bem simples. Difícil é fazer uma Harmonização realmente boa.
E Deus não tem nada a ver com isso.

User1
Veterano
# jul/06
· votar


John Elf
por que?

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06 · Editado por: .:Anonimato:.
· votar


John Elf

Ok, man. Concordo com vc em alguns pontos, mas vamos nos limitar a estes, ok?! Vlw pela ajuda! Vc é bem-vindo aqui!!

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


haha, apesar de não ter religião, eu já visitei igrejas evangélicas...

coitado dos musicos, a maioria é tudo iniciante... e o pessoal não ta nem ai não, vai cantando e os caras que se lascam...


isso eh relativo. uns ja nascem com dom outros nao...

¬¬

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


coitado dos musicos, a maioria é tudo iniciante... e o pessoal não ta nem ai não, vai cantando e os caras que se lascam...

Pois é, é o que acontece comigo... Mas eu acho q é tudo se resume a isso: tudo de início é difícil, depois, a gente acaba pegando o jeitinho!

Assim foi quando eu estava no início do aprendizado de violão, um ano depois estou bem melhor!

John Elf
Veterano
# jul/06
· votar


Thiago Carlisbino
Não se nasce sabendo ou não. Alguns nascem com maior facilidade pra aprender, só isso.

.:Anonimato:.
Tente estudar alguns métodos de Harmonia, relação acorde/escala e coisas do tipo. E treine a percepção também. Se vc se dedicar e treinar bastante não vai ter mtas dificuldades em harmonizar músicas gospel, que no geral tem harmonias bem simples.

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


John Elf
Cara, entao como vc me explica um garoto aos 2/3 anos de idade falar a palavra violoncelo, seus pais levarem na loja de instrumentos e ele pegar e tocar, tocar!, nao arranhar, fz melodia msm, simples tvz, mas sem nunca ter visto nem ouvido falar em violoncelo, e seus pais nunca terem lidado com musica???
isso aconteceu la na Inglaterra, passou no Jornal Hoje, nao lembro qd, hj ele ja tem 15 anos, e entrou direto no 3º ano de conservatorio...ja fez mais de 200 peças e detalhe, pensa em 2,3 ao msm tempo, e escreve td como pensou, sem alterar nada...
qse como Mozart.

sei lah....é fato q o treino influi mt, mas alguns ja tem facilidade desde pequeno, embora poucos, mas existam

Keyboarder_PIBI
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven

coitado dos musicos, a maioria é tudo iniciante... e o pessoal não ta nem ai não, vai cantando e os caras que se lascam...

Isso acontece em várias Igrejas, sim. Porém, acho que essa não é a questão. Acho que não se deve levar em consideração o nível do músico quando nos deperamos com uma situação como essa. Apesar de ser muito importante, nesse caso, o fato de o camarada ser iniciante não é fundamental. Ao meu ver, isso é uma questão cultural, apenas.

O dom, muitas vezes, se sobrepõe à técnica. Não quero, aqui, desde já, causar uma discussão. Sou totalmente a favor dos estudos, mas, só acho meio complicado quando o cara tem a técnica e não tem o dom...

Abraços. Fiquem na Paz...

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


eu ainda acho q a musica esta ligada aos genes.....
po, tem neguim q ja é lazarento dsd pequeno, nego q so precisa de treino, e neguinho q nem com anos de aula consegue ter ritmo e finaçao
ueeuheuheu

mas voltando ao assunto do topico, acho q caso vc nao tenha facilidade, com mt treino, aula de teoria, solfejo, vai melhorar gradualmente

John Elf
Veterano
# jul/06
· votar


thor_
Eu já disse, uns nascem com uma grande facilidade (sem contar que, nesse caso, ele deve ter ouvido absoluto também). Isso é o que eu chamo de "talento". Uns tem mais, outros tem menos. Acreditar em "dom", em já nascer sabendo, é fácil de mais. Se fosse assim só haveria meia dúzia de músicos por geração.

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


John Elf
bem, cada um chama do q quiser e ngm sai magoado uuheuehueh
Tvz so saibamos se nascer mais um Mozart e ele ttiver contato com os instrumentos, mas nao tomar aulas de musica. Se ele evoluir musicalmente, ele nasceu sabendo, se não.....
Mas é uma boa questão, me faz refletir: se mozart não tivesse tido aulas com seu pai, ele teria sido o genio q foi?

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


(sem contar que, nesse caso, ele deve ter ouvido absoluto também)

Só para dizer: nenhuma das pessoas que eu conheço que toca nas igrejas em que eu vou e em geral tocam bem possuem o ouvido absoluto. Todas possuem ouvido relativo, incrivelmente aguçado, mas ainda assim relativo!

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


thor_

Tá aí... solfejo é uma boa técnica pra se aprender esse tipo de coisa!

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.
com ctza...posso ver com minha mãe mais alguma coisa, mas acho q solfejo é uma das mais importantes, tentar ditado melódico e talz
ela é professora de musica, dai eu vejo se ela sabe mais alguma coisa e amanha eu posto, ela ta dormindo jah

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


thor_

Vc faria isso por mim, cara?! :D

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.
por vc nao, vc é feio
uehueheuhe
sem problemas,
forum serve pra um ajudar o outro tb nao?
ueuehueh

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


thor_

Deus te abençoe!

John Elf
Veterano
# jul/06
· votar


thor_
Se ele evoluir musicalmente, ele nasceu sabendo, se não.....
Não cara. Se ele EVOLUIR quer dizer que ele foi se aperfeiçoando com o tempo, logo ele não nasceu sabendo. Se ele nasceu sabendo ele não precisaria EVOLUIR. Se Mozart, Beethoven, Bach e todos os outros não tivessem estudado não teriam feito o que fizeram. É simplesmente IMPOSSÍVEL, por mais genial que a pessoa seja.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/06
· votar


Cara, entao como vc me explica um garoto aos 2/3 anos de idade falar a palavra violoncelo, seus pais levarem na loja de instrumentos e ele pegar e tocar, tocar!, nao arranhar, fz melodia msm, simples tvz, mas sem nunca ter visto nem ouvido falar em violoncelo, e seus pais nunca terem lidado com musica???
isso aconteceu la na Inglaterra, passou no Jornal Hoje, nao lembro qd, hj ele ja tem 15 anos, e entrou direto no 3º ano de conservatorio...ja fez mais de 200 peças e detalhe, pensa em 2,3 ao msm tempo, e escreve td como pensou, sem alterar nada...
qse como Mozart.

isso é coisa do capeta.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/06
· votar


AHSuaHSuaHSuAHSahsuASHUASHA... eu tava quase acreditando... manda pro programa do Ratinho... cuidado q eh coisa do DEMO!!!!!

brincadeiras a parte... eu toco na Igreja também, sou católico, mas a situação é exatamente igual...

só o tempo e o treino vai ajudar vc... mas se vc quiser estudar harmonia e improvisação, vai ajudar bastante....

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


John Elf
verdade

Black Fire
uhauhauhauhauauau

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


Jonathas Lacerda

Obrigado pelas dicas, man. Uma vez comentaram que um otimo exercicio eh tirar uma musica em todos os tons que logo vc vai se acostumar a trabalhar com todos os campos harmonicos! O negocio eh a preguica! hehehe

Deus te abencoe!

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


thor_

Conto contigo, brother!

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.
ela ta trabalhando agora, assim q puder eu falo com ela.
Lembrei agora, ja fez ditado melódico?
é um otimo jeito de treinar percepção

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


thor_

Nem sei que eh isso...

thor_
Veterano
# jul/06
· votar


.:Anonimato:.
entao, resumidamente: alguem toca uma sequencia de notas no piano e vc escreve quais sao....
comece com uns bem basicos, sem bemois e sustenidos, e sem se preocupar com a duraçao das notas, com o tempo vai aumentando a complexidade e tenta fz com duraçao tb....
isso ajuda bastante

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para a Galera Gospel: O Ouvido e o Louvor em Tempo Real?! Um Verdadeiro Desafio!!