Transição entre canção e melodia

    Autor Mensagem
    Alemão Beckhauser
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Alemão Beckhauser


    Essa fase de composição é vital, tem compositores que optam primeiro na letra e depois melodia, outros criam paralelo e outros, fazem a melodia pra colocar uma letra em cima. Escrevo minhas canções e tento bolar umas melodias, quem aqui, amadureceu uma técnica sobre a fusão de uma música eu agradeço se compartilhase, sobretudo é uma coisa que precisa ser espontânea para ser própria...

    Alguém tem alguma dica construtiva para a transição desse processo

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    acho que nao tem regra pra isso nao!! cada um faz do jeito que achar melhor

    Alemão Beckhauser
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tudo bem cada um faz do jeito que acha melhor, o som deve sair espontâneo como eu disse, mais como tenho dificuldade em melodias, achei que alguém tivesse uma dica pra compartilhar.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    cara, pra construir melodias é facil, eu gosto de pensar na harmonia primeiro vamos dar um exemplo classico de musica tonal

    C Dm G7 Am Em F G7 C7 F Bb C7 F Fm C

    agora eu vou construir uma melodia em cima dessa hamonia é mais ou menos assim que eu crio minhas melodias

    Alemão Beckhauser
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Alemão Beckhauser
    · votar


    Jabijirous
    falow, grande dica, é que eu não consigo fazer canção e melodia paralelamente, faço a canção pra depois botar melodia, aí qdo começo a bolar uma melodia a letra troca constantemente aí desconfigura muito a canção inicial, é isso que me deixa inseguro, mais valew a dica..

    fã de mp3
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: fã de mp3
    · votar


    Acho que melodia é a parte que exige mais inspiração na música, pois harmonia e ritmo, assim como as letras no caso de música popular, tem um lado mais racional, mais "matemático", algo que precisa ser bem trabalhado. Claro que há algumas "regrinhas" para fazer uma melodia cativante e que "grude" (afinal, essa é a função da melodia). Uma delas é usar notas de tons próximos, em ordem crescente e/ou decrescente (as chamadas "notas de aproximação"). Também fazer uns "pulos" entre uma nota e outra. Mas o melhor mesmo é você ouvir MUITA música, e prestar atenção na melodia (e até nas harmonias) de cada uma (quando digo MUITA música, me refiro a vários gêneros musicais, e não só de música popular, aliás). Claro que NUNCA copiando nenhuma melodia alheia, mas pelo próprio fato de ouvir de tudo, desde música clássica barroca a música eletrônica contemporânea, de bossa nova brasileira a música da Calábria, isso fará com que você desenvolva a inspiração.
    Quanto à ordem pra compor, é algo muito pessoal. Eu particularmente adoto o estilo "Frankenstein": vou registrando, a princípio separadamente, melodias, frases, letras, riffs, harmonias, batidas, etc. e posteriormente vou juntando as peças, como num quebra-cabeça : ) .
    Espero ter ajudado.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Acho que melodia é a parte que exige mais inspiração na música


    falou tudo, nao tem técnica pra fazer a melodia que faz o cara se jogar da janela do sétimo andar, ou que faça a mulher dar a buceta pro primeiro cara pq ouviu uma musica que tinha a melodia foda hehehe
    é totalmente do compositor!!

    Claro que há algumas "regrinhas" para fazer uma melodia cativante e que "grude" (afinal, essa é a função da melodia). Uma delas é usar notas de tons próximos, em ordem crescente e/ou decrescente (as chamadas "notas de aproximação")

    ai eu ja descordo, eu posso fazer uma melodia foda sem grau conjunto e so com arpejo!! mozart é um grande exemplo disso :P as melodias dele é toda baseada em arpejo!! agora depende do estilo, se for musica barroca, é escala e arpejo e algumas notas melodicas

    Alemão Beckhauser
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fã de mp3
    ajudou bastante, cara, excelentes dicas, não vou esquecer

    brunocesar00
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    acho a discussao super valida e legal...mais isso seria pro forum Musica em geral nao acham?? rsrsrs malz pela chatisse

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    nao se a gente samplear melodias ehauehiauea caralho, vicio é foda pqp

    fã de mp3
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Jabijirous
    É claro que não existem regras definitivas pra isso, pois como é possível racionalizar a intuição, o sentimento (isso gera até questões filosóficas : )? Por isso coloquei "regrinhas" entre aspas; mas isso é só um empurrãozinho no músico iniciante, pois com o tempo ele ganha esperiência e desenvoltura (e isso é que é legal: estudar e estudar muito, e, com o tempo, deixar de lado o que aprendeu para vôos mais altos: isso é ousadia!).

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fã de mp3 tu é um cara que escreve bonito hauehaieuhaieuahieua virei teu fã heuaheiuaheiauheaiuh estuda musica tb?

    fã de mp3
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Jabijirous
    Como diria Brian Wilson: sou só um cara esforçado [insira aqui um smile sarcástico] ;P
    Respondendo a pergunta, não estudo; já estudei os rudimentos da música, mas me guio mais pela intuição. Mas se pudesse faria algum curso de produção musical, ou algo do tipo.

    brunocesar00
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    nao se a gente samplear melodias
    hauahhauahuaua

    Alemão Beckhauser
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Como a gente faz para colocar música e letra num compasso afinado de evolução, eis uma dúvida que eu tenho, se alguém puder me ajudar eu agradeço..

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Alemão Beckhauser
    pra depois botar melodia, aí qdo começo a bolar uma melodia a letra troca constantemente aí desconfigura muito a canção inicial

    Bom, ajudaria se vc fizesse a letra respeitando uma métrica, com todos os versos tendo a mesma medida (6, ou 7, ou 8 sílabas, etc) ou então com variações regulares (um de 6 sílabas, um de 7, um de 6, um de 7...). Se vc fizer tudo sem métrica, realmente vai ficar foda de botar melodia depois. Vc vai precisar fazer pequenas variações na melodia pra acomodar a letra de cada estrofe, o que eu particularmente acho muito pouco elegante. Dá impressão de coisa feita nas coxas, apesar de que isso nunca atrapalhou o sucesso dum Renato Russo, por exemplo.

    Outra dica rapidinha sobre construção de melodias, que eu lembrei agora, é começar a frase musical com uma nota completamente de fora do acorde. Eu chutaria que uns 98% das músicas que vc ouve por aí começam com uma das notas do acorde. E como em geral é um acorde perfeito, a maioria das músicas que começam com um C têm na primeira nota um dó, um mi ou um sol. Se vc começa com um ré, já abre todo um leque de possibilidades novo. Ou então, em vez de começar, vc termina a frase musical com uma nota de fora do acorde. Enfim, a idéia é manipular as notas da melodia, não ficar só naquilo que o instinto te dita (principalmente se vc compõe as melodias cantando), porque o instinto tende a se apoiar em certas fórmulas, e aí vc começa a se repetir muito rápido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transição entre canção e melodia