Quebrar guitarras: explosão de feeling ou atitude poser?

Autor Mensagem
Akira TGC
Veterano
# abr/06
· votar


gu

Concordo... e isso virou moda neh ? rs

Se vc ta com o bucho cheio de dinheiro vai la e kbra,num faz diferença pra vc mesm... mas te lembra q tem gente passando fome enquanto vc kebra suas caríssimas guitarras... ^^x

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


edmilson bueno ribeiro
Vou explicar (embora não precise) minha opinião da seguinte forma: Em 1° lugar, Karl Marx no seu texto "18 Brumário de Luís Napoleão" disse (mais ou menos isso) que: "...A História pode se repetir, a 1ª vez como fato, a 2ª como farsa..."
Em 2° lugar, Toda expressão artística significativa está intrínsecamente ligada ao seu momento histórico específico, ou seja, Hendrix e Townshend fizeram o que fizeram, em 1° lugar como novidade (inclusive estética), em 2° lugar como parte de um "Movimento Cultural" específico (a Contracultura).
Portanto, à partir deles, não há mais novidade, apenas imitação deslocada no tempo, "deja-vu", ou como vc mesmo identificou perspicazmente: Mera jogada de Marketing.
Abç

francisco2004
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa argumentação.

Acho que uma atitude muito mais apreciada pelo público seria, ao fim do show, sortear a guitarra para um número de ingresso, chamar o cara no palco e tal... isso sim seria inovação.

O Lenny Kravitz veio a Porto Alegre e doou uma Epiphone Flying V Korina Gold para uma campanha assistencial. O instrumento foi leiloado. Isso aí já é um exemplo de algo que não deve ser feito. Chinelagem total... o cara pagou umas 350 doletas por essa Epi e ainda queria posar de generoso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


francisco2004
Exatamente, concordo em gênero, número e grau.
Abç

francisco2004
Veterano
# abr/06
· votar


Agora que lembrei o caso do Lenny... ele doou a Epi para o fome zero e até tirou foto com o Lula. Não tinha nenhum acessor do presidente que entendesse de guitarra para dizer que ele estava pagando mico posando com uma guitarra tão barata :p

anderson luiz
Veterano
# abr/06
· votar


eu acho uma atitude de palco como outra qualquer, desperdício talvez mas nada demais

thilawyer
Veterano
# abr/06
· votar


Bom, sempre fui contra esse tipo de demonstração de feeling, independentemente de quem o faça. Digo feeling pois acredito que nenhum desses músicos afirmaria o contrário. Não quero criticar nehum deles, até por que a maioria destes músicos (leia-se todos menos o Kurt hehehe, na minha opinião, claro!) são ótimos e importantíssimos para o nosso segmento. Mas não adianta, ainda que sejam eles acho uma falta de respeito com seu instrumento. Eu passo mal se bato a minha em qualquer lugar hehehe qto mais quebrar.

Mudando de assunto, sou novo no fórum!!! Caramba, tem muita coisa bacana aqui! Parabéns a todos os que levam esse fórum a sério!!!

gu
Veterano
# abr/06
· votar


francisco2004
mas o lenny kravitz usa epiphone mesmo, e n gibson
ou seja, ele n ia comprar uma guitarra cara ainda mais pra doar

esse negocio de sortear guitarra eh coisa de banda MT iniciante, eh divertido qdo vc ganha, qdo vc n ganha vc fala, puta merda q fiasco esses caras
agora tpw, o green day ia a cada lugar do mundo e o vocalista aprendia a falar na lingua do lugar, alguem aih sabe tocar guitarra?, entao uma galera se oferecia, aih eles escolhiam um la e o tal subia no palco e tocava um pedaco de musica com a banda
n sei qm criou isso(a primeira vez q eu vi alguma banda fazer isso, foram eles)mas achei mtt legal
tem um show do blink q o vocalista quebra uma guitarra por explosao de feeling(e burrice dele)a guitarra comeca a falhar logo no comeco da musica, aparentemente por falha no transmissor, e ele ao fim da musica quebra a guitarra(podia quebrar o transmissor), mas enfim eh uma coisa q ele nunca fez com excessao dessa vez...
mas eh uma excessao...

Fabio Gravata 2
Veterano
# abr/06
· votar


mas o lenny kravitz usa epiphone mesmo, e n gibson

cheirou cola filho ?

Flying CCCP
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou explicar (embora não precise) minha opinião da seguinte forma: Em 1° lugar, Karl Marx no seu texto "18 Brumário de Luís Napoleão" disse (mais ou menos isso) que: "...A História pode se repetir, a 1ª vez como fato, a 2ª como farsa..."
Em 2° lugar, Toda expressão artística significativa está intrínsecamente ligada ao seu momento histórico específico, ou seja, Hendrix e Townshend fizeram o que fizeram, em 1° lugar como novidade (inclusive estética), em 2° lugar como parte de um "Movimento Cultural" específico (a Contracultura).
Portanto, à partir deles, não há mais novidade, apenas imitação deslocada no tempo, "deja-vu", ou como vc mesmo identificou perspicazmente: Mera jogada de Marketing.
Abç


Mas o próprio Hendrix e Towshend tinham aquela "competição" então já tinha um querendo copiar e naquela época mesmo já não tinha tanta inovação assim...

Até porque não é preciso passar 20 anos para o Kurt Cobain aprender que se pode quebrar uma guitarra no palco. O que eu quero dizer: Supondo que o Hendrix tinha quebrado a guitarra primeiro, o Towshend poderia ter copiado dois dias depois num show do The Who. Não é só porque eles são da mesma época que exclui a possibilidade de um ter copiado o outro...



Mas a minha opinião continua sendo: Existem mais gastos supérfluos nos show do que apenas o fato de se quebrar uma guitarra no palco: Aquelas máquinas de cuspir fogo, bonecos infláveis, jogo de luzes, bateria que se move. E ninguém acha desperdício...

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


Mas me digam agora o que tem a ver quebrar guitarras com feeling?,num tem nada a ver com feeling meu,nada mais é do que performance,exibiscionismo.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


Flying CCCP
Concordo com vc cara,os cara tavam comparando as guitarras quebradas com pratos de arroz,cesta basica,que podiam ser convertidos,é um desprdicio mas tem muito mais valores desperdiçados em qualquer grande show de rock.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Flying CCCP
Bem, o 1° a fazê-lo foi o Townshend, isso é fato. O Hendrix fez no Monterrey Festival, na 1ª vez que ele tocou para um grande público após voltar para os E.U.A, e o fez depois do show do The Who no mesmo festival (ele tocou fogo na guitarra, coisa que o Pete não fez). Lendo as entrevistas deles e vendo o filme (eu tenho um vasto material em minha casa), dá para perceber que o Hendrix não planejou o lance, apenas fez empolgado com a reação do público e com sua própria "performance", assim acho que não foi bem uma "cópia", mas uma reação à todo um contêxto da época. Pouco depois, tanto Jimi Hendrix como o Pete Townshend renegariam essa prática (O Hendrix então foi mais enfático).
Concordo com vc. Existem coisas em certos shows que são pura bobagem...


edmilson bueno ribeiro
Concordo, é exibicionismo puro (ainda mais hoje em dia).
Abç

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


curiosidade legal da epoca do jimi hendrix

...ao ver Hendrix fazendo a famosa cena do sacrificio de sua fender pelo fogo em Monterey,Keith Moon(baterista do The Who,começou a gritar nos bastidores: "Pete(Towshend) venha ver o que aquele zulu esta fazendo!Porque vc nao pensou nisso antes?"

Fonte:cover guitarra

Hhuauhauuahuauh morri de rir quando li isso!

Rowashburn
Veterano
# abr/06
· votar


Jimi Hendrix: Quando colocou fogo na guitarra, ele já tinha colocado fogo no mundo inteiro. Era um ritual, uma viagem, uma ilusão, relacionando-se com a guitarra de uma maneira sexual, ou seja:Explosão de feeling

Kurt Cobain: Quebrar guitarras, equipamentos, não eral algo que ele fazia sempre. Vemos ele fazer isso nos shows filmados, mas não era algo constante. Era quase como um estupro, uma maneira brutal de se satisfazer com o equipamento, uma vontade incontrolável, uma verdadeira: Explosão de feeling

Yngwie Malmsteen: repetiu o barulho com o delay que ele sempre fez, mas nunca teve graça, no meio da barulheira ele troca de guitarra e quebra ela, levou a guitarra só pra quebrar ela, algo planejado, sem graça, nada espontâneo, que deve ter sido divertido pra quem estava lá na hora, mas de qualquer maneira, o maior exemplo de: Atitude Poser

ilminha
Veterano
# abr/06
· votar


Eu acho isso simplesmente P A T É T I CO !!!

marconi jp
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou explicar (embora não precise) minha opinião da seguinte forma: Em 1° lugar, Karl Marx no seu texto "18 Brumário de Luís Napoleão" disse (mais ou menos isso) que: "...A História pode se repetir, a 1ª vez como fato, a 2ª como farsa..."
Em 2° lugar, Toda expressão artística significativa está intrínsecamente ligada ao seu momento histórico específico, ou seja, Hendrix e Townshend fizeram o que fizeram, em 1° lugar como novidade (inclusive estética), em 2° lugar como parte de um "Movimento Cultural" específico (a Contracultura).
Portanto, à partir deles, não há mais novidade, apenas imitação deslocada no tempo, "deja-vu", ou como vc mesmo identificou perspicazmente: Mera jogada de Marketing.
Abç


hum...
aplausos!!! hehehe

edmilson bueno ribeiro

curiosidade legal da epoca do jimi hendrix

...ao ver Hendrix fazendo a famosa cena do sacrificio de sua fender pelo fogo em Monterey,Keith Moon(baterista do The Who,começou a gritar nos bastidores: "Pete(Towshend) venha ver o que aquele zulu esta fazendo!Porque vc nao pensou nisso antes?"


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

junior grunge
Veterano
# abr/06
· votar


Kurt deixou seu legado até nesse tipo de atitude, hoje os caras do THE VINES encerram seus shows quebrando tudo.

cavaleirolouco
Veterano
# abr/06
· votar


acho que vcs estão falando um monte de besteira, , quero ver na hora em que vcs estiverem tocando em um show de verdade e aquela explosão da galera, e vc externar aquela coisa toda, tacando a guitarra no chão... quebrando tudo, tentando aliviar aquele sentimento efêmero e intenso... se alguém sente isso hoje em dia é chamado de poser, então naquela época tb era..

o nirvana tb quebrava os instrumentos pelo fato dessa explosão emocional e pelo fato de ser um grande final, como o nosso amigo falou la em cima.
eles até tinham umas músicas, (demolition e endeless nameless) que eles executavam no final dos shows, para dar o climáx do massacre dos equipamentos., por tanto naum adianta só ficar defendendo hendrix, pois ele tb era um grande show man. e a galera que faz show daqui do fórum sabe que naum se ganha o puplico só com feelling, se ganha o publico com o áudio visual a performance em geral..
finalizado, naum acho que isso seja atitude poser, é claro que existem, algumas como a evril lavine e outros, mas alguns são verdadeiros..
eu mesmo já "quase quebrei a guitarra uma vez, mas o cara do som desligou a aparelhagem, pois a gente estava destruindo tudo,, !! aquele dia foi muito foda! VIVA A ATITUDE!

Patrick GD
Veterano
# abr/06
· votar


Nem um nem outro. Puta idiotice. Eu fico puto da cara quando vejo alguém fazendo isso :/

pacman jp
Veterano
# abr/06
· votar


isso é meio do "histórico" do cara...
numé todo mundo q é poser a todo momento... pode ser mesmo de momento...
mas tem certos caras q ta na cara q é poser...

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/06
· votar


O Malmsteen quebra guitarras pra imitar o Blackmore, isso sim

Mas ele é foda

edbene
Veterano
# abr/06
· votar


edmilson bueno ribeiro
eu ia contar justamente essa historia...
Pete Townshend é o pai da rebeldia com a guitarra na mão (alias acho q o The Who é o pai da rebeldia). Mas foi o Hendrix q fez historia

por mais q nosso amigo cavaleirolouco tenha uma opiniao contraria, é notoria a diferença cultural entre os anos 70 e hj... quebrar um guita no palco hj é facil. Não digo falta de personalidade, ate pq nao sabemos o a ta passando na cabeça do musico quando ele quebra seu instrumento...
Ele pode estar no auge do seu "feeling", mas catergoricamente essa atitude se tornou ultrapassada. Ate pq vc pode muito bem comprar um guita meia boca e detonar essa no palco... seu prejuizo nao sera tao grande...

Quebrar uma nos anos 70 era diferente. Instrumentos eram caros e nem todos tinham acesso. Quebrar um era por poucos motivos: ou o cara tava a ponto de ter um "orgasmo musical" e precisava extravazar, ou o cara tava piradão!.

Hj não existe mais essa personificação. Vc pode quebrar até a mesa de som se quiser, e com toda a furia e emoção possivel, mas nunca tera o brilho dos anos 70.

O Green Day quebrar um guita hj em 2006 não se compara (nem de longe) ao Ramones quebrando um microfone em 1975.
A diferença social e cultural é enorme, e isso a historia mostra.

FeNtO
Veterano
# abr/06
· votar


poser certo

pacman jp
Veterano
# abr/06
· votar


edbene
Hj não existe mais essa personificação. Vc pode quebrar até a mesa de som se quiser, e com toda a furia e emoção possivel, mas nunca tera o brilho dos anos 70.

O Green Day quebrar um guita hj em 2006 não se compara (nem de longe) ao Ramones quebrando um microfone em 1975.
A diferença social e cultural é enorme, e isso a historia mostra.


muito bem esplanado o assunto...
gostei!

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# abr/06 · Editado por: edmilson bueno ribeiro
· votar


Era uma festa no k-dorm de evergreen na vespera do halloween e kurt e krist haviam se preparado para a ocasiao derramando sangue falso em seus pescoços.

Havia tres bandas se apresentando antes do nirvana:a banda cyclods, de ryan aigner, a helltrout, dea banda mais recente de dave foster (ex-nirvana),e uma nova banda liderada pelo vizinho de kurt ,"slim" moon, chamada nisqually delta podunk nightmare.Na metade da apresentaçao do nisqually,o baterista esmurrou "slim" no rosto e começou uma briga.

Foi um tumulto tao grande que kurt se perguntou o que o nirvana poderia fazer pra se sobrepor a essa cena.

Ele quase nao teve a chance, ja que a policia do campus apareceu e acabou com a festa .Ryan aigner interviu e convenceu os policiais a deixarem o nirvana tocar, mas eles ordenaram que fosse rapido.

Quando o nirvana finalmente ocupou o palco ou, mais precisamente se moverem ate o canto da sala que servia de palco, fizeram uma apresentaçao de 25 minutos, mas foi um show q os transformaria de caipiras de aberdeen na banda mais querida de olympia.A densidade de kurt - algo q havia faltado nas outras apresentaçoes - encontrava uma nova profundidade e ninguem na sala conseguia tirar os olhos de cima dele.

"tao reservado era quando estava fora do palco",lembra slim moon, "quando ele queria estar ligado ele soltava tudo,.E nesta unica noite, ele tocou com uma intensidade que jamais tinha visto" Eram as mesmas cançoes e frases musicais q a banda ja havia apresentando havia algum tempo,mas, com a atraçao adicional de um obcecado guitarrista, eram hipnoticas, Surpreendentemente naquele momento ele tinha uma confiança em frente ao microfone e que nunca mais alcançou em nenhum outro em sua vida.

A ampla energia concentrada de kurt parecia desovar em krist , que saltava tanto que atingiu diversos membros da plateia com seu baixo.
Mas o golpe de misericordia ainda viria.Ao final de sua curta apresentaçao, logo depois que tocarem "love buzz", kurt ergueu sua guitarra Fender Mustang relativamente nova e baixou para o chao com tamanha violencia que pedaços voaram pela sala como projeteis de um canhao.

Ele parou por uns cinco segundos, alçou os restos no ar e os ficou segurando enquanto olhava para a plateia.O rosto de kurt parecia sereno e assombrado, como se fosse uma mascara de halloween engessada no corpo de um homem de 21 anos de idade.A guitarra foi para o ar e,plaft, atingiu o chao mais uma vez.Kurt a largou e saiu da sala.

Ele jamais havia despedaçado uma guitarra antes, provavelmente nem tinha pensado em tal ato, ja que as guitarras eram caras.Ele nunca explicou porque se comportou daquele jeito maluco" - lembra john purkey, "mas ele estava sorrindo.Havia uma finalidade naquilo - era como se fosse sua pequena comemoraçao particular, Ninguem saiu machucado ,mas quando ele destroçou a guitarra foi como se ele realmente nao se importasse se machucasse alguem.

Aquilo surgiu totalmente do nada.Eu estava conversando com ele depois do show e a guitarra jazia la no chao e as pessoas ficavam catando pedaços dela"

No coments

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


Ninguem leu isso,caraleo!

edbene
Veterano
# abr/06
· votar


edmilson bueno ribeiro
eu li...

Como mostra o proprio texto, o Nirvana foi muito bom no começo, quando tinha akele lado underground.
depois qualquer coisa q o Kurt fizesse ja nao surpreendia mais ninguem (por todo mundo ja saber q ele era louco)

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


edbene
Mas eu acredito q se ele nao tivesse se matado acho q ele iria surpreender mta gente ainda,mas acho q a maior surpresa msm q ele pode dar foi se matando...

Outra coisa interessante eu acho q é esse negocio q todo mundo fala ou ja falou, inclusive eu, q banda era melhor qdo era underground e se for pensarmos bem,isso é uma ignorancia, tipo falar q tal banda só foi boa no primeiro disco ou que ela se vendeu pq nao nos agrada,se muita banda famosa fosse underground nós nem podiamos chagar a conhece-las...

S0ULF0RGED
Veterano
# abr/06
· votar


catarse?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quebrar guitarras: explosão de feeling ou atitude poser?