Autor |
Mensagem |
Overdoser Veterano |
# ago/03
mudando os baixos dos acordes
|
Overdoser Veterano |
# ago/03
· votar
ops...
quando vcs vao mudar os baixos dos acordes de uma musica, vcs usam algum criterio, alguma regra pra harmonizar tudo?
tipo uma progressao: D G A
pra mudar os baixos pra: D/F# G/B A/C#
tem alguma regra pra isso, ou é na tora?
|
John Andrade Veterano |
# ago/03
· votar
Olha... agente chama de inversões, quando se faz o mesmo acorde (com as mesmas notas) só que cada vez com 1 nota do acorde no baixo... tipo...
1ª: com a Tonica
2ª: com a Terça
3ª: com a Quinta
4ª: com a sétima (se tiver)
|
Overdoser Veterano |
# ago/03
· votar
agente chama de inversões
eu sei, mas tem alguma regra?
tipo, tem a primeira inversao: no caso do C é C/E... eu nao teria que inverter o baixo dos outros acordes da progressao todos na 1ª inversao... nao é?
queria saber se tem alguma dica, pra harmonizar melhor a musica invertendo os baixos...
nunca vi nada na internet alem de explicar o que é inversoes
|
John Andrade Veterano |
# ago/03
· votar
Olha... vc num é obrigado a inverter todos os baixos.
Você muda quando quer, a música é livre.
se Imagine acompanhando um cantor... o som ficaria mais interessante se você invertesse o acorde (pode ser qualquer inversão).. então você inverte... mas tem que ter bom gosto pra isso, pois soaria estranho se você invertesse em "Hora errada".
Uma coisa legal é pegar a base de uma música e tentar tocar ela invertendo os baixos pra ver a sonoridade.
Em um Walking blues por exemplo:
Walking sgnifica andando, então, nada mais é do que você ir andando entre as notas da escala. por exemplo:
Você faz o acorde principal (Tonica, sem inversões), depois toca somente a nota (não o acorde) correspondente ao segundo grau. depois o mesmo acorde (o principal) com a terça no baixo, depois a nota do 4º grau... depois o acorde com a inversão no 5º grau... eTC...
fica bem melhor fazer o walking do que ficar parado apenas tocando T-4-5 num blues.
|
Cassio Veterano |
# ago/03
· votar
Ex> Se na música tem D/F#, etc e vc harmoniza 1 tom acima, vc substituiu por E/G#, etc.
Mas tem alguma lógica e regra teórica, embora não muito rigorosa.
Normalmente a inversão ocorre substituição da tônica pela 3ª da triade, por isso é bastante comum
C/E, D/F#, E/G#,F/A, G/B, A/C# e B/D#.
Pode observar que são as inversões + comuns.
Pouco menos utilizada é inversão da tônica pela 5ª:
C/G, D/A, etc
Cassio
|
John Andrade Veterano |
# ago/03
· votar
No fusion, agente faz uma salada de acordes... vc inverte até 7b e acrescenta 4#...ahaha
|
Overdoser Veterano |
# ago/03
· votar
na verdade, podemos colocar o baixo que a gente quiser no acorde...
C/C#
C/D
C/D#
C/E (1ª inversao)
deve ter alguma regra... mas sei la
uma boa é quando vc esta tocando a tonica, vc aumentar em meio tom o baixo dela....
ja vi usarem isso em algumas musicas na MPB
|
Gamer966 Veterano |
# fev/11
· votar
Overdoser
eh ta certo, vc pode colocar o baixo que quiser, jah vi numa musica do pinkfloyd algo como A/G que apesar de ter a quarta aumentada do sol com do# soa bem pra kct
|