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pipermusic Veterano |
# jan/06 · Editado por: pipermusic
Você já pensou, "Por que aquela banda que toca m**** está famosa e
aqueles que aparentemente ralam todos os dias chegam a lugar nenhum?"
Pois é. Muitas bandas e artistas pensam assim e acreditam que a
indústria musical existe só para eles. É natural que, com suas músicas
e talento tão evidentes, as gravadoras automaticamente firmam um contrato com eles, investir em suas obras e abrir as portas para o sucesso.
Que doce sonho.
A vida real é diferente. A indústria musical é exatamente isso,
uma indústria que precisa faturar e tem garantias de retorno dos seus
investimentos.
Todo mundo sabe que a indústria da música está sofrendo uma época
difícil em termos finançeiros. Com este aperto do dinheiro, vem mudanças na hora de assinar novos artistas.
Gravadoras querem gravar, mas só assinam artistas que elas acreditam
possam dar um ROI (Return Of Investment) grande e rápido.
Na verdade o que é mais importante para as gravadoras é a venda da
música e não necessáriamente a música em si. Esta avaliação é feita
com critérios mais rígidos cada dia.
Histórico da banda - se a banda tem uma bagagem sólida.
Base de Fãs da banda - se a banda tem um bom número consolidado
de seguidores que lota em cada apresentação.
Conceito da banda - se a banda encaixa no conceito da gravadora. ex.
Uma gravadora que é especialista em Pagode não considerará uma banda
pauleira!
Imagem da banda - se os integrantes da banda são bonitos (no caso de
Boy Bands, ou Girl Bands!) ou com cara agressiva (no caso de Rock
Pessado). A idade dos integrantes em relação do estilo musical
(Jovens para "pop", maduros para Seresta). Se a banda é fácil de
vender para um público mais amplo.
Profissionalismo da banda - se a banda é feita por pessoas
responsáveis, criteriosas (é por isto que a música precisa ser bem
gravada na hora de fazer um demo!), que são pontuais, limpos e bons
profissionais em geral. Se podem viajar e passar muito tempo fora de
casa.
Personalidade da banda - se os integrantes são simpáticos, se são
fáceis de trabalhar e se farão o que a gravadora demanda.
Talento musical da banda - se os integrantes realmente sabem tocar
seus instrumentos ao vivo, e continuarão criando boas músicas dia
após dia durante um tempo prolongado sob pressão.
Estes exemplos são apenas alguns dos critérios que uma gravadora deve
levar em consideração antes de assinar um contrato com uma banda ou
artista.
O bom é que cada um de nós músicos podemos aprender a fornecer o que as gravadoras estão procurando. É só olhar o negócio com uma perspectiva mais ampla. Perguntar a si mesmo, "Por que uma gravadora quer assinar um contrato com alguém?" e "O que eu preciso fazer para satisfazer tudo que a gravadora está procurando?"
Um abraço,
Steve Allen é produtor musical, consultor e diretor de http://www.mgroupconsultores.com.br
Também é co-autor do curso "Marketing na Música" http://www.mgroupconsultores.com.br/musicareserva.htm
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The Splinters Veterano |
# jan/06
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=)
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gsprs Veterano |
# jan/06
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A hora q a coisa deixa de ser divertida e se torna algo feito só por dinheiro eu caio fora....
Dinheiro é bom.. mas o prazer de tocar se divertindo e sem pressão não tem preço...
Para todas as outras existe Mastercard.. xD
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PagoderoSatanico Veterano |
# jan/06
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Grande Piper, é legal ver esse tipo de post de insiders da indústria musical, pra gente ter uma visão realista do que realmente acontece nessa indústria. Pena que no Brasil as coisas sejam tão amadoras e não exista um mercado consolidado como o dos EUA, por exemplo. Aliás, seria legal se vc pudesse falar tb de outros mercados que vc conheça (vc é inglês, não é isso?), compará-los com o brasileiro e talvez dar umas dicas de quais habilidades os artistas brasileiros precisam desenvolver pra poder competir com os gringos, no mercado internacional. Sem querer abusar da sua boa vontade, claro :)
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pipermusic Veterano |
# jan/06
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Olá PagodeiroSatânico,
Sem quer parecer cínico, pra poder competir com os gringos, no mercado internacional, o mais importante é saber cantar em Inglês!
Apenas de vez em quando músicas latinas fazem sucesso internacionalmente, como a Lambada, por exemplo, que na verdade era vínculado ao filme, "Lambada".
Lembre-se também que, se a concorrência é brutal no Brasil, a concorrência internacional seria mais ainda, com concorrentes como Madonna, U2, Mariah Carey etc.
A dica que ofereço é pesquisar os sons, timbres, estilos, tendências, gostos etc. do mercado onde você está querendo atingir.
A gravadora que tem interesse fará o resto (estou generalizando quando digo "o resto").
Boa sorte.
Steve Allen é produtor musical, consultor e diretor de http://www.mgroupconsultores.com.br
Também é co-autor do curso "Marketing na Música" http://www.mgroupconsultores.com.br/musicareserva.htm
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pipermusic Veterano |
# jan/06
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PagoderoSatanico,
Desculpe-me, sim sou Inglês.
Um abraço.
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asda Veterano |
# jan/06
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Por isso eu só faço gravações caseiras.
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Brunorocker Veterano |
# jan/06
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PagoderoSatanico
hauhauhauha
desculpe, mas seu nick é massa...
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PagoderoSatanico Veterano |
# jan/06
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Brunorocker
Tranqüilo, isso é parte da minha campanha pra revelar às pessoas que o pagode é coisa de Belzebu :)
pipermusic
Cara, valeu mesmo pela resposta. Perguntei sobre isso pq ano passado rolou uma Feira da Música Independente aqui no DF, e um dos assuntos que foram debatidos foi justamente esse da exportação da música brasileira, o que eu achei bem interessante de pesquisar e me informar mais. Valeu pela contribuição!
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Kirk_Hammett Veterano |
# jan/06
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e continuarão criando boas músicas dia
após dia durante um tempo prolongado sob pressão.
e se farão o que a gravadora demanda.
aff
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