A Ordem dos Músicos está uma Desordem?

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# fev/06 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Bero Vidal

além de burro é mal criado.

se bem que pra ser músico não precisa nem do primeiro grau...

Demolisher
Veterano
# fev/06
· votar


Claudio Natureza
Huahuahuahua... Tu num muda nada, hein Natureba?
Bração procê.

cadastro1
Veterano
# fev/06
· votar


A Ordem dos Músicos está uma Desordem
Concordo

Não sei porque mas.. concordo..

Brunorocker
Veterano
# fev/06
· votar


El_Cabong
A arte não pode ser reprimida à padrões pré estabelecidos!!
Ao contrário das profissões técnicas.


concordo em genero numero e grau.

Bero Vidal
Veterano
# fev/06
· votar


Fritz_mkvl
O Cláudio te da um conselho com a melhor da intenções e você ainda reclama. É uma besta mesmo.

Claudio Natureza
além de burro é mal criado.

Claudio Natureza
se bem que pra ser músico não precisa nem do primeiro grau...


Tá virando Zona...

Por mim, eu fecharia o tópico. Acho que ninguém tem mais nada a dizer sobre o assunto...

Brunorocker
Veterano
# fev/06
· votar


Bero Vidal

é cara, eu acho q o Claudio Naturaza tem razão.

talvez vc interpretou mal o q ele disse, releia oq ele falou desde o inicio q vc vai ver. nada contra vc..

ps: ele é advogado, e ao meu ver ele só quis te dar um conselho..

abraços.

Bero Vidal
Veterano
# fev/06
· votar


Claudio Natureza
além de burro é mal criado.
se bem que pra ser músico não precisa nem do primeiro grau...


Brunorocker
Uma pessoa que faz uma declaração dessa é advogado? Tenho certeza de que não o interpretei mal. Ele mesmo escreveu as palavras acima. Agradeço a vc por tentar apaziguar este transtorno, mas pessoas que fazem distinções sociais pelo fato de sermos músicos ou não, desprezando a nossa formação intelectual, não merecem ter profissão confiável. Se vc é amigo dele, trate de preservar esta amizade, pois ter inimigos assim é muito complicado.

Ps. O Claudio é quem deve reler o tópico desde o início.

Brunorocker
Veterano
# fev/06
· votar


Bero Vidal

não, eu não sou amigo pessoal dele, mas sei q ele á advogado através daqui do forum mesmo.

e vc ta certo q ele retrucou de forma erradafalando isso:

além de burro é mal criado.

se bem que pra ser músico não precisa nem do primeiro grau...


mas talvez por vc ter falado isso:

E ainda temos que engolir opiniões desnecessárias como as do Cláudio Natureza.

acho que não foi uma opinião dele, e sim uma colocação, um conselho.

bom, acho melhor voltarmos ao assunto do topico, e deixar isso pra lá!

Bero Vidal
Veterano
# fev/06
· votar


Brunorocker

Concordo.

E obrigado

florafloraflor
Veterano
# mar/07
· votar


Olá, pessoal!

Estou fazendo meu trabalho de conclusão do curso sobre esse assunto, a obrigatoriedade da inscrição na OMB para exercer a profissão.
Estou fazendo vários estudos e tenho algumas dúvidas. Primeiramente, em relação ao comentário de

Caim Dark

Todo país que tem respeito com os músicos e trata-os com profissionalismo, como nos países europeus e até mesmo na América do Norte, existem os mesmos mecanismos de regulamentação da profissão, lógico que com outros nomes. Estes músicos, e digo isto porque conheço mutos da Filarmônica que vieram da Rússia, Bulgária, Estados Unidos, todos eles possuem registro em seus devidos países e, segundo eles, as leis concernentes à profissionalização musical são bem mais severas que as do Brasil e só possuem este registro se souberem tocar de verdade ou conhecerem muito bem teoria musical.
[/i]

CaimDark, em quais paises existe essa obrigatoriedade dos músicos em se inscrever na entidade competente para poder exercer a profissão, tanto em orquestras, quanto em bares, restaurantes, teatros e para lecionar? Como faço para saber como funciona as mecanismoa na Bulgária, Rússia, EUA que vc comentou? Tem como me passar contato dessas pessoas?


E vc, Bero Vidal:

Você está se referindo aos músicos de orquestras, é um tanto óbvio que eles precisem de registro para tocarem nas filarmônicas!! Mas lhe asseguro: não existe nenhum equivalente a Ordem dos músicos do Brasil nos Estados Unidos. Talvez na Rússia ou na Búlgaria, mas certamente não nos Estados Unidos, e não em vários outros países. Especialmente nos Estados Unidos um órgão desse não faria o menor sentido, diante da força que o liberalismo tem na cultura americana.

[i]


O que vc me diz sobre a regulamentação dos músicos nesses paíse , EUA e vários outros que disse? Como funciona?

florafloraflor
Veterano
# mar/07
· votar


Desculpem-me a confusão das formatações, é que não sei ainda mecher bem nisso.

florafloraflor
Veterano
# mar/07
· votar


Vou colocar mais algumas questões que estou pesquisando:

Dúvidas pontuais

1) “O único diploma legal sobre o assunto vinha da ditadura Vargas, quando um decreto presidencial criou a figura do “artista prático” – o que serviria para contentar os “marqueteiros” de antanho, no mais das vezes sanfoneiros, uma vez que não havia horário eleitoral nem TV.”

Quem conseguiria explicar este comentário sublinhado que peguei em matéria na internet?


2) “ À frente da OMB, foi nomeado interventor Wilson Sandoli, ligado à União Sindical, inexpressiva organização de aparência classista que visava apenas a dar suporte ao regime e controlar a sociedade organizada em que o músico tinha palco expressivo.”

Quem poderia confirmar e explicar esse intuito ditatorial de se nomear o Wilson Sandoli? Como funcionava essa União Sindical?

Por que este comentário “é um órgão criado pela ditadura para controlar a criação e a opinião no Brasil.” Se foi criado antes da ditadura?



3) Quais interesses reais do presidente JK em aprovar a lei de criação da OMB? Era apenas populista ou tinha um sério interesse na regulamentação da classe, cedendo à pressões de músicos como o idealizador da lei o paraibano José de Lima Siqueira e seguindo a uma tendência mundial de regulamentações de profissões?

4) Como seria uma regulamentação da profissão de músico sem a obrigatoriedade da inscrição, que impedisse (ou tentasse, na prática) a informalidade dos músicos e a falta de proteção trabalhista?

5) Quem tem a resolução Nº 1.291/90 que instituiu o código eleitoral da OMB? Não achei na internet.

A partir das respostas que vou recebendo de outros meios, eu postarei neste forum.

Obrigada.

pierrex
Veterano
# mar/07
· votar


não sou contra a existência da ordem dos músicos. mas sou contra que eles me obriguem a ser membro.

pra quem não quer a carteirinha mas quer tocar em público, vale ler a matéria no link abaixo:

http://72.14.253.104/search?q=cache:xCVm7SLxc4UJ:conjur.estadao.com.br /static/text/13755,1+video+hits+ordem+dos+musicos&hl=pt-BR&ct=clnk&cd= 1&gl=br

old steel
Veterano
# mar/07
· votar


A ordem dos músicos é uma vergonha.

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Sou músico desde os 14 anos (hoje, estou com 34). "Vivi" de música até os 27 anos. Durante todo o tempo em que fui músico da noite (7 anos), vi um fiscal da Ordem dos Músicos apenas 2 vezes! É ridículo! A Ordem dos Músicos não presta prá nada, é uma mentira! O dono da casa noturna faz o que quer com você! A tabela da Ordem não é respeitada em lugar nenhum! Se você não quiser tocar por R$40,00 das 22h00min às 04h00min da manhã com direito a 1 lanche e 1 refrigerante a noite toda, eles colocam outro no seu lugar! Não estão nem aí! Fico revoltado com este assunto, porque o que mais amo na vida é tocar guitarra (sou profissional formado, inclusive) e fui tolhido do direito de viver de música de forma digna! As decepções, ao longo de todos estes anos com a carreira foram tantas que, num momento de desespero financeiro e sem saída, prestei um concurso público e passei (isso, com 28 anos)! Hoje, sou servidor público há 6 anos e meio, e a guitarra, que antes era a minha profissão, se tornou meu hobby. Financeiramente, estou bem, mas como pessoa me sinto incompleto e depressivo, porque sou músico e não consigo viver de música!!! País desgraçado!!! Ministro da Cultura de merda!!! Ele tá usando o Ministério prá fazer shows e ficar famoso no mundo todo, enquanto a gente aqui no Brasil, que é músico, é obrigado a exercer outra profissão prá não morrer de fome!!! AAAAAAHHHHH!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Ordem dos Músicos está uma Desordem?