A Ordem dos Músicos está uma Desordem?

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Sou músico, mas longe de mim ser ortodoxo

A julgar pela veemência com que se defendeu, realmente deve detestar ser taxado de Ortodoxo! Neste caso, não está mais aqui quem falou, meu caro amigo anarquista! :)

Você diz que não é a favor de colocar a música e suas manifestações em uma camisa de força, e que não concorda com a OMB na foma como está hoje, mas que é contra a desregulamentação da profissão. Então elabore um pouco mais essa sua idéia. Como você acha que deveria funcionar a regulamentação da profissão de músico, para que ela ao mesmo tempo funcione, ao contrário da palhaçada que é hoje, mas não coloque a liberdade de expressão em uma camisa de força?

Realmente para nós, brasileiros, é difícil imaginar que esse povo saiba teoria musical, mas eles sabem sim.

Nisso tens razão, é deveras difícil! Os Ramones podem ter feito uma revolução musical, mas e os BackStreetBoys e a Britney Spears? Revolução nenhuma. Sendo bem sincero, não pretendo levar adiante este debate sobre Britney Spears e BSB com você porque me sinto pouco a vontade. Afinal, você é músico e eu não. Você entende de música e eu não. Se você diz que eles entendem tanto assim de música, fica difícil pra mim dizer que você está errado... mesmo assim, é difícil não pensar até que ponto essas figurinhas entendem de música de verdade e até que ponto você não está "forçando a barra" pra fortalecer seu argumento...

Vamos deixar a ingenuidade de lado! Ninguém veio ao trono por acaso!

Mais uma vez tem razão. Realmente ninguém chega ao trono por acaso. Mas muitas vezes (e hoje em dia cada vez mais...) também não chegam lá por mérito, e sim porque os figurões da indústria mexem seus pauzinhos e fazem "aquela produção" pra vender um enlatado qualquer. Você acha mesmo que todo mundo que faz sucesso o faz porque entende muito de música? Agora eu que digo: vamos deixar a ingenuidade de lado!

Abraços!

Leandr oO
Veterano
# dez/05
· votar


Apesar de não estar à vontade, eu resolvi mostrar minha opinião...eu acho que para a música não devia existir nenhum tipo de ordem, devia ser um exemplo da liberdade, pois algumas pessoas escutam ou tocam justamente pra escapar da realidade(onde não existe liberdade...). Tá certo que essas Ordens servem pra que certos "lixos" não cheguem a ser considerados músicos, mas a gente tem que lembrar que cada um deve escutar o que quer, independente de ser ruim ou bom, sem técnica ou com técnica. Essa é minha humilde opinião, não levem a mal se falem alguma besteira, mas todo mundo já foi "newbie" como eu alguma vez :) . Mas falem se concordam ou discordam de mim, plz =) .

squee
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Imagina cara, ta tudo ok

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# dez/05
· votar


Essa OMB tem que acaba, o caos do Capitalismo, é a burocracia estupida e nojenta que estão nos obrigando a aceitar.
Agora ta invadindo a arte, e o certo seria, Arte longe da politica, e eles reclamam quando fazemos apologia ou xingamos os governantes. Morte a OMB, liberdade para a arte e a musica.

minha opinião.

El_Cabong
Veterano
# dez/05 · Editado por: El_Cabong
· votar


Para justificar a existência da OMB "Ordem dos Músicos do Brasil", deveria existir também a "Ordem dos Escultores do Brasil", A "Ordem dos Pintores do Brasil", etc.

Imaginem Pablo Picasso fazendo o teste para receber a carterinha da Ordem dos pintores de seu país pintando um quadro. Aí a banca analisa e diz:
- Você está reprovado!!
- Nâo dá pra entender nada, olhando para estes teus rabiscos.

A arte não pode ser reprimida à padrões pré estabelecidos!!
Ao contrário das profissões técnicas.



Se um músico para gravar e vender um CD tem que ter a carterinha da OMB.
Um pintor para pintar e vender um quadro teria também que ter a carterinha da "OPB".

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Imaginem Pablo Picasso fazendo o teste para receber a carterinha da Ordem dos pintores de seu país pintando um quadro. Aí a banca analisa e diz:
- Você está reprovado!!
- Nâo dá pra entender nada, olhando para estes teus rabiscos.


Assino embaixo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Tem uma questão que eu queria colocar como conhecedor do meio musical aqui do RJ. Muitas das bandas dos anos 80 que começaram na rádio Fluminense FM (A Maldita!), da qual fui colaborador por um curto período de tempo, era formada por rapaziada como nós, que não eram musicos profissionais; daí, ao serem contratados por uma gravadora, a mesma "dava um jeitinho" para que aqueles caras aparecessem "como que por encanto" (se é que entendem) com a carteirinha da OMB.
Abç

veioloko
Veterano
# dez/05
· votar


http://www.globalrock.net

Leandr oO
Veterano
# dez/05
· votar


mauricio luiz boiola

boleterodectba
Veterano
# dez/05
· votar


grande novidade....

REGITROMPA
Veterano
# jan/06
· votar


MEU DEUS QUE TEXTO É ESSE....
ENTREM NO TOPICO TROMPAS E COMPANHIA E DEIXEM SUAS OPINIOES

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


o debate aqui parece que morreu. Pena, estava interessante.

squee
Veterano
# jan/06
· votar


Leandr oO
colabora muito mais pro forum do que o resto do forum junto

dido pessoa
Veterano
# jan/06
· votar


a ordem tem que acabar , os caras que lá trabalham ñ tocam porra nenhuma e querem da uma de proficionais roubamdo nossos dinheiros ,tenha paciência desse jeito ñ dá!

Led_Zeppelin
Veterano
# jan/06
· votar


90 REAIS POR UM CALENDÁRIO!

Paguei a anuidade da carteira de músico (81 reais, pois tinha desconto pra quem pagar em Janeiro), e hoje recebi o "belíssimo" calendário de sempre e um informativo de 20 páginas com a seguinte "matéria" de capa:
"Completam-se 40 anos de luta pela classe musical com Wilson Sandoli"

hahahahahahahahahahahahahahahahaha
Comédia.

O informatrivo não tem NADA de informativo.
São 15 páginas com assinaturas de puxa-sacos do Sandoli parabenizando-o.
E mais duas páginas com sobre o assunto: "Wilson Sandoli recebe homenagem de alunos do curso de música"

Fala sério...

Claudio Natureza
Veterano
# jan/06
· votar


Bero Vidal

cuidado com as ofensas pessoais cara, vc pode ser processado por injúria e difamação.

e tanto a Ordem dos Músicos como a Ordem dos Advogados são dois antros de burocratas que se locupletam junto com seus parentes e amigos às custas do dinheiro dos trabalhadores da área.

ambos são consideradas autarquias, que obrigatóriamente deveriam contratar através de concurso público.

Vc já ouviu falar em concurso pra trabalhar na OAB?

ABRAÇOS.

Grosskopf
Veterano
# jan/06
· votar


Primeiro lugar, fico feliz em ver que ainda existe vida (muito) inteligente neste fórum, pois já fazia algum tempo que não via nada parecido com isso aqui. Mas na minha opinião, acho que a obrigação de ser filiado a ordem que causa o problema, pois a música, assim como qualquer outro tipo de arte, tem obrigação apenas de satisfazer o artista, sendo que qualquer tipo de sucesso (ou não) é uma consequencia. Claro que não é todo mundo que pensa assim, pois muito vivem da música, e não querem saber se o fazem é original e inovador (ou pelo menos se é honesto e de qualidade), mas a culpa disso é tanto do artista quanto do publico, que consomem coisas um tanto repugnantes. Enquanto o país todo estiver na frente da televisão as 21 pra ver "quem-vai-comer-quem", essa sistuação não vai mudar. Por isso seria legal ter algo de filiação voluntária que ajudasse o músico indepentende, talvez uma distribuição de albuns independentes abrangendo todo território nacional, uma biblioteca, promover shows beneficientes, educação musical de graça para pessoas com renda menor. Algo que ajudasse tanto o músico como a seu público. Mas sempre sendo a filiação de carater voluntário e suas eleições sendo democraticas.

Bero Vidal
Veterano
# jan/06
· votar


Claudio Natureza

Em momento algum falei mal de advogados, principalmente no que diz respeito a ofensas pessoasi. Acho que aqui há um diálogo franco e honesto, sem falso moralismo. Infelizmente, não consegui captar qual o seu verdadeiro objetivo em pôr esta mensagem para mim

cuidado com as ofensas pessoais cara, vc pode ser processado por injúria e difamação.

Não citei nome de ninguém durante o transcurso, portanto, não é pessoal. Explanei minhas idéias sobre o tema com base na legislação vigente (leia o início do tópico).

Não me sinto feliz quando alguém diz que eu estou difamando ou ofendendo alguém. É contra minha índole. Receio que você esteja de passagem por este tópico ou não tenha entendido o conteúdo dele, ou talvez até tenha mando esta mensagem para outra poessoa, que não seja eu. Desconsiderarei seu comentário para que possamos seguir adiante com um diálogo engrandecedor para a categoria em questão: Músicos!

Os advogados, ou médicos, ou Ordens, ou Conselhos, que cuidem das suas próprias pernas sem que as alheias precisem manquejar. Aqui neste tópico, o ator principal é o músico, o resto é coadjuvante...

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


Ae, mandando uma opinião meio viajante sobre isso...


Musico sempre foi marginalizado, duvido q os musicos passem a ser bem vistos pela sociedade, e q isso seja visto como profissão realmente.
E num adianta OMB nenhuma, pois os musicos sempre conviveram com essa imagem e nunca tiveram nada q ajudasse.

enquanto na america do norte eles andavam pelados, tocavam no woodstock, queriam paz, amor, e contestar, nós aqui no Brasil tinhamos a jovem guarda, e esses movimentos toscos(não tanto musicalmente) com um bando de rapazes engravatados, de acordo com os padrões da ditadura, e q aceitavam esse tipo de cabresto q é a OMB, de certo...enquanto uns poucos conseguiam meter o pau no governo através de mensagens nas letras, outros faziam uma baita propaganda.

Desculpe se tem mta besteira ai.

Abraço

Grosskopf
Veterano
# fev/06
· votar


enquanto na america do norte eles andavam pelados, tocavam no woodstock, queriam paz, amor, e contestar, nós aqui no Brasil tinhamos a jovem guarda, e esses movimentos toscos(não tanto musicalmente) com um bando de rapazes engravatados, de acordo com os padrões da ditadura, e q aceitavam esse tipo de cabresto q é a OMB, de certo...enquanto uns poucos conseguiam meter o pau no governo através de mensagens nas letras, outros faziam uma baita propaganda.

Falar que as coisas nos EUA são melhores não muda nada, e propaga uma ilusão, podendo chmara de uma falsidade, pois eu sou meio leigo sobre musica brasileira nese período, mas que eu me lembre tinha a Tropicalia, pelo menos um exemplo já temos, e Hendrix e cia. não era nem um pouco bem vistos pelo governo americano, apesar de hoje a imagem que eles tentam passar ser diferente.

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


Grosskopf
justamente, eu sou um cara da paz e tal, quero tocar minha musica e só, mas desde quando musica teve a ver como ordem e politica? com imagem boa pro governo?

tropicalia foi um dos movimentos q foram contra, e esses sim eu aplaudo, mas outros...

Não disse q nos EUA são melhores, eu disse q no Brasil são piores, e isso é diferente.

Abraço

Claudio Natureza
Veterano
# fev/06
· votar


Bero Vidal

cara, eu apenas te avisei que tudo o que vc escreve aqui, sobre o presidente da ordem dos músicos, não sobre os advogados, pode causar problema pra vc.

e eu concordo com vc em número e grau sobre o que vc falou sobre a nossa inoperante ordem dos músicos, que é uma Oab piorada.

na verdade todos esses conselhor são caça níqueis politiqueiros, e a Ordem dos Músicos é a pior, pois a arte não pode ser tolhida por políticos corruptos.

vc já ouviu falar em Ordem dos Pintores? Ordem dos Escultores? Pois é, eles podem exercer sua arte da forma que bem entendem, vender suas obras em qualquer galeria, sem ter que pagar nada a conselho profissional nenhum.

da próxima vez vc lê com mais atenção e vê se não responde com malcriação.

abçs.

eletrosilva
Veterano
# fev/06
· votar


Meu deus e eu pensando que essa desordem dos musicos só rolasse aqui em Teresina.

eletrosilva
Veterano
# fev/06
· votar


precisamos de um plano, deve haver alguma lacuna na lei que possamos usar para desativar os desmandos desses caras.

eletrosilva
Veterano
# fev/06
· votar


•1 A omb (em caixa baixa mesmo) não oferece nem serviço e nos cobra por isso.
•2 não nos proteje de nada e ainda nos impede de execer nossas funções
•3 os contratantes de shows nos pagam o quanto querem não existe tabela
•4 não temos aposentadoria, plano de saúde ou qualquer beneficio estamos pagando pelo que mesmo? para ser impedidos de fazer o que mais gostamos.
Aqui em Teresina só encontramos com os caras quando é pra sermos cobrados.

CaimDark
Veterano
# fev/06
· votar


Bero Vidal
Pô cara, você criou o tópico e sumiu...

vneno
Veterano
# fev/06
· votar


amigos, a dias estou pesquisando novidades sobre a OMB e não acho nada. me informem sobre assuntos novos.

Herr Wirth
Veterano
# fev/06
· votar


Se escreve inCentivo e não "inSentivo". Tá dado o recado.

Bero Vidal
Veterano
# fev/06
· votar


CaimDark

Pô cara, você criou o tópico e sumiu...

Infelizmente, Caim, está dando a impressão de que sou um judas em relação ao assunto. A maioria das pessoas não consegue enxergar necessidade social da música e não está aberto a discussões e aprendizados com pessoas com um pouco mais de experiência. A maioria da molecada aprende a tocar 4 acordes e, com eles, fazem vinte músicas toscas e já acha que é grande músico, melhor do que os que passam vinte anos estudando. Gastar saliva (ou letras) com pessoas assim, não nos leva a nada. Minhas opiniões foram dadas durante o transcurso do fórum. Acredito que a Ordem dos Músicos, como instutuição, é necessária, porém, nós, como músicos responsáveis, devemos acabar com a desordem que lá existe. Achei muito bom este fórum e, no geral, tudo que eu disser a respeito, será uma mera repetição do que eu já disse desde o princípio, quando abri o tópico.

P.S. E ainda temos que engolir opiniões desnecessárias como as do Cláudio Natureza.

Fritz_mkvl
Veterano
# fev/06
· votar


O Cláudio te da um conselho com a melhor da intenções e você ainda reclama. É uma besta mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Ordem dos Músicos está uma Desordem?