A música pode (e deve) conscientizar o povo?

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# nov/05


Considerando o fato de vivermos num país tão carente em matéria de valores éticos, e onde a corrupção , a baixaria, a violência, somadas à miséria e à falta de solidariedade, tornam nossa vida tão ruim, vcs não acham que os letristas deveriam se preocupar em denunciar, protestar, fazer as pessoas pensarem, através de suas músicas?

Ou o negócio é mandar o povo balançar a bunda e que se %¨%$# o mundo?

Mateus N
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Pode, jamais deve! A música pode desempenhar bem este papel, como já o fez mas nunca deve estar restrita a isso.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


Mateus N

mas vc não acha que o momento pede um engajamento maior dos músicos? Afinal, vivemos numa época em que a baixaria das letras, como as do funk por exemplo, que vai da depravação à idolatria de bandidos assassinos, tem contribuido para tornar nossa sociedade cada vez mais violenta e prostituida, e, considerando a grande quantidade de mensagens negativas que o povo recebe, não seria importante o letrista usar seu talento para colaborar com um futuro melhor?

Natibrunet
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Concerteza pode.... quando há um verdadeiro interesse do artista em reevindicar os problemas sociais.. vale muito a pena ele tentar com suas letras abrir a cabeça do povo... Mas daí se tornar um dever n... O artista escreve a musica quando está inspirado e essa inspiraçao pode vim de uma indgnaçao, revolta, angustia ou de outros sentimentos que n estariam diretamente relacionados com os prolemas mundias... Cada um tem seus momentos e tals...

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Isso existe...
Soh que a midia nao se preocupa com isso, e pior, as pessoas tb nao.

Bandas como Sub-existência, Fogo Cruzado, entre outras, estão nessa a quase 20 anos, e nao conseguiram mudar nada.

As letras ATUAIS do Gabriel o pensador, eh de uma inteligência admirável, o cara fala tudo. Mas tb nao consegue mudar nada.

As musicas existem, o que nao exitem eh pessoas capaz de entende-las...

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


Natibrunet

concordo contigo, o artista realmente vive de inspiração, mas, eu sei que quando o artista quer ele direciona isso, e eu tenhgo tentado fazer isso nas últimas letras que fiz, e saiu legal.

não que eu não fale de outras coisas, até de coisas banais, mas acho importante usar o talento para colaborar com um futuro melhor.

Afinal, eu sou contra essa postura atual de só reclamar e não fazer absolutamente nada.

maggie
Veterana
# nov/05
· votar


Mateus N
Pode, jamais deve! A música pode desempenhar bem este papel, como já o fez mas nunca deve estar restrita a isso.

Concordo.
Música é arte, e arte deve ser livre.
Se tiver uma letra que faça pensar, melhor ainda. :)

E de certa forma a música representa o momento cultural no país, é um reflexo e não o início da baixaria. Assim como o RAP representa a comunidade carente, o samba representa o povo que mesmo diante da desgraça consegue sorrir etc.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


asda

acho que vc colocou responsabilidade demais sobre os ombros de uma minoria de músicos, se houvesse 200 caras com a consciência política do Gabriel, a coisa seria diferente.

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
nao entendi.....

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


asda

eu disse que vc mencionou que o Gabriel faz isso e nunca mudou nada, mas ele é uma andorinha só, e o verão precisa de uma pá de andorinha.

Mateus N
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Não, o mundo sempre esteve tão ruim quanto hoje (se visto sob este prisma). Nos livramos de problemas antigos e descobrimos novos. Não vejo nenhum em especial que justifique qualquer mudança de postura dos artistas frente ao mundo. Que cada um faça sua música para o propósito em que acreditar.

maggie
hehehe. E se não tiver tudo bem também =D

Guimoloco
Veterano
# nov/05
· votar


eu acho que a musica pode sim desempenhar esse papel, mas nao deve estar a serviço disso, afinal, não é só a revolta contra os problemas sociais que inspiram um artista. Mas o brasil mesmo tem muitos músicos que se dedicaram a esse papel engajativo, não só o Gabriel (ex: Renato Russo, Chico buarque, Geraldo Vandré, e muitos outros). Na minha opinião a música brasileira teve o seu auge desempenhando esse papel de denúncia.

Sukrillius
Veterano
# nov/05
· votar


Fala sério. Levar a sério as letras do Gabriel, O Pensador é triste

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Ah tah...
Eh eu sei.... mas mesmo assim cara... tem bastante... E sempre existiu.
Mas o problema são as pessoas, que ao inves de prestar atencao nas letras soh sabem bater o peh...

E mesmo que as pessoas tomam consciencia... Nao dah pra fazer nada...
São minoria tb... ......Acho.

Eu acho que falar de bunda, rebolada, fode daqui, fode de lah... eh um desrespeito com a musica, isso pra mim nao eh arte.

Mateus N
Veterano
# nov/05
· votar


Sukrillius
Tem muita coisa boa escrita por ele. É só procurar.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


Sukrillius
Fala sério. Levar a sério as letras do Gabriel, O Pensador é triste

acho ele um ótimo letrista, o cara faz uma crônica bem legal do Brasil.

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Sukrillius
Fala sério. Levar a sério as letras do Gabriel, O Pensador é triste
Vc nao deve conhecer.....

Natibrunet
Veterano
# nov/05
· votar


Fala sério. Levar a sério as letras do Gabriel, O Pensador é triste

putzzz vei... acho q vc só deve ter escutado as letras mais cômicas dele...
se vc procurar se informar um pouco mais e conhecer melhor suas letras e seus trabalhos por ai.. vai perceber q falou merda! O Gabriel eh um puta músico.. e tem letras maravilhosas!

Natibrunet
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza

desculpa.. n pude responder ao q vc falou..

mas eh isso ai.... concordo com o q vc pensa///

RobertSmith
Veterano
# nov/05
· votar


só ela não concientiza ninguém mas ajuda

antoniocgb
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza

tb sou da opinião da musica como arte. Acho que melhor do fazer letras politizadas ou conscientizadoras é fazer alguma coisa do tipo campanha, ação social, judar ou criar uma fundação, etc... senão fica um negocio meio rap... mas não tenho nada contra quem manda a mens na musica...

sei lá... resumindo, o artista pode fazer algo pela sociedade sem necessáriamente utilizar sua arte como canal... nem sei se consegui explicar... que perguntinha mais dificil ein!!! mas é um bom tema pra por em discussão...

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Fazer musicas querendo conscientizar e tal... falar de problemas qe envolve a sociedade... essas coisas... É fácil.

Difícil eh fazer alguma coisa mesmo pra mudar.


O Bono Vox eh um exemplo de que faz de verdade, claro, tah ao alcance dele... Mas ele nao usa isso em suas letras...
As letras do U2 nada falam sobre protestos, eh uma ou outra...
Mas o cara, vaih lah e luta por aquilo que ele acredita, e ele jah fez muita coisa...

Fodasse quem vier dizer que eh marketing da banda.. fodasse...

Carla Andréa
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
vcs não acham que os letristas deveriam se preocupar em denunciar, protestar, fazer as pessoas pensarem, através de suas músicas?

Claro q sim. Da mesma maneira q Chico Buarque, Caetano, Gil, Tom Jobim dentre outros, faziam mesmo estando em épocas de repressão. Sempre conseguiram atingir e fazer com q as pessoas refletissem, até mesmo com letras subliminares. Pois a censura os impediam de expor suas idéias.
Acredito q ainda existem artistas preocupados com essa visão sim.

John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


sim.

VeddeR
Veterano
# nov/05
· votar


Considerando o fato de vivermos num país tão carente em matéria de valores éticos, e onde a corrupção , a baixaria, a violência, somadas à miséria e à falta de solidariedade, tornam nossa vida tão ruim, vcs não acham que os letristas deveriam se preocupar em denunciar, protestar, fazer as pessoas pensarem, através de suas músicas?

Não, não todas. Bad Religion, Rage Against the machine, Rappa e outros são legais, combina o estilo da banda com as letras. Mas agora um Dream Theater, Alice in chains, Radiohead, etc, acho q nao teria nada a ver

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


VeddeR

eu tô falando do Brasil, essas bandas são gringas, exceto o Rappa, que usa a música para concientizar, além de ajudar com grana a alguns projetos.

John Elf
Veterano
# nov/05
· votar


Pode sim. Não vai mudar o mundo, mas já é um começo.

Thio
Veterano
# nov/05
· votar


A música pode e deve conscientizar o povo.

Zandor
Veterano
# nov/05
· votar


Eu bem que gostaria que conscientizar resolvesse alguma coisa, mas respondendo à pergunta do tópico:

Não.

Brunorocker
Veterano
# nov/05
· votar


a musica deve fazer tudo.

conscientizar, divertir, educar, expressar, etc, etc, etc,...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A música pode (e deve) conscientizar o povo?