A música pode (e deve) conscientizar o povo?

Autor Mensagem
Thio
Veterano
# nov/05
· votar


Consciência cósmica. Ela é milagrosa. Um pedacinho a mais de consciência muda muita coisa, sim.

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


Eu acho que a música pode sim. Mas "dever" é muito pesado, pois existem músicas para cada propósito.

O problema é que a grande massa brasileira não ta nem aí pra este estilo de música... Muitos escutam o hip-hop, falando de como é a vida na perferia, mas não fazem nada pra mudar. Os outros estilos que tentar realizar a crítica e tal não são difundidos ao povão, mas não só por que não existe divulgação ou mídia, mas PORQUE NÃO QUEREM OUVIR... Os que mais necessitam dessa "desbanalização" são os próprios que alimentam a Dança da Bundinha, o Bonde do Tigrão, e etc...

Sei lá... Acho q a culpa é das gravadoras... heehehe

Thio
Veterano
# nov/05
· votar


O problema é do povo, que sustenta as gravadoras.

Brunorocker
Veterano
# nov/05
· votar


Thio
O problema é do povo, que sustenta as gravadoras.

verdade.

Sukrillius
Veterano
# nov/05
· votar


Vc nao deve conhecer.....

Já ouvi o Quebra-Cabeça, Nadegas a Declarar e o Seja Você Mesmo. Acho que conheço um pouco pra falar

se vc procurar se informar um pouco mais e conhecer melhor suas letras e seus trabalhos por ai.. vai perceber q falou merda! O Gabriel eh um puta músico.. e tem letras maravilhosas!

"Chega mais que eu tô sentindo que eu não vou me arrepender vem, / Chega bem chegado meu bem, pô / Já tô te secando faz tempo, pô / Você se esconde igual nota de cem"

Linda letra

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


Sukrillius

eu não acho ele um puta músico, nem compraria um cd, mas não é pegando o que o cara fez de pior que vc vai justificar sua opinião.

ele faz boas críticas em suas músicas, ainda que eu ache que falta gente que faça letras de protesto decentes hoje em dia.


eu até fiz umazinha qui, vê se ficou legal:


GUERRA CIVIL

Deflagrou-se o conflito armado
Em pontos isolados
Eles portam arsenal pesado
Em pontos isolados

As pessoas pegam suas coisas e fogem
Só não pensa em sair do inferno quem morre

Eis que ouço o eco de uma rajada
A hora é chegada
Me desculpe, tenho que dizer
Já não sinto que sou desse lugar
Me desculpe, tenho que dizer
Já não sinto que sou desse lugar

Ronco da Motocicleta
o cachorro que late
São as últimas lembranças
De um homem que parte

Perigo em cada esquina, miséria, cocaína
Cidade decadente, menino delinquente
E na televisão, casamento do barão
Ninguém vai escapar, tiro ao alvo no jantar

Ronco da motocicleta
o cachorro que late
São as últimas lembranças
De um homem que parte

(Adeus Rio de Janeiro).

Sukrillius
Veterano
# nov/05
· votar


eu até fiz umazinha qui, vê se ficou legal:

Ficou legal. Pelo menos, vc não escreveu só "tá tudo uma merda, tá tudo uma merda". Acho que vc pode mudar o título e acrescentar alguns versos. Mas, é so um palpite

Mas, qto ao Gabriel, as letras de protesto dele não me convencem. Ainda mais, pq a maioria das outras letras tá no msm nível de um CBJr.

pretty_girl
Veterano
# nov/05
· votar


vcs não acham que os letristas deveriam se preocupar em denunciar, protestar, fazer as pessoas pensarem, através de suas músicas?

claro, na verdade é o que tá faltando.

Sukrillius
bah..nun acho que as letras do Gabriel sejam tao difíceis de ser digeridas. apesar da musica ser ruim, as letras de protesto até que sao bem formuladas..
CBJr já eh apelar ;)

Julia Hardy
Veterano
# nov/05 · Editado por: Julia Hardy
· votar


asda

O Bono Vox eh um exemplo de que faz de verdade, claro, tah ao alcance dele... Mas ele nao usa isso em suas letras...
As letras do U2 nada falam sobre protestos, eh uma ou outra


As musicas mais recentes, mas as mais antigas falam sim, vc que não conhece nada. Inclusive, o U2 desde o inicio da carreira foi engajado politicamente, msm que com o tempo tenha deixado de expressar isso mais diretamente em sua música

Natibrunet
Veterano
# nov/05
· votar


Pátria que me pariu - Gabriel o Pensdor

é antiga.. vc deve conhecer... e reconhecer tbm q a letra tem uma linguagem um pouco diferente do que estamos acostumados no entanto sua mensagem é imediata e retrata muito bem um dos nossos principais problemas!

Uma prostituta chamada Brasil se esqueceu de tomar a pílula e a barriga cresceu
Um bebê não estava nos planos dessa pobre meretriz de dezessete anos
Um aborto era uma fortuna e ela sem dinheiro
Teve que tentar fazer um aborto caseiro
Tomou remédio, tomou cachaça, tomou purgante
Mas a gravidez era cada vez mais flagrante
Aquele filho era pior que uma lombriga
E ela pediu prum mendigo esmurrar sua barriga
E a cada chute que levava o moleque revidava lá de dentro
Aprendeu a ser um feto violento
Um feto forte, escapou da morte
Não se sabe se foi muito azar ou muita sorte
Mais nove meses depois foi encontrado com fome e com frio,
Abandonado num terreno baldio
Pátria que me pariu! Quem foi a pátria que me pariu!?
A criança é a cara dos pais, mas não tem pai nem mãe
Então qual é a cara da criança?
A cara do perdão ou da vingança?
Será a cara do desespero ou da esperança?
Num futuro melhor, um emprego, um lar
Sinal vermelho, não da tempo pra sonhar
Vendendo bala, chiclete...
Num fecha o vidro que eu num sou pivete
Eu não vou virar ladrão se você me der um leite, um pão, um vídeo game e uma televisão
Uma chuteira e uma camisa do Mengão
Pra eu jogar na seleção, que nem o Ronaldinho
Vou pra copa, vou pra Europa...
Coitadinho! Acorda moleque! Cê num tem futuro!
Seu time não tem nada a perder
E o jogo é duro! Você não tem defesa, então ataca!
Pra não sair de maca
Chega de bancar o babaca!
Eu não aguento mais dar murro em ponta de faca
E tudo o que eu tenho é uma faca na mão
Agora eu quero o queijo. Cadê?
To cansado de apanhar. Tá na hora de bater!
Pátria que me pariu!
Quem foi a pátria que me pariu!?
Mostra tua cara, moleque! Devia tá na escola
Mas tá cheirando cola, fumando um beck
Vendendo brizola e crack
Nunca joga bola mas tá sempre no ataque
Pistola na mão, moleque sangue bom
E melhor correr porque lá vem o camburão
É matar ou morrer! São quatro contra um!
Eu me rendo! Bum! Clá! Clá! Bum! Bum! Bum!
Boi ,boi, boi da cara preta, pega essa criança com um tiro de escopeta
Calibre doze na cara do Brasil
Idade: catorze; estado civil: morto
Demorou, mais essa pátria mãe gentil conseguiu realizar o aborto.


as letras deles.. sao d+ eu sinceramente me emociono....

leiam essa aqui.. eh mto grande n vou postar

http://gabriel-o-pensador.letras.terra.com.br/letras/136995/

Leandr oO
Veterano
# nov/05
· votar


musicas lindinhas saum inuteis pra mim
pouca gente presta atençao em letras de musica, a maioria escuta apenas pra dançar, to certo ou errado? na minha opiniao, letras bunitinhas, moldadas naum servem pra nada, o kra tem que conscientizar de alguma forma mais direta

Leandr oO
Veterano
# nov/05
· votar


Natibrunet
po nati, a galera reclama que o povo naum tem acesso e talz...mas o kra colocando poesia em letras de musica vai eh continuar na msma, mta gente naum tem senso de interpretaçao

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


Leandr oO
musicas lindinhas saum inuteis pra mim
pouca gente presta atençao em letras de musica, a maioria escuta apenas pra dançar, to certo ou errado? na minha opiniao, letras bunitinhas, moldadas naum servem pra nada, o kra tem que conscientizar de alguma forma mais direta


eu discordo totalmente de vc.

a primeira coisa que o povão observa numa música é a letra, seja a música do estilo "dançante" ou não.

e pra mim ela pode servir para conscientizar sim, e conjugando-se isso com umas postura politizada dos componentes da banda e com ação social, o trabalho se engrandece.

e o ideal é fazer letras que sejam facilmente compreensíveis, ainda que carreguem um duplo sentido.
um abç.

MacCa
Veterano
# nov/05
· votar


Eu não acho que seja um dever...é opção...o artista denuncia o que quiser, de maneira subjetiva não se esqueça. Ele se expressa, e não quer dizer que está certo ou errado...escrevo sobre o qu ebem entendo, e não devo explicações a ninguém, só não vou ficar sendo partidário de ninguém ou ficar fazendo panfletagem, isso é ridículo...gosto de contar histórias divertidas, ou românticas (ou um divertido romance), ou tristes, com temas mais sofisticados como pano de fundo...utilizo-me de vestígios e etc, não gosto nem de ser extremamente direto, nem de ser obscuro, apenas de dizer allgo de uma maneira inteligente.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


MacCa

Discordo de vc.
Ridículo é a pessoa ver o país que nasceu do jeito que está o nosso e se fechar um mundinho só seu e não buscar colaborar de alguma forma para melhorar as coisas.

uma letra que serve para conscientizar um cidadão sobre seus direitos e deveres, vale mil vezes mais que uma poesia cheia de sacanagem que não vai ser entendida por ninguém.

um abç.
UM ABÇ.

MacCa
Veterano
# nov/05
· votar


Não muda nada...por mais que o pessoal entenda e fique emocionado, você sai na rua e já fica puto com vagabundo querendo te sacanear. Não adianta nada querer mudar se o foco do problema acha que se ficar sentado olhando pro céu as oportunidades aparecem...sem contar que tá cehio de hipócrita por aí, e gente com outros interesses em jogo. Se o povo vai ao poder, o povo mete a mão também, acham que não? Que todos do povo são honestos...por mais trabalhadores que sejam, tem muitos por aí que falam de boca cheia do mensalão, mas oferecem propina à polícia, cometem irregularidades fiscais e etc...afinal de contas, tanta burocracia corrompe qualquer um. É tanta coisa, que o cara fica de saco cheio de se justificar e ser enrolado, de não botarem fé nele (com razào, pois tem muito safado por aí, não dá pra ficar rastreando todos)...a história da humanidade nos mostra isso, sempre que outra classe ascende ao poder, dá os mesmos rolos...vide revolução russa, francesa, e etc...

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


MacCa

que pessimismo é esse cara? vc não pode julgar todo mundo sem permitir que as pessoas se defendam.

quer dizer que se vc estivesse no poder seria corrupto e safado como esses que estão ai?

MacCa
Veterano
# nov/05
· votar


Por isso que eu acho essa necessiadade de se informar sobre tudo e todos na política uma banalidade...não quero saber o nome dos bois, só o que aconteceu...tantos já fizeram igual, durante séculos...não acho política coisa de intelectual, esses vestibulares de merda ficam jogando essa idéia na cabeça da molecada...
Acho que chega até a ser fútil, as vezes...

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


MacCa

Cara, se a gente já conseguiu derrubar uma ditadura assassina com ajuda da arte, porqe não conseguiríamos derrubar os corruptos com a ajuda dela?

essa postura derrotista só serve para manter as coisas como estão.

MacCa
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza

Não cara, eu não preciso disso, além do que, a culpa me corroeria...mas, como servidor público, sei muito bem o que é ficar de saco cheio de tanta burocracia só pra comprar uma mísera caneta, por exemplo...

MacCa
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza

Pois é, mas o meu ponto é outro. Conseguimos, sim, quantas vezes forem necessárias. Mas, conforme a história nos mostra, não é característica de rico ou pobre ser corrupto, tanto qu etem muito pobre tão corrupto quanto um rico, só não faz falcatruas na mesma proporção...
O que eu disse sobre minhas letras é que gosto de abordar temas diferentes, mas contando história, que nem filmes (vide Dr. Jivago, um grande romance com a revolução russa como pano de fundo)...algo inteligente, que pode soar até irônico e etc... o Chico buarque tinha esse mesmo cinismo, as vezes

Mailan Gabriel Stahnke Moraes
Veterano
# nov/05
· votar


a música pode conscientizar quem presta atenção nas letras e sabe refletir um pouco sobre a mensagem passada...infelizmente a maior parcela do povo brasileiro não se encaixa nesse lado...

estamos num país em que para os políticos não é mto vantajoso ter um povo q saiba pensar, até por isso a educação não é levada à sério aki...

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Considerando o fato de vivermos num país tão carente em matéria de valores éticos, e onde a corrupção , a baixaria, a violência, somadas à miséria e à falta de solidariedade, tornam nossa vida tão ruim, vcs não acham que os letristas deveriam se preocupar em denunciar, protestar, fazer as pessoas pensarem, através de suas músicas?

As coisas hoje em dia não funcionam como na época do Chico Buarque.
Enquanto o brasileiro tem computador, água e comida na mesa, num tá nem aí pra nada de política e violência.

Por exemplo, no protesto que teve em Brasília quando o Bush veio.
Eu não pude ir porque as escolas estavam tendo aulas. Na Argentina, todos os estabelecimentos se fechariam só pra todo mundo ir nas ruas protestarem. Fiquei puto, só num matei aula porque tinha 2 provas.
Aí o protesto em Brasília teve pouca participação das pessoas, além disso ficaram com a imagem manchada, eu mesmo escutei da boca do William Bonner "Vândalos emporcalham a cidade de Brasília". Mas sabe o que tinha acontecido? Pessoas de classe média estavam escrevendo nas paredes "Bush Assassino" "Yankees Go Home", essas coisas.

Resumindo, os que protestaram ficaram com a imagem manchada e os que não protestaram num tavam nem aí. Esse é o retrato da sociedadezinha conformista do Brasil. Aliás, nem acho que possa ser chamada de sociedade, a melhor palavra seria "massa".
Agora, voltando ao assunto das letras, seria muito interessante, mas com jabás da vida optando por musiquinhas clichês, a divulgação de músicas com letras de protesto seria mínima. O máximo que divulgam é os Titãs chamando os políticos de filhos da puta e corruptos, coisa que todo mundo tá cansado de saber.

Enfim, é uma ótima idéia, mas não funcionaria no Brasil.

tulia
Veterano
# nov/05
· votar


Considerando o fato de vivermos num país tão carente em matéria de valores éticos, e onde a corrupção , a baixaria, a violência, somadas à miséria e à falta de solidariedade, tornam nossa vida tão ruim, vcs não acham que os letristas deveriam se preocupar em denunciar, protestar, fazer as pessoas pensarem, através de suas músicas?

Ou o negócio é mandar o povo balançar a bunda e que se %¨%$# o mundo?

[i][/i]

Pois é claudio, um pesquisa revelou q quando tudo vai bem na sociedade as musicas que o povo curte sao de "baixo teor cultural" essas baladinhas sem nocao, mais quando as coisas nao vao muito bem ganham importancia musicas que evocam valores, mudancas e revolucoes

Mais, parece que ha uma conspiracao global de pessoas que tao poco se %$#$##$ e ainda fazem musica para que mais um bando fique sem nocao

Sam
Moderador
# nov/05
· votar


Na minha opinião, música, tv, etc, não têm obrigações sociais. Mas é claro que fazê-lo é muito bom prá todo mundo, inclusive prás empresas/músicos.

- Marketing Social

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# nov/05
· votar


eua cho que musica pode ser um meio para isso sim, mas como o sam disse ( odeio concordar com moderadores :P ) não tem obrigação de fazer isto...... o grande barato da musica é o que ela faz vc sentir

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Pode?
Acho que não, pelo menos não muito.

Deve?
Não, mas se for o objetivo do artista não a problema algum.

Eu sou mais manter a música separada e tomar atitudes do tipo: Shows beneficientes, doações, etc..

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Fritz_mkvl

eu acho que fazer shows beneficentes é pouco, a música tem um poder muito grande de conscientizar, e isso já rolou no Brasil, pois os músicos foram de grande importância contra a ditadura, eles conseguiam driblar a censura, mesmo que fosse através de metáforas, e colaboraram com a conscientização da massa contra os militares.

Eu acho que é a hora de fazer o mesmo com relação aos políticos.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


minha ideologia hoje é:

Não vote em políticos, procure alguém que trabalhe para representá-lo.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Na ditadura teve um papel bem importante mesmo.

Mas pra minha banda não daria muito certo, na minha concepção Hard Rock tem que ser sobre mulheres, carros e cerveja, acho que o tema político não combina com estilo. Mas com outros da certo, e muito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A música pode (e deve) conscientizar o povo?