Autor |
Mensagem |
stratopeido Veterano |
# nov/05
Por favor me recomendem musicas, e nomes de viola caipira, agradeço desde já.
bjos
|
angus junior 2 Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
a coisa ta feia-tiao carrero e pardinho
essa eh foda
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
Viola caipira eh um instrumento q está entrando em desuso, eh uma pena...
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
o pior e q é um instrumento com um timbre incrivel
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
eh msm. eu twnho uma guitar player antiga q mostrava um cara q tocava viola com captação midi(!)
|
Fritz_mkvl Veterano |
# nov/05
· votar
Se não fossem pelos vocais eu conseguiria ouvir mais coisas do tipo.
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
O sonho do meu pai eh me ver tocar uma viola alguem sabe uma boa e beeeeeeem barata para ele comprar, tipo uma rozini, giannini estudo saca?
|
squee Veterano |
# nov/05
· votar
eu gosto do som da viola caipira
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
squee
eh legal
|
fernando tecladista Veterano |
# nov/05
· votar
uma vez escutei umas instrumentais do almir sater, tinha até uns blues
|
antoniocgb Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
começe com Tião Carreiro... Não me atrevo a falar mal do Almir Sater mas se quer conhecer a sonoridade real da viola caipira, não é uma boa... ele é meio pop... o som dele é praticamente mpb...
Atum Bluesman
tá não... em São Paulo tem pelo menos 2 clubes de viola caipira(que eu conheço) fora o curso, se não me engano na ULM.... só pra comentar, roubaram o carro do meu tio e a viola dele tava dentro... malditos!
de vez em nunca eu vou num desses clubes de viola e as vezes aparece algum violeiro "virtuose" e faz uns solos que dá gosto de ver e ouvir... mas a maioria dos violeios vai em dupla ou grupo tocar modas de viola...
enfim, instrumento de sonoridade incrivel e para os guitarristas, muito interessante de ver a técnica dos bons violeiros...
|
Thio Veterano |
# nov/05
· votar
"nova realidade quadridimensional"?
Pra mim, ela sempre foi polidimensional.
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
antoniocgb
o grande problema desse instrumento eh a imagem q ele passa, de pessoas q só sabem tocar 2 acordes e fikam rimando saca? e isso ñ eh verdade.
|
antoniocgb Veterano |
# nov/05
· votar
Atum Bluesman
realmente... aliás, as afinações(tem mais de uma) sempre dão um acorde com todas as cordas soltas para ficar mais facil ainda para o violeiro... mas essa imagem é errada mesmo, se a pessoa se interessar e pesquisar, vai achar bastante coisa boa! incluindo alguns "virtuoses" do instrumento...
a propósito, tú és mesmo um bluesman? qual a maior influencia do seu estilo? texas blues ou delta blues ou mistureba total??(sem querer desvirtuar o tópico..rsrs)
|
echo Veterano |
# nov/05
· votar
A viola vai muito bem. Tem muita gente boa tocando independentemente do conceito "sertanejo". Procurem ouvir Ivan Vilela, Paulo Freire, Roberto Correa, Ricardo Vignini (da banda Matuto Moderno) sem falar nos da "velha guarda" como o Renato andrade (talvez o melhor deles). Viola é muito legal.
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
antoniocgb
cara curto de tudo, mas no momento estou + no Delta blues. Desde robert Johnson até Elmore James.
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
echo
para mim a viola ñ precisa fikar presa na musica caipira, a viola tem q virar + "ecletica" para ñ entrar em desuso.
|
echo Veterano |
# nov/05
· votar
Exatamente Atum. Procure ouvir esses caras que citei pois todos eles fogem da abordagem mais tradicional da viola. O Ivan é muito legal, mesclando coisas quase progressivas. Teve um evento no ano passado num SESC em SP onde rolaram encontros entre violeiros e guitarristas. Foi demais. O Ivan tocou com o Andreas Kisser. O Roberto Correa tocou com o Pepeu Gomes. O Heraldo do MOnte tocou com o Sergio Dias... Muito bom.
|
antoniocgb Veterano |
# nov/05 · Editado por: antoniocgb
· votar
echo
Car****!! Tem coisas que era melhor nem saber que aconteceu.... será que existem gravações deste evento??? Uma pena eu não ter ficado sabendo na época... Sorte de quem pode ver!!
a viola caipira é um instrumento que está aí pra ser explorado pelos novos musicos!! sem menosprezar a escola antiga, é claro...
|
echo Veterano |
# nov/05
· votar
http://www.entrecantos.com/comofoivioleiros.htm
http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?ParamEnd=1&IDCateg oria=3029
|
Atum Bluesman Veterano |
# nov/05
· votar
Alguem sabe uma boa marca de viola para começar mas q de para levar por um bom tempo? ñ muito cara por favor.
|
maurice Veterano |
# jan/06
· votar
Isso. Que viola razoável seria boa? Quais marcas?
|
maurice Veterano |
# jan/06
· votar
Sobe. E modelos...?
|
maurice Veterano |
# jan/06
· votar
sobe
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# jan/06
· votar
stratopeido
Tipos de violas eu posso citar a viola de coxo e a caipira...sendo a de coxo feita em uma unica peça com um tampo da mesma madeira, as cordas feitas com tripas de animais e os trastes, geralmente 4, sao barbantes comuns, a caipira eh bem acinturada e até bem pouco tempo atras feitas apenas por encomendas, com os luthiers, a pouco tempo estao sendo industrializadas por duas marcas a Rozzini e a Giannini, por sinal muito boa...
Músicas...na minha opinião estao divididas em duas épocas...a velha guarda se pudermos chamar assim onde um dos maiores expoentes era o mestre Tião Carreiro, e a viola moderna, da qual exitem nomes já famosos como Almir Sater, Mazinho Quevedo, Roberto Corrêa a maior autoridade em viola, um grande pesquisador o primeiro a fazer um livro com a história da viola, sua origem, tipos, afinações, levadas, toadas ...
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# jan/06
· votar
maurice
Atum Bluesman
eu tenho uma giannini do modelo caipira...eh mais acinturada, tem um preço muito bom (deve estar por volta de 350 conto) bom acabamento, sem contar o visual! vc fica parecendo um caipira da viola mesmo!!
a Rozzini tb tem um modelo semelhante, mas as q testei não tinham uma qualidade muito boa, inclusive sonora!
qqer duvida...estou ae!!
|
Brunorocker Veterano |
# jan/06
· votar
po, eu ja vi um show, aki na minha cidade, de um tal de "Pescuma, Henrique e Claudinho",
ñ sei qual deles é o violeiro, mas o kra arrebenta.. eu não sei qual o nome da tecnica que eles usam, mas o kra mandava bem..
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# jan/06
· votar
stratopeido
tu tah tocando viola?
|
Jason Veterano |
# jan/06
· votar
Tião Carrero e Pardinho:
pagode do 9 - 9
o mineiro e o italiano
...
(putz, meu pai tem todos os cds eu só lembrei de nome essas 2 =/ )
|
Alexandre Souza Veterano |
# jan/06
· votar
a finada Helena Meireles \o/
|