Viola caipira

    Autor Mensagem
    Rey
    Veterano
    # nov/03


    Olá pessoal!!! Sou novo no fórum e um grande apreciador da m´sica caipira. Hoje fui numa apresentação do Roberto Corrêa e do Paulo Freire. O que vocês acham deles?
    Que tal começarmos a falar um pouco de viola?

    Rey

    Rey
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Duplicado, pode apagar!!!

    PowerGuidoPhodao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Rey
    sei lah, nunca ouvi falar deles, eu td so chegada em sertanejo, acho loco tiaum carrero, sergio reis, e etc...
    sertanejo comanda, e a viola tb!

    Grow
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    viola é mto foda

    Rey
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    scorpion_na_guitarra
    Eu sou novo no fórum e não sei como apagar o tópico todo...

    PowerGuidoPhodao
    Tião Carreiro foi o fera no chamado Pagode de Viola, tem músicas dele que são muito loucas mesmo. O Sérgio Reis, na minha opinião só pegou os sucessos já consagrados e colocou em arranjos modernos, sem usar, ou usando muito pouco, a riqueza da viola. Se você quer ter uma referência boa, procure no Kazaa ou e-mule algumas músicas do Zé Mulato, esse cara, hoje em dia, leva a musíca caipira nas costas, junto com o seu irmão, na dupla Zé Mulato e Cassiano.
    E hoje em dia já se faz uma diferenciação entre sertanejo e caipira, veja:
    sertanejo->Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano...
    Caipira-> Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco...

    Grow
    Realmente, tocar viola é complicado, ainda mais pra mim, que parece que só tenho dois dedos na mão direita!!!
    Minha viola está afinada em D, uma afinação chamada Cebolão.

    Pra terminar, a apresentação dos caras durou quase 3 horas, muita música boa, muita música tradicional e muita música diferente. Eles mereciam muito mais destaque na mídia, mas como eles não dançam no palco e não levam dancarinas loiras, acabam ficando desconhecidos do grande público.

    Um abraço!!

    Rey

    NeGrEsCo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eu tenhu uma viola =PP

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Cara a viola é um grande instrumento que envolve todo um mistério em volta dela devido até ao número de afinações e tudo mais... Eu sou um grande fã da música sertaneja e principalmente a instrumental, recomendo a vcs o Renato Andrade... Comprei um cd dele esses dias e adorei...
    Rey
    Vc encontrou um cara para falar de viola e de música sertaneja...

    niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eu vi um cara fera na viola na tv senado pou foi camara ! pena q num lembro o nome!

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Acho que eu tb vi... Era Pereira da Viola????

    Rey
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eduardo Ardanuy
    O Renato de Andrade é sensacional!! Tem um estilo só dele de tocar e um conhecimento musical muito grande. Ele começou a tocar violino, mas depois que conheceu a viola não largou mais. Outros grandes violeiros de hoje são: Ivan Vilela, Paçoca, Braz da Viola, Zé Mulato, entre outros que eu não lembro agora. O que esse pessoal todo está fazendo é resgatar a cultura que estava quase perdida nesse novo mundo da música "sertaneja"!

    E se é pra falar de viola, é só avisar!!!

    Um abraço!!

    Rey

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Rey
    Paçoca, Braz da Viola, Zé Mulato
    Esses três aqui eu conheço... E gosto muito... Mas eu conheço vários tb... Eu admiro bastante o Almir Sater...
    Bom é isso ae... Qualquer coisa, alcirzf@hotmail.com
    Um abraço...

    Black
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    puts deve ser fo** tocar viola... eu aplaudo quem toca...
    pra falar verdade nunca tentei... talvez num é tão dificil assim....
    Quem aí já tocou viola??

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Black
    Eu já toquei... Meu avô tem uma e eu tentei brincar...
    É muito difícil... Quem fala que é difícil tocar guitarra deveria tocar viola... Mas mesmo assim pretendo comprar uma mesmo que seja bem ruinzinha...

    Rey
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: Rey
    · votar


    Black
    Eu tô tentando aprender a tocar viola já faz aljguns anos, e só não aprendo porque não dá pra conciliar meus estudos, meu trabalho e a música.É difícil, mas tem certas afinções que facilitam a vida do violeiro. A Cebolão, por exemplo, é conhecida pela turma do violão e guitarra como a OPEN D, a única diferença é que na viola não existe a sexta corda, portanto tira-se o D mais grave, além das cordas serem duplas, os dois primeiros pares em uníssono(em cada par) e os três últimos afinados em oitava, assim:

    <pre>
    d------------------------------------------------------
    d------------------------------------------------------

    a------------------------------------------------------
    a------------------------------------------------------

    F#-----------------------------------------------------
    f#-----------------------------------------------------

    D------------------------------------------------------
    d------------------------------------------------------

    A------------------------------------------------------
    a------------------------------------------------------

    </pre>

    Eduardo Ardanuy
    Espero que você compre lçogo a sua viola, mas uma dica: compre uma viola legal, pois da mesma forma que uma guitarra ruim tira o tesão de tocar, com a viola é pior, já que existem muito mais obstáculos pra se aprender atocar viola do que pra aprender a tocar guitarra. E se a viola atrapalhar, você vai pagar todos os seus pecados com ela...

    Raphael Oliveira
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Faz parte da cultura, principalmente no interior. Infelizmente esteja sendo esquecida.

    Black
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Rey
    cara tem um amigo meu q curte uma viola... ele me disse q vai comprar uma... vou ver se consigo tocar a dele depois q ele comprar... he he he

    Raphael Oliveira
    cara já imaginou q maravilha se as musicas da midia brasileira fossem apenas caipira??? pra mim seria muito melhor do que esses pagodes de mer** :P "pagode nem morto"
    mas infelizmente é como o nosso amigo falou:

    Eles mereciam muito mais destaque na mídia, mas como eles não dançam no palco e não levam dancarinas loiras, acabam ficando desconhecidos do grande público.

    quando será q a midia irá apresentar musica de verdade??? e não apenas batuques...

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Rey
    Valeu pelas dicas... Vou ver se acho uma viola razoável quando tiver uma grana... Acho o som dela muito lindo... Com cara de Brasil... Me enfurece ouvir o povo que bota a MPB lá em cima esmerilhar a música sertaneja... Fazer o que né??? Quem tem mais dinheiro??? Mais patrocínio???
    Esse é o meu país!!!!!

    Rey
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eduardo Ardanuy
    Aqui em Curitiba tem alguns lugares que ensinam a tocar viola, e a viola faz parte da Oficina de Música, que acontece aqui todo ano, em janeiro. Já toquei em duas delas, até que direitinho...

    Black Eduardo Ardanuy
    A minha viola é da marca Pompeo, não sei se tem por aí, mas eu gostei muito dela, é pequena, macia pra tocar, uma belezinha!!!

    Um abraço!!

    Rey

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Rey
    Valeu de novo cara...
    Aliás, um recado... Como eu infelizmente fui demitido ontem, o contato pelo fórum vai ser mais tardio...
    Então, qualquer coisa manda e-mail mesmo no endereço que eu passei acima...
    Abraço!!!!

    Rey
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eduardo Ardanuy

    Beleza, vou escrever!!!

    niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eduardo Ardanuy
    eh acho q era ele mesmo! pereira da viola! q fez um congresso dos violeiros num seei aonde! tocou umas musicas c percussaum ao mesmo tempo etc! era um moreno escuro com um cabelo c trancinha se na7um me engano!

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    niredsystalironledfloyd
    Era ele mesmo então... A percussão que ele fazia no tampo da viola era impressionante mesmo...

    maggie
    Veterana
    # dez/03
    · votar


    Up!

    Quanto está custando uma viola em média??

    O que acham destas:
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=14647673
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=13439535
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=13396009

    maggie
    Veterana
    # dez/03 · Editado por: maggie
    · votar


    .

    maggie
    Veterana
    # dez/03 · Editado por: maggie
    · votar


    .

    Rey
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    maggie
    Olá maggie!

    Como no caso das guitarras, fuja das Tonante. Foi a primeira que eu tive, como viola era horrível, muito grande. Depois que a transformei num violão, até que melhorou um pouco..

    As violas Rozini tem uma certa fama, nunca toquei em uma, mas pelo que eu pude ver no site, a produção é feita de uma maneira muito mais cuidadosa do que as Tonante.

    A minha viola é uma Pompeo, elétrica, muito boa. Mas como todo instrumento de corda com trastes, a viola, como é vendida nas lojas, não afina. É preciso fazer a entonação no rastilho, o que pode prejudicar a captação.

    O preço de uma boa viola industrial é mais ou menos o preço de uma Rozini, se vc optar por ela, pegue a mais acinturada, tem mais cara de viola!!! E se precisar de dicas sobre o instrumento, meu ICQ é 22841963

    coroa legal
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Vamos reviver em pleno 2011 a VIOLA CAIPIRA ? Temos de diversas marcas: Rozini, Giannini,Hofma, etc. E as feitas pelos luthiers. É um rico e maravilhoso instrumento musical. Ela pode tocar da musica sertaneja a Chopin. Pode-se afiná-la de muitas maneiras diferentes: cebolão em Mi, em Ré, Boiadeira, Rio Abaixo, Rio acima, natural(como violão), etc. Temos até cordas importadas para a Viola Caipira. Temos Giannini e outras, muito boas. Vale a pena tocar viola caipira.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viola caipira