viola caipira ou viola erudita ?

    Autor Mensagem
    pablo guibérrtô
    Veterano
    # set/08


    A noticia tá um pouco atrasada http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/o-lado-b-da-noticia/notici as/61/ mas como so tomei conhecimento hj imaginei q muitos aki tbm ainda não tinham conhecimento intaum resolvi criar o topico pra seguinte pergunta:
    Sera q um musico formado em universidade tera necessariamente mais gabarito em viola caipira do q akele q aprendeu no campo
    obs: entenda campo equivalente à zona rural, interior, roça e todos os ambientes onde a viola caipira é maravilhosamente tocada.

    Byzkoitu
    Veterano
    # set/08
    · votar


    depende do Felling de cada um acho, não da pra saber realmente =/

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/08
    · votar


    São duas escolas diferentes e cada um vai se dar melhor na sua praia, assim como violão clássico e popular. E tem o lance de "quem" toca, e o quanto se dedica, que é o principal...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    pablo guibérrtô
    universidade tera necessariamente mais gabarito em viola caipira do q akele q aprendeu no campo

    Se o músico se formar em unversidade, ele não terá necessariamente, mais "gabarito" mas terá que ter obrigatóriamente. Eu já dei (ainda tenho vários alunos) aulas para muitos violeiros que aprenderam sozinhos ou com os pais, o limite deles é bem curto, porque não conhecem nenhuma teória, as vezes nem sabem o nome dos acordes que estão fazendo (quase sempre) então o instrumento fica sem recursos, o violeiro fica limitado pela falta de conhecimento teórico.
    Mas a forma com que tocam, o som que eles conseguem tirar da viola, universidade nenhuma vai conseguir ensinar. Eu já aprendí muita coisa de viola, dando aula de viola. O que as pessoas chamam de "manha" esses violeiros tem de sobra. E violeiro não gosta de ser chamado de músico, gostam de ser chamado de violeiro.
    Um abraço

    d3niz3
    Veterano
    # set/12 · Editado por: d3niz3
    · votar


    Estou tendo aulas de toque de Viola Machete com 3 violeiros, um é etnomusicólogo, um é músico e pesquisador de viola machete e o outro é violeiro autodidata. Os 3 tocam maravilhosamente bem a diferença é que os que estudaram música em universidade tem as " manhas" das técnicas, nomes e formas de afinação ou seja, uma boa teoria, já o violeiro autodidata toca desde os 8 anos #TocaMuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, sabe as técnicas mas não tem as manhas de "passar" a teoria! Acho que essa é a única diferença, pq tocando os 3 dão um Show!
    Dá uma olhada na Viola Machete que estou construindo
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/287883/#8468272

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a viola caipira ou viola erudita ?