Albuns Conseituais: besteirol ou criatividade?

Autor Mensagem
skyzitty
Veterano
# nov/05


Há tempos, os bandas de Heavy Metal lançam álbuns baseados em personagens reais e em suas histórias. Outras lançam álbuns baseados em obras de autores consagragrados. Os exemplos mais atuais são o Temple of Sahdows, Exelente álbum do Angra, que narra a história de "Sahdow HUnter", cavaleiro que desafiou a Igreja e foi morto. Há também o igualmente bemThe Black Halo,do Kamelot, baseado na obra"Fausto", ohomem que vendeu a alma ao diabo para poder viver mais e conquistar a mulher que amava. O Blind Guardian lança seus álbuns baseados na trilogia O senhor dos Anéis. E o Rhapsody, banda seguidora do Blind, criou seu próprio universo fantástico para fazer suas letras.
Esta é a perguntaque lhes faço: seria tudo isto relevente ou perda de tempo? Angra, Kamelot, Blind Guardian e Rhapsody são excelentes bandas na minha humilde opinião. Mas as letras, quase sempre baseadas nas obras ou histórias utilizadas na produção do álbum, passam a ser totalmente sem sentido para a galera que não conhece a fonte da letra e mais- que naum está nemaí para histórias conceitos filosoficos. Eu acho estas idéias maneiras. Mas e vcs: o que acham?

Senhor Marine
Veterano
# nov/05
· votar


Besteirol!? Tá maluco!? Vai ouvir The Wall, Tommy, Sgt. Pepper's, Pet Sounds...

anjo
Veterano
# nov/05
· votar


Depende de quem faz, se for o iron eh criatividade, se for o zeca pagodinho eh besteirol :)

Senhor Marine
Veterano
# nov/05
· votar


anjo

Depende de quem faz, se for o iron eh criatividade, se for o zeca pagodinho eh besteirol :)

Zeca Pagodinho não tem essa capacidade.

anjo
Veterano
# nov/05
· votar


Senhor Marine
huahauhuauhahu, msn

Senhor Marine
Veterano
# nov/05
· votar


anjo

Só bandas como Pink Floyd, The Who, Beatles, Beach Boys... Privilégio de poucos.

skyzitty
Veterano
# nov/05
· votar


Senhor Marine
Zeca Pagodinho não tem essa capacidade.

Claro que sim! Ele poderia lançar um álbum sobre a história do cara que criou a cachaça! Seria o maior sucesso!

Senhor Marine
Veterano
# nov/05
· votar


Claro que sim! Ele poderia lançar um álbum sobre a história do cara que criou a cachaça! Seria o maior sucesso!

Claro que sim... não tinha pensado nisso.

Hurin V
Veterano
# nov/05
· votar


skyzitty
As histórias do Angra e do Kamelot são até legais. do Blind eu gosto porque sou fã de Tolkien.

Já Rhapsody...

Digao
Veterano
# nov/05
· votar


depende do q eles tem a dizer e como dizem...

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Adoro.
Só acho que quem não sabe inglês se fode.
E inclusive, mtas pessoas acabam criando gosto pelo inglês por causa do Metal e tal.
Mas isso de certa forma é ruim, pois acaba com a cultura nacional. E aqui estamos, incentivando esse processo :]

John Elf
Veterano
# nov/05
· votar


Criatividade

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/05
· votar


Eu acho muito legal se basear em alguma coisa para fazer uma outra coisa enorme em volta dela

StoneColdDead
Veterano
# nov/05
· votar


que naum está nemaí para histórias conceitos filosoficos.
desde qndo rapshody tem isso

eu acho legal albuns conceituais...mas prefiro os de rock progressivo, o do angra eh legalzinho, o rebirth eh meo fraco, do kamelot nao conheço mas talvez de uma olhada, ja rapshody e blindguardian......

Claro que sim! Ele poderia lançar um álbum sobre a história do cara que criou a cachaça! Seria o maior sucesso!
nao boa...dependendo de como fosse trabalhado seria mil vezes melhor q lancar tres albuns falando sobre elfos, sem objetivo nenhum.....

pacman jp
Veterano
# nov/05
· votar


skyzitty
Mas as letras, quase sempre baseadas nas obras ou histórias utilizadas na produção do álbum, passam a ser totalmente sem sentido para a galera que não conhece a fonte da letra e mais- que naum está nemaí para histórias conceitos filosoficos.

é...dependendo desses, evanescense e slipknot continuam fazendo sucesso...
musica num é so barulho arrumado...é letra tbm
qm se interessa e traduz as letras ou pega suas traduçoes na net,
encontra sentido... pq se interressa...
se o cara nuum se liga, num adianta nada cantar em portugues,
musicas de monossilabos, com legenda no encarte,
q ele num intende nada assim mesmo...

este estilo é bom, pois assim estimula ao pessoal ouvir o album todo, naum so a baladinha do meio, ou baixar uma musiquinha so do disco...
tbm força a propria banda impor qualidade no trabalho, senaum fica sem nexo...

eu gosto, apoio, e espero os proximos!

pacman jp
Veterano
# nov/05
· votar


hehehe

e ta certo q os elfos do rhapsody e do blind guardian dão nos nervos as vezes, ne?

hehehe

KuRt asfKN
Veterano
# nov/05
· votar


Ah, sei lá, mas será q isso não acaba restringindo demais as letras, contendo a criatividade das letras da banda?

franciscocantao
Veterano
# nov/05
· votar


Eu não gosto muito, mas alguns são bons: The Wall e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Band (este é mais ou menos).

Prefiro álbuns concisos, mas não precisa ser conceitual, não.

Digao
Veterano
# nov/05
· votar


KuRt asfKN

mas se eles escolheram um tema.... q se virem

o importante é q conhecam esse tema e q usem de forma decente...

KuRt asfKN
Veterano
# nov/05
· votar


Digao
O caso é o seguinte, só de ouvir as letras do Bad Religion, por exemplo, já dá pra saber mto sobre a opinião, o pensamento da banda, pois isso é expresso na letra.
Já em álbuns conceituais isso geralmente não ocorrem, as bandas ficam presas ao tema escolhido, não expõe suas opiniões, pensamentos , idéias.

math_960
Veterano
# nov/05
· votar


o correto eh Conceituais e ñ Conseituais.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/05
· votar


Já em álbuns conceituais isso geralmente não ocorrem, as bandas ficam presas ao tema escolhido, não expõe suas opiniões, pensamentos , idéias.
Po, ouça o The Fragile do Nine Inch Nails, aquilo é o retrato do Trent Reznor por completo, são as opiniões e pensamentos sobre ele mesmo colocadas em formato de musica, é bem legal.

KuRt asfKN
Veterano
# nov/05
· votar


ServeTheServants
ouça o The Fragile do Nine Inch Nails,
Ele é duplo?
Q tem aqui no rádio.uol 2 deles, o the left e the right.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/05
· votar


KuRt asfKN
Isso mesmo, são quase duas horas de música :S Começa pelo left...

KuRt asfKN
Veterano
# nov/05
· votar


ServeTheServants
Valeu, vou dar uma ouvida. Até pq hoje a única coisa q ouvi foi Alice in Chains, quase toda a discografia.
Sem contar q esse e o Pretty Hat Machine são os únicos Cds q tem lá.
Vou tentar prestar atenção na letra, pq meu inglês não é tão confiável.

spy2k
Veterano
# nov/05
· votar


Acho bacana...

Sou fã do Pet Sounds!

John Elf
Veterano
# nov/05
· votar


KuRt asfKN
O caso é o seguinte, só de ouvir as letras do Bad Religion, por exemplo, já dá pra saber mto sobre a opinião, o pensamento da banda, pois isso é expresso na letra.
Já em álbuns conceituais isso geralmente não ocorrem, as bandas ficam presas ao tema escolhido, não expõe suas opiniões, pensamentos , idéias.

Tá louco? Geralmente esse tipo de album mostra muito do autor.

Guitarrante
Veterano
# nov/05
· votar


Se o assunto for interessante e bem executado é criatividade.

Se for banal e estupido (metal melodico em geral) é besteirol...

Hurin V
Veterano
# nov/05
· votar


Guitarrante
Se for banal e estupido (metal melodico em geral)
Tu não conhece muito de melódico, né?

maggie
Veterana
# nov/05
· votar


As bandas que fizeram grandes albuns conceituais são lembradas até hoje: Beatles e seu St. Peppers, PF e Black Side of The Moon e por aí vai.

Não significa que a banda perdeu o rumo, e sim percebe novos caminhos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Albuns Conseituais: besteirol ou criatividade?