DAVID GILMOUR TIMBRE DE ANOTHER BRICK THE WALL (SOLO)

Autor Mensagem
John Smith laranjinha
Veterano
# nov/05


Olá pessoal! Sou grande admirador do guitarrista David Gilmour do Pink Floyd e gostaria de saber como ele tirou aquele timbre do solo final de Another Brick the Wall ( gravação de estúdio ). Eu acho fantástico, pois a distorção é bem leve, mas tem um sustain absurdo! Sei que a pegada do guitarrista influencia muito, que o cara tem um rack de efeitos de 2m de altura e engenheiros de som que fazem até chover, mas com um set básico consigo chegar perto daquele timbre? Ele utilizou compressor? Caso positivo, qual a regulagem? Qual a regulagem e a marca da distorção, do delay ( parâmetros como tempo, feedback,etc. ) e do amp utilizado neste solo? Já ouvi dizer que tem macetes até de regulagem de guitarra neste solo. Se alguém souber mais alguns detalhes, agradeço!!!

bulldog
Veterano
# nov/05
· votar


Eu sabia um site que descrevia todos os efeitos usados em cada álbum deles, mas, sinceramente esqueci qual é. Vou dar uma procurada e coloco aqui.

Ele usa captadores ativos.
Acho que não usa compressor não. Só equalizador (vários).
Esse solo de another brick é com o captador do braço e, muito provavelmente, só com a saturação do amp (valvulado) no toco.

O delay você precisa prestar a atenção no número de repetições (se for mais de uma) e no tempo de atraso e regular mais ou menos.

bulldog
Veterano
# nov/05
· votar


A distorção que ele costumava usar é o Big Muff, mas como eu disse, acho que não é o caso desse solo que é basicamente limpo.

AlexLifeson
Veterano
# nov/05
· votar


Vou contar um segredinho, mas não espalhem... Ele tinha uma caixa 60 watts da Wattson podre de doer, aí ele pegou uma caneta Montblanc e furou o falante em 3 lugares estratégicos determinados pela posição estelar da Ursa Maior Alfa, Antares e Cirius ná aboboda celeste na noite da gravação, e aí BINGO! Aquele putzs timbre surgiu... Se voce não tem uma Montblanc, dá pra fazer uns furos com uma bic mesmo pois o timbre vai ficar parecido e ninguem vai notar a diferença das canetas...

gsprs
Veterano
# nov/05
· votar


Já vi esse tibre usando um frontman 25, uma fender strato americana (nao sei q modelo, mas original), um compressor ibanez e um delay boss.. fico bem parecido...
e o cara tinha umas mão de pedrero tb... hahahha

fabio_gravata
Veterano
# nov/05
· votar


John Smith laranjinha

reza a lenda que ele usou uma les paul com caps P90 pra esse solo.
qq bom pedal de over drive num ampli valvulado + um bom delay te dará um som parecido.
quanto ao compressor, é possível que ele tenha usado sim.

John Smith laranjinha
Veterano
# nov/05
· votar


Você é muito espirituoso, Alex Liferson! Pena que o Rush não chegue aos pés do Pink Floyd !

John Smith laranjinha
Veterano
# nov/05
· votar


Valeu, buldog, gsprs!!! Fábio Gravata, não sei se vc estava brincando, mas de qualquer forma, valeu também!!! É que acho a imagem do David Gilmour com uma Les Paul um tanto quanto surreal !!!Confesso que já tirei timbres bem semelhantes, o problema tá mais em conseguir aquele sustain com pouca distorção. Naquela hora do solo em que dou aquele bend de 2 tons e meio, a nota meio que morre no final. Se compenso no compressor, soa artificial, se ponho mais distorção, perco aquele som estalado, e olha que me considero um bom guitarrista, tenho boa técnica, boa pegada e tiro os solos na íntegra. Meu equipamento é razoável. Tenho uma Fender Stratocaster com captação DiMarzio HS4, um combo Behringer GMX212, um SD-1 BOSS e uma RP7valve Digitech. Costumo tirar timbres ótimos com este equipamento. A minha grande incompetência, mesmo, é pra tirar o maldito timbre de Another Brick the Wall. Novas dicas continuam sendo bem-vindas!

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


John Smith laranjinha

eu faço aquele sustain a mais do bend d 2 tons e meio com o volume, é incrivel como os guitarristas n usam esse recurso, mas n sei se ele fez isso na gravação, sobre o timbre tb aposto numa les paul, eu vi uma banda cover d pink floyd fazer esse solo com lp e tava bem parecido

John Smith laranjinha
Veterano
# nov/05
· votar


Olá, Stratopeido!!! Gostei do nick!!! Na verdade não é nem no bend dos 2 tons e meio, , que a nota morre, mas sim no último bend dessa frase. Mas acho que vc tem razão! É uma idéia meio óbvia que nunca me ocorreu. Fazer o solo com um volume um pouco abaixo e aumentar o volume nesta parte. BLZ, cara!!! Pode crer que já me deu uma luz !!!

AlexLifeson
Veterano
# nov/05
· votar


"Você é muito espirituoso, Alex Liferson! Pena que o Rush não chegue aos pés do Pink Floyd !"

Olha JS, eu tenho todas as músicas do Pink Floyd e todas do Rush, e te garanto sem puxar sardinha que Rush é um zilhão de vzs mais criativo e belo, musicalmente falando, do Pink F. Qual música do Pink Floyd vc gosta alem de Another Brick..., Wish You Were Here, Lost for Words, Sorrow, Confortable Numb? Essas são as únicas que realmente merecem um pouco de atenção. As outras são pura viagem com delay e teclados em demasia. Agora o show do Pink é o melhor de todos os tempos em se falando de iluminação e efeitos. O Rush é simplesmente considerado como a banda perfeita eleito por musicos... Tem o baterista mais criativo e talentoso de todos os tempos que compoe letras muito bem inteligentes, um baixista/tecladista/vocalista virtuoso e um guitarrista que joga pro time com seus timbres, riffs e fills muito bem colocados e, a cereja do bolo, as músicas que são bem mais que 5 ou 6...

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


putz.. comparar pink floyd com as bichas do rush é dose.. so pega o dvd do david gilmour, e vc vai ver oq é bom gosto

Senhor Marine
Veterano
# nov/05
· votar


putz.. comparar pink floyd com as bichas do rush é dose.. so pega o dvd do david gilmour, e vc vai ver oq é bom gosto

Também prefiro o Pink Floyd ao Rush. O Rush é a única dos grandes do prog que não curto muito. Prefiro PF, ELP, Yes, JT...

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


Senhor Marine

aquilo é progressivo? esses dias mesmo peguei um cd inteiro do rush p/ ouvir a noite, e puta q pariu q troço chato, o bom e q me fez dormir aquilo, sendo mais restrito ainda, desses prog q vc citou, so tenho paciencia pra ouvir yes (os com o steve howe) e jethro tull (qualquer um)

S_o_l_d_i_e_r 96
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido
rush
puta q pariu q troço chato

Masa que porra!
Só vou perdoar porque o Rush tem umas fases chatas mesmo.
Mas já escutou YYZ? Tom Sawyer? 2112?

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


S_o_l_d_i_e_r 96

2112?

acho q era esse q ouvi, algo com numeros assim, puxei o album inteiro ja queimei num cd e fui ouvir a noite.. e seila n curti muito n, achei meio monotono

Senhor Marine
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido

Não curte prog?

S_o_l_d_i_e_r 96
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido

acho q era esse q ouvi, algo com numeros assim, puxei o album inteiro ja queimei num cd e fui ouvir a noite.. e seila n curti muito n, achei meio monotono


Escuta YYZ. Se tu achar aquilo monótono é melhorf manerar no pó.

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


Senhor Marine

curto, mas basicamente so daquelas duas bandas la

AlexLifeson
Veterano
# nov/05
· votar


Senhor Marine

aquilo é progressivo? esses dias mesmo peguei um cd inteiro do rush p/ ouvir a noite, e puta q pariu q troço chato, o bom e q me fez dormir aquilo, sendo mais restrito ainda, desses prog q vc citou, so tenho paciencia pra ouvir yes (os com o steve howe) e jethro tull (qualquer um)

putz.. comparar pink floyd com as bichas do rush é dose.. so pega o dvd do david gilmour, e vc vai ver oq é bom gosto


Seus toscos!!! O que voces entendem de composição??? Tentem compor uma música no estilo Jethro Tull ou Pink Floyd, e depois tentem compor alguma no estilo Rush década 80-90... Se vcs conseguirem alguma coisa como Rush me ensinem pois até hoje não encontrei a fórmula dessa música inteligente. A do Pink é facil, facil: um pouco de enrolação no prelúdio, uma guitarra com notas espaçadas e feeling + delay...

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


AlexLifeson

tu é esquizofrenico?

S_o_l_d_i_e_r 96
Veterano
# nov/05
· votar


Além de que todo mundo no Rush toca 15 vezes mais que os do PF. Só o Lifeson que deve tocar só um 7/8 vezes mais que o Gilmour.

Olha que eu tô dizendo isso e o PF já foi minha banda favorita.

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


S_o_l_d_i_e_r 96

seila, vc pode estar falando tecnicamente, mas em termos d bom gosto d timbre, frases, etc.. acho dificil o rush ser melhor, mas vou ouvir esse yyz p/ ter certeza do q to falando

S_o_l_d_i_e_r 96
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido
Tô upando.

AlexLifeson
Veterano
# nov/05
· votar


S_o_l_d_i_e_r 96

seila, vc pode estar falando tecnicamente, mas em termos d bom gosto d timbre, frases, etc.. acho dificil o rush ser melhor, mas vou ouvir esse yyz p/ ter certeza do q to falando


OUÇA

S_o_l_d_i_e_r 96
Veterano
# nov/05
· votar


http://rapidshare.de/files/7155423/Rush_-_YYZ.mp3.html

AlexLifeson
Veterano
# nov/05
· votar


S_o_l_d_i_e_r 96

seila, vc pode estar falando tecnicamente, mas em termos d bom gosto d timbre, frases, etc.. acho dificil o rush ser melhor, mas vou ouvir esse yyz p/ ter certeza do q to falando


+ OUÇA Tom Sawyer, Limelight, Big Money, Different Strings, Mysthic Rhithms, Half the world, Subdivision, Red Sector A, Distant Early Warning, YYZ, Show don´t tell me, Xanadu, Closer to the heart, Time stand still, Second nature, Nobody hero, The spirit of the radio... E depois de alguns dias me postem alguma opinião. Entender a mágica dessas músicas é como um teste de QI. Falou lespaulpeido? Strato...

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


to tentando baixar, mas o treco ta me sacaneando aqui

"Your upload: No upload in progress."

vou ver se pego pelo limewire

S_o_l_d_i_e_r 96
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido

to tentando baixar, mas o treco ta me sacaneando aqui

Porra. Tu não sabe usar o rapidshare?
rola a tela e clica em free.

AlexLifeson
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido

Véio, baixa aquela lista de músicas que io postei ali... Sério mesmo. Eu só não odiei Rush a 1° x que ouvi porq fui direto na fonte, nas boas, vai por mim! Vc só vai se enriquecer com a experiencia... Fala pra ele Soldier 96...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DAVID GILMOUR TIMBRE DE ANOTHER BRICK THE WALL (SOLO)