Qual estilo é mais técnico, Jazz ou música clássica?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jun/14
· votar


Die Kunst der Fuge

Bom, partindo do pressuposto que com música ligeira você está se referindo a compositores como Paganini e Sarasate, pois já vi você se referindo a eles desta maneira, eu discordo completamente desta colocação.


Mas não é nem nas peças "maiores" desses caras, e sim naqueles pecinhas menos importantes que todo compositor tem, (e eles também), e feitas praticamente só para diversão ou fins educacionais. Apesar que mesmo nas grandes peças os compositores citados perdem dos grandes mestres (e é por isso que eles não são de primeira linha!).



A necessidade de domínio técnico do instrumento para tocar qualquer concerto ou capricho do Paganini é muito superior ao necessário para tocar qualquer música do Metallica ou Testament em seus respectivos instrumentos.

Ah, com certeza! Nisso não há dúvida. Apesar da "média" da técnica ter subido, e hoje ser menos raro um violinista médio conseguir tocar relativamente bem várias peças consideradas muito difíceis muitas décadas atrás. Mas concordo que que Metallica e Testament não são bandas com grande dificuldade técnica instrumental (e nem é esse o objetivo de ambas).

Ainda outro aspecto é o da instrumentação utilizada pelos dois compositores, que também é bem mais complexa, afinal de contas, escrever para uma orquestra inteira exige mais estudo e técnica do que escrever para uma banda de rock (duas guitarras, baixo, bateria e vocal).

Concordo 100%

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


makumbator
Mas não é nem nas peças "maiores" desses caras, e sim naqueles pecinhas menos importantes que todo compositor tem, (e eles também), e feitas praticamente só para diversão ou fins educacionais.

Bem, neste caso eu concordo!

Apesar que mesmo nas grandes peças os compositores citados perdem dos grandes mestres (e é por isso que eles não são de primeira linha!).

Aí eu concordo também, mas quando se considera cada um dos aspectos da composição. Se isolarmos o aspecto técnico do instrumento principal, estes dois compositores, Paganini e Sarasate, merecem destaque mesmo se comparados aos grandes mestres, e esse é um baita mérito da parte deles.

Mas concordo que que Metallica e Testament não são bandas com grande dificuldade técnica instrumental (e nem é esse o objetivo de ambas).

Concordo também.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Lelo Mig
O que seria ser mais técnico? Um estilo ou música que solicita maior exigência técnica de execução, como precisão, rapidez e dificuldades motoras? Ou peças com maior complexidade rítmica ou harmônica?

Música e composição são multi-fatoriais, portanto, a análise deve ser feita de acordo com o determinado aspecto a ser analisado.

Uma música pode ser harmonicamente complexa e tecnicamente simples ("tecnicamente" referindo ao domínio técnico do instrumento). Pode ser harmonicamente complexa e no entanto nula em contraponto. O mesmo vale para forma, instrumentação, variação dinâmica, etc etc.

Qualquer avaliação geral de uma música, que pretenda ser única e contemplar todos estes e outros aspectos que compõem música será falha ou não ser informativa, por exemplo, dizer: "Esta musica é complexa." O que isso quer dizer? É complexa em qual aspecto? Em todos os aspectos possíveis?

Pra dizer que um estilo é mais "técnico" é preciso explicar a que aspecto este "técnico" se refere, senão não é lá muito informativo.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Qual estilo é mais técnico, Jazz ou música clássica?

Acho que não cabe fazer comparações.
Música clássica é um conceito muito amplo.
O Jazz já é uma forma mais livre de tocar.
Já o clássico purista segue indicações de épocas passadas, e aqui podem até existir certas limitações.
E a música é evolutiva e as técnicas de um estilo podem influenciar outros na linha do tempo.

Então fica Jazz ou clássico moderno.
O próprio Jazz já tem a sua história.
Difícil de responder, mas se responde-se citaria o clássico moderno.

Quanto a técnica a resposta esta na prática diária de exercícios no instrumento.
Assim como o Lelo exemplificou pode ser até uma gaita de polca.
Outro exemplo a técnica que o Ravi Shankar usava para tocar a Citara, um dos instrumentos mais complexos que existe.
E sua filha esta seguindo os passos do pai com uma técnica própria, mas maravilhosa de tocar o instrumento, com um grau imenso de dificuldade.
A orquestra é um repositório de instrumentos da humanidade, existem diferentes formações, que contemplam até instrumentos modernos.

Quanto mais se prática mais se aprimora a técnica, e isto é válido para todos os instrumentos.
Mas no geral um músico de orquestra tem um melhor preparo, tanto teórico como prático, e aqui a disciplina é essencial e rígida, e o músico conta ainda com a orientação de um Maestro, ou seja de um Mestre em música.
E para obter esta técnica muito sacrifício tem que ser feito.
E não é só a técnica pura resultante da prática que conta, existem outras nuances como a sutileza por exemplo.
É a interpretação no todo é que conta.

JoaoAgs1
Veterano
# jun/14
· votar


Mais um Lelo Mig



cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


JoaoAgs1
E o filho da mãe ainda faz a base. Manda o malmsteen fazer piscar enquanto desce um arpejo hahaha

JoaoAgs1
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite

Hahaha

Esse cara é mesmo fora de série.

;-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual estilo é mais técnico, Jazz ou música clássica?