Música Erudita Contemporânea

Autor Mensagem
John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
Se fôsse quando eu estudava talvez eu passaria sim, sem cursinho. Mas atualmente não.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Meus ex-professores dizem que eu sou capaz de entrar em qualquer ITA ou USP da vida, não sou eu quem está falando, eles que falam.

Vai trabalhar para aprender um pouco mais da vida, já tá passando da hora !!!

Eu não distorço argumento nenhum. Você disse que não se usa atonalismo fora da Música Erudita.

O que atonalismo na sua concepção ? Não vale sair procurando na Internet agora!

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


John Elf
Sinceramente você não tem noção do que está falando. Não tem mesmo, não é nem maldade você simplesmente não conhece.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Vai trabalhar para aprender um pouco mais da vida, já tá passando da hora !!!
Por enquanto não, obrigado.

O que atonalismo na sua concepção ? Não vale sair procurando na Internet agora!

Atonalismo eh quando a música não tem um tom específico, um centro tonal. Não sou expert em Atonalismo, pro seu governo nem estudei esse assunto ainda, mas tenho noção do que li, e sei que o atonalismo pode ser usado de várias maneiras, e que é usado fora da Música Erudita. Você disse pro Soldier: "O atonalismo que você citou por exemplo nasceu na Música Erudita e vai morrer na Música Erudita, por que não é o que o povo quer ouvir e bla bla bla". Isso eh totalmente errado.
Cara, você parte do conceito cretino de que o povo, o público, tem que apreciar a música. Você cometeu o crime de dizer que Música Erudita não tem vida, isso por que você ouve MPB, um dos estilos mais mortos que existem. O seu problema eh que você está tão acostumado com as harmonias certinhas da MPB que quando surge uma coisa louca você acha ruim.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
Sinceramente você não tem noção do que está falando. Não tem mesmo, não é nem maldade você simplesmente não conhece.

Você tah falando de que? De vestibular? Cara, vestibular eh uma prova, só. Todo mundo fica se borrando, e é por isso que se ferra. As apostilas do meu colégio vinham cheias de questões do ITA, USP, UNESP, UNICAMP entre outras pra gente resolver, e eu nunca achei um bicho de sete cabeças. São raras as questões realmente cabulosas. Com exceção do ITA, que realmente eh foda pra kct.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Aos Xaropinhos

Música Erudita é a aquela que exige erudição, ou seja - estudo, que exige um processo acadêmico, o acompanhamento de um professor etc ... Essa é a definição moderna do Erudito. Foi-se o tempo em que a música Erudita era confinada aos clássicos de séculos passados, hoje a música Erudita têm um braço no Popular, se funde com ele! APRENDAM DE UMA VEZ POR TODAS!!!!!

A música Popular é aquela criada FORA do meio acadêmico de música, criada por inspiração, por auto-didatas ou por músicos Eruditos que se abdicam da rigidez da forma e das regras acadêmicas. Em geral expressa um sentimento popular, e é expressão de um povo ou cultura.

O atonalismo ERUDITO é a tentativa de criar uma música SEM NENHUMA RESOLUÇÃO TONAL, SEM UM CENTRO EM VOLTA DO QUAL A MÚSICA CIRCULA. Esse tipo de experimentação se restringe às academias, aos eruditos .... NÃO CONFUNDAM ATONALISMO COM MODULAÇÕES. Como já disse, o Jazz que explora o ATONALISMO não é popular, e é composto por músicos com história acadêmica e Erudita, MESMO ASSIM ESSE JAZZ POSSUI UMA RESOLUÇÃO TONAL.

Bhaaaa! Não vão entender nada do que eu disse mesmo...

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


John Elf
Sim do vestibular. E se a sua apostila era anglo, objetivo, COC, ou etapa sinto muito mas te enganaram. Você não sabe o que é a prova das militares e nem quanto tem que acertar pra passar em medicina.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Cara, você falou merda e não quer admitir. Existe atonalismo fora da Música Erudita, isso eh fato. John MacLaughlin não faz Música Erudita, vai perguntar pra ele se ele faz pra você ver o NÃO que ele vai falar na sua cara. Você errou e não quer admitir pra um cara de 18 anos.

Bhaaaa! Não vão entender nada do que eu disse mesmo...
É o cúmulo da presunção. Nesse fórum tem gente que manja mais de Harmonia do que você mané.

Fritz_mkvl
Era Objetivo. E eu sei que o Vestibular não eh soh isso que mostram nas apostilas, mas porra, eh soh uma maldita prova. O que acontece eh que o cara fica nervoso e se ferra.

heathcliff
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl

ae

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/103093/

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


John Elf
O que acontece eh que o cara fica nervoso e se ferra.
Isso vale para a maioria dos vestibulares. Você realmente não sabe o que é o IME e o ITA. Não sabe o que é cobrado.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
Eu já disse que o ITA eh um caso a parte. Com exceção do ITA, que realmente eh foda pra kct.. Viu?
E IME não toh lembrado agora.

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


John Elf
E medicina, porque tem que acertar mais que 90%.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Nesse fórum tem gente que manja mais de Harmonia do que você mané.

Se tem não é você com certeza !!!!!!


Cara, você falou merda e não quer admitir. Existe atonalismo fora da Música Erudita, isso eh fato.

Se eu perguntar isso para o John McLaughlin ele vai rir da minha cara, porque só um IDIOTINHA fica fazendo esse tipo de distinção ridícula! E mesmo o John McLaughlin (que ouço a pelo menos 15 anos) não fazia a música ATONAL, suas músicas têm uma resolução tonal, seus improvisos e frases têm resolução tonal - Porra! Você nem sabe o que quero dizer com RESOLUÇÃO TONAL e quer discutir!!!

O que existe nesse Jazz que você chama de ATONAL, não é atonalismo e sim uma variação de TONALIDADES, Em uma progressão C, Am, G ... o cara varia em três tons diferentes, ele pode combinar frases que percorrem várias tonalidades... MAS NÃO É ATONAL MONSTRO!!!

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
Ah tah. Eu sei que eh foda pra cacete, mas não eh impossível, eu não me julgo incapaz... Alguém que se julga incapaz nunca será capaz mesmo... Mas sei que eh foda, não toh falando que entro lá de boa, mesmo por que nem curto isso...

YES
Se tem não é você com certeza !!!!!!
Primeiro - você não sabe até onde vão os limites do meu conhecimento
Segundo - eu tenho 18 anos, estudo Música a doi e Harmonia especificamente a um. Você tem o que, 30? E ainda assim você falou merda em relação a Música Erudita e Atonalismo...

Porra! Você nem sabe o que quero dizer com RESOLUÇÃO TONAL e quer discutir!!!
Resolução tonal - aquilo que "se resolve" em um tom, que tem um centro tonal que pode ser usado como referência para Harmonia e Improvisos. Não eh bem essa a definição, mas como toh escrevendo de cabeça...

O que existe nesse Jazz que você chama de ATONAL, não é atonalismo e sim uma variação de TONALIDADES,
Jazz não eh soh modulação. Uma Harmonia Exafônica por exemplo não se prende a um tom, apesar de ter a escala que gera a Harmonia...

Em uma progressão C, Am, G ... o cara varia em três tons diferentes, ele pode combinar frases que percorrem várias tonalidades... MAS NÃO É ATONAL MONSTRO!!!
E você acha mesmo que Jazz é tão simples assim? Aff...

Se eu perguntar isso para o John McLaughlin ele vai rir da minha cara, porque só um IDIOTINHA fica fazendo esse tipo de distinção ridícula!
Quem começou a fazer as distinções foi você...

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


John Elf
O problema é que você estava se julgando demais.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Primeiro - você não sabe até onde vão os limites do meu conhecimento

Já tenho uma boa idéia, e vejo que seus limites ainda estão bem restritos ainda! Mas é normal um cara de 17 - 18 anos ter limitações. O que não pode é querer se achar o fodão com tão pouca experiência de vida!

Segundo - eu tenho 18 anos, estudo Música a doi e Harmonia especificamente a um. Você tem o que, 30? E ainda assim você falou merda em relação a Música Erudita e Atonalismo...

Eu não falei merda, você é que não percebe que o seu conceito de ERUDITO, POPULAR e ATONAL estão errados !!! Existe também muita coisa errada escrita por aí sobre esses termos.


Uma Harmonia Exafônica por exemplo não se prende a um tom, apesar de ter a escala que gera a Harmonia...

Em Jazz sempre há uma resolução tonal, mesmo que a progressão seja F, G, A, B, C, vai existir uma resolução tonal caracterizando as frases e a melodia, tente entender! Faça um esforço. A ESCALA Hexafônica, é aplicada geralmente sobre acordes dominantes alterados, como D7/9+, D7/5+ etc... Se a escala hexafônica é utilizada para realçar os dominantes e porque existe centro tonal, se há dominante existe TOM!!!!
Se você encontrar uma música composta por um jazzista totalmente ATONAL, isso é experimentalismo, não é popular.

E você acha mesmo que Jazz é tão simples assim?

O Jazz é simples para quem toca Jazz, para quem toca SÓ Metal o Jazz é complicado pacas!

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
O problema é que você estava se julgando demais.
Eu soh tava fazendo isso pra mostrar como não sou um merda que o Yes pensa. Não me acho o cara não...

YES
Eu não falei merda, você é que não percebe que o seu conceito de ERUDITO, POPULAR e ATONAL estão errados !!!
Até agora você não conseguiu me provar isso

Existe também muita coisa errada escrita por aí sobre esses termos.
Claro, certo tah você e errado tah a bíblia...

A ESCALA Hexafônica, é aplicada geralmente sobre acordes dominantes alterados, como D7/9+, D7/5+ etc... Se a escala hexafônica é utilizada para realçar os dominantes e porque existe centro tonal, se há dominante existe TOM!!!!
Só que eh possível construir Harmonias em cima dessa escala...

Se você encontrar uma música composta por um jazzista totalmente ATONAL, isso é experimentalismo, não é popular.

E desde quando experimentalismo não eh popular? Beatles fazia experimentalismo e era popular.

O Jazz é simples para quem toca Jazz, para quem toca SÓ Metal o Jazz é complicado pacas!

E você acha que eu só toco Metal? Hwahahahahahahaha

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Comentando só o que vale a pena ....

E desde quando experimentalismo não eh popular? Beatles fazia experimentalismo e era popular.

Só falta agora me dizer que Beatles também usava ATONALISMO, aí eu choro! Experimentação todos fazem, o fato não está na experimentação em si, está no quanto essa experimentação distancia a música de uma experiência popular. Usar melotron em Strawberry Fields não deformou em nada o estilo dos Beatles ... Só para quebrar sua petulância, vou lhe fazer uma pergunta:

Jesus Alegria dos Homens de Bach é o que? ERUDITO ou POPULAR

Birds Of Fire do John McLaughlin é o que? ERUDITO ou POPULAR

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Segundo alguns fãs de Beatles eles já fizeram até Música Concreta. Se usaram atonalismo ou não eu não sei.

Jesus Alegria dos Homens de Bach é o que? ERUDITO ou POPULAR

Birds Of Fire do John McLaughlin é o que? ERUDITO ou POPULAR

Não lembro dessas músicas agora. Agora eu vou sair do fórum. Quando eu voltar (provavelmente segunda, por que hoje vou beber até cair e vou passar o fim de semana com minha namorada), quando eu voltar eu ouço as duas músicas que você citou e digo se são Eruditas, Populares ou o que for.

StoneColdDead
Veterano
# ago/05
· votar


YES
John Elf
vcs dois sao uns babacas mesmo... um mais arrogante q o outro

marine
Veterano
# ago/05
· votar


Eu gosto de música erudita, e não estou nem aí se os outros não gostam. Se alguém realmente gosta, vai procurar ouvir. Sendo popular ou alternativo.

hatebreeder
Veterano
# ago/05
· votar


eu gosto de musica erudita, mas sou ignorante a ponto de dizer qm esta certo na discussao John Elf x YES pois nao conheço metade dos termos usados

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Jesus Alegria dos Homens possui uma melodia muito popular, mas vocês classificam como Erudita, pois é tocada por orquestras etc...

Birds Of Fire , é um Jazz-Rock dos anos 70 que possui uma série de experimentações ritmicas, modais etc etc, não é nada Popular, mas vocês classificam como Popular porque está enquadrado no Jazz...

São classificações bobas e desnecessárias... MÚSICA É MÚSICA !!!

hatebreeder
Veterano
# ago/05
· votar


Birds Of Fire

q musica foda

Marcelo Torca
Veterano
# ago/05
· votar


Valeu! As opiniões foram significativas!
Sobre a popularização da Música Erudita, significa a quantidade de pessoas atingidas, e em termos de Brasil, isso ainda é pouco.
É difícil classificar a música em erudito e popular, mas quando todos estudarem música, então não haverá mais o popular? Ou isso na verdade, está transmitindo um certo preconceito, ou uma separação entre músicos, pois só existe música?
Tenho a plena convicção, de que ao vender cd de autoria própria, evitaria o termo erudito, pois isso gera uma certa discriminação comercial, seria mais interessante colocar nomes como: Rock Atonal, Sertanejo Di Som Ante, Axé Experimental.

AHPS
Veterano
# ago/05 · Editado por: AHPS
· votar


affi,topic errado,postei e tive de editar pra isso,MAU

hatebreeder
Veterano
# ago/05
· votar


YES
John Elf

vcs estudam musica onde???

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Jesus Alegria dos Homens possui uma melodia muito popular, mas vocês classificam como Erudita, pois é tocada por orquestras etc...

Birds Of Fire , é um Jazz-Rock dos anos 70 que possui uma série de experimentações ritmicas, modais etc etc, não é nada Popular, mas vocês classificam como Popular porque está enquadrado no Jazz...


Acontece que Bach era um Músico Acadêmico, Erudito, então mesmo que essa música tenha uma roupagem popular ela continua sendo Erudita. Nem todo Erudito tem que ser complexo.
O mesmo vale para MacLaughlin. Ele é um Músico Popular, não Acadêmico, apesar de usar técnicas de Música Erudita. Então mesmo que Birds of Fire tenha uma roupagem Erudita ela continua sendo Popular.
Pela sua noção de Erudito então o Malmsteen eh 100% Erudito.

São classificações bobas e desnecessárias... MÚSICA É MÚSICA !!!

Repito, não fui eu quem começou a classificar...

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


hatebreeder
Eu estudo guitarra com um professor particular. Não tenho formação Erudita nem em Jazz não... Por enquanto, por que pretendo estudar isso. Mas ainda tenho apenas 18 anos e toco há pouco tempo.

pianoid
Veterano
# ago/15 · Editado por: pianoid
· votar


tópico antigo, mas sempre em voga. A discussão original foi engraçada. Será que o SoldierOf16 amadureceu nesse 10 anos? rs

SoldierOfFear16
Na música popular nunca se mergulha de cabeça em nada, pois o resultado ainda tem que ficar "palatável". Assim como não existem grandes exemplos de atonalismo, não existem grandes exemplos de contraponto, o que não significa que não sejam usados.

existem grandes, magníficos exemplos de contraponto em Bach. atonalismo é técnica de rebeldes para rebeldes: é rebeldia pela rebeldia, seja contra um centro tonal, seja contra o sistema opressor favorito. edit: só agora percebi que falava de exemplos no contexto de música popular :-S

música erudita histórica era música popular (no sentido de acessível) em sua época. Podia ter mais técnica e mais desenvolvimento que músicos de rua, mas ainda atendia aos gostos da época, ou seria inconcebível Bach tocar suas fugas e cantatas na Igreja ou Haydn compor para salões aristocráticos. Música do entre-guerras, chamada ainda hoje de " moderna " é que se distanciou dos gostos vigentes e só tem apelo acadêmico, como toda "arte moderna", aliás...

eu ouço erudição em compositores de " trilhas sonoras épicas orquestrais" de cinema ou videogames, mas infelizmente não há muita chance de desenvolvimento porque é música composta para pontuar cenas e sem elas raramente sobrevive de forma autônoma. Eu ouço muita repetitividade em minimalistas como Philip Glass, que soam bem por causa da harmonia diatônica convencional, mas lembram mais um Schubert tocando em vitrola com disco arranhado. E há os simplistas insuportáveis como Arvo Pärt ou Ludovico Einaudi...

Jazz geralmente gravita em torno do centro tonal de uma progressão harmônica, mas a maioria das vezes soa pra mim como uma salada tão sem nexo quanto uma peça atonal. Não há temas, há longas linhas melódicas simples improvisadas ao acaso que às vezes me lembram as primitivas canções dos índios. Não é algo único, memorável - às vezes penso que jazzistas insistem tanto en improviso por terem péssima memória destruída pelas drogas. Pelo menos há um baixo contínuo pulsante como os do barroco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Erudita Contemporânea