Para você! Quando se faz música com letras, a letra precisa de conteúdo?

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# ago/05


Salve galera...... mais um assunto polemico.....

Mas como tem gostos e estilos diferentes, para até mesmo eu não fechar a mente....

Segue a pergunta.....

Quando se faz uma letra de música?? a mesma precisa de conteúdo??

Eu tenho umas opiniões e gostos, que são os seguintes....

gosto de ver conteúdo sim na letra, gosto que ela tenha uma mensagem para ser passada, seja direta ou indiretamente, quando de forma abstrata as vezes é mais legal ainda, mas tem q ter uma vida, um ideal.
a música é forma de expressar sentimentos e não devemos banalizar isso, por isso presto muita atenção em letras..
sempre penso na mensagem a ser passada, no assunto a ser tratado!

não gosto de letras com assuntos banais ou futilidades.
e musicas muito clichês tb não gosto.

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
Com o perdão da intromissão dum guitarristae vocalista q não entende de teclado...

pra mim a sinestesia nas letras tem q casar com a melodia, acima de tudo. por q pra mim, a música eh pra sentir, e a letra é a nota q o voclista toca, antes de qqer coisa. se diz alguma coisa, isso se dá por meio sinestésico.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


eu não me policio muito não, mas todas as minhas letras têm algum conteúdo, seja um protesto, seja uma experiência pessoal, seja uma viagem meio subjetiva, o que vier na hora...

mas quando se trata de arte, não me policio nunca, faço o que sinto.

um abç.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


sinestésico foi foda...heheh..

mas vc tem razão, o mais importante é a letra ter a sonoridade adequada à melodia.

não adianta fazer uma poesia foda se ela não se encaixa na música ou é ruim de musicar.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Ansantasia

legal seu comentário e concordo contigo.

mas por exemplo, eu tenho o costume de sempre escrever, e depois começar a trabalhar na composição.

nesse caso ainda estou na letra, e essa para mim como tudo na verdade, é parte fundamental, e sempre busco algo que possa acrescentar as pessoas!!!

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
O maior exemplo do q eu tô falando, eh Inocence, do Shaaman. Conhece?

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza

acho q talvez seja mais uma questão de gosto mesmo né!!!

cada um com seu sentimento!!! mas é interessante isso!!!

o q será q as pessoas preferem escutar? ouvir? digo no texto, depende de varios fatores, como momento, humor, etc, etc, etc.. mas sempre tem algo em que nos identificamos. a minha forma de expressão em muito são as letras, com as quais geralmente são um protesto, ou uma filosofia, pensamentos, mas sempre de forma positiva, construtiva, realista ou esperançosa, e juntar o abstrato com mensagens na música é algo muito legal. tipo codificações.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Ansantasia
não conheço, mas gostaria de conhecer.

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
Para você! Quando se faz música com letras, a letra precisa de conteúdo?

Já que o título do tópico começou com "para você", então a resposta é sim.

Abraços.

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


procura na Loja do Som. lá tem. eh uma balada, cum uma linha de piano e voz, muito comprida. é uma música linda.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê

normalmente as minhas letras t~em duplo sentido, cada um imagina um treco.

o que as pessoas gostam de ouvir? algo que entendam, mesmo que o sentido estela nas entrelinhas.

fazer letra usando palavras que ninguém entende é que não tem nada a ver, principalmente se não é expontâneo, e sim uma coisa forçada, com a ajuda do dicionário.

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
as minhas parecem poemas. Sinestesia eh a palavra de ordem pra mim na hora de compor.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza
concordo com esse seu ultimo coments tb.

quis dizer algo codificado, na questão do duplo sentido mesmo...... ou de N sentidos... isso é muito interessante, pq as vezes se somos muito diretos no que queremos passar, parece q perde a graça.

e como vc falou do dicionario, não combina muito escrever de forma culta. temos é q sempre ser sinceros e emitir nossas vibrações, nossos pensamentos!!!

Ansantasia
vou procurar na internet :D valeu!

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Ansantasia

eu não tenho muita regra na hr de compor, mas geralmente gosto de imaginar a música, e volta e meia é um frase de cada vez....

as vezes faço textos (pensamentos) e depois o transformo em músicas. e assim vai...

no momento estou escrevendo "meditação" já faz algum tempo, mas ainda não terminei.

a mensagem que eu quero passar eu já tenho em mente, mas ainda não consegui traduzir completamente em música.

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
O engraçado eh q se vc perguntar dez vezes para dez pessoas, como compõem, não haverá uma resposta qe seja repetida. eh um lance meio sobrenatural, sei lá...

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


ah sim........ eu acho isso muito legal né!!!!!!

pq cada um com seu jeito...

vc já beijou alguem igual??? nunca tb!!! mas é assim q as coisas funcionam!!! assim q se tem o equilibrio eu acho

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Ansantasia

na verdade eu não tenho duvida sobre o q eu faço, o faço com convicção e gosto, é mais pra ter uma ideia abrangente da mentalidade das pessoas!!!

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
a diferença eh q beijar todo mundo beija, e compor, só qm tem uma certa aptidão inata, eu acho.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Ansantasia

tudo bem :D mas concorda q nunca será igual??? isso q eu quis dizer :D

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
plenamente, velhinho. e aí, achou Innocence?

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Ansantasia
pode lançar uma composição sua aqui??? fiquei curioso para ler!!

Johnson Nascimento
Veterano
# ago/05
· votar


Para você! Quando se faz música com letras, a letra precisa de conteúdo?
SIM!
Mas ouvir alguma música sem letra ou bem idiota as vezes é legal!

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Ansantasia
plenamente, velhinho. e aí, achou Innocence?
ainda não.... em casa vou procurar!!! mas não vai ser hj.. tenho uma formatura para ir!

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Johnson Nascimento
Mas ouvir alguma música sem letra ou bem idiota as vezes é legal!

na verdade adoro escutar som instrumental, principalmente New Age!!

e som idiota tb... tem momento pra tudo, mas não é algo que eu dou muito valor, é apenas por diversão!

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
poder eu posso, velho, mas hj num dá, qeu tô no trampo. num são grandes coisas, não... São bem na linha das composições do angra, do shaaman, sabe?

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


sei sim!!! qd vc quiser tb te mando algumas minhas caso tenha interesse!

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
podes crer.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# ago/05
· votar


Eu curto letras abstratas, com um sentido pessoal, então tem que ter conteúdo

AstonBarret
Veterano
# ago/05
· votar


Na boa eu não saberia dizer... depende muito do estilo tratado, e também da melodia. Sou até meio suspeito pra falar sobre esse assunto pq muito ligado à parte instrumental de uma música, mas letras bem compostas e inteligentes também têm o seu valor. O legal é encontrar um meio-termo com bom senso entre estes dois.

Agora, veja o Jorge Ben... ele tem uma musicalidade própria, um puta som, reconhecido internacionalmente... mas muitas musicas dele têm letras bem esquisitas... "Spyro Gyro é Spyro Gyra... é um bichinho bonito, verdinho, que dá na água"...

Ou seja... instrumental 10, mas a letra não diz muito. Talvez ela esteja ali somente para não transformar a musica em um intrumental. Mas nao podemos dizer que é ruim. O cara é bom no que faz. A música dele tem vibe. Será que a letra realmente importa?

Talvez a profunidade de uma letra dependa do estilo intrumental executado... por exemplo, nunca vi pagode (argh) fazendo protesto e com letras muito elaboradas. É só mela-cueca, dor de corno e paixão. Já outros estilos são o contrário, se caracterizam por letras fortes e inteligentes.

Resumindo... acho que depende muito do gênero em que se encaixa a letra.

Mailan Gabriel Stahnke Moraes
Veterano
# ago/05
· votar


o importanté é q vc consiga expressar o q está na sua cabeça, a letra vai acabar refletindo o q vc pensa no momento...nem sempre se está inspirado para ter conteúdo, paciência

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para você! Quando se faz música com letras, a letra precisa de conteúdo?